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Cursos

Licenciatura em Ciências da Linguagem

Dados Gerais

Código Oficial: 9040
Sigla: CL

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Linguagem - Variante de Linguística (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Linguagem - Variante de Língua Não Materna (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2012 2013 2014 2015 2016
- 122,4 128 126 129

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 28
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Alemão A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contém um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de expressão alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por materiais fornecidos pelo docente.


Bases de Análise Gramatical


CL003 - ECTS

Os objetivos da unidade curricular são: 1. fortalecer as bases de análise gramatical adquiridas pelo estudantes ao longo dos Ensinos Básico e Secundário; 2. promover o conhecimento de noções centrais das áreas fundamentais de Morfologia, Morfossintaxe e Sintaxe; 3. desenvolver técnicas de descrição gramatical dos estudantes (observação, procura de regularidades, generalização a partir dos dados linguísticos); 4. melhorar as capacidades de escrita dos estudantes.


Espanhol A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


Espanhol C1.1


LLC127 - ECTS
Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural.

As competências que os estudantes deverão adquirir são:
  • Na área da receção: Compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: Comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: Relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.
Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).

Francês A1


LLC037 - ECTS

1/ Compreensão oral

Ser capaz de reconhecer palavras  e expressôes muito básicas sobre si mesmo, sua família e seu ambiente concreto e imediato. 

2/ Compreensão escrita

Ser capaz de compreender palavras e frases muito simples por exemplo em cartazes, avisos, folhetos ou textos simples.

3/ Produção oral ou interatividade

Ser capaz de comunicar de forma simples, fazer perguntas simples sobre assuntos familiares ou necessidades imediatas, ser capaz de responder a essas perguntas.

4/ Produção oral contínua

Saber usar expressões e frases simples para descrever lugares e pessoas.

5/ Produção escrita

Saber escrever mensagens ou postais simples, por exemplo de férias. Ser capaz de preencher um questionário ou um formulário com dados pessoais, como o nome, o endereço ou a nacionalidade. 


Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


Inglês B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Latim I


EPL015 - ECTS
Pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais da língua latina (morfológicas e sintáticas), que serão, sempre que possível, relacionadas com as da língua portuguesa. Pretende-se também que os estudantes apliquem esses conhecimentos à tradução para português de textos simples (originais ou em versões adaptadas) e à versão para latim de pequenas frases.

No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução e da versão de textos simples.

Lógica e Linguagem


CL016 - ECTS

1. Adquirir instrumentos formais básicos que permitam compreender algumas relações fundamentais nas línguas; 2. Relacionar lógica e linguística de modo a tornar mais claros vários aspetos das línguas; 3. Levar os estudantes a compreender que alguns sistemas lógicos fornecem meios rigorosos para o estudo das línguas, mas não se confundem com estas.


Métodos e Técnicas de Pesquisa


LLC108 - ECTS

Para LLC: Pretende-se que os estudantes 1. Conheçam as funções e potencialidades das bibliotecas na perspetiva do investigador em ciências humanas. 2. Tomem consciência das virtualidades e dos riscos da pesquisa na Internet.

 

Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: Os estudantes deverão: 1. saber como se processa a investigação em ciências da linguagem através do desenvolvimento da procura de rigor metodológico e espírito crítico; 2. desenvolver a capacidade de usar técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico; 3. conhecer os procedimentos e a terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados; 4. adquirir conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais; 5. revelar a capacidade de participação ativa num projeto de linguística; 6. melhorar a capacidade de leitura e de interpretação de alguns estudos científicos na área das ciências da linguagem; 7. desenvolver a capacidade para um estudo autónomo em Linguística.


Alemão A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de expressão alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por materiais fornecidos pelo docente.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:

- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Espanhol C1.2


LLC129 - ECTS

Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural.

As competências que os estudantes deverão adquirir são:

  • Na área da receção: Compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: Comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: Relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.

Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).


Estética e Linguagem


CL004 - ECTS

OBJETIVOS: A disciplina pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a Linguagem enquanto objeto científico, nomeadamente nos campos epistemológicos partilhados pela Estética e pela Filologia. Num segundo plano, pretende dar a conhecer argumentos, exemplos e bibliografia que construam um pensamento crítico e alertem para a complexidade do estatuto "estético", quer na linguagem dita “comum”, quer na linguagem dita “literária”. 


