Cidades e Ordenamento do Território
MRCOT004 - ECTS
Compreender a relação do planeamento com a forma urbana, a estrutura urbana e o processo de urbanização;
Identificar, no seu contexto, as principais marcas na evolução do planeamento urbanístico;
Diferenciar tipos, métodos e escalas do planeamento urbanístico, tendo em consideração os objetivos essenciais no ordenamento e desenvolvimento do território;
Identificar o papel do planeamento face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial.
Gestão de Informação e Representação Cartográfica
MRCOT017 - ECTS
- Conhecer as principais instituições e organismos (públicos ou privados) produtores de informação.
- Desenvolver competências e conhecimentos aprofundados sobre a aquisição, manipulação, análise e representação da informação.
- Compreender os princípios de funcionamento de alguns programas informáticos, «comerciais» ou «livres», disponíveis para tratamento da informação.
- Conhecer os princípios de funcionamento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
- Saber estruturar informação geográfica de modo a ser trabalhada em SIG.
- Dominar as ferramentas mais vulgarizadas dos SIG, através da resolução de problemas concretos.
Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território
MRCOT045 - ECTS
- Compreender a legislação e os conceitos dominantes no ordenamento e planamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise/ação.
- Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos de planeamento e ordenamento do território
- Compreender e explicar o caráter multidimensional do ordenamento e planeamento territorial.
- Conhecer e compreender alguns exemplos de modelos de ordenamento e planaeamento territorial a nível mundial
Planeamento e Governança Territorial
MRCOT024 - ECTS
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
1. Compreender e explicar a evolução das teorias e dos processos de planeamento.
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar do conhecimento sobre a construção de uma cidade que promove a qualidade de vida e o bem-estar.
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de governança e os processos de participação.
4. Compreender e aplicar os conceitos e as práticas vigentes atualmente no Planeamento, relacionando cidades, governança e intervenções em matéria de planeamento.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção, atendendo a um contexto de incertezas e mudanças.
Riscos e Ordenamento do Território
MRCOT029 - ECTS
Conhecer e interpretar a relação entre a dinâmica do meio físico e dinâmica social e definir o risco a ela associado.
Compreender o fluxo de trabalho no âmbito do ordenamento do território relevante para a gestão do risco.
Estudar os contributos da análise do risco natural para o ordenamento do território.
Analisar os efeitos do ordenamento do território na mitigação da vulnerabilidade territorial.
Cidades e Sustentabilidade Ambiental
MRCOT043 - ECTS
Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de: (1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio sustentabilidade urbana. (2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões da sustentabilidade ambiental nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas. (4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana;
Leitura da Paisagem
MRCOT020 - ECTS
As metodologias de ensino/aprendizagem são diversas, tendo como objetivo atingir , da forma mais eficaz possível,
os objetivos de aprendizagem previstos: Nas aulas teóricas priveligia-se a refflexão sobre a temática e nas teórico-
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práticas enumeram-se e discutem-se as variáveis instrumentais para a definição de unidades de paisagem,
utilizado-se exemplos concretos de relatórios já publicados, referentes quer a Portugal, quer a outros países
comunitários. A saída de campo é complementar e pretende desenvolver, simultaneamente, as capacidades de
observação no terreno, assim como de compreender a diversidade paisagística.
Planeamento e Gestão Urbana
MRCOT056 - ECTS
- Identificar o papel da gestão urbana face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial.
- Diferenciar tipos, métodos e escalas de gestão urbana, tendo em consideração os tipos, escalas e tempos do planeamento.
- Conhecer os diferentes agentes que intervêm no espaço urbano e a natureza da sua intervenção.
- Analisar as tendências pesadas e as incertezas cruciais e refletir os desafios do futuro, promovendo atitudes mais reflexivas e críticas e simultaneamente mais recetiva às mudanças.
- Dominar algumas metodologias e ferramentas da prospetiva e incorporar nas metodologias do planeamento estratégico as metodologias da prospetiva.
- Adquirir e desenvolver competências analíticas, de ação e comunicação, através da formulação de processos de prospetiva de base territorial.
Seminário de Projeto
MSIGOT026 - ECTS
Esta UC pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam ao estudante construir um projeto de investigação. Inicialmente, exercita-se a pesquisa de literatura científica recorrendo a portais que a disseminam, explorando as suas potencialidades, as métricas que usam e as vantagens da literatura científica revista por pares.
De modo prático, explicitam-se as regras formais de organização, estruturação e redação de relatórios, dissertações e artigos. Utilizando o EndNote, exemplifica-se a vantagem de usar ferramentas informáticas dedicadas à pesquisa, à criação de bases de dados bibliográficos e à edição automática de bibliografia.
