Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > LRI > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Dados Gerais

Código Oficial: 9197
Sigla: LRI

Diplomas

  • Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais - Perfil de Línguas e Relações Internacionais com minor em Estudos Ingleses (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais - Perfil de Línguas e Relações Internacionais com minor em Estudos Franceses (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais - Perfil de Línguas e Relações Internacionais com minor em Estudos Alemães (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2009 2010 2011 2012 2013
- - - - 176,2

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 40
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Alemão A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


Francês A1


LLC037 - ECTS

1/ Compréhension orale

Etre capable de comprendre des mots familiers et des expressions très courantes au sujet de soi-même, de sa famille et de son environnement concret et immédiat.

2/ Compréhension écrite

Etre capable de  comprendre des noms familiers, des mots ainsi que des phrases très simples, par exemple dans des annonces, des affiches ou des catalogues.

3/ Production orale en interactivité

Etre capable de communiquer, de façon simple, poser des questions simples sur des sujets familiers ou sur ce dont on a immédiatement besoin, ainsi que répondre à de telles questions.

4/ Production orale en continu

Savoir utiliser des expressions et des phrases simples pour décrire lieux et personnes.

5/ Production écrite

Savoir écrire une courte carte postale simple, par exemple de vacances. Etre capable de porter des détails personnels dans un questionnaire, inscrire par exemple son nom, sa nationalité et son adresse sur une fiche d’hôtel.


Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Inglês B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Economia


LRI010 - ECTS

Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.


Introdução à Sociologia


LRI011 - ECTS

Objectivos - Iniciar a reflexão epistemológica e metodológica no âmbito das ciências sociais. - Iniciar o discurso científico, à linguagem conceptual e às perspectivas de análise sociológicas. - Familiarizar com a lógica de investigação científica em Sociologia.

 


Introdução ao Direito


LRI012 - ECTS

Iniciar os estudantes na aprendizagem dos elementos essenciais do Direito enquanto núcleo fundamental estruturante das principais Sociedades Humanas (as Sociedades Políticas).
Habilitar os estudantes com a ferramenta indispensável à compreensão dos elementos básicos das várias áreas do Direito, e acesso aos mesmos, mediante a "chave científica" da designada "Enciclopédia Jurídica".


Alemão A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Francês A2


LLC038 - ECTS

Les étudiants devront atteindre le niveau A2 dans les cinq compétences du CECRL.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Comunicação Intercultural


LA013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.


Introdução às Relações Internacionais


LRI013 - ECTS

Compreender, definir e relacionar conceitos fundamentais das Relações Internacionais 

Identificar os principais actores das relações internacionais

Dar a conhecer as bases teóricas das Relações Internacionais

Analisar e compreender os principais temas das Relações Internacionais 

 


Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I


CL026 - ECTS

- Refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna (Conceber a Língua Portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de representar o mundo e as relações humanas);
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Direito Internacional


LRI003 - ECTS

Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".


Espanhol B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


História da Alemanha


LRI006 - ECTS

Delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX à segunda década do século XXI.


História das Relações Internacionais


LRI007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes: - Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas; - Reconheçam a importância da I Guerra Mundial e das suas consequências, com uma referência aos Tratados de Paz de Versalhes; - Tenham uma ideia das relações internacionais após aI Guerra Mundial e das causas imediatas da II Guerra Mundial; - Apreendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria; - Conheçam a importância da Queda do Muro de Berlim, como símbolo do fim da Guerra Fria e o colapso da ordem bipolar.


História Económica e Social na Época Contemporânea


HISTO041 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade económica e social.

2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história económica e social na Época Contemporânea.

3. Caraterizar sistemicamente a natureza económica mas também social do capitalismo.

4. Relacionar as duas guerras mundiais e o imperialismo contemporâneos com a grande crise do sistema capitalista liberal.

5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, dois problemas relevantes da história económica e social dos últimos duzentos anos.


Inglês B2.3


LLC120 - ECTS
The learning outcomes for level B2.3 correspond to those defined by the CEFR at level C1. More specifically the students should attain progress in the following areas.







1. Development of students' written skills in relation to writing a letter applying for a job and a discursive essay.













2. Improving students' accuracy and fluency in spoken English with reference to discussing the plot, characters and ideas presented in a work of fiction or non -fiction.













3. Development of students grammatical competence in the following areas: Present Simple and Continuous; Ellipsis; Future forms; Narrative tenses; Compound nouns.













4. Extending the range of students' lexical knowledge, particularly in relation to the themes covered in Global Advanced and the extensive reading of a work of fiction or fact (See programme below).