Fonética


CL009 - ECTS
Transcrição fonética estreita de amostras de fala - Recolha, gravação, análise acústica e manipulação laboratorial de amostras de fala - Identificação e descrição das principais características articulatórias e acústicas dos sons da fala

Francês A2


LLC038 - ECTS

Os estudantes terão de atingir o nível A2 nas cinco competências do QECR.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

Atteindre le niveau B1 tel que défini par le CECRL (consultable dans la rubrique « documentos » du cours)


Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Linguística


CL013 - ECTS

Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística nos níveis de análise considerados em Bases de Análise Gramatical e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.

Programa B – para alunos que não tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.


Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I


CL026 - ECTS

Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os estudantes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre, deverão ser capazes de:

- compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano;
- participar, ativamente, numa conversa em língua alemã sobre assuntos com que os estudantes estejam familiarizados e temas de interesse pessoal;
- produzir textos estruturados e coerentes sobre estes temas, descrevendo acontecimentos e impressões pessoais e expondo a sua opinião;
- dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível;
- adquirir um conhecimento mais alargado sobre realidades socioculturais diferentes dos países de expressão alemã e sobre aspetos interculturais.

Alemão B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular, os estudantes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Além de consolidar os conhecimentos de léxico estudados anteriormente, os estudantes deverão:

- ler e compreender, na compreensão oral e na leitura, o conteúdo de textos longos, de entrevistas e de sequências complexas de argumentação, no âmbito das áreas temáticas estudadas e de temas da atualidade, incluindo textos com temas de caráter abstrato ou técnico;

- desenvolver competências lexicais para compreender e resumir textos escritos (adaptados e/ou autênticos, como artigos online, comentários e reportagens) sobre os assuntos abordados;

- desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas estudados;

- apresentar e defender, oralmente, diferentes pontos de vista acerca de temas atuais e polêmicos e expressar-se, em alemão, com fluência, clareza e espontaneidade, na interação com o/a docente e com os colegas da turma.

- redigir e explicar, de forma clara e pormenorizada, um ponto de vista;

- desenvolver e aplicar técnicas de resumo a partir do trabalho com textos autênticos.

No final do semestre, os estudantes terão desenvolvido competências essenciais para o uso sistemático (recetivo e produtivo) da língua alemã, aplicando o léxico e as estruturas idiomáticas (Redemittel) específicas para os conteúdos abordados. Também deverão dominar as terminologias e as estruturas gramaticais adequadas ao nível B2.1 e adquirir um conhecimento mais alargado sobre realidades socioculturais diferentes dos países de expressão alemã.


Espanhol B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Fonologia e Morfologia


CL010 - ECTS
Estabelecimento do inventário segmental de uma língua - Identificação dos principais padrões de variação associados a cada segmento - Diferenciação entre unidades e processos segmentais e prosódicos - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos de uma língua - Análise morfológica - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras - Identificação e explicação de fatores fonológicos nos processos morfológicos das línguas flexionais.

Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


Inglês B2.3


LLC120 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Psicolinguística


CL019 - ECTS

Sensibilizar os estudantes para aspetos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados


Semântica Lexical


CL021 - ECTS

1. Conhecer os princípios da Semântica Lexical. 2. Analisar diferentes dimensões do significado das estruturas léxicas e os mecanismos da sua organização. 3. Descrever a estrutura das unidades léxicas. 4. Determinar as principais relações de significado das estruturas léxicas. 5. Apreender os processos de variação e mudança do significado léxico.  6. Aplicar os princípios teóricos à análise de material linguístico, através do uso de instrumentos rigorosos de análise. 


Sintaxe I


CL022 - ECTS


Estudar as noções básicas em Sintaxe numa perspetiva comparada. 


Aquisição da Linguagem


CL002 - ECTS

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados


Linguística Românica


CL015 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em duas áreas: por um lado o estudo da variação linguística com a sua aplicação ao domínio da linguística românica e por outro uma integração específica do Português no âmbito das línguas românicas.

Pretende-se que os estudantes adquiram capacidade para dominar conhecimentos na área da variação linguística com a sua aplicação ao domínio da linguística românica.

E que desenvolvam a capacidade para integrar específicamente o Português no âmbito das línguas a que historicamente está ligado.

