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Cursos

Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: M839
Sigla: MEI

Diplomas

  • Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Didática do Inglês I

MEI001 - ECTS 1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 

Inglês C2.1

MEI002 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

O Ensino de Inglês para Fins Específicos

MEI005 - ECTS Os principais objetivos deste curso são:

1. desenvolver o conhecimento e a compreensão da teoria e prática de Inglês para Fins Específicos (ESP) em suas diversas formas;

2. proporcionar oportunidades para criar elementos de um curso do Inglês para Fins Especificos.

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.

Didática do Inglês II

MEI003 - ECTS

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.

Inglês C2.2

MEI007 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
 - demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
- ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
- identificar diferentes registos e géneros;
- explicar e sumariar textos;
- deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
- demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Investigação Educacional

MEG013 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Produção de Materiais Didáticos em Inglês

MEI004 - ECTS a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Psicolinguística e Ensino de Línguas

MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Iniciação à Prática Profissional

MEI012 - ECTS

O estudante deverá ser capaz de:

- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas;

- desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma reformulação contínua das práticas letivas e dos fundamentos teóricos que lhes subjazem;

- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral e de problematizar a practica do ensino de Inglês specificamente;

- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;

- preparar materiais originais quando os manuais são considerados inadequados;

- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas de uma maneira sistematica;

- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;

- desenvolver a capacidade de estudante para ser um professor reflexivo.

O objetivo final é a compreensão da dimensão do trabalho do professor e da responsabilidade da educação integral dos alunos, não apenas no plano do ensino de uma língua estrangeira e de uma outra cultura, mas ao nível da língua materna e do desenvolvimento social, cultural e cognitivo.

Dinâmicas Culturais e Interculturais

MEI008 - ECTS

A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.

A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.

A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.

Inglês I

MEI009 - ECTS

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 

Inglês II

MEI010 - ECTS

Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.

Inglês III

MEI011 - ECTS
  1. Desenvolver a compreensão dos estudantes sobre gramática pedagógica e um entendimento de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;
  2. Incentivar os estudantes a refletir sobre seus atuais contextos de ensino em relação à sua práxis em desenvolvimento e em materiais didáticos;
  3. Identificar e analisar as dificuldades do aluno nas áreas especificadas no programa em baixo, e considerar estratégias adequadas para lidar com essas dificuldades;
  4. Para que os estudantes realizam uma investigação de pequena dimensão sobre os materiais de ensino que atualmente fez uso em salas de aula de Inglês em Portugal.
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