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Cursos

Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: 6459
Sigla: MEFILO

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
1 Concurso local Concurso local - 2016-08-22 a 2016-09-04

Unidades Curriculares

Didática da Filosofia I

MEFILO002 - ECTS

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Discutir o lugar e funções do ensino de filosofia na ensino secundário.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Compreender a importância da comunicação educativa nos processos de ensino e aprendizagem.

5) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objectivos, dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

6) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

7) Desenvolver competências comunicacionais.

Educação Filosófica e Desenvolvimento Social

MEFILO003 - ECTS

1. Reconhecer e valorizar o papel da filosofia no desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia, da democracia, da coesão social e na compreensão da diversidade cultural; 

2. Articular criticamente conteúdos programáticos com a vida da escola e da comunidade educativa em geral, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;

3. Desenvolver competências de análise e reflexão face aos novos desafios tecnológicos, éticos e socio-polítcos,

4. Problematizar e conceptualizar problemas e noções emergentes na cultura e sociedade contemporâneas.

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 

Políticas Educativas e Curriculo

MEH001 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português e do seu impacto à luz das comparações internacionais, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica para a capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da actividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se aprofundar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência, num primeiro momento, a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português para, num segundo movimento, analisarmos os seus contornos à luz do enquadramento internacional na época contemporânea.

A disciplina é concebida como um espaço de reflexão aberta de modo a permitir debater e capacitar os futuros professores para a natureza multi-contextual das políticas, contextos, modelos e práticas em educação.

São objetivos da disciplina:

Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

Identificar as conjunturas políticas e sociais da educação escolar em Portugal e o seu significado no contexto internacional.

Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

Problematizar o modelo de autonomia e gestão das instituições escolares à luz de uma abordagem política, técnico-profissional e da qualificação dos resultados sócio-educativos.

Analisar a diversidade de orientações (tradicionais, prescritivas, críticas, emancipadoras, pós-críticas) no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo.

Identificar as componentes curriculares (objetivos/competências, conteúdos, estratégias e avaliação) e a sua relevância na gestão otimizada do currículo real.

Identificar os domínios, competências e processos de construção da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

Desconstruir a visão apolítica da educação.

Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.

Aplicações Didáticas em Filosofia

MEFILO007 - ECTS

Refletir criticamente sobre as possibilidade e limites da transmissão e ensinabilidade da Filosofia.
Explorar diferentes tipos de aplicações didáticas no ensino da Filosofia.
Debater os limites, insuficiências e potencialidades dos diferentes tipos e usos dos recursos didáticos.
Praticar o uso isolado e combinado de diferentes recursos didáticos.
Aplicar de modo inovador recursos didáticos auxiliares em contextos específicos (sala de aula, contextos informais).
Experimentar diferentes recursos em módulos dos programas de Filosofia no Ensino Secundário (10º e 11º anos).

Didática da Filosofia II

MEFILO005 - ECTS

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Identificar os principais métodos no ensino da Filosofia.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objetivos e competências , dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

5) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

6) Distinguir tipos de avaliação.

Ensino e Temas da Filosofia

MEFILO006 - ECTS

1.Aprofundar conhecimentos adquiridos no 1º ciclo de estudos, articulando-os com as competências pedagógico-didáticas adequadas ao ensino da filosofia no ensino secundário. 2.Reconhecer a reflexão interdisciplinar como uma especificidade da Filosofia. 3.Articular criticamente diferentes mundividências contemporâneas com temas da história da filosofia. 4.Problematizar criticamente teorias, argumentos e problemas filosóficos no âmbito da filosofia e do ensino da filosofia.

Filosofia I

MEFILO004 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem por objetivo que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente.
O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito da ética, da epistemologia e da estética;
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Investigação Educacional

MEG006 - ECTS

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação.

3. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Recolher e analisar dados referentes a esse projeto;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Utilizar alguns conceitos básicos de estatística com recurso ao SPSS.

5. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

6. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Iniciação à Prática Profissional

MEFILO008 - ECTS

 1. Desenvolver competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino/aprendizagem de filosofia;

2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, integrando criticamente os saberes da área científica, da Formação Educacional Geral, da Didática Específica na prática docente;

 3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;

 4.Identificar o seu potencial de evolução e desenvolvimento profissional nos vários domínios da atividade docente.

5.Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;

6. Vivenciar a prática docente, refletindo sobre a sua configuração multireferencial;

7. Assegurar uma atitude ética e deontológica própria da profissão docente;

8. Realizar trabalhos de investigação - ação na área disciplinar de docência

Filosofia II

MEFILO009 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem por objetivo que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2)desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.

Filosofia III

MEFILO010 - ECTS

Considerando que uma das finalidades do ensino da filosofia é reconhecer a especificidade da racionalidade filosófica e a necessidade de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico e cultural pretende-se:

 

1.Reconhecer que os problemas são constitutivos e originários do ato de filosofar

 

2.Assegurar informações relevantes para a compreensão dos problemas que se colocam nos domínios da compreensão e da ação

 

3.Atualizar conhecimentos em autores fundamentais de diferentes épocas

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