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Cursos

Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território

Dados Gerais

Código Oficial: 6953
Sigla: MRCOT

Diplomas

  • Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território - Especialização em Políticas Urbanas e Ordenamento do Território (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território - Especialização em Prevenção de Riscos e Ordenamento do Território (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Territorio - Políticas Urbanas e Ordenamento do Território (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território - Prevenção de Riscos e Ordenamento do Território (60 Créditos ECTS)

Cidades e Ordenamento do Território


MRCOT004 - ECTS

Compreender a relação do planeamento com a forma urbana, a estrutura urbana e o processo de urbanização;
Identificar, no seu contexto, as principais marcas na evolução do planeamento urbanístico;
Diferenciar tipos, métodos e escalas do planeamento urbanístico, tendo em consideração os objetivos essenciais no ordenamento e desenvolvimento do território;
Identificar o papel do planeamento face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial.


Gestão de Informação e Representação Cartográfica


MRCOT017 - ECTS
  1. Conhecer as principais instituições e organismos (públicos ou privados) produtores de informação.
  2. Desenvolver competências e conhecimentos aprofundados sobre a aquisição, manipulação, análise e representação da informação.
  3. Compreender os princípios de funcionamento de alguns programas informáticos, «comerciais» ou «livres», disponíveis para tratamento da informação.
  4. Conhecer os princípios de funcionamento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
  5. Saber estruturar informação geográfica de modo a ser trabalhada em SIG.
  6. Dominar as ferramentas mais vulgarizadas dos SIG, através da resolução de problemas concretos.

Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território


MRCOT045 - ECTS
  1. Compreender a legislação e os conceitos dominantes no ordenamento e planamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise/ação.
  2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos de planeamento e ordenamento do território
  3. Compreender e explicar o caráter multidimensional do ordenamento e planeamento territorial.
  4. Conhecer e compreender alguns exemplos de modelos de ordenamento e planaeamento territorial a nível mundial

 


Planeamento e Governança Territorial


MRCOT024 - ECTS
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
1. Compreender e explicar a evolução das teorias e dos processos de planeamento.
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar do conhecimento sobre a construção de uma cidade que promove a qualidade de vida e o bem-estar.
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de governança e os processos de participação.
4. Compreender e aplicar os conceitos e as práticas vigentes atualmente no Planeamento, relacionando cidades, governança e intervenções em matéria de planeamento.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção, atendendo a um contexto de incertezas e mudanças.

Riscos e Ordenamento do Território


MRCOT029 - ECTS
Conhecer e interpretar a relação entre a dinâmica do meio físico e dinâmica social e definir o risco a ela associado.
Compreender o fluxo de trabalho no âmbito do ordenamento do território relevante para a gestão do risco.
Estudar os contributos da análise do risco natural para o ordenamento do território.
Analisar os efeitos do ordenamento do território na mitigação da vulnerabilidade territorial.

Cidades e Sustentabilidade Ambiental


MRCOT043 - ECTS

Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de: (1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio sustentabilidade urbana. (2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões da sustentabilidade ambiental nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas. (4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana;

 


Leitura da Paisagem


MRCOT020 - ECTS
As metodologias de ensino/aprendizagem são diversas, tendo como objetivo atingir , da forma mais eficaz possível,
os objetivos de aprendizagem previstos: Nas aulas teóricas priveligia-se a refflexão sobre a temática e nas teórico-
ACEF/1516/01397 — Guião para a auto-avaliação http://a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=3935a70e-c...
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práticas enumeram-se e discutem-se as variáveis instrumentais para a definição de unidades de paisagem,
utilizado-se exemplos concretos de relatórios já publicados, referentes quer a Portugal, quer a outros países
comunitários. A saída de campo é complementar e pretende desenvolver, simultaneamente, as capacidades de
observação no terreno, assim como de compreender a diversidade paisagística.

 


Planeamento e Gestão Urbana


MRCOT056 - ECTS
  1. Identificar o papel da gestão urbana face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial.
  2. Diferenciar tipos, métodos e escalas de gestão urbana, tendo em consideração os tipos, escalas e tempos do planeamento.
  3. Conhecer os diferentes agentes que intervêm no espaço urbano e a natureza da sua intervenção.
  4. Analisar as tendências pesadas e as incertezas cruciais e refletir os desafios do futuro, promovendo atitudes mais reflexivas e críticas e simultaneamente mais recetiva às mudanças.
  5. Dominar algumas metodologias e ferramentas da prospetiva e incorporar nas metodologias do planeamento estratégico as metodologias da prospetiva.
  6. Adquirir e desenvolver competências analíticas, de ação e comunicação, através da formulação de processos de prospetiva de base territorial.