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Economia Internacional


LRI004 - ECTS

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.


Espanhol B1.2


LLC030 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Geografia da População


GEOGR024 - ECTS

a) Usar adequadamente os conceitos fundamentais da Geografia da População;

b) Compreender o caracter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

c) Analisar a diversidade e inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

d) Procurar, tratar e interpretar correta e criteriosamente as principais fontes de informação utilizadas na análise geográfica da população;

e) Refletir sobre os problemas que afetam a população e manifestar sensibilidade para as grandes questões populacionais;

f) Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na abordagem interdisciplinar dos problemas demográficos;

g) Trabalhar em equipa, cumprindo as suas tarefas e partilhando as suas ideias e sendo recetivo às dos outros.

h) Desenvolver a responsabilidade dos discentes pela sua própria aprendizagem;

i)Desenvolver o raciocínio, o espírito crítico e a capacidade de inovação.


Inglês B2.4


LLC121 - ECTS
Até ao final do segundo semestre, os estudantes serão capazes de: 1. Participacipar ativamente nas sessões de orientação tutorial; 2. Distinguir entre factos e opiniões; 3. Avaliar textos a partir de diferentes pontos de vista; 4. Escrever um relatório; uma composição argumentativa; um texto descritivo. 5. Ler com o objetivo de extrair as ideias e informações principais dos textos.

Organizações Internacionais


LRI014 - ECTS

 

 

 

Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.

 

 

 

 

 


Relações Culturais Luso-Francesas


LRI018 - ECTS

Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.


Sociologia da Cultura


SOCI025 - ECTS
Pretende-se, a nível dos objetivos, que os estudantes compreendam e analisem os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Cultura; analisem sociologicamente os processos sociais de produção, difusão e receção da cultura; relacionem a complexidade dos mundos da cultura com as principais tendências da modernidade tardia e do capitalismo «avançado» e/ou «flexível»; apliquem os conceitos adquiridos/apreendidos à análise da sociedade portuguesa contemporânea; percebam o impacto da globalização cultural, bem como os processos «glocais» de negociação e interação de significados.

Sociologia do Poder Político


SOCI035 - ECTS

Conhecer os principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificar e conhecer o processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecer as implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de conceção de poder político; conhecer as dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português; conhecer a génese e estruturação do campo político-partidário democrático.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Espanhol B2.1


LLC031 - ECTS
El objetivo primordial de la asignatura es afianzar y ampliar los conocimientos y nociones gramaticales adquiridas por el estudiante en cursos anteriores. Adquirir un nivel elevado en comprensión y expresión oral y escrita, relacionando y utilizando diversos registros lingüísticos. Así como conseguir que el alumno reflexione sobre la lengua y aprenda a controlar su propio proceso de aprendizaje.
De igual manera deberá expresar de forma oral las propias opiniones sobre temas generales y concretos de una conversación y proporcionar información detallada. En dichas intervenciones deberá usar los recursos propios de los hablantes nativos para jugar con la información implícita y explícita. El alumno deberá ser capaz de entender textos sobre informaciones, opiniones y valoraciones subjetivas formuladas explícitamente, así como reconocer elementos implícitos del mensaje: organización de la información, humor, ironía, alusiones culturales. Deberá elaborar textos de cierta longitud, empleando las estructuras sintácticas habituales de la lengua española. Asimismo deberá mostrar un conocimiento aceptable de los procedimientos de coherencia y cohesión textuales, según los distintos tipos de textos: uso correcto del párrafo, de la organización textual, de los elementos léxico-semánticos, de la competencia cultural, etc.

Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


Francês C1.1


LLC043 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues. 


História da Alemanha


LRI006 - ECTS

Delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX à segunda década do século XXI.


História da Europa Contemporânea


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


História Económica e Social na Época Contemporânea


HISTO041 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade económica e social.

2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história económica e social na Época Contemporânea.

3. Caraterizar sistemicamente a natureza económica mas também social do capitalismo.

4. Relacionar as duas guerras mundiais e o imperialismo contemporâneos com a grande crise do sistema capitalista liberal.

5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, dois problemas relevantes da história económica e social dos últimos duzentos anos.


Inglês C1.1


LLC059 - ECTS

By the end of C1.1 (5th semester English Language) the students should be able to do the following:

1. Understand and use complex grammar in context(with particular reference to the grammar elements listed in the programme below).

2. Develop students's language skills (reading, writing, listening and speaking) within the themes in the programme below.

3. Follow and produce abstract argumentation in spoken and written English in, for example, the balancing of alternatives and the drawing of a conclusion.