Semântica Frásica


CL020 - ECTS

1.Aquisição de um conjunto de conhecimentos fundamentais sobre semântica frásica das línguas naturais e sobre o Português em particular;
2. Reforço e desenvolvimento de aspetos da reflexão semântica sobre as línguas naturais, baseada em propostas teóricas;
3. Conduzir os estudantes a desenvolverem métodos semânticos de análise e a reconhecerem e identificarem diferentes tipos de problemas semânticos.

 

 


Sintaxe II


CL023 - ECTS

Partindo dos fundamentos teóricos e metodológicos adquiridos em Sintaxe I, alargar o leque de fenómenos sintáticos, estudando a sintaxe da subordinação e da coordenação.


História da Língua Portuguesa


CL011 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspetiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.


Pragmática


CL017 - ECTS

No final do semestre o estudante deverá 1. Situar a Pragmática como área da Linguística e conhecer as etapas fundamentais da sua evolução; 2. Conhecer as noções essenciais de Pragmática; 3. Desenvolver e saber aplicar os conhecimentos adquiridos a diferentes géneros discursivos.


Sociolinguística


CL025 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são conduzir os estudantes a:

Reconhecer os vários aspetos da relação entre língua e sociedade;

Identificar os fatores da variação  e as variedades de uma língua;

Reconhecer os fatores situacionais e os diferentes registos de língua;

Adquirir metodologias de análise da interação sócio-verbal.


Análise do Discurso


CL001 - ECTS

- Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do Outro e do Real e como meio de socialização.

- Compreender os discursos produzidos num dado contexto social como um vestígio das interrelações entre língua e sociedade.

- Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas

- Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva


Linguística de Texto


CL014 - ECTS

1. Conhecer as principais perspetivas teóricas da Linguística Textual. 2. Descrever a organização textual. 3. Determinar os principais recursos dessa organização e a sua função na construção dos sentidos. 4. Caracterizar protótipos textuais e géneros discursivos. 5. Aplicar os princípios teóricos à análise de textos, através do uso de instrumentos rigorosos de análise. 


Projeto


CL018 - ECTS

1. Desenvolver nos estudantes competências a nível do desempenho de tarefas de investigação científica ou de apoio à investigação científica.
2. Envolver os estudantes na dinâmica de investigação, estimulando a sua participação em equipas, grupos e projetos de investigação.
3. Confrontar os estudantes com a aplicação prática dos conhecimentos fundamentais, quer a nível teórico, quer a nível metodológico, adquiridos nos semestres anteriores da licenciatura.
4. Desenvolver o espírito de responsabilidade dos estudantes.
5. Contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e das competências metodológicas dos estudantes.


Alemão A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contém um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de expressão alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por materiais fornecidos pelo docente.


Bases de Análise Gramatical


CL003 - ECTS

Os objetivos da unidade curricular são: 1. fortalecer as bases de análise gramatical adquiridas pelo estudantes ao longo dos Ensinos Básico e Secundário; 2. promover o conhecimento de noções centrais das áreas fundamentais de Morfologia, Morfossintaxe e Sintaxe; 3. desenvolver técnicas de descrição gramatical dos estudantes (observação, procura de regularidades, generalização a partir dos dados linguísticos); 4. melhorar as capacidades de escrita dos estudantes.


Espanhol A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


Espanhol C1.1


LLC127 - ECTS
Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural.

As competências que os estudantes deverão adquirir são:
  • Na área da receção: Compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: Comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: Relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.
Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).

Francês A1


LLC037 - ECTS

1/ Compreensão oral

Ser capaz de reconhecer palavras  e expressôes muito básicas sobre si mesmo, sua família e seu ambiente concreto e imediato. 

2/ Compreensão escrita

Ser capaz de compreender palavras e frases muito simples por exemplo em cartazes, avisos, folhetos ou textos simples.

3/ Produção oral ou interatividade

Ser capaz de comunicar de forma simples, fazer perguntas simples sobre assuntos familiares ou necessidades imediatas, ser capaz de responder a essas perguntas.

4/ Produção oral contínua

Saber usar expressões e frases simples para descrever lugares e pessoas.

5/ Produção escrita

Saber escrever mensagens ou postais simples, por exemplo de férias. Ser capaz de preencher um questionário ou um formulário com dados pessoais, como o nome, o endereço ou a nacionalidade. 


Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


História de Portugal


CL012 - ECTS

Facultar aos alunos uma moldura informativa geral, segura e crítica, de suporte a uma perspetivação geral, diacrónica e de síntese, da História de Portugal, revisitada nas suas grandes épocas e quadros estruturais e conjunturais, de modo a melhor permitir entender a nossa contemporaneidade. Ao mesmo tempo que assim se procurará ir ao encontro das necessidades e apetências curriculares específicas do curso, não se descurará o fornecimento aos discentes de sugestões críticas e esquemas operativos de análise, incrementadores do seu gosto pelo exercício reflexivo, pessoal e autónomo, sobre as problemáticas atuais da vida do país (a nível interno e externo), à luz das constantes inscritas no seu devir colectivo. Os alunos devem ficar, nomeadamente, com capacidade de: a) identificar os grandes ciclos da História de Portugal no seu contexto europeu; b) identificar os mais relevantes fatores de mudança das nossas modernidade e contemporaneidade; c) questionar-se e discorrer criticamente sobre o papel e lugar da história nacional no quadro dos fatores de globalização.


Inglês B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Metodologia dos Estudos Literários_Português I


LLC104 - ECTS
Adquirir instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo do objecto literário.

Métodos e Técnicas de Pesquisa


LLC108 - ECTS

Para LLC: Pretende-se que os estudantes 1. Conheçam as funções e potencialidades das bibliotecas na perspetiva do investigador em ciências humanas. 2. Tomem consciência das virtualidades e dos riscos da pesquisa na Internet.

 

Para a licenciatura em Ciências da Linguagem: Os estudantes deverão: 1. saber como se processa a investigação em ciências da linguagem através do desenvolvimento da procura de rigor metodológico e espírito crítico; 2. desenvolver a capacidade de usar técnicas básicas de preparação e execução de trabalhos de pesquisa neste domínio científico; 3. conhecer os procedimentos e a terminologia habituais na apresentação, escrita e oral, dos estudos de ciências da linguagem, bem como alguns equipamentos auxiliares da recolha, tratamento e análise de dados e da apresentação de resultados; 4. adquirir conhecimentos amplos acerca de técnicas e procedimentos específicos no domínio dos estudos de campo e experimentais; 5. revelar a capacidade de participação ativa num projeto de linguística; 6. melhorar a capacidade de leitura e de interpretação de alguns estudos científicos na área das ciências da linguagem; 7. desenvolver a capacidade para um estudo autónomo em Linguística.


Alemão A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de expressão alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por materiais fornecidos pelo docente.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:

- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Espanhol C1.2


LLC129 - ECTS

Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural.

As competências que os estudantes deverão adquirir são:

  • Na área da receção: Compreender sem dificuldade discursos extensos.
  • Na área da produção: Comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
  • Na área da interação: Relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
  • Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.

Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).


Francês A2


LLC038 - ECTS

Os estudantes terão de atingir o nível A2 nas cinco competências do QECR.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

Atteindre le niveau B1 tel que défini par le CECRL (consultable dans la rubrique « documentos » du cours)


Geografia Humana de Portugal


CL030 - ECTS

- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.

- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.


Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Linguística


CL013 - ECTS

Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística nos níveis de análise considerados em Bases de Análise Gramatical e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.

Programa B – para alunos que não tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.


Literatura Brasileira II


EPL022 - ECTS
Estudo de alguns textos, autores e momentos importantes da literatura brasileira. 

Literatura Portuguesa Contemporânea


EPL027 - ECTS

Caracterizar e problematizar a escrita de autores significativos no panorama da literatura portuguesa depois do Modernismo; identificar e descrever alguns dos momentos evolutivos mais marcantes para o devir da poesia e da narrativa breve novecentistas, tendo em conta vectores histórico-literários, culturais e estéticos.


Literatura Portuguesa do Barroco e do Neoclassicismo


EPL028 - ECTS

1. Conhecer e problematizar algumas das obras literárias mais significativas do Barroco e do Neoclassicismo em Portugal; 2. Identificar e caracterizar os fundamentos teóricos e as práticas estético-literárias desenvolvidas ao longo dos séculos XVI-XVIII; 3. Aplicar correctamente os instrumentos teóricos fundamentais para a análise crítica de textos literários de natureza lírica e narrativa; 4. Produzir, no plano da análise e do comentário, um discurso crítico fundamentado.


