Código Oficial: | 6459 |
Sigla: | MEFILO |
Descrição: | O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário é um 2º ciclo que visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente, conferindo habilitação profissional para a docência no ensino secundário na área específica da Filosofia. |
1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.
2) Discutir o lugar e funções do ensino de filosofia na ensino secundário.
3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.
4) Compreender a importância da comunicação educativa nos processos de ensino e aprendizagem.
5) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objectivos, dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.
6) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.
7) Desenvolver competências comunicacionais.
1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.
7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.
2) Identificar os principais métodos no ensino da Filosofia.
3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.
4) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objetivos e competências , dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.
5) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.
6) Distinguir tipos de avaliação.
1.Aprofundar conhecimentos adquiridos no 1º ciclo de estudos, articulando-os com as competências pedagógico-didáticas adequadas ao ensino da filosofia no ensino secundário. 2.Problematizar criticamente teses, argumentos e problemas filosóficos no âmbito da filosofia e do ensino da filosofia.
1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.
2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.
3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.
4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.
5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.
O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.
2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;
2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;
2.3. A investigação-ação.
3.1. A elaboração do projeto;
3.2. A recolha e análise dos dados;
3.3. A escrita do relatório do estudo;
3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.
A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.
A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.
A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.
- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.
- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.
O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.