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Cursos

Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: M830
Sigla: MEP

Diplomas

  • Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Didática do Português I

MEP001 - ECTS

OBJETIVOS A. Objetivos 
I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ao 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 

Oficina de Gramática de Língua Portuguesa

MEPLAT005 - ECTS

1. Refletir sobre o âmbito da Gramática, nomeadamente na sua relação com o Léxico; 2. Usar a reflexão gramatical como uma mais valia na aula de Língua Portuguesa nos Ensinos Básico e Secundário; 3. Adquirir metodologias de ensino da Gramática adequadas ao nível do ensino, nomeadamente do ponto de vista oficinal ou laboratorial.

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.

Variação e Mudança em Português

MPLE009 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos de teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística e da sua aplicação ao domínio do Português.Com observação de sincronias do passado e do Português moderno com análise de fenómenos de evolução em curso.
Os alunos terão a capacidade de reconhecer teorias e métodos de estudo da variação linguística e de as aplicar à história do Português; deverão ter a capacidade de reconhecer a especificidade da língua portuguesa nas suas diferentes variedades, e de relacionar a atual especificidade da língua com o seu perfil de evolução histórica.
Deverão ter capacidade para reconhecer a variação histórica em sincronias do passado e no Português moderno co cm análise de fenómenos de evolução em curso nas suas diferentes variedades.

Didática do Português como Língua Segunda

MEP004 - ECTS

Objetivos
 
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Não Materna, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português LNM.

Didática do Português II

MEP003 - ECTS


I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.

Investigação Educacional

MEG013 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Produção de Materiais Didáticos em Português

MEP002 - ECTS

1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis;

2. Construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Psicolinguística e Ensino de Línguas

MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Iniciação à Prática Profissional

MEP006 - ECTS

O estudante deverá ser capaz de:

- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas; - desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma problematização e reformulação contínua das práticas letivas e dos suportes teóricos que lhes subjazem;

- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral;

- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;

- preparar materiais originais;

- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas;

- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;

Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário

MEPLAT007 - ECTS O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Integrando aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de molde a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra. A ordem do programa tem em conta a progressiva capacidade de abstração das faixas etárias em objeto: do ensino básico ao ensino secundário.

Temas de Cultura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário

MEPLAT008 - ECTS

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objectivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de cultura portuguesa, tendo em conta os programas adoptados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respectiva área de docência.

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