4. Participate actively and effectively in classes and Tutorial Discussion groups.


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.2


LLC008 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Espanhol B2.2


LLC032 - ECTS

El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Francês C1.2


LLC044 - ECTS

Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.


Geografia da População


GEOGR024 - ECTS

a) Usar adequadamente os conceitos fundamentais da Geografia da População;

b) Compreender o caracter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

c) Analisar a diversidade e inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

d) Procurar, tratar e interpretar correta e criteriosamente as principais fontes de informação utilizadas na análise geográfica da população;

e) Refletir sobre os problemas que afetam a população e manifestar sensibilidade para as grandes questões populacionais;

f) Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na abordagem interdisciplinar dos problemas demográficos;

g) Trabalhar em equipa, cumprindo as suas tarefas e partilhando as suas ideias e sendo recetivo às dos outros.

h) Desenvolver a responsabilidade dos discentes pela sua própria aprendizagem;

i)Desenvolver o raciocínio, o espírito crítico e a capacidade de inovação.


Inglês C1.2


LLC060 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.


Política Internacional


LRI015 - ECTS
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente
2. Sistematizar e relacionar as grandes linhas da evolução histórica com as tendências evolutivas do capitalismo e do mercado mundial
3. Identificar as consequências das  guerras mundiais,  das descolonizações e da emergência de novas potências
4. Avaliar criticamente os processos políticos em curso

Relações Culturais Luso-Francesas


LRI018 - ECTS

Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.


Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social


LRI019 - ECTS

Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;


Sociologia da Cultura


SOCI025 - ECTS
Pretende-se, a nível dos objetivos, que os estudantes compreendam e analisem os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Cultura; analisem sociologicamente os processos sociais de produção, difusão e receção da cultura; relacionem a complexidade dos mundos da cultura com as principais tendências da modernidade tardia e do capitalismo «avançado» e/ou «flexível»; apliquem os conceitos adquiridos/apreendidos à análise da sociedade portuguesa contemporânea; percebam o impacto da globalização cultural, bem como os processos «glocais» de negociação e interação de significados.

Sociologia do Poder Político


SOCI035 - ECTS

Conhecer os principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificar e conhecer o processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecer as implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de conceção de poder político; conhecer as dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português; conhecer a génese e estruturação do campo político-partidário democrático.


Alemão A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


Francês A1


LLC037 - ECTS

1/ Compréhension orale

Etre capable de comprendre des mots familiers et des expressions très courantes au sujet de soi-même, de sa famille et de son environnement concret et immédiat.

2/ Compréhension écrite

Etre capable de  comprendre des noms familiers, des mots ainsi que des phrases très simples, par exemple dans des annonces, des affiches ou des catalogues.

3/ Production orale en interactivité

Etre capable de communiquer, de façon simple, poser des questions simples sur des sujets familiers ou sur ce dont on a immédiatement besoin, ainsi que répondre à de telles questions.

4/ Production orale en continu

Savoir utiliser des expressions et des phrases simples pour décrire lieux et personnes.

5/ Production écrite

Savoir écrire une courte carte postale simple, par exemple de vacances. Etre capable de porter des détails personnels dans un questionnaire, inscrire par exemple son nom, sa nationalité et son adresse sur une fiche d’hôtel.


Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Inglês B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Economia


LRI010 - ECTS

Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.


Introdução à Sociologia


LRI011 - ECTS

Objectivos - Iniciar a reflexão epistemológica e metodológica no âmbito das ciências sociais. - Iniciar o discurso científico, à linguagem conceptual e às perspectivas de análise sociológicas. - Familiarizar com a lógica de investigação científica em Sociologia.

 


Introdução ao Direito


LRI012 - ECTS

Iniciar os estudantes na aprendizagem dos elementos essenciais do Direito enquanto núcleo fundamental estruturante das principais Sociedades Humanas (as Sociedades Políticas).
Habilitar os estudantes com a ferramenta indispensável à compreensão dos elementos básicos das várias áreas do Direito, e acesso aos mesmos, mediante a "chave científica" da designada "Enciclopédia Jurídica".


Alemão A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Francês A2


LLC038 - ECTS

Les étudiants devront atteindre le niveau A2 dans les cinq compétences du CECRL.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Comunicação Intercultural


LA013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.