Seminário de Projeto


MSIGOT026 - ECTS
Esta UC pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam ao estudante construir um projeto de investigação. Inicialmente, exercita-se a pesquisa de literatura científica recorrendo a portais que a disseminam, explorando as suas potencialidades, as métricas que usam e as vantagens  da literatura científica revista por pares.
De modo prático, explicitam-se as regras formais de organização, estruturação e redação de relatórios, dissertações e artigos. Utilizando o EndNote, exemplifica-se a vantagem de usar ferramentas informáticas dedicadas à pesquisa, à criação de bases de dados bibliográficos e à edição automática de bibliografia.
Os conhecimentos, as técnicas e metodologias lecionadas nas sessões iniciais, são depois aplicadas e desenvolvidas pelos estudantes na construção do seu CV online e na elaboração do projeto individual de investigação que guiará o seu trabalho no 2º ano do CE.

Turismo e Planeamento Territorial


MRCOT037 - ECTS
Em conformidade com os objectivos do ciclo de estudos.

Urbanismo e Morfologia Urbana


MRCOT038 - ECTS

A construção dos objetivos de aprendizagem resultou da consideração dos objetivos e competências a adquirir previstas para o ciclo de estudos (e decorrentes do perfil de pós-graduado delineado), bem como dos conteúdos programáticos disciplinarmente pertinentes para a UC, tendo em conta, ainda, o nível de profundidade do ciclo de estudos. Além disso, tratando-se de um ciclo de estudos da área da Geografia e centrando-se os conteúdos da UC nos territórios/espaços urbanos, é óbvia a pertinência destes para permitir alcançar os objetivos previstos para o ciclo de estudos, sendo a coerência entre conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem ainda reforçada pelas metodologias de ensino/aprendizagem previstas.
Naturalmente, os objetivos abordam-se no ítem seguinte sobre os resultados de aprendizagem e competências.


Dissertação de Natureza Científica


MRCOT011 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Executar um trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos,
2. Evidenciar a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do CE na resolução de problemas relativamente complexos,
3. Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico;
4. Demonstrar competências na recolha de informação e sua análise, na seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema de investigação.

Relatório de Estágio


MRCOT039 - ECTS
A realização de um estágio pressupõe que o estudante no final da UC seja capaz de: integrar-se no ambiente de trabalho da área profissional para a qual está a adquirir competências; obter uma experiência de interação com técnicos qualificados e em exercício; contactar com as exigências do quotidiano profissional; aprender a planear, programar e executar com os recursos existentes; valorizar a ética, persistência, coerência, iniciativa, criatividade e qualidade no trabalho.

O Relatório de Estágio espelhará não só os progressos realizados e constrangimentos encontrados durante a permanência na instituição de acolhimento, como apresentará os resultados da investigação realizada sobre um tema selecionado, o estado do conhecimento, as fontes de informação levantadas/utilizadas, e mais-valias da aplicação de técnicas e metodologias atualizadas.

Trabalho de Projeto


MRCOT036 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver um trabalho de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. Trata-se de um projeto de investigação aplicada, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas.
O trabalho deve promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a recolha de informação, análise, a seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação e discussão pública dos resultados. 

Cidades e Ordenamento do Território


MRCOT004 - ECTS

Compreender a relação do planeamento com a forma urbana, a estrutura urbana e o processo de urbanização;
Identificar, no seu contexto, as principais marcas na evolução do planeamento urbanístico;
Diferenciar tipos, métodos e escalas do planeamento urbanístico, tendo em consideração os objetivos essenciais no ordenamento e desenvolvimento do território;
Identificar o papel do planeamento face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial.


Gestão de Informação e Representação Cartográfica


MRCOT017 - ECTS
  1. Conhecer as principais instituições e organismos (públicos ou privados) produtores de informação.
  2. Desenvolver competências e conhecimentos aprofundados sobre a aquisição, manipulação, análise e representação da informação.
  3. Compreender os princípios de funcionamento de alguns programas informáticos, «comerciais» ou «livres», disponíveis para tratamento da informação.
  4. Conhecer os princípios de funcionamento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
  5. Saber estruturar informação geográfica de modo a ser trabalhada em SIG.
  6. Dominar as ferramentas mais vulgarizadas dos SIG, através da resolução de problemas concretos.

Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território


MRCOT045 - ECTS
  1. Compreender a legislação e os conceitos dominantes no ordenamento e planamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise/ação.
  2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos de planeamento e ordenamento do território
  3. Compreender e explicar o caráter multidimensional do ordenamento e planeamento territorial.
  4. Conhecer e compreender alguns exemplos de modelos de ordenamento e planaeamento territorial a nível mundial

 


Planeamento e Governança Territorial


MRCOT024 - ECTS
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
1. Compreender e explicar a evolução das teorias e dos processos de planeamento.
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar do conhecimento sobre a construção de uma cidade que promove a qualidade de vida e o bem-estar.
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de governança e os processos de participação.
4. Compreender e aplicar os conceitos e as práticas vigentes atualmente no Planeamento, relacionando cidades, governança e intervenções em matéria de planeamento.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção, atendendo a um contexto de incertezas e mudanças.

