Código Oficial: | 9653 |
Sigla: | MLIN |
1) Familiarizar os estudantes com os principais conceitos e fundamentos da fonologia teórica, das principais mudanças de perspetiva operadas na fonologia moderna e com os principais textos e autores de fonologia teórica e descritiva.
2) Dotar os estudantes dos cohecimentos e procedimentos básicos para efetuarem análise fonológica.
Sensibilizar os estudantes para a relação linguagem-cognição e para as bases cognitivas inerentes a diferentes actividades relacionadas com a linguagem (cf. o programa).
O objetivo deste seminário é de que os estudantes possam:
- Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica;
- Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.
- Aplicar, sempre que possível, as teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos de evolução histórica de diversas línguas.
1. Aquisição de um conjunto de conhecimentos sobre semântica das línguas naturais e sobre o Português em particular, que permita aos estudantes aplicá-los, quer no ensino, quer em outros domínios relativamente aos quais o conhecimento linguístico é determinante;
2. Reforçar e desenvolver aspetos da reflexão semântica sobre as línguas naturais, levando os estudantes a reconhecer e identificar diferentes tipos de problemas linguísticos.
1. Rever conceitos básicos em Sintaxe; 2. Repensar a relação Léxico –Sintaxe na perspetiva de desenvolvimentos recentes na Gramática Generativa; 3. Saber como analisar alguns aspetos da estrutura da frase simples e complexa em Português e noutras línguas; 4. Saber como analisar construções que envolvem redução ou alteração da posição de certos argumentos verbais e perceber a motivação dos movimentos; 5. Perceber as semelhanças e as diferenças entre frases interrogativas, exclamativas, relativas e completivas; 6. Desenvolver métodos de observação, de procura de regularidades e de generalização a partir dos dados linguísticos.
1. Aprofundar os conhecimentos dos estudantes nas suas capacidades de análise e descrição fonológica das línguas numa perspetiva comparada e tipológica e de acordo com diversos enquadramentos teóricos disponíveis.
2 . Desenvolver nos estudantes a capacidade de avaliar criticamente as descrições fonológicas do português disponíveis.
3. Treinar as capacidades de relacionamento da descrição fonológica com a descrição de outros módulos da gramática.
4 . Estabelecer cruzamentos da fonologia com outras áreas do conhecimento.
5. Tornar as capacidades de análise fonológica dos estudantes mais independentes da descrição fonológica de uma só língua em concreto.
6. Familiarizar os estudantes com diversas abordagens teóricas e metodológicas, quer no campo mais restrito da fonologia, quer na inter-relação desta disciplina com outras áreas epistemológicas.
7. Desenvolver as capacidades dos estudantes para realizarem trabalho independente, a nível avançado, na descrição fonológica de línguas como o português ou outras línguas tipologicamente aparentadas.
O objectivo principal do seminário é facultar aos estudantes fundamentos teóricos e metodológicos basilares para o estudo, numa perspectiva histórica, dos textos metagramaticais – com especial atenção à gramaticografia da língua portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII –.
O estudante estudará especificamente a linguística aplicada em contextos forenses, como suporte à investigação policial e enquanto meio de prova, em situação de interrogatório e inquirição policial e em interação judicial. O estudante ficará a conhecer as diversas aplicações da linguística em contextos forenses e será ativamente apoiado na realização de trabalhos de análise prática, de acordo com o contexto específico da investigação.
Fortalecer técnicas e métodos de investigação em Linguística, em estreita colaboração com a UC de Metodologia de Investigação em Ciências da Linguagem. Ganhar autonomia na pesquisa quer na escolha de temas a investigar, quer na procura de recursos bibliográficos e informáticos.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
1. Dar a conhecer novas perspetivas em Semântica, tendo em conta, em especial, os problemas semânticos que colocam e as soluções que advogam;
2. Propor (e levar os estudantes a propor) análises fundamentadas de aspetos da semântica do Português, dando-lhes a conhecer bibliografia fundamental sobre essas matérias;
3. Fomentar a atitude crítica relativamente às propostas teóricas e sobretudo em relação à sua aplicação aos dados linguísticos.
Fortalecer os métodos de observação, de procura de regularidades e de generalização a partir de dados linguísticos. Perceber a noção de Frase (ST) e de Frase complexa (CP), sabendo aproximar completivas, interrogativas, relativas. Saber analisar a frase complexa, nomeadamente as coordenadas e as subordinadas. Perceber as propriedades fundamentais do movimento wh /Q em interrogativas e relativas. Perceber os aspetos sintácticos e semânticos mais importantes da Categoria Sintagma Nominal. Distinguir coordenação e subordinação adverbial com base em testes formais.
Elaborar uma dissertação de mestrado original em Linguística.
Apoiar os estudantes a elaborar as suas dissertações de Mestrado em Linguística.