Os conhecimentos, as técnicas e metodologias lecionadas nas sessões iniciais, são depois aplicadas e desenvolvidas pelos estudantes na construção do seu CV online e na elaboração do projeto individual de investigação que guiará o seu trabalho no 2º ano do CE.
Turismo e Planeamento Territorial
MRCOT037 - ECTS
Em conformidade com os objectivos do ciclo de estudos.
Urbanismo e Morfologia Urbana
MRCOT038 - ECTS
A construção dos objetivos de aprendizagem resultou da consideração dos objetivos e competências a adquirir previstas para o ciclo de estudos (e decorrentes do perfil de pós-graduado delineado), bem como dos conteúdos programáticos disciplinarmente pertinentes para a UC, tendo em conta, ainda, o nível de profundidade do ciclo de estudos. Além disso, tratando-se de um ciclo de estudos da área da Geografia e centrando-se os conteúdos da UC nos territórios/espaços urbanos, é óbvia a pertinência destes para permitir alcançar os objetivos previstos para o ciclo de estudos, sendo a coerência entre conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem ainda reforçada pelas metodologias de ensino/aprendizagem previstas.
Naturalmente, os objetivos abordam-se no ítem seguinte sobre os resultados de aprendizagem e competências.
Dissertação de Natureza Científica
MRCOT011 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:1. Executar um trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos,2. Evidenciar a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do CE na resolução de problemas relativamente complexos,3. Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico;4. Demonstrar competências na recolha de informação e sua análise, na seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema de investigação.
Relatório de Estágio
MRCOT039 - ECTS
A realização de um estágio pressupõe que o estudante no final da UC seja capaz de: integrar-se no ambiente de trabalho da área profissional para a qual está a adquirir competências; obter uma experiência de interação com técnicos qualificados e em exercício; contactar com as exigências do quotidiano profissional; aprender a planear, programar e executar com os recursos existentes; valorizar a ética, persistência, coerência, iniciativa, criatividade e qualidade no trabalho.
O Relatório de Estágio espelhará não só os progressos realizados e constrangimentos encontrados durante a permanência na instituição de acolhimento, como apresentará os resultados da investigação realizada sobre um tema selecionado, o estado do conhecimento, as fontes de informação levantadas/utilizadas, e mais-valias da aplicação de técnicas e metodologias atualizadas.
Trabalho de Projeto
MRCOT036 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver um trabalho de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. Trata-se de um projeto de investigação aplicada, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas.
O trabalho deve promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a recolha de informação, análise, a seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação e discussão pública dos resultados.
Cidades e Ordenamento do Território
MRCOT004 - ECTS
Compreender a relação do planeamento com a forma urbana, a estrutura urbana e o processo de urbanização;
Identificar, no seu contexto, as principais marcas na evolução do planeamento urbanístico;
Diferenciar tipos, métodos e escalas do planeamento urbanístico, tendo em consideração os objetivos essenciais no ordenamento e desenvolvimento do território;
Identificar o papel do planeamento face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial.
Gestão de Informação e Representação Cartográfica
MRCOT017 - ECTS
- Conhecer as principais instituições e organismos (públicos ou privados) produtores de informação.
- Desenvolver competências e conhecimentos aprofundados sobre a aquisição, manipulação, análise e representação da informação.
- Compreender os princípios de funcionamento de alguns programas informáticos, «comerciais» ou «livres», disponíveis para tratamento da informação.
- Conhecer os princípios de funcionamento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
- Saber estruturar informação geográfica de modo a ser trabalhada em SIG.
- Dominar as ferramentas mais vulgarizadas dos SIG, através da resolução de problemas concretos.
Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território
MRCOT045 - ECTS
- Compreender a legislação e os conceitos dominantes no ordenamento e planamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise/ação.
- Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos de planeamento e ordenamento do território
- Compreender e explicar o caráter multidimensional do ordenamento e planeamento territorial.
- Conhecer e compreender alguns exemplos de modelos de ordenamento e planaeamento territorial a nível mundial
Planeamento e Governança Territorial
MRCOT024 - ECTS
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
1. Compreender e explicar a evolução das teorias e dos processos de planeamento.
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar do conhecimento sobre a construção de uma cidade que promove a qualidade de vida e o bem-estar.
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de governança e os processos de participação.
4. Compreender e aplicar os conceitos e as práticas vigentes atualmente no Planeamento, relacionando cidades, governança e intervenções em matéria de planeamento.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção, atendendo a um contexto de incertezas e mudanças.
