Código Oficial: | M839 |
Sigla: | MEI |
Edição | Concursos por Regime | Regime | Vagas | Prazos |
---|---|---|---|---|
1 | Concurso local | Concurso local | - | 2016-05-23 a 2016-06-05 |
1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.
2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.
3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.
4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.
1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.
Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.
Principais objectivos:
a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;
b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;
c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;
d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
- demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
- ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
- identificar diferentes registos e géneros;
- explicar e sumariar textos;
- deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
- demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.
1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.
3. Elaboração de um projeto de investigação;
3.1. Elaborar o projeto;
3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;
3.3. Escrever o relatório do estudo;
3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.
4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.
5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.
O estudante deverá ser capaz de:
- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas;
- desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma reformulação contínua das práticas letivas e dos fundamentos teóricos que lhes subjazem;
- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral e de problematizar a practica do ensino de Inglês specificamente;
- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;
- preparar materiais originais quando os manuais são considerados inadequados;
- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas de uma maneira sistematica;
- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;
- desenvolver a capacidade de estudante para ser um professor reflexivo.
O objetivo final é a compreensão da dimensão do trabalho do professor e da responsabilidade da educação integral dos alunos, não apenas no plano do ensino de uma língua estrangeira e de uma outra cultura, mas ao nível da língua materna e do desenvolvimento social, cultural e cognitivo.
A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.
A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.
A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.Os principais objetivos são:
1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;
2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;
3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;
4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.
Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.