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Cursos

Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: 6459
Sigla: MEFILO

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Didática da Filosofia I

MEFILO002 - ECTS

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Discutir o lugar e funções do ensino de filosofia na ensino secundário.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Compreender a importância da comunicação educativa nos processos de ensino e aprendizagem.

5) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objectivos, dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

6) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

7) Desenvolver competências comunicacionais.

Educação Filosófica e Desenvolvimento Social

MEFILO003 - ECTS
1. Reconhecer e valorizar o papel da filosofia no desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia, da democracia, da coesão social e na compreensão da diversidade cultural; 
2. Articular criticamente conteúdos programáticos com a vida da escola e da comunidade educativa em geral, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
3. Desenvolver competências de análise e reflexão face aos novos desafios tecnológicos, éticos e socio-polítcos,
4. Problematizar e conceptualizar problemas e noções emergentes na cultura e sociedade contemporâneas.

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 

Filosofia I

MEFILO011 - ECTS

O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º anos do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:

1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas;

2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;

3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.

Aplicações Didáticas em Filosofia

MEFILO007 - ECTS
  • Refletir criticamente sobre as possibilidade e limites da transmissão e ensinabilidade da Filosofia.
  • Explorar diferentes tipos de aplicações didáticas no ensino da Filosofia.
  • Debater os limites, insuficiências e potencialidades dos diferentes tipos e usos dos recursos didáticos.
  • Praticar o uso isolado e combinado de diferentes recursos didáticos.
  • Aplicar de modo inovador recursos didáticos auxiliares em contextos específicos (sala de aula, contextos informais).
  • Experimentar diferentes recursos em módulos dos programas de Filosofia no Ensino Secundário (10º e 11º anos).

Didática da Filosofia II

MEFILO005 - ECTS

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Identificar os principais métodos no ensino da Filosofia.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objetivos e competências , dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

5) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

6) Distinguir tipos de avaliação.

Ensino e Temas da Filosofia

MEFILO006 - ECTS

1.Aprofundar conhecimentos adquiridos no 1º ciclo de estudos, articulando-os com as competências pedagógico-didáticas adequadas ao ensino da filosofia no ensino secundário. 2.Problematizar criticamente teses, argumentos e problemas filosóficos no âmbito da filosofia e do ensino da filosofia.

Filosofia II

MEFILO012 - ECTS O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Investigação Educacional

MEG006 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação.

3. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Recolher e analisar dados referentes a esse projeto;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Utilizar alguns conceitos básicos de estatística com recurso ao SPSS e de análise de conteúdo.

5. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

6. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Iniciação à Prática Profissional

MEFILO008 - ECTS

 1. Desenvolver competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino/aprendizagem de filosofia;

2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, integrando criticamente os saberes da área científica, da Formação Educacional Geral, da Didática Específica na prática docente;

 3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;

 4.Identificar o seu potencial de evolução e desenvolvimento profissional nos vários domínios da atividade docente.

5.Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;

6. Vivenciar a prática docente, refletindo sobre a sua configuração multireferencial;

7. Assegurar uma atitude ética e deontológica própria da profissão docente;

8. Realizar trabalhos de investigação - ação na área disciplinar de docência

Filosofia III

MEFILO013 - ECTS O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Filosofia IV

MEFILO014 - ECTS

Considerando que uma das finalidades do ensino da filosofia é reconhecer a especificidade da racionalidade filosófica e a necessidade de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico e cultural pretende-se:

 

1.Reconhecer que os problemas são constitutivos e originários do ato de filosofar

 

2.Assegurar informações relevantes para a compreensão dos problemas que se colocam nos domínios da compreensão e da ação

 

3.Atualizar conhecimentos em autores fundamentais de diferentes épocas

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