Literatura Portuguesa do Simbolismo ao Modernismo


EPL031 - ECTS

Estudo da Literatura Portuguesa dentro dos parâmetros cronológicos propostos no quadro curricular desta licenciatura, seguindo o seu movimento evolutivo – do Fim-do-Século ao Modernismo – e destacando alguns momentos fulcrais, com base no conceito de geração, na ação polarizadora das revistas literárias e no protagonismo de alguns dos seus colaboradores.


Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I


CL026 - ECTS

Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.


Estruturas Léxicas do Português


CL006 - ECTS

1. Conhecer conceitos de léxico e tipos de unidades lexicais. 2. Relacionar o léxico com diferentes áreas gramaticais e com o dicionário. 3. Caracterizar processos de estrutura e composição do léxico. 4. Apreender diferentes dimensões do significado e da sua organização. 5. Descrever as relações semânticas das estruturas léxicas. 6. Analisar a estrutura argumental das classes sintáticas verbo, nome e adjetivo. 7. Aplicar os princípios teóricos à análise de material linguístico, através do uso de instrumentos rigorosos de análise. 


Estruturas Sintáticas e Semânticas do Português I


CL007 - ECTS

 Os objetivos da disciplina são os seguintes: Aquisição de novos conhecimentos e novos métodos de análise em Sintaxe e em Semântica Lexical com particular incidência sobre a língua portuguesa e algumas das suas variedades.


História do Teatro Português - de Gil Vicente ao Teatro de Setecentos


EPL013 - ECTS

Esta u.c. tem como objetivo o estudo e compreensão da história do teatro em Portugal, desde a sua emergência até aos elementos específicos do teatro Setecentista. Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os momentos mais significativos da História do Teatro Português; que compreenda e integre as etapas determinantes desta história nos vários contextos (sociais, históricos, estéticos, políticos) em que emergem; que adquira competências para entender algumas obras representativas deste percurso, no seu diálogo com os códigos, os textos e os contextos. Procura-se que o aluno desenvolva um conhecimento sólido e fundamentado das diversas etapas desta história, sedimentado em autores, obras, teorização e testemunhos dos modos de ser desta multifacetada realidade, capaz de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.


Literatura Brasileira I


EPL021 - ECTS

Introdução à literatura brasileira (e também à língua portuguesa do Brasil e à cultura brasileira) através do estudo panorâmico de textos e autores representativos. Espera-se que, no final do curso, os alunos sejam capazes de conhecer e de problematizar o sistema literário brasileiro e de o relacionarem com outros sistemas e movimentos. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos aprofundem noções de história literária e de poética e que sejam capazes de produzir um discurso crítico fundamentado sobre os pontos do programa.


Literatura Portuguesa do Renascimento e do Humanismo


EPL029 - ECTS

1. Traçar um panorama evolutivo da literatura portuguesa (lírica e novela) do século XVI. 2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro, relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibéricas. 3. Delimitar e definir os contornos específicos das opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias no âmbito do lirismo renascentista e às concepções teóricas nelas implicadas.


Literatura Portuguesa do Romantismo ao Naturalismo


EPL030 - ECTS

Os estudantes tornam-se capazes de compreender a evolução dos movimentos literários românticos e naturalistas, tanto na perspetiva da experimentação formal como nas diferentes cosmovisões assumidas.


Literatura Portuguesa Medieval


EPL032 - ECTS

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.


Literaturas Orais e Marginais I


EPL033 - ECTS
Os estudantes tornam-se capazes de questionar os conceitos de “literatura”, “literatura oral”, “literatura marginal”, e de analisar diversas formas de literaturas orais e marginais (como o conto popular e o mito urbano), de um ponto de vista teórico e cronológico.

Técnicas de Comunicação Oral e Escrita II


CL027 - ECTS

- Relacionar a função representativa da língua com a sua função comunicativa e enunciativa.
- Desenvolver as competências de reflexão explícita sobre a língua portuguesa.
- Compreender e interpretar textos orais e escritos de vários tipos.
- Desenvolver a competência comunicativa nas mais variadas situações de uso orais e escritas.


