Código Oficial: | 9653 |
Sigla: | MLIN |
1) Familiarizar os estudantes com os principais conceitos e fundamentos da fonologia teórica, das principais mudanças de perspetiva operadas na fonologia moderna e com os principais textos e autores de fonologia teórica e descritiva.
2) Dotar os estudantes dos cohecimentos e procedimentos básicos para efetuarem análise fonológica.
Sensibilizar os estudantes para a relação linguagem-cognição e para as bases cognitivas inerentes a diferentes actividades relacionadas com a linguagem (cf. o programa).
O objetivo deste seminário é de que os estudantes possam:
- Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica;
- Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.
- Aplicar, sempre que possível, as teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos de evolução histórica de diversas línguas.
1. Aquisição de um conjunto de conhecimentos sobre semântica das línguas naturais e sobre o Português em particular, que permita aos estudantes aplicá-los em domínios relativamente aos quais o conhecimento linguístico é determinante;
2. Reforçar e desenvolver aspetos da reflexão semântica sobre as línguas naturais, levando os estudantes a reconhecer e identificar diferentes tipos de problemas linguísticos.
1. Rever conceitos básicos em Sintaxe; 2. Repensar a relação Léxico –Sintaxe na perspetiva de desenvolvimentos recentes na Gramática Generativa; 3. Saber como analisar alguns aspetos da estrutura da frase simples e complexa em Português e noutras línguas; 4. Saber como analisar construções que envolvem redução ou alteração da posição de certos argumentos verbais e perceber a motivação dos movimentos; 5. Desenvolver métodos de observação, de procura de regularidades e de generalização a partir dos dados linguísticos.
Compreender os discursos como um vestígio das interrelações entre língua e contexto.
Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas
Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva
O objectivo principal do seminário é facultar aos estudantes fundamentos teóricos e metodológicos basilares para o estudo, numa perspectiva histórica, dos textos metagramaticais – com especial atenção à gramaticografia da língua portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII –.
O estudante estudará especificamente a linguística aplicada em contextos forenses, como suporte à investigação policial e enquanto meio de prova, em situação de interrogatório e inquirição policial e em interação judicial. O estudante ficará a conhecer as diversas aplicações da linguística em contextos forenses e será ativamente apoiado na realização de trabalhos de análise prática, de acordo com o contexto específico da investigação.
Fortalecer técnicas e métodos de investigação em Linguística, em estreita colaboração com a UC de Metodologia de Investigação em Ciências da Linguagem. Ganhar autonomia na pesquisa quer na escolha de temas a investigar, quer na procura de recursos bibliográficos e informáticos.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
1. Dar a conhecer novas perspetivas em Semântica, tendo em conta, em especial, os problemas semânticos que colocam e as soluções que advogam;
2. Propor (e levar os estudantes a propor) análises fundamentadas de aspetos da semântica do Português, dando-lhes a conhecer bibliografia fundamental sobre essas matérias;
3. Fomentar a atitude crítica relativamente às propostas teóricas e sobretudo em relação à sua aplicação aos dados linguísticos.
Elaborar uma dissertação de mestrado original em Linguística.
Orientar e apoiar os estudantes na elaboração das suas dissertações de Mestrado em Linguística.