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Cursos

Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: M824
Sigla: MEG

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Didática da Geografia

MEG002 - ECTS

Expressar-se, oralmente e por escrito, com correção, precisão e fluência, incorporando de forma oportuna e rigorosa terminologia geográfica e didática.

Tratar a informação curricular e didática de forma adequada, evidenciando rigor e sentido crítico.

Pesquisar, organizar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.

Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares/Programa, Metas e abordagens didáticas diversas.

Debater criticamente a planificação para diferentes temas, atividades e níveis do ensino-aprendizagem.

Analisar e discutir os recursos para o ensino-aprendizagem em Geografia.

Debater criticamente a avaliação e seus instrumentos para diferentes atores, atividades e níveis do ensino-aprendizagem.

Desenvolver práticas de auto-avaliação reflexivas para a excelência docente.

Trabalhar em equipa, partilhando ideias e cumprindo com as suas responsabilidades

Ensino e Educação Geográfica

MEG004 - ECTS

Reconhecer e identificar as principais questões de educação geográfica.

Avaliar a inserção da disciplina Geografia no âmbito do sistema educativo português

Identificar os principais métodos de ensino da Geografia em Portugal

Mobilizar o conhecimento geográfico e didático no ensino da Geografia

Geografia Física

MEG007 - ECTS

- Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Geografia do ensino básico e secundário

- Aprofundar o conhecimento das entidades específicas, dos símbolos e dos métodos da Geografia Física;

- Aprofundar a compreensão dos fundamentos e dos princípios teóricos básicos;

- Aperfeiçoar a agilidade na análise da informação estatística, documental, cartográfica e bibliográfica utilizada em Geografia Física;

- Praticar a aplicação e utilização dos conceitos, dos princípios e dos métodos apreendidos em situações novas, exercitando a sua capacidade de síntese da informação;

- Compreender as especificidades das características biogeofísicas de Portugal;

- Realizar, autonomamente e em grupo, a interpretação das relações de causalidade existentes nos Geosistemas em diversas escalas espaço-temporais de análise.

Psicologia da Educação

MEG001 - ECTS

1. Descrever e comparar algumas das principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar algumas das mais importantes teorias relacionadas com a inteligência e com os estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos de algumas das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os princípios adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e que promovam um clima de aprendizagem.

7. Descrever os princípios que atualmente subjazem à educação inclusiva que procura responder às necessidades educativas das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar.

Representação Cartográfica e Tecnologias

MEG003 - ECTS

Os conteúdos programáticos baseiam-se nas orientações, programas e metas curriculares definidos para o ensino básico e secundário de Geografia. No cumprimento do desígnio principal de complemento, reforço e aprofundamento dos conhecimentos académicos adquiridos pelos estudantes na sua formação de base, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

- Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários à formação de professores para a docência da disciplina de Geografia no ensino básico e secundário;

- Valorizar a localização e a diversidade das distribuições geográficas para a compreensão dos espaços multiescalares de relação espacial;

- Selecionar saberes, metodologias e técnicas de localização e interpretação geográfica adequadas à representação do espaço em diferentes escalas.

Aplicações Didáticas em Geografia

MEG005 - ECTS

Intervir, individual e coletivamente, com responsabilidade na gestão curricular, da escola e da sala de aula

Comunicar de forma rigorosa e assertiva nos diferentes contextos de trabalho.

Compreender e integrar conhecimentos, competências e instrumentos geográficos pertinentes para a educação geográfica

Avaliar e processar informação curricular, didática e científica.

Mobilizar as aquisições teórico-metodológicas para a prática do ensino da Geografia

Transformar problemas complexos da geografia em conteúdos acessíveis aos alunos do ensino básico e secundário

Produzir, desenvolver e avaliar instrumentos e atividades para o ensino da Geografia

Ética e Educação

MEFILO001 - ECTS

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas de ética e educação.

Geografia e Ordenamento do Território

MEG009 - ECTS
Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência na disciplina de Geografia para o ensino básico e secundário
Valorizar a localização e a diversidade das distribuições geográficas para a compreensão dos espaços multiescalares de relação espacial
Selecionar informação geográfica pertinente para a avaliação crítica sobre o posicionamento de Portugal na Europa e no Mundo.
Discutir os contrastes de desenvolvimento no Mundo.
Defender a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento.

Geografia Humana

MEG008 - ECTS Usar adequadamente termos e conceitos; Enquadrar informação de referência nos princípios e teorias correspondentes; Selecionar a escala de análise mais adequada a uma determinada situação; Comparar processos, mecanismos, resultados e soluções em situações de mudança; Procurar informação pertinente e atualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis; Expressar-se na língua materna, oralmente e por escrito, com correção, precisão e fluência, sendo transparente enquanto emissor e atento e flexível enquanto recetor; Implementar correta e reflexivamente abordagens aos conteúdos da Geografia Humana e da dinâmica que revelam, incorporando a forma de estar de aprendizagem ao longo da vida; Manifestar sensibilidade para com as questões da geografia humana, envolvendo-se nos trabalhos a realizar.

Investigação Educacional

MEG006 - ECTS
  1. Caracterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
  2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional;

    2.1. Caraterizar os métodos quantitativos, qualitativos e mistos;

    2.2. Identificar as vantagens e limitações de diferentes estratégias de investigação;

      2.3. A investigação-ação.

  1. Realizar um projeto de investigação;

    3.1. A elaboração do projeto;

    3.2. A recolha e análise dos dados;

    3.3. A escrita do relatório do estudo;

    3.4. A apresentação pública do trabalho de investigação.

  1. Dominar conceitos básicos de estatística e de análise de conteúdo.
  2. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

Políticas Educativas e Curriculo

MEH014 - ECTS

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Iniciação à Prática Profissional

MEG016 - ECTS

Principais resultados de aprendizagem desta unidade curricular:

1. Aprofundar e consolidar saberes, competências e atitudes específicas à prática do ensino-aprendizagem, para a construção de uma identidade profissional.
2. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didáticas dos mestrandos;
3. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a(s) Didática(s) Específica(s) e a prática docente;
4. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
5. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
6. Realizar trabalhos de investigação - ação - reflexão suscetíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.

Tic no Ensino da Geografia I

MEG014 - ECTS

Valorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem

Escolher, nos diferentes repositórios eletrónicos, informação pertinente para o ensino da Geografia.

Diferenciar os diferentes “Hardwares” e as suas aplicações.

Diferenciar diferentes sistemas operativos.

Flexibilizar conteúdos via Web.2.0

Gerir informação em serviços partilhados (servidores na nuvem).

Utilizar conteúdos extra-manual disponibilizados pelas editoras.

Produzir apresentações de conteúdos

Selecionar jogos eletrónicos didáticos

Editar e produzir imagens e vídeos de conteúdos didáticos

Avaliar a disponibilidade de recursos e ferramentas de base tecnológica para o ensino da Geografia

Tic no Ensino da Geografia II

MEG015 - ECTS

Valorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Mobilizar o conhecimento geográfico e das ferramentas de base tecnológicas para a construção de recursos didáticos.

Diferenciar as principais ferramentas ligadas às geotecnologias.

Construir uma “wiki” que contribua para a gestão de conteúdos programáticos.

Experimentar as principais ferramentas web para a produção de materiais on-line e analógicos.

Participar na construção de espólios de informação geográfica on-line.

Desenvolver métodos e ferramentas de ensino à distância.
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