Código Oficial: | 5662 |
Sigla: | DCL |
1. Aprofundamento dos conhecimentos no âmbito dos temas principais da UC.
1.1. Representações e derivações em fonologia.
1.2. Subespecificação e sobre-especificação fonológica.
1.3. Distinção entre processos lexicais e pós-lexicais.
2. Capacidade de contextualizar hisórica e epistemologicamente diferentes abordagens e interpretações dos mesmos fenómenos ou processos fonológicos.
3 . Desenvolvimento da capacidade de articular a explicação, sincrónica e diacrónica, do nível fonológico com a explicação, sincrónica e diacrónica, dos planos morfológico, sintático e lexical.
4. Capacidade de integrar a descrição/explicação da fonologia de línguas particulares no quadro mais abrangente da tipologia fonológica.
Fornecer aos estudantes do 3º ciclo em Ciências da Linguagem os conhecimentos comuns em Linguística Geral, nomedamente em Fonologia, Sintaxe e Semântica.
- Fazer com que os estudantes pratiquem a escrita académica respeitando as regras que a regem em termos de conteúdos, de estrutura e de uma adequada remissão para fontes, que terão de ocorrer bem explicitadas nas referências finais.
- Desenvolver competências práticas que permitam ao estudante recolher e analisar dados em investigação quantitativa
Esta unidade curricular, de acordo com o programa proposto, visa fornecer aos estudantes conhecimentos que lhes permitam ver como a linguagem necessita de bases cognitivas para se desenvolver. Mais, adiantam-se considerações que apontam para a importância dessas bases tanto na aquisição de uma primeira língua como de línguas adicionais. Esta forma de olhar a aquisição/aprendizagem de línguas permite que os estudantes adquiram formas de estar perante a matéria que os tornem críticos em relação aos estudos que lhes são apresentados. Convém que se tornem aptos, apoiados nas competências adquiridas, a distinguir estudos psicolinguísticos, no âmbito da aquisição/aprendizagem da linguagem, de índole explicativa de outros estudos que se limitem a analisar produções obtidas em determinada idade com base em modelos, por exemplo, linguísticos. Os estudantes têm de sentir que se estuda nesta uc o processamento da linguagem em função de variados fatores e não a mera descrição de produções verbais.
Rever as noções básicas da Sintaxe.
Aplicar as noções ao estudo da frase simples.
Comparar dados do português com dados de outras línguas do ponto de vista da Sintaxe.
Enquadrar teoricamante as descrições e explicações em Sintaxe.
Situar a Pragmática como área da Linguística.
Conhecer noções essenciais de Pragmática.
Aplicar os conhecimentos de Pragmática adquiridos a discursos variados.
Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização.
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da análise do discurso.
Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso.
Reconhecer os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas.
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito e oral.
Apoiar os estudantes na elaboração de um projeto de tese de doutoramento na variante de Linguística do 3º ciclo em Ciências da Linguagem.
Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização;
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;
Aplicar categorias analíticas da Pragmática, da Enunciação e da Argumentação à análise de discursos variados;
Perspetivar os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito, oral e multimodal;
Reconhecer os tipos de discurso e os géneros de texto como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
Reconhecer o discurso como veículo potencial de conteúdo ideológico;
Exercitar competências de análise em diferentes tipos de discurso e géneros de texto;
Aplicar ferramentas da Linguística Computacional à análise dos textos.
1. Identificar as etapas do processo de investigação científica e analisar as questões teórico-metodológicas implicadas na produção científica
2. Sensibilizar os estudantes para o modo como se processa a linguagem no plurilingue
3. Aplicar os conhecimentos adquiridos na investigação em Didática das Línguas
4. Aplicar os contributos de investigações recentes em linguística e na Didática das Línguas
5. Aprofundar o conhecimento do papel e do lugar da comunicação multimédia em contexto educativo.
Fornecer aos estudantes do 3º ciclo em Ciências da Linguagem os conhecimentos comuns em Linguística Geral, nomedamente em Fonologia, Sintaxe e Semântica.
- Fazer com que os estudantes pratiquem a escrita académica respeitando as regras que a regem em termos de conteúdos, de estrutura e de uma adequada remissão para fontes, que terão de ocorrer bem explicitadas nas referências finais.
