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Cursos

Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: 6459
Sigla: MEFILO
Descrição: O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário é um 2º ciclo que visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente, conferindo habilitação profissional para a docência no ensino secundário na área específica da Filosofia.

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Aplicações Didáticas em Filosofia

MEFILO007 - ECTS
  • Refletir criticamente sobre as possibilidade e limites da transmissão e ensinabilidade da Filosofia.
  • Explorar diferentes tipos de aplicações didáticas no ensino da Filosofia.
  • Debater os limites, insuficiências e potencialidades dos diferentes tipos e usos dos recursos didáticos.
  • Praticar o uso isolado e combinado de diferentes recursos didáticos.
  • Aplicar de modo inovador recursos didáticos auxiliares em contextos específicos (sala de aula, contextos informais).
  • Utilizar ferramentas tecnológicas e digitais para fins didático-pedagógicos.
  • Experimentar diferentes recursos em módulos dos programas de Filosofia no Ensino Secundário (10º e 11º anos).

Didática da Filosofia I

MEFILO002 - ECTS

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Discutir o lugar e funções do ensino de filosofia na ensino secundário.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Compreender a importância da comunicação educativa nos processos de ensino e aprendizagem.

5) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objectivos, dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

6) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

7) Desenvolver competências comunicacionais.

Educação Filosófica e Desenvolvimento Social

MEFILO003 - ECTS
1. Reconhecer e valorizar o papel da filosofia no desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia, da democracia, da coesão social e na compreensão da diversidade cultural; 
2. Articular criticamente conteúdos programáticos com a vida da escola e da comunidade educativa em geral, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
3. Desenvolver competências de análise e reflexão face aos novos desafios tecnológicos, éticos e socio-polítcos,
4. Problematizar e conceptualizar problemas e noções emergentes na cultura e sociedade contemporâneas.

Filosofia I

MEFILO011 - ECTS O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.

Didática da Filosofia II

MEFILO005 - ECTS

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Identificar os principais métodos no ensino da Filosofia.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objetivos e competências , dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

5) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

6) Distinguir tipos de avaliação.

Ensino e Temas da Filosofia

MEFILO006 - ECTS

1.Aprofundar conhecimentos adquiridos no 1º ciclo de estudos, articulando-os com as competências pedagógico-didáticas adequadas ao ensino da filosofia no ensino secundário. 2.Problematizar criticamente teses, argumentos e problemas filosóficos no âmbito da filosofia e do ensino da filosofia.

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.

2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.

3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.

4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.

5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.

Filosofia II

MEFILO012 - ECTS

O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Investigação Educacional

MEG006 - ECTS
  1. Caracterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
  2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;

      2.3. A investigação-ação.

  1. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. A elaboração do projeto;

    3.2. A recolha e análise dos dados;

    3.3. A escrita do relatório do estudo;

    3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.

A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.

A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.

- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.

- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.

Iniciação à Prática Profissional

MEFILO008 - ECTS
- Aprofundar as competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino-aprendizagem de filosofia.
- Analisar criticamente os principais documentos orientadores: Aprendizagens Essenciais de Filosofia e Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.
- Planificar aulas com fundamentação científica e pedagógico-didática.
- Construir recursos e materiais didáticos para aulas planificadas.
- Executar as aulas planificadas.
- Aplicar a avaliação como instrumento de ensino-aprendizagem.
- Examinar criticamente o processo de conceção, planificação, execução, e avaliação das aulas.
- Desenvolver investigação no âmbito do Ensino de Filosofia.

Filosofia III

MEFILO013 - ECTS O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Filosofia IV

MEFILO014 - ECTS

O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

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