Código Oficial: | M824 |
Sigla: | MEG |
Expressar-se, oralmente e por escrito, com correção, precisão e fluência, incorporando de forma oportuna e rigorosa terminologia geográfica e didática.
Tratar a informação curricular e didática de forma adequada, evidenciando rigor e sentido crítico.
Pesquisar, organizar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.
Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares/Programa, Metas e abordagens didáticas diversas.
Debater criticamente a planificação para diferentes temas, atividades e níveis do ensino-aprendizagem.
Analisar e discutir os recursos para o ensino-aprendizagem em Geografia.
Debater criticamente a avaliação e seus instrumentos para diferentes atores, atividades e níveis do ensino-aprendizagem.
Desenvolver práticas de auto-avaliação reflexivas para a excelência docente.
Trabalhar em equipa, partilhando ideias e cumprindo com as suas responsabilidadesReconhecer e identificar as principais questões de educação geográfica.
Avaliar a inserção da disciplina Geografia no âmbito do sistema educativo português
Identificar os principais métodos de ensino da Geografia em Portugal
Mobilizar o conhecimento geográfico e didático no ensino da Geografia- Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Geografia do ensino básico e secundário
- Aprofundar o conhecimento das entidades específicas, dos símbolos e dos métodos da Geografia Física;
- Aprofundar a compreensão dos fundamentos e dos princípios teóricos básicos;
- Aperfeiçoar a agilidade na análise da informação estatística, documental, cartográfica e bibliográfica utilizada em Geografia Física;
- Praticar a aplicação e utilização dos conceitos, dos princípios e dos métodos apreendidos em situações novas, exercitando a sua capacidade de síntese da informação;
- Compreender as especificidades das características biogeofísicas de Portugal;
- Realizar, autonomamente e em grupo, a interpretação das relações de causalidade existentes nos Geosistemas em diversas escalas espaço-temporais de análise.1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.
7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.
Os conteúdos programáticos baseiam-se nas orientações, programas e metas curriculares definidos para o ensino básico e secundário de Geografia. No cumprimento do desígnio principal de complemento, reforço e aprofundamento dos conhecimentos académicos adquiridos pelos estudantes na sua formação de base, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários à formação de professores para a docência da disciplina de Geografia no ensino básico e secundário;
- Valorizar a localização e a diversidade das distribuições geográficas para a compreensão dos espaços multiescalares de relação espacial;
- Selecionar saberes, metodologias e técnicas de localização e interpretação geográfica adequadas à representação do espaço em diferentes escalas.
Intervir, individual e coletivamente, com responsabilidade na gestão curricular, da escola e da sala de aula
Comunicar de forma rigorosa e assertiva nos diferentes contextos de trabalho.
Compreender e integrar conhecimentos, competências e instrumentos geográficos pertinentes para a educação geográfica
Avaliar e processar informação curricular, didática e científica.
Mobilizar as aquisições teórico-metodológicas para a prática do ensino da Geografia
Transformar problemas complexos da geografia em conteúdos acessíveis aos alunos do ensino básico e secundário
Produzir, desenvolver e avaliar instrumentos e atividades para o ensino da Geografia1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.
2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.
3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas de ética e educação.
2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;
2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;
2.3. A investigação-ação.
3.1. A elaboração do projeto;
3.2. A recolha e análise dos dados;
3.3. A escrita do relatório do estudo;
3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Principais resultados de aprendizagem desta unidade curricular:
1. Aprofundar e consolidar saberes, competências e atitudes específicas à prática do ensino-aprendizagem, para a construção de uma identidade profissional.
2. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didáticas dos mestrandos;
3. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didática(s) Específica(s) e a prática docente;
4. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
5. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
6. Realizar trabalhos de investigação - ação - reflexão suscetíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.
Valorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem
Escolher, nos diferentes repositórios eletrónicos, informação pertinente para o ensino da Geografia.
Diferenciar os diferentes “Hardwares” e as suas aplicações.
Diferenciar diferentes sistemas operativos.
Flexibilizar conteúdos via Web.2.0
Gerir informação em serviços partilhados (servidores na nuvem).
Utilizar conteúdos extra-manual disponibilizados pelas editoras.
Produzir apresentações de conteúdos
Selecionar jogos eletrónicos didáticos
Editar e produzir imagens e vídeos de conteúdos didáticos
Avaliar a disponibilidade de recursos e ferramentas de base tecnológica para o ensino da GeografiaValorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Mobilizar o conhecimento geográfico e das ferramentas de base tecnológicas para a construção de recursos didáticos.
Diferenciar as principais ferramentas ligadas às geotecnologias.
Construir uma “wiki” que contribua para a gestão de conteúdos programáticos.
Experimentar as principais ferramentas web para a produção de materiais on-line e analógicos.
Participar na construção de espólios de informação geográfica on-line.
Desenvolver métodos e ferramentas de ensino à distância.