Cultura Portuguesa da Época dos Descobrimentos


EPL005 - ECTS

1. Aceder a dados fundamentais de carácter histórico, cultural e social que contribuíram para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal. 2. Reflectir criticamente sobre testemunhos das viagens de descobrimento e problematizar a visão do Outro que neles se patenteia. 3. Situar a participação do Portugal de quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.


Cultura Portuguesa do Barroco e das Luzes


EPL006 - ECTS

Esta unidade curricular pretende facultar aos estudantes um quadro informativo e cultural complexo sobre os séculos XVII e XVIII portugueses, considerando, por um lado, o seu enquadramento europeu e, por outro, as especificidades das ideias e modos de pensar, das expressões literárias e do viver social da época. Deste modo, os estudantes poderão desenvolver conhecimentos e perspetivas críticas sobre os conceitos e as caraterísticas dos períodos Barroco e das Luzes a partir de um conjunto de textos que representam aspetos e temas importantas destes períodos. Ao mesmo tempo, disporão de elementos que lhe permitam compreender a sua influência sobre o desenvolvimento cultural daquelas épocas e das posteriores.
Os estudantes comprenderão que a relação entre "textos e contextos" é particularmente relevante para a compreensão das continuidades e mudanças entre o "Portugal restaurado" e o "Portugal do Iluminismo".


Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português


CL005 - ECTS
Transcrição fonética larga do português - Classificação articulatória tradicional das consoantes e vogais do português - Identificação das principais marcas de variação fonética dialetal - Descrição do inventário segmental do português - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos do português – Descrição dos processos prosódicos de atribuição de acento lexical em português – Descrição dos principais processos fonológicos lexicais e pós-lexicais do português - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras em português - Identificação e explicação de casos de interferêcia de fatores fonológicos e morfológicos em português: acento; especificação da vogal temática; harmonização vocálica – Identificação e delimitação das unidades prosódicas fundamentais do português: palavra fonológica; grupo clítico

Estruturas Sintáticas e Semânticas do Português II


CL008 - ECTS

1.Consolidação e desenvolvimento de conhecimentos de Sintaxe, em particular de alguns tipos de frases complexas;
2 Aprendizagem de novas formas de conceber aspetos da Semântica da língua portuguesa tendo em conta a semântica das palavras como os nomes ou a semântica do tempo, aspeto e modo e a sua influência ao nível da frase e do discurso.

 


Ficção Medieval


EPL008 - ECTS

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com os textos galego-portugueses e portugueses do romance arturiano em prosa, nomeadamente o Livro de Galaaz e da Morte de Artur (Demanda do Santo Graal). Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção do romance arturiano, e realçar o papel desempenhado por essa literatura na transmisão de mitos, modelos de comportamento e técnicas de escrita ao ambiente português medieval.


História do Teatro Português - de Garrett ao Teatro Contemporâneo


EPL012 - ECTS

OBJETIVOS: A disciplina pretende facultar aos estudantes um conjunto de referências propedêuticas sobre autores, géneros e conceitos da História do Teatro em Portugal, durante os séculos XVIII-XX. A apresentação de um portefólio individual estimulará uma reflexão mais autónoma sobre o Teatro e a Dramaturgia, com um progressivo sentido crítico. 


Literatura Brasileira II


EPL022 - ECTS
Estudo de alguns textos, autores e momentos importantes da literatura brasileira. 

Literatura Portuguesa Contemporânea


EPL027 - ECTS

Caracterizar e problematizar a escrita de autores significativos no panorama da literatura portuguesa depois do Modernismo; identificar e descrever alguns dos momentos evolutivos mais marcantes para o devir da poesia e da narrativa breve novecentistas, tendo em conta vectores histórico-literários, culturais e estéticos.


Literatura Portuguesa do Barroco e do Neoclassicismo


EPL028 - ECTS

1. Conhecer e problematizar algumas das obras literárias mais significativas do Barroco e do Neoclassicismo em Portugal; 2. Identificar e caracterizar os fundamentos teóricos e as práticas estético-literárias desenvolvidas ao longo dos séculos XVI-XVIII; 3. Aplicar correctamente os instrumentos teóricos fundamentais para a análise crítica de textos literários de natureza lírica e narrativa; 4. Produzir, no plano da análise e do comentário, um discurso crítico fundamentado.