Introdução às Relações Internacionais


LRI013 - ECTS

Compreender, definir e relacionar conceitos fundamentais das Relações Internacionais 

Identificar os principais actores das relações internacionais

Dar a conhecer as bases teóricas das Relações Internacionais

Analisar e compreender os principais temas das Relações Internacionais 

 


Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I


CL026 - ECTS

- Refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna (Conceber a Língua Portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de representar o mundo e as relações humanas);
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Cultura Alemã Contemporânea


LA002 - ECTS

Delineamento de um panorama cultural da República Federal da Alemanha na época contemporânea.


Direito Internacional


LRI003 - ECTS

Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".


Espanhol B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


História da Alemanha


LRI006 - ECTS

Delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX à segunda década do século XXI.


História das Relações Internacionais


LRI007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes: - Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas; - Reconheçam a importância da I Guerra Mundial e das suas consequências, com uma referência aos Tratados de Paz de Versalhes; - Tenham uma ideia das relações internacionais após aI Guerra Mundial e das causas imediatas da II Guerra Mundial; - Apreendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria; - Conheçam a importância da Queda do Muro de Berlim, como símbolo do fim da Guerra Fria e o colapso da ordem bipolar.


Inglês B2.3


LLC120 - ECTS
The learning outcomes for level B2.3 correspond to those defined by the CEFR at level C1. More specifically the students should attain progress in the following areas.







1. Development of students' written skills in relation to writing a letter applying for a job and a discursive essay.













2. Improving students' accuracy and fluency in spoken English with reference to discussing the plot, characters and ideas presented in a work of fiction or non -fiction.













3. Development of students grammatical competence in the following areas: Present Simple and Continuous; Ellipsis; Future forms; Narrative tenses; Compound nouns.













4. Extending the range of students' lexical knowledge, particularly in relation to the themes covered in Global Advanced and the extensive reading of a work of fiction or fact (See programme below).


Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs I


LLC061 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos propedêuticos na área da cultura e da literatura alemãs, desde o período medieval até ao séc. XIX.


Introdução à Germanística Medieval


LLC066 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos na área de língua e literatura alemãs do período medieval. 


Literatura de Expressão Alemã I


LLC076 - ECTS
A opção por um programa de cariz simultaneamente temático e antológico e o enfoque no período que vai do final do século XVIII ao início do século XX permitem tratar de uma forma articulada textos dos diferentes modos e de diferentes géneros e subgéneros de alguns dos mais canónicos autores da literatura de expressão alemã. Garante-se, assim, de uma forma económica, a apreensão do pensamento filosófico-crítico, sociocultural e estético-literário de um dos períodos mais férteis desta literatura. O tema escolhido para o programa (a relação pai/filho/a), familiar aos estudantes e tradicionalmente apelativo para eles, permite articular a esfera do íntimo e do particular com a dimensão social e política. A escolha de obras de diferentes géneros e estilos facilita a revisão e/ou o aprofundamento de conhecimentos anteriores no que concerne a questões no âmbito do estético e do literário e permite a leitura de bibliografia crítica diversificada e a introdução de algumas metodologias analíticas menos complexas.

Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Economia Internacional


LRI004 - ECTS

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.


Espanhol B1.2


LLC030 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Inglês B2.4


LLC121 - ECTS
Até ao final do segundo semestre, os estudantes serão capazes de: 1. Participacipar ativamente nas sessões de orientação tutorial; 2. Distinguir entre factos e opiniões; 3. Avaliar textos a partir de diferentes pontos de vista; 4. Escrever um relatório; uma composição argumentativa; um texto descritivo. 5. Ler com o objetivo de extrair as ideias e informações principais dos textos.

Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs II


LLC062 - ECTS

É objetivo desta disciplina facultar aos alunos conhecimentos de caráter geral nas áreas da história e da política, da literatura e da cultura dos países de expressão alemã. Será abordado o século XX.


Literatura de Expressão Alemã II


LLC077 - ECTS

 Pretende-se analisar, numa perspetiva literário-cultural, alguns textos significativos dos países de expressão alemã no século XX. Deste modo, além da análise textual, estudar-se-ão os contextos políticos, ideológicos e culturais, para uma melhor compreensão do fenómeno literário, partindo essencialmente do papel do leitor e das suas competências na re-construção do texto literário.


Organizações Internacionais


LRI014 - ECTS

 

 

 

Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.

 

 

 

 

 


Seminário de Literatura e Cultura Alemãs


LLC116 - ECTS

OBJETIVOS Pretende-se incentivar no aluno o gosto pela leitura e incrementar a capacidade analítica, fornecendo instrumentos para uma leitura mais aprofundada e crítica. Simultaneamente estudar-se-ão as relações entre a literatura e a sociedade vistos através de dois tipos de textos literários: a literatura policial e textos de viagem.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Cultura Alemã Contemporânea


LA002 - ECTS

Delineamento de um panorama cultural da República Federal da Alemanha na época contemporânea.


Espanhol B2.1


LLC031 - ECTS
El objetivo primordial de la asignatura es afianzar y ampliar los conocimientos y nociones gramaticales adquiridas por el estudiante en cursos anteriores. Adquirir un nivel elevado en comprensión y expresión oral y escrita, relacionando y utilizando diversos registros lingüísticos. Así como conseguir que el alumno reflexione sobre la lengua y aprenda a controlar su propio proceso de aprendizaje.
De igual manera deberá expresar de forma oral las propias opiniones sobre temas generales y concretos de una conversación y proporcionar información detallada. En dichas intervenciones deberá usar los recursos propios de los hablantes nativos para jugar con la información implícita y explícita. El alumno deberá ser capaz de entender textos sobre informaciones, opiniones y valoraciones subjetivas formuladas explícitamente, así como reconocer elementos implícitos del mensaje: organización de la información, humor, ironía, alusiones culturales. Deberá elaborar textos de cierta longitud, empleando las estructuras sintácticas habituales de la lengua española. Asimismo deberá mostrar un conocimiento aceptable de los procedimientos de coherencia y cohesión textuales, según los distintos tipos de textos: uso correcto del párrafo, de la organización textual, de los elementos léxico-semánticos, de la competencia cultural, etc.

Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


Francês C1.1


LLC043 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues. 


História da Alemanha


LRI006 - ECTS

Delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX à segunda década do século XXI.


História da Europa Contemporânea


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


Inglês C1.1


LLC059 - ECTS

By the end of C1.1 (5th semester English Language) the students should be able to do the following:

1. Understand and use complex grammar in context(with particular reference to the grammar elements listed in the programme below).

2. Develop students's language skills (reading, writing, listening and speaking) within the themes in the programme below.

3. Follow and produce abstract argumentation in spoken and written English in, for example, the balancing of alternatives and the drawing of a conclusion.

4. Participate actively and effectively in classes and Tutorial Discussion groups.


Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs I


LLC061 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos propedêuticos na área da cultura e da literatura alemãs, desde o período medieval até ao séc. XIX.


Introdução à Germanística Medieval


LLC066 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos na área de língua e literatura alemãs do período medieval. 


Literatura de Expressão Alemã I


LLC076 - ECTS
A opção por um programa de cariz simultaneamente temático e antológico e o enfoque no período que vai do final do século XVIII ao início do século XX permitem tratar de uma forma articulada textos dos diferentes modos e de diferentes géneros e subgéneros de alguns dos mais canónicos autores da literatura de expressão alemã. Garante-se, assim, de uma forma económica, a apreensão do pensamento filosófico-crítico, sociocultural e estético-literário de um dos períodos mais férteis desta literatura. O tema escolhido para o programa (a relação pai/filho/a), familiar aos estudantes e tradicionalmente apelativo para eles, permite articular a esfera do íntimo e do particular com a dimensão social e política. A escolha de obras de diferentes géneros e estilos facilita a revisão e/ou o aprofundamento de conhecimentos anteriores no que concerne a questões no âmbito do estético e do literário e permite a leitura de bibliografia crítica diversificada e a introdução de algumas metodologias analíticas menos complexas.

Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.2


LLC008 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Espanhol B2.2


LLC032 - ECTS

El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Francês C1.2


LLC044 - ECTS

Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.


Inglês C1.2


LLC060 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.


Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs II


LLC062 - ECTS

É objetivo desta disciplina facultar aos alunos conhecimentos de caráter geral nas áreas da história e da política, da literatura e da cultura dos países de expressão alemã. Será abordado o século XX.


Literatura de Expressão Alemã II


LLC077 - ECTS

 Pretende-se analisar, numa perspetiva literário-cultural, alguns textos significativos dos países de expressão alemã no século XX. Deste modo, além da análise textual, estudar-se-ão os contextos políticos, ideológicos e culturais, para uma melhor compreensão do fenómeno literário, partindo essencialmente do papel do leitor e das suas competências na re-construção do texto literário.


Política Internacional


LRI015 - ECTS
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente
2. Sistematizar e relacionar as grandes linhas da evolução histórica com as tendências evolutivas do capitalismo e do mercado mundial
3. Identificar as consequências das  guerras mundiais,  das descolonizações e da emergência de novas potências
4. Avaliar criticamente os processos políticos em curso

Seminário de Literatura e Cultura Alemãs


LLC116 - ECTS

OBJETIVOS Pretende-se incentivar no aluno o gosto pela leitura e incrementar a capacidade analítica, fornecendo instrumentos para uma leitura mais aprofundada e crítica. Simultaneamente estudar-se-ão as relações entre a literatura e a sociedade vistos através de dois tipos de textos literários: a literatura policial e textos de viagem.


Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social


LRI019 - ECTS

Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;


Alemão A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


Francês A1


LLC037 - ECTS

1/ Compréhension orale

Etre capable de comprendre des mots familiers et des expressions très courantes au sujet de soi-même, de sa famille et de son environnement concret et immédiat.

2/ Compréhension écrite

Etre capable de  comprendre des noms familiers, des mots ainsi que des phrases très simples, par exemple dans des annonces, des affiches ou des catalogues.

3/ Production orale en interactivité

Etre capable de communiquer, de façon simple, poser des questions simples sur des sujets familiers ou sur ce dont on a immédiatement besoin, ainsi que répondre à de telles questions.

4/ Production orale en continu

Savoir utiliser des expressions et des phrases simples pour décrire lieux et personnes.

5/ Production écrite

Savoir écrire une courte carte postale simple, par exemple de vacances. Etre capable de porter des détails personnels dans un questionnaire, inscrire par exemple son nom, sa nationalité et son adresse sur une fiche d’hôtel.


Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Inglês B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Economia


LRI010 - ECTS

Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.


Introdução à Sociologia


LRI011 - ECTS

Objectivos - Iniciar a reflexão epistemológica e metodológica no âmbito das ciências sociais. - Iniciar o discurso científico, à linguagem conceptual e às perspectivas de análise sociológicas. - Familiarizar com a lógica de investigação científica em Sociologia.

 


Introdução ao Direito


LRI012 - ECTS

Iniciar os estudantes na aprendizagem dos elementos essenciais do Direito enquanto núcleo fundamental estruturante das principais Sociedades Humanas (as Sociedades Políticas).
Habilitar os estudantes com a ferramenta indispensável à compreensão dos elementos básicos das várias áreas do Direito, e acesso aos mesmos, mediante a "chave científica" da designada "Enciclopédia Jurídica".


Alemão A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Francês A2


LLC038 - ECTS

Les étudiants devront atteindre le niveau A2 dans les cinq compétences du CECRL.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Comunicação Intercultural


LA013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.


Introdução às Relações Internacionais


LRI013 - ECTS

Compreender, definir e relacionar conceitos fundamentais das Relações Internacionais 

Identificar os principais actores das relações internacionais

Dar a conhecer as bases teóricas das Relações Internacionais

Analisar e compreender os principais temas das Relações Internacionais 

 


Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I


CL026 - ECTS

- Refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna (Conceber a Língua Portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de representar o mundo e as relações humanas);
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Cultura Francesa Contemporânea


LA005 - ECTS

O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objetivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa.

 


Da França Colonial à França Multicultural


LLC025 - ECTS
Oferecer marcos fundamentais da reflexão diacrónica subjacente aos Estudos Pós-Coloniais, na Francofonia, a partir de textos epocalmente marcantes, para suscitar um posicionamento crítico integrado na contemporaneidade que assim se ilustra na memória histórica do império. A articulação fundamentada de cada autor, de cada respectivo momento principial, dotará, assim, o estudante de uma visão panorâmica em aprofundamentoque cada projecto tutorial realizará no rigor singular dos seus pressupostos metodológicos.

Direito Internacional


LRI003 - ECTS

Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".


Espanhol B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


História das Relações Internacionais


LRI007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes: - Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas; - Reconheçam a importância da I Guerra Mundial e das suas consequências, com uma referência aos Tratados de Paz de Versalhes; - Tenham uma ideia das relações internacionais após aI Guerra Mundial e das causas imediatas da II Guerra Mundial; - Apreendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria; - Conheçam a importância da Queda do Muro de Berlim, como símbolo do fim da Guerra Fria e o colapso da ordem bipolar.


Inglês B2.3


LLC120 - ECTS
The learning outcomes for level B2.3 correspond to those defined by the CEFR at level C1. More specifically the students should attain progress in the following areas.







1. Development of students' written skills in relation to writing a letter applying for a job and a discursive essay.













2. Improving students' accuracy and fluency in spoken English with reference to discussing the plot, characters and ideas presented in a work of fiction or non -fiction.













3. Development of students grammatical competence in the following areas: Present Simple and Continuous; Ellipsis; Future forms; Narrative tenses; Compound nouns.













4. Extending the range of students' lexical knowledge, particularly in relation to the themes covered in Global Advanced and the extensive reading of a work of fiction or fact (See programme below).


Literatura Comparada


LLC074 - ECTS


1.Reconhecer, através de exemplos concretos, a dimensão internacional e transnacional do fenómeno literário e das suas repercussões em termos de relações internacionais.
2.Motivar para uma abordagem relacional e interdisciplinar da literatura, convocando não apenas outras literaturas nacionais mas também outras áreas artísticas e do conhecimento, como o cinema, a história e os estudos de tradução.
3.Introduzir conceitos e métodos com que opera a área científica da  "literatura comparada"
4.Contribuir para a articulação de conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas de teor literário e/ou cultural ( por exermplo, História, História da Arte, Relações Internacionais...)


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Economia Internacional


LRI004 - ECTS

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Francês A2


LLC038 - ECTS

Les étudiants devront atteindre le niveau A2 dans les cinq compétences du CECRL.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Francofonia e Mundialização


LLC049 - ECTS
Problematizar a Francofonia no aprofundamento de um corpus literário, filosófico e cultural seleccionado capacita os estudantes da diversidade excepcional da produção contemporânea em língua francesa para a avaliar criticamente na singularidade até de expressões notáveis, como a de Andrei Makine, ou de exercícios mais previsíveis na desmontagem cartográfica do romance actual. Estes dois eixos distintos realizam, então, o incentivo primordial para uma curiosidade maior que pesquisas individuais orientadas desenvolverão.

Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Organizações Internacionais


LRI014 - ECTS

 

 

 

Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.

 

 

 

 

 


Relações Culturais Luso-Francesas


LRI018 - ECTS

Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Cultura Francesa Contemporânea


LA005 - ECTS

O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objetivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa.

 


Da França Colonial à França Multicultural


LLC025 - ECTS
Oferecer marcos fundamentais da reflexão diacrónica subjacente aos Estudos Pós-Coloniais, na Francofonia, a partir de textos epocalmente marcantes, para suscitar um posicionamento crítico integrado na contemporaneidade que assim se ilustra na memória histórica do império. A articulação fundamentada de cada autor, de cada respectivo momento principial, dotará, assim, o estudante de uma visão panorâmica em aprofundamentoque cada projecto tutorial realizará no rigor singular dos seus pressupostos metodológicos.

Espanhol B2.1


LLC031 - ECTS
El objetivo primordial de la asignatura es afianzar y ampliar los conocimientos y nociones gramaticales adquiridas por el estudiante en cursos anteriores. Adquirir un nivel elevado en comprensión y expresión oral y escrita, relacionando y utilizando diversos registros lingüísticos. Así como conseguir que el alumno reflexione sobre la lengua y aprenda a controlar su propio proceso de aprendizaje.
De igual manera deberá expresar de forma oral las propias opiniones sobre temas generales y concretos de una conversación y proporcionar información detallada. En dichas intervenciones deberá usar los recursos propios de los hablantes nativos para jugar con la información implícita y explícita. El alumno deberá ser capaz de entender textos sobre informaciones, opiniones y valoraciones subjetivas formuladas explícitamente, así como reconocer elementos implícitos del mensaje: organización de la información, humor, ironía, alusiones culturales. Deberá elaborar textos de cierta longitud, empleando las estructuras sintácticas habituales de la lengua española. Asimismo deberá mostrar un conocimiento aceptable de los procedimientos de coherencia y cohesión textuales, según los distintos tipos de textos: uso correcto del párrafo, de la organización textual, de los elementos léxico-semánticos, de la competencia cultural, etc.

Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


Francês C1.1


LLC043 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues. 


História da Europa Contemporânea


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


Inglês C1.1


LLC059 - ECTS

By the end of C1.1 (5th semester English Language) the students should be able to do the following:

1. Understand and use complex grammar in context(with particular reference to the grammar elements listed in the programme below).

2. Develop students's language skills (reading, writing, listening and speaking) within the themes in the programme below.

3. Follow and produce abstract argumentation in spoken and written English in, for example, the balancing of alternatives and the drawing of a conclusion.

4. Participate actively and effectively in classes and Tutorial Discussion groups.


Literatura Comparada


LLC074 - ECTS


1.Reconhecer, através de exemplos concretos, a dimensão internacional e transnacional do fenómeno literário e das suas repercussões em termos de relações internacionais.
2.Motivar para uma abordagem relacional e interdisciplinar da literatura, convocando não apenas outras literaturas nacionais mas também outras áreas artísticas e do conhecimento, como o cinema, a história e os estudos de tradução.
3.Introduzir conceitos e métodos com que opera a área científica da  "literatura comparada"
4.Contribuir para a articulação de conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas de teor literário e/ou cultural ( por exermplo, História, História da Arte, Relações Internacionais...)


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.2


LLC008 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Espanhol B2.2


LLC032 - ECTS

El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Francês C1.2


LLC044 - ECTS

Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.


Francofonia e Mundialização


LLC049 - ECTS
Problematizar a Francofonia no aprofundamento de um corpus literário, filosófico e cultural seleccionado capacita os estudantes da diversidade excepcional da produção contemporânea em língua francesa para a avaliar criticamente na singularidade até de expressões notáveis, como a de Andrei Makine, ou de exercícios mais previsíveis na desmontagem cartográfica do romance actual. Estes dois eixos distintos realizam, então, o incentivo primordial para uma curiosidade maior que pesquisas individuais orientadas desenvolverão.

Inglês C1.2


LLC060 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.


Política Internacional


LRI015 - ECTS
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente
2. Sistematizar e relacionar as grandes linhas da evolução histórica com as tendências evolutivas do capitalismo e do mercado mundial
3. Identificar as consequências das  guerras mundiais,  das descolonizações e da emergência de novas potências
4. Avaliar criticamente os processos políticos em curso

Relações Culturais Luso-Francesas


LRI018 - ECTS

Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.


Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social


LRI019 - ECTS

Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;


Alemão A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Espanhol A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


Francês A1


LLC037 - ECTS

1/ Compréhension orale

Etre capable de comprendre des mots familiers et des expressions très courantes au sujet de soi-même, de sa famille et de son environnement concret et immédiat.

2/ Compréhension écrite

Etre capable de  comprendre des noms familiers, des mots ainsi que des phrases très simples, par exemple dans des annonces, des affiches ou des catalogues.

3/ Production orale en interactivité

Etre capable de communiquer, de façon simple, poser des questions simples sur des sujets familiers ou sur ce dont on a immédiatement besoin, ainsi que répondre à de telles questions.

4/ Production orale en continu

Savoir utiliser des expressions et des phrases simples pour décrire lieux et personnes.

5/ Production écrite

Savoir écrire une courte carte postale simple, par exemple de vacances. Etre capable de porter des détails personnels dans un questionnaire, inscrire par exemple son nom, sa nationalité et son adresse sur une fiche d’hôtel.


Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Inglês B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Economia


LRI010 - ECTS

Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.


Introdução à Sociologia


LRI011 - ECTS

Objectivos - Iniciar a reflexão epistemológica e metodológica no âmbito das ciências sociais. - Iniciar o discurso científico, à linguagem conceptual e às perspectivas de análise sociológicas. - Familiarizar com a lógica de investigação científica em Sociologia.

 


Introdução ao Direito


LRI012 - ECTS

Iniciar os estudantes na aprendizagem dos elementos essenciais do Direito enquanto núcleo fundamental estruturante das principais Sociedades Humanas (as Sociedades Políticas).
Habilitar os estudantes com a ferramenta indispensável à compreensão dos elementos básicos das várias áreas do Direito, e acesso aos mesmos, mediante a "chave científica" da designada "Enciclopédia Jurídica".


Alemão A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Cultura Inglesa - da Era Industrial ao Fim do Império


LLC023 - ECTS

Domínio do conceito de cultura no contexto da aventura imperial britânica na época vitoriana e no século vinte. Informação acerca da interdependência dos planos interno e internacional no percurso histórico do Reino Unido nos séculos XIX e XX. Exame e contextualização de documentos e fontes de diversa natureza e identificação de atitudes e representações de relevância cultural e histórica.


Espanhol A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


Francês A2


LLC038 - ECTS

Les étudiants devront atteindre le niveau A2 dans les cinq compétences du CECRL.


Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Inglês B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introdução à Comunicação Intercultural


LA013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.


Introdução às Relações Internacionais


LRI013 - ECTS

Compreender, definir e relacionar conceitos fundamentais das Relações Internacionais 

Identificar os principais actores das relações internacionais

Dar a conhecer as bases teóricas das Relações Internacionais

Analisar e compreender os principais temas das Relações Internacionais 

 


Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I


CL026 - ECTS

- Refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna (Conceber a Língua Portuguesa como uma maneira de aceder a outras formas de pensar, a outras formas de representar o mundo e as relações humanas);
- Desenvolver as competências gramaticais, discursivas e socio-culturais;
- Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso.


Alemão A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Direito Internacional


LRI003 - ECTS

Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".


Espanhol B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.1


LLC039 - ECTS

Objectifs communicatifs  à atteindre : Présