Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MEIEFA > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Dados Gerais

Código Oficial: M808
Sigla: MEIEFA

Diplomas

  • Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Espanhol) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Francês) (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Alemão) (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Alemão) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Espanhol) (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês (Francês) (60 Créditos ECTS)

Didática do Alemão I


MEIEFA001 - ECTS

As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação segundo a aprendizagem autónoma"; b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã.

 

A utilização da plataforma Moodle é uma ferramenta fundamental desta unidade curricular.

Objetivos:

Aquisição de conhecimentos acerca...
- de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
- das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
- da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise...
- das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
- dos actuais materiais de ensino;
- das alterações actualmente existentes.

Desenvolvimento de capacidades relacionadas com...
- a planificação, sua execução e consequente reflexão;
- a escolha, definição e adequação de conteúdos,
objectivos e concepções metodológicas;
- a elaboração escrita de planos concretos de aula.


Didática do Inglês I


MEI001 - ECTS
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Inglês C2.1


MEI002 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.


Didática do Alemão II


MEIEFA007 - ECTS

As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de (a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação segundo a aprendizagem autónoma (b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; (c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; (d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã. Para que os estudantes possam contactar com diferentes contextos de ensino, são organizadas visitas de estudo.

Um objetivo fundamental deste semestre centra-se na elaboração de planificações de aulas de alemão. Para isso, são apresentados e debatidos vários modelos teórico-didáticos, servindo como base na planificação de uma aula, relevante, motivadora e bem estruturada. Neste processo de aprendizagem os estudantes adquirem as competências e conhecimentos indispensáveis para a elaboração de planificações, pondo-as em prática através de sessões de micro-teaching.


Didática do Inglês II


MEI003 - ECTS

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 


Investigação Educacional


MEG013 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 


Produção de Materiais Didáticos em Alemão


MEIEFA010 - ECTS
Os estudantes elaboram critérios para seleção de materiais didáticos do alemão como língua estrangeira (DaF), e, partindo da análise e da crítica de manuais de DaF, desenvolvem e elaboram os seus próprios materiais didáticos, tanto como complemento aos manuais como de suporte autónomo de unidades curriculares.
No final do semestre, os estudantes terão adquirido as competências necessárias para:

- analisar e criticar os manuais de DaF, baseando-se nos conhecimentos teóricos adquiridos;
- analisar os manuais de DaF sob aspectos práticos, recorrendo a uma grelha de análise;
- escolher um manual de DaF, consoante a situação de ensino e de aprendizagem;
- elaborar materiais suplementares tendo em conta fatores específicos (nível de aprendizagem, grupo alvo, contexto e objetivos de aprendizagem, entre outros);
- elaborar materiais didáticos como suporte de unidades curriculares do programa escolar, para as quatro competências principais assim como para a gramática e a cultura (Landeskunde);
- elaborar materiais, utilizando recursos tecnológicos.

Die Analyse von DaF-Lehrwerken soll den Studierenden einerseits Hinweise für deren Auswahl und Verwendung in der Praxis geben, andererseits die Entwicklung und Gestaltung von Zusatzmaterialien durch die sich aus der Analyse ergebende Kritik ermöglichen. Am Ende des Seminars haben die Studierenden die notwendigen Voraussetzungen erlangt, um a) aufgrund der erworbenen theoretischen Grundlagen Lehrwerke für den DaF-Unterricht zu analysieren und kritisch zu hinterfragen; b) DaF-Lehrwerke anhand eines Analyserasters praktisch zu analysieren; c) DaF-Lehrwerke für einen bestimmten Lehr- und Lernkontext auszuwählen, zu adaptieren bzw. für nicht geeignet zu erachten; d) Zusatzmaterialien unter Berücksichtigung spezifischer Faktoren (Lernniveau, Zielgruppe, Lernkontext, Lernziele etc.) zu erarbeiten.

