Código Oficial: | 6111 |
Sigla: | MET |
Descrição: | O Mestrado em Estudos de Teatro vai ao encontro de uma necessidade de formação aprofundada num domínio que articula os estudos artísticos, culturais e literários, explorando os seus particulares cruzamentos e interacções. Pretende-se que este ciclo de estudos seja capaz de:
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Nota prévia: no ano letivo de 2015-16, esta u.c. terá o mesmo programa da u.c. 'Literatura Inglesa I', do Mestrado em Estudos Anglo-Americanos:
Deslocações: Espaços e Lugares na Comédia Inglesa dos sécs. XVI e XVII Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes. Objectivos: Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada. Competências: O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes. Resultados: No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.
Shakespeare, William, 1564-1616; The merchant of Venice. ISBN: 1-903436-03-6
Shakespeare, William, 1564-1616; The tempest. ISBN: 0-17-443535-5
Jonson, Benjamin, 1572-1637; Volpone and other plays. ISBN: 978-0-141-44118-4
Williams, George Walton; The Dramatic Works in the Beaumont and Fletcher Canon, vol.V, Cambridge: C.U.P., 1982
Os objetivos deste seminário são aprofundar as relações entre alguns textos que marcaram o teatro desde o realimo até hoje. O texto terá um papel fulcral, tal como os contextos da produção e da receção.
O programa centrar-se-á no estudo de peças de dramaturgos escandinavos e de língua alemã e inglesa, o que permite traçar uma panorâmica do teatro ocidental no período que vai do final do século XIX à contemporaneidade. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas sobre drama e teatro e pela perspetivação dos contextos histórico-culturais diretamente relevantes.
Os estudantes devem desenvolver a sua capacidade de leitura crítica de textos dramáticos, bem como de pesquisa, seleção e discussão da bibliografia crítica, desenvolvendo a sua consciência metodológica e a sua capacidade de utilização autónoma de instrumentos operativos adequados.
Um dos objetivos principais é o desenvolvimento de competências aprofundadas de análise e de comunicação/apresentação oral e escrita sobre aspetos-chave da literatura dramática em análise (apresentações orais, discussões em grupo, relatos de investigação, artigos críticos).