Riscos e Ordenamento do Território
MRCOT029 - ECTS
Conhecer e interpretar a relação entre a dinâmica do meio físico e dinâmica social e definir o risco a ela associado.
Compreender o fluxo de trabalho no âmbito do ordenamento do território relevante para a gestão do risco.
Estudar os contributos da análise do risco natural para o ordenamento do território.
Analisar os efeitos do ordenamento do território na mitigação da vulnerabilidade territorial.
Cartografia dos Riscos
MRCOT001 - ECTS
1. Compreender as metodologias de elaboração da cartografia de riscos;
2. Identificar áreas de risco;
3. Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco;
4. Organizar a informação em sistemas de informação geográfica (SIG);
5. Introduzir a problemática do risco no planeamento e ordenamento do território.
Cidades e Sustentabilidade Ambiental
MRCOT043 - ECTS
Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de: (1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio sustentabilidade urbana. (2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões da sustentabilidade ambiental nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas. (4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana;
Leitura da Paisagem
MRCOT020 - ECTS
As metodologias de ensino/aprendizagem são diversas, tendo como objetivo atingir , da forma mais eficaz possível,
os objetivos de aprendizagem previstos: Nas aulas teóricas priveligia-se a refflexão sobre a temática e nas teórico-
ACEF/1516/01397 — Guião para a auto-avaliação http://a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=3935a70e-c...
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práticas enumeram-se e discutem-se as variáveis instrumentais para a definição de unidades de paisagem,
utilizado-se exemplos concretos de relatórios já publicados, referentes quer a Portugal, quer a outros países
comunitários. A saída de campo é complementar e pretende desenvolver, simultaneamente, as capacidades de
observação no terreno, assim como de compreender a diversidade paisagística.
Recursos Hídricos e Ordenamento Territorial
MRCOT027 - ECTS
- Conhecer as características peculiares da água e sua importância para a vida;
- Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico e o seu papel na repartição da água e do calor à superfície do Globo;
- Identificar problemas relacionados com os recursos hídricos a diversas escalas de análise;
- Caracterizar as situações hidrológicas extremas e suas implicações no ordenamento do território;
- Analisar a problemática da governança da água, nomeadamente nas suas implicações económicas, ambientais, jurídicas e sociais;
- Avaliar as consequências das alterações climáticas nos recursos hídricos.
Riscos e Proteção Civil
MRCOT052 - ECTS
Conhecer o sistema nacional de protecção civil. Organização de competências relacionadas a protecção civil e riscos. Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco. Introduzir a problemática do risco nos processos de protecção e socorro.
Seminário de Projeto
MSIGOT026 - ECTS
Esta UC pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam ao estudante construir um projeto de investigação. Inicialmente, exercita-se a pesquisa de literatura científica recorrendo a portais que a disseminam, explorando as suas potencialidades, as métricas que usam e as vantagens da literatura científica revista por pares.
De modo prático, explicitam-se as regras formais de organização, estruturação e redação de relatórios, dissertações e artigos. Utilizando o EndNote, exemplifica-se a vantagem de usar ferramentas informáticas dedicadas à pesquisa, à criação de bases de dados bibliográficos e à edição automática de bibliografia.
Os conhecimentos, as técnicas e metodologias lecionadas nas sessões iniciais, são depois aplicadas e desenvolvidas pelos estudantes na construção do seu CV online e na elaboração do projeto individual de investigação que guiará o seu trabalho no 2º ano do CE.
Dissertação de Natureza Científica
MRCOT011 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:1. Executar um trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos,2. Evidenciar a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do CE na resolução de problemas relativamente complexos,3. Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico;4. Demonstrar competências na recolha de informação e sua análise, na seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema de investigação.
Relatório de Estágio
MRCOT039 - ECTS
A realização de um estágio pressupõe que o estudante no final da UC seja capaz de: integrar-se no ambiente de trabalho da área profissional para a qual está a adquirir competências; obter uma experiência de interação com técnicos qualificados e em exercício; contactar com as exigências do quotidiano profissional; aprender a planear, programar e executar com os recursos existentes; valorizar a ética, persistência, coerência, iniciativa, criatividade e qualidade no trabalho.
O Relatório de Estágio espelhará não só os progressos realizados e constrangimentos encontrados durante a permanência na instituição de acolhimento, como apresentará os resultados da investigação realizada sobre um tema selecionado, o estado do conhecimento, as fontes de informação levantadas/utilizadas, e mais-valias da aplicação de técnicas e metodologias atualizadas.
Trabalho de Projeto
MRCOT036 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver um trabalho de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. Trata-se de um projeto de investigação aplicada, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas.
O trabalho deve promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a recolha de informação, análise, a seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação e discussão pública dos resultados.