- Desenvolver competências práticas que permitam ao estudante recolher e analisar dados em investigação quantitativa
Esta unidade curricular, de acordo com o programa proposto, visa fornecer aos estudantes conhecimentos que lhes permitam ver como a linguagem necessita de bases cognitivas para se desenvolver. Mais, adiantam-se considerações que apontam para a importância dessas bases tanto na aquisição de uma primeira língua como de línguas adicionais. Esta forma de olhar a aquisição/aprendizagem de línguas permite que os estudantes adquiram formas de estar perante a matéria que os tornem críticos em relação aos estudos que lhes são apresentados. Convém que se tornem aptos, apoiados nas competências adquiridas, a distinguir estudos psicolinguísticos, no âmbito da aquisição/aprendizagem da linguagem, de índole explicativa de outros estudos que se limitem a analisar produções obtidas em determinada idade com base em modelos, por exemplo, linguísticos. Os estudantes têm de sentir que se estuda nesta uc o processamento da linguagem em função de variados fatores e não a mera descrição de produções verbais.
Situar a Pragmática como área da Linguística.
Conhecer noções essenciais de Pragmática.
Aplicar os conhecimentos de Pragmática adquiridos a discursos variados.
Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização.
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da análise do discurso.
Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso.
Reconhecer os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas.
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito e oral.
Apoiar os estudantes na elaboração de um projeto de tese de doutoramento na variante de Didática de Línguas do 3º ciclo em Ciências da Linguagem.
Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.
Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização;
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;
Aplicar categorias analíticas da Pragmática, da Enunciação e da Argumentação à análise de discursos variados;
Perspetivar os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito, oral e multimodal;
Reconhecer os tipos de discurso e os géneros de texto como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
Reconhecer o discurso como veículo potencial de conteúdo ideológico;
Exercitar competências de análise em diferentes tipos de discurso e géneros de texto;
Aplicar ferramentas da Linguística Computacional à análise dos textos.
No final do semestre os alunos deverão conhecer os vários tipos de tarefas de extracção de conhecimento de dados (Data Mining), conhecer os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa, serem capazes de aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados, serem capazes de avaliar os resultados e compreender o funcionamento dos métodos estudados.
Fornecer aos estudantes do 3º ciclo em Ciências da Linguagem os conhecimentos comuns em Linguística Geral, nomedamente em Fonologia, Sintaxe e Semântica.
- Fazer com que os estudantes pratiquem a escrita académica respeitando as regras que a regem em termos de conteúdos, de estrutura e de uma adequada remissão para fontes, que terão de ocorrer bem explicitadas nas referências finais.
- Desenvolver competências práticas que permitam ao estudante recolher e analisar dados em investigação quantitativa
Apoiar os estudantes na elaboração de um projeto de tese de doutoramento na variante de Tecnologias da Linguagem Humana do 3º ciclo em Ciências da Linguagem.
Fornecer aos estudantes do 3º ciclo em Ciências da Linguagem os conhecimentos comuns em Linguística Geral, nomedamente em Fonologia, Sintaxe e Semântica.
- Fazer com que os estudantes pratiquem a escrita académica respeitando as regras que a regem em termos de conteúdos, de estrutura e de uma adequada remissão para fontes, que terão de ocorrer bem explicitadas nas referências finais.
- Desenvolver competências práticas que permitam ao estudante recolher e analisar dados em investigação quantitativa
Situar a Pragmática como área da Linguística.
Conhecer noções essenciais de Pragmática.
Aplicar os conhecimentos de Pragmática adquiridos a discursos variados.
Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização.
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da análise do discurso.
Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso.
Reconhecer os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas.
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito e oral.
Parte-se aqui do princípio de que a tradução é essencialmente um processo de solução de problemas que pressupõe por parte do profissional a) a identificação do problema e b) conhecimento metodológico para a sua solução. Dentro deste paradigma será função do primeiro ponto programático centrar a atenção dos estudantes nas abordagens teóricas distintas que de forma decisiva contribuíram para a construção de um modelo funcional da tradução e para a definição dos factores relevantes do processo tradutivo entendido como processo pragmático. Dentro deste pressuposto programático os estudantes deverão formular hipóteses de estudo/investigação que contribuam para a descrição do processo tradutivo e que contribuam para a definição do conceito de “qualidade na tradução” tanto literária como de especialidade. A formulação dos critérios de qualidade deverão assim contribuir para uma compreensão mais fundamentada do próprio processo tradutivo enquanto produção textual para fins terceiros.
Esta unidade curricular tem como objetivo apoiar os estudantes no estabelecimento de um plano de investigação conducente à realização de uma tese de doutoramento em Ciências da Linguagem, especialidade Tradução.
Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização;
Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da Análise do Discurso;
Aplicar categorias analíticas da Pragmática, da Enunciação e da Argumentação à análise de discursos variados;
Perspetivar os modos de discurso escrito e oral como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
Exercitar competências de análise dos modos de discurso escrito, oral e multimodal;
Reconhecer os tipos de discurso e os géneros de texto como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas;
Reconhecer o discurso como veículo potencial de conteúdo ideológico;
Exercitar competências de análise em diferentes tipos de discurso e géneros de texto;
Aplicar ferramentas da Linguística Computacional à análise dos textos.