Riscos e Ordenamento do Território


MRCOT029 - ECTS
Conhecer e interpretar a relação entre a dinâmica do meio físico e dinâmica social e definir o risco a ela associado.
Compreender o fluxo de trabalho no âmbito do ordenamento do território relevante para a gestão do risco.
Estudar os contributos da análise do risco natural para o ordenamento do território.
Analisar os efeitos do ordenamento do território na mitigação da vulnerabilidade territorial.

Cartografia dos Riscos


MRCOT001 - ECTS

1. Compreender as metodologias de elaboração da cartografia de riscos; 
2. Identificar áreas de risco;
3. Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco;
4. Organizar a informação em sistemas de informação geográfica (SIG);
5. Introduzir a problemática do risco no planeamento e ordenamento do território.


Cidades e Sustentabilidade Ambiental


MRCOT043 - ECTS

Espera-se que no final desta UC, os estudantes sejam capazes de: (1) conhecer e aplicar corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio sustentabilidade urbana. (2) compreender as problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) Manifestar sensibilidade relativamente às questões da sustentabilidade ambiental nas cidades, envolvendo-se na identificação e resolução de problemas. (4) selecionar, tratar, interpretar e produzir informação geográfica adequada e à avaliação de problemas e de desenho de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana;

 


Leitura da Paisagem


MRCOT020 - ECTS
As metodologias de ensino/aprendizagem são diversas, tendo como objetivo atingir , da forma mais eficaz possível,
os objetivos de aprendizagem previstos: Nas aulas teóricas priveligia-se a refflexão sobre a temática e nas teórico-
ACEF/1516/01397 — Guião para a auto-avaliação http://a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=3935a70e-c...
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práticas enumeram-se e discutem-se as variáveis instrumentais para a definição de unidades de paisagem,
utilizado-se exemplos concretos de relatórios já publicados, referentes quer a Portugal, quer a outros países
comunitários. A saída de campo é complementar e pretende desenvolver, simultaneamente, as capacidades de
observação no terreno, assim como de compreender a diversidade paisagística.

 


Recursos Hídricos e Ordenamento Territorial


MRCOT027 - ECTS

- Conhecer as características peculiares da água e sua importância para a vida;
- Compreender o funcionamento do ciclo hidrológico e o seu papel na repartição da água e do calor à superfície do Globo;
- Identificar problemas relacionados com os recursos hídricos a diversas escalas de análise;
- Caracterizar as situações hidrológicas extremas e suas implicações no ordenamento do território;
- Analisar a problemática da governança da água, nomeadamente nas suas implicações económicas, ambientais, jurídicas e sociais;
- Avaliar as consequências das alterações climáticas nos recursos hídricos.


Riscos e Proteção Civil


MRCOT052 - ECTS

Conhecer o sistema nacional de protecção civil. Organização de competências relacionadas a protecção civil e riscos. Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco. Introduzir a problemática do risco nos processos de protecção e socorro.


Seminário de Projeto


MSIGOT026 - ECTS
Esta UC pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam ao estudante construir um projeto de investigação. Inicialmente, exercita-se a pesquisa de literatura científica recorrendo a portais que a disseminam, explorando as suas potencialidades, as métricas que usam e as vantagens  da literatura científica revista por pares.
De modo prático, explicitam-se as regras formais de organização, estruturação e redação de relatórios, dissertações e artigos. Utilizando o EndNote, exemplifica-se a vantagem de usar ferramentas informáticas dedicadas à pesquisa, à criação de bases de dados bibliográficos e à edição automática de bibliografia.
Os conhecimentos, as técnicas e metodologias lecionadas nas sessões iniciais, são depois aplicadas e desenvolvidas pelos estudantes na construção do seu CV online e na elaboração do projeto individual de investigação que guiará o seu trabalho no 2º ano do CE.

Dissertação de Natureza Científica


MRCOT011 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Executar um trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos,
2. Evidenciar a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do CE na resolução de problemas relativamente complexos,
3. Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico;
4. Demonstrar competências na recolha de informação e sua análise, na seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema de investigação.

Relatório de Estágio


MRCOT039 - ECTS
A realização de um estágio pressupõe que o estudante no final da UC seja capaz de: integrar-se no ambiente de trabalho da área profissional para a qual está a adquirir competências; obter uma experiência de interação com técnicos qualificados e em exercício; contactar com as exigências do quotidiano profissional; aprender a planear, programar e executar com os recursos existentes; valorizar a ética, persistência, coerência, iniciativa, criatividade e qualidade no trabalho.

O Relatório de Estágio espelhará não só os progressos realizados e constrangimentos encontrados durante a permanência na instituição de acolhimento, como apresentará os resultados da investigação realizada sobre um tema selecionado, o estado do conhecimento, as fontes de informação levantadas/utilizadas, e mais-valias da aplicação de técnicas e metodologias atualizadas.

Trabalho de Projeto


MRCOT036 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver um trabalho de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. Trata-se de um projeto de investigação aplicada, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso para a resolução de problemas.
O trabalho deve promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a recolha de informação, análise, a seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação e discussão pública dos resultados. 

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