Literatura Portuguesa do Simbolismo ao Modernismo


EPL031 - ECTS

Estudo da Literatura Portuguesa dentro dos parâmetros cronológicos propostos no quadro curricular desta licenciatura, seguindo o seu movimento evolutivo – do Fim-do-Século ao Modernismo – e destacando alguns momentos fulcrais, com base no conceito de geração, na ação polarizadora das revistas literárias e no protagonismo de alguns dos seus colaboradores.


História da Língua Portuguesa


CL011 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspetiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.


História do Teatro Português - de Gil Vicente ao Teatro de Setecentos


EPL013 - ECTS

Esta u.c. tem como objetivo o estudo e compreensão da história do teatro em Portugal, desde a sua emergência até aos elementos específicos do teatro Setecentista. Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os momentos mais significativos da História do Teatro Português; que compreenda e integre as etapas determinantes desta história nos vários contextos (sociais, históricos, estéticos, políticos) em que emergem; que adquira competências para entender algumas obras representativas deste percurso, no seu diálogo com os códigos, os textos e os contextos. Procura-se que o aluno desenvolva um conhecimento sólido e fundamentado das diversas etapas desta história, sedimentado em autores, obras, teorização e testemunhos dos modos de ser desta multifacetada realidade, capaz de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.


Literatura Brasileira I


EPL021 - ECTS

Introdução à literatura brasileira (e também à língua portuguesa do Brasil e à cultura brasileira) através do estudo panorâmico de textos e autores representativos. Espera-se que, no final do curso, os alunos sejam capazes de conhecer e de problematizar o sistema literário brasileiro e de o relacionarem com outros sistemas e movimentos. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos aprofundem noções de história literária e de poética e que sejam capazes de produzir um discurso crítico fundamentado sobre os pontos do programa.


Literatura Portuguesa do Renascimento e do Humanismo


EPL029 - ECTS

1. Traçar um panorama evolutivo da literatura portuguesa (lírica e novela) do século XVI. 2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro, relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibéricas. 3. Delimitar e definir os contornos específicos das opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias no âmbito do lirismo renascentista e às concepções teóricas nelas implicadas.


Literatura Portuguesa do Romantismo ao Naturalismo


EPL030 - ECTS

Os estudantes tornam-se capazes de compreender a evolução dos movimentos literários românticos e naturalistas, tanto na perspetiva da experimentação formal como nas diferentes cosmovisões assumidas.


Literatura Portuguesa Medieval


EPL032 - ECTS

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.


Literaturas Orais e Marginais I


EPL033 - ECTS
Os estudantes tornam-se capazes de questionar os conceitos de “literatura”, “literatura oral”, “literatura marginal”, e de analisar diversas formas de literaturas orais e marginais (como o conto popular e o mito urbano), de um ponto de vista teórico e cronológico.

Pragmática


CL017 - ECTS

No final do semestre o estudante deverá 1. Situar a Pragmática como área da Linguística e conhecer as etapas fundamentais da sua evolução; 2. Conhecer as noções essenciais de Pragmática; 3. Desenvolver e saber aplicar os conhecimentos adquiridos a diferentes géneros discursivos.


Sociedade Portuguesa Contemporânea


CL024 - ECTS
• Favorecer a iniciação à sociologia, ao seu discurso, à sua linguagem e às suas perspetivas.
• Permitir a familiarização com o atual campo de conhecimento da sociologia, dando ênfase à realidade portuguesa.
• Desencadear a abordagem de duas problemáticas centrais da sociologia para a interpretação da contemporaneidade: as desigualdades sociais e a mudança social.

Análise do Discurso


CL001 - ECTS

- Compreender o discurso como meio de auto-construção, de construção do Outro e do Real e como meio de socialização.

- Compreender os discursos produzidos num dado contexto social como um vestígio das interrelações entre língua e sociedade.

- Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas

- Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva


Aquisição da Linguagem


CL002 - ECTS

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados


Variedades do Português


CL028 - ECTS

Pensar o fenómeno da variação como uma propriedade inerente das línguas naturais; descrever alguns aspetos da variação linguística no Português Europeu; descrever as variantes não europeias do Português: o Português Brasileiro, de Angola e de Moçambique; refletir sobre os crioulos de base lexical portuguesa.


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