Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MEI > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: M839
Sigla: MEI

Diplomas

  • Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
1 Concurso local Concurso local - 2016-05-23 a 2016-06-05

Unidades Curriculares

Didática do Inglês I

MEI001 - ECTS 1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 

Inglês C2.1

MEI002 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

O Ensino de Inglês para Fins Específicos

MEI005 - ECTS Os principais objetivos deste curso são:

1. desenvolver o conhecimento e a compreensão da teoria e prática de Inglês para Fins Específicos (ESP) em suas diversas formas;

2. proporcionar oportunidades para criar elementos de um curso do Inglês para Fins Especificos.

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.

Didática do Inglês II

MEI003 - ECTS

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.

Inglês C2.2

MEI007 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
 - demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
- ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
- identificar diferentes registos e géneros;
- explicar e sumariar textos;
- deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
- demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Investigação Educacional

MEG013 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Produção de Materiais Didáticos em Inglês

MEI004 - ECTS a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Psicolinguística e Ensino de Línguas

MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Iniciação à Prática Profissional

MEI012 - ECTS

O estudante deverá ser capaz de:

- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas;

- desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma reformulação contínua das práticas letivas e dos fundamentos teóricos que lhes subjazem;

- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral e de problematizar a practica do ensino de Inglês specificamente;

- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;

- preparar materiais originais quando os manuais são considerados inadequados;

- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas de uma maneira sistematica;

- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;

- desenvolver a capacidade de estudante para ser um professor reflexivo.

O objetivo final é a compreensão da dimensão do trabalho do professor e da responsabilidade da educação integral dos alunos, não apenas no plano do ensino de uma língua estrangeira e de uma outra cultura, mas ao nível da língua materna e do desenvolvimento social, cultural e cognitivo.

Dinâmicas Culturais e Interculturais

MEI008 - ECTS

A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.

A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.

A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.

Inglês I

MEI009 - ECTS

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 

Inglês II

MEI010 - ECTS

Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.

Inglês III

MEI011 - ECTS
  1. Desenvolver a compreensão dos estudantes sobre gramática pedagógica e um entendimento de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;
  2. Incentivar os estudantes a refletir sobre seus atuais contextos de ensino em relação à sua práxis em desenvolvimento e em materiais didáticos;
  3. Identificar e analisar as dificuldades do aluno nas áreas especificadas no programa em baixo, e considerar estratégias adequadas para lidar com essas dificuldades;
  4. Para que os estudantes realizam uma investigação de pequena dimensão sobre os materiais de ensino que atualmente fez uso em salas de aula de Inglês em Portugal.
Recomendar Página Voltar ao Topo