 


Produção de Materiais Didáticos em Inglês


MEIEFA020 - ECTS
a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Iniciação à Prática Profissional


MEIEFA019 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular são:
1. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didácticas dos mestrandos;
2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didáctica(s) Específica(s) e a prática docente;
3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
4. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
5. Realizar trabalhos de investigação - acção - reflexão susceptíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.


Alemão I


MEIEFA013 - ECTS
Os estudantes vão adquirir e aprofundar as competências de língua necessárias para o ensino da língua alemã; praticar a leitura, nomeadamente através do estudo de textos autênticos sobre didática, pedagogia e cultura; praticar a compreensão oral, através de recurso a materiais audio; praticar a produção oral, adquirindo maior fluência e melhorando aspetos da fonética, através da apresentação de trabalhos e da participação em discussões em contexto de sala de aula; adquirir e aprofundar a sua capacidade de exprimir opiniões e de reagir às opiniões dos colegas; adquirir o léxico específico para o exercício profissional de docente de língua alemã (“Unterrichtssprache”); adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; adquirir autonomia na consulta de gramáticas descritivas para esclarecimento de dúvidas e resolução de dificuldades individuais; adquirir e aprofundar técnicas de pesquisa em bibliotecas e na internet, recorrendo a sites em língua alemã; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.

In diesem Fach werden die Fertigkeiten der deutschen Sprache vertieft, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern.

Inglês I


MEIEFA021 - ECTS

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 


Alemão II


MEIEFA016 - ECTS

Esta disciplina entende-se como continuação de Alemão I do mesmo Mestrado e pretende continuar a aprofundar os conhecimentos de Alemão em todas as competências de língua (compreensão oral e escrita, expressão oral com e sem interação, expressão escrita, vocabulário e gramática). Os estudantes vão aumentar a sua competência na leitura de textos em língua alemã sobre temas relevantes para futuros professores de língua; vão melhorando aspetos da produção oral; vão continuar a aplicar o léxico específico para o exercício do papel de professor de língua alemã (“Unterrichtssprache”), introduzido no primeiro semestre; vão adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; vão aplicar, em situações concretas, os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre sobre os vários materiais didáticos disponíveis, para a realização de várias tarefas; vão continuar a alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.

Deutsch: In diesem Fach wird als Fortsetzung des Faches Alemão I des gleichen Masterstudiengangs weiter daran gearbeitet, die vier Fertigkeiten der deutschen Sprache zu vertiefen, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern.


Inglês II


MEIEFA022 - ECTS

Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.


Didática do Espanhol I


MEIEFA003 - ECTS

Se dota al alumno de conocimientos teóricos sólidos sobre métodos y enfoques de la enseñanza del español como lengua extranjera, incentivando la valoración crítica sobre éstos de cara a la futura práctica docente. De acuerdo con las directrices del Marco Europeo Común de Referencia y con la fundamentación metodológica de los programas de español en la enseñanza básica y secundaria portuguesa, se pone especial énfasis en los enfoques comunicativos; sobre todo, en el Enforque por Tareas y en el Aprendizaje Intercultural.


Didática do Inglês I


MEI001 - ECTS
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Espanhol C1.1


MEIEFA005 - ECTS

Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural. As competências que os estudantes deverão adquirir são:

  • Na área da receção: compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da mediação: reformular, de maneira oral ou escrita, um texto com o propósito de possibilitar a compreensão mútua de outras pessoas.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.
Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).

Inglês C2.1


MEI002 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.


Didática do Espanhol II


MEIEFA009 - ECTS

Se dota al alumno de las capacidades críticas de planificación de la práctica docente por medio de la elaboración de propuestas de planificación de unidades didácticas y de planificación de clases, así como se fomentan las capacidades de análisis y de evaluación de diferentes aspectos del proceso de enseñanza-aprendizaje para su posterior aplicación.


Didática do Inglês II


MEI003 - ECTS

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 


Investigação Educacional


MEG013 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 


Produção de Materiais Didáticos em Espanhol


MEIEFA011 - ECTS

a) Conocer los documentos curriculares de referencia en la enseñanza-aprendizaje de ELE para la mejora de las tareas docentes.

b) Analizar, crear y poner en práctica actividades y tareas que desarrollen la competencia comunicativa de los aprendientes de ELE.

c) Manejar diferentes recursos en la elaboración de los materiales didácticos con el fin de facilitar el proceso de aprendizaje.

Todo ello fundamentado desde el punto de vista de la enseñanza comunicativa, a partir de la cual el discente necesitará comunicar significados que estén más allá de las competencias lingüísticas y que, a su vez, estimularán el desarrollo de procesos psicolingüísticos de importancia decisiva en el aprendizaje de una lengua extranjera.


Produção de Materiais Didáticos em Inglês


MEIEFA020 - ECTS
a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Iniciação à Prática Profissional


MEIEFA019 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular são:
1. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didácticas dos mestrandos;
2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didáctica(s) Específica(s) e a prática docente;
3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
4. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
5. Realizar trabalhos de investigação - acção - reflexão susceptíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.


Espanhol I


MEIEFA014 - ECTS

Como futuros profesores, los estudiantes de esta UC, que han cursado hasta el nivel C1.1 de español como lengua extranjera, a priori disponen ya de un repertorio de recursos lingüísticos lo suficientemente amplio y rico como para comunicarse con fluidez y naturalidad, casi sin esfuerzo. No obstante, el cambio de rol de aprendientes a docentes de ELE implica también la necesidad de un conocimiento profundo de todos los componentes de la lengua española a un nivel no solo de uso de la lengua, sino también normativo, puesto que en breve se convertirán en modelos de lengua para sus estudiantes de enseñanzas medias.

Así, uno de los objetivos principales de esta UC es que los discentes conozcan y reflexionen sobre aquellos aspectos del español (fónicos, gramaticales y léxicos) cuya adquisición les puede resultar más complicada a sus futuros estudiantes (por interferencia lingüística u otras causas), y que puedan plantear, a la vez, las dudas que ellos mismos (como profesores en prácticas no nativos) puedan arrastrar en relación con la fonética, la gramática o el léxico del idioma y su enseñanza.

Por otra parte, como el discurso del profesor de ELE durante su práctica lectiva es sobre todo oral, a lo largo de las clases se trabajarán fundamentalmente las destrezas de expresión e interacción oral a fin de que puedan practicar y, adicionalmente, superar con éxito el trabajo de evaluación propuesto. Asimismo, se reservarán los 30 minutos finales de cada clase para que los estudiantes puedan plantear dudas individuales relacionadas con el uso y la norma lingüística del español en sus clases tutorizadas, tanto desde un punto de vista oral como escrito, puesto que el propósito fundamental de esta UC es servir de apoyo a la práctica lectiva de los futuros profesores de español.  


Inglês I


MEIEFA021 - ECTS

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 


Espanhol II


MEIEFA017 - ECTS

Esta asignatura se plantea como continuación de la UC «Espanhol I», impartida en el primer semestre y, por lo tanto, supone la culminación de la especialización en el aprendizaje de la lengua española. El curso está orientado fundamentalmente hacia la práctica de la comprensión lectora y la expresión escrita en sus distintas modalidades. Se pretende que, al final del seminario, el aprendiente pueda: -Enfrentarse a una amplia serie de textos escritos, extensos y complejos, dentro de su vida social, profesional o académica. -Interpretar en los textos las convenciones y rasgos del género al que pertenecen que sean idiosincráticos de la cultura hispana, mediante la búsqueda y comprensión de referencias y conocimientos histórico-culturales compartidos. -Interpretar el mensaje del texto, identificando las ideas principales, las secundarias y los detalles, así como las relaciones que se establecen entre todos los elementos. -Transferir la información sin riesgo de pérdida de datos y reconstruir o reparar textos mal construidos o mal estructurados. -Adoptar una actitud crítica en la interpretación de los textos, recurriendo a sus conocimientos. -Adquirir algunas nociones básicas de ortotipografía y su aplicación práctica.


Inglês II


MEIEFA022 - ECTS

Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.


Didática do Francês I


MEIEFA002 - ECTS

- Acquérir des connaissances théoriques nécessaires à l’enseignement du FLE

- Etre capable d’effectuer des choix théoriques et de comprendre leurs conséquences lors de l’enseignement d’un cours de FLE,

- Apprendre à apprendre,

- Acquérir les outils pratiques et professionnels nécessaires à l´élaboration d’un cours de FLE

- Prendre conscience de la responsabilité pédagogique du professeur de FLE


Didática do Inglês I


MEI001 - ECTS
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Francês C2.1


MEIEFA006 - ECTS

Les étudiants devront améliorer les cinq compétences prévues par le CECR pour les langues de façon à atteindre un niveau charnière entre le niveau C1 et le niveau C2.


Inglês C2.1


MEI002 - ECTS
  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
  • demonstrar um maior entendimento gramatical aos níveis textual e discursivo;
  • ler, compreender e trabalhar autonomamente com uma grande variedade de textos;
  •  identificar diferentes registos e géneros; - explicar e sumariar textos;
  • deduzir e discutir eficazmente o significado e intenção do produtor de um texto escrito ou falado, a eficiência das estruturas gramaticais usadas e a eficácia em geral do texto objecto de estudo;
  • demonstrar um mais vasto conhecimento do mundo falante de inglês, como por exemplo conhecimento socio-cultural, diversidade cultural, etc.

Psicologia da Educação


MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.


Didática do Francês II


MEIEFA008 - ECTS

1.1. Colaborar na formação da consciência deontológica que há-de orientar as futuras vidas profissionais dos estudantes.
1.2. Reforçar, no futuro professor, a consciência do valor formativo do ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, na dupla vertente instrumental e cultural.
1.3. Consolidar, no aluno, a apetência pela formação (inicial e contínua), bem como pela auto-formação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional futura.
1.4. Levar o estudante a aprofundar o quadro teórico-metodológico específico da Didactologia / Didáctica da Língua Estrangeira, que possui, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino/aprendizagem do Francês.


Didática do Inglês II


MEI003 - ECTS

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.


Ética e Educação


MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 


Investigação Educacional


MEG013 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.


Políticas Educativas e Curriculo


MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 


Produção de Materiais Didáticos em Francês


MEIEFA012 - ECTS

 

São objetivos desta unidade curricular levar à aquisição, por parte dos estudantes, de competências de análise e avaliação de materiais didáticos - dotando-os para tal de instrumentos válidos -, e desenvolver as aptidões necessárias para uma aplicação em contextos específicos de ensino-aprendizagem.

 

 


Produção de Materiais Didáticos em Inglês


MEIEFA020 - ECTS
a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Psicolinguística e Ensino de Línguas


MEPLAT004 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.


Iniciação à Prática Profissional


MEIEFA019 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular são:
1. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didácticas dos mestrandos;
2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didáctica(s) Específica(s) e a prática docente;
3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
4. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
5. Realizar trabalhos de investigação - acção - reflexão susceptíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.


Inglês I


MEIEFA021 - ECTS

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 


Inglês II


MEIEFA022 - ECTS

Os principais objectivos para este semestre são: (1) estudar e praticar várias construções gramaticais / estruturas sintáticas que fazem parte do currículo escolas. (2) para discutir eventuais dificuldades alunos possam ter e erros que possam cometer com as áreas gramaticais especificados no programa. (3) a considerar as diferenças entre a gramática falada e escrita, com referência à situação de ensino da escola. (4) para continuar a melhorar o conhecimento da gramática de Inglês e como explicá-lo em sala de aula.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-04-18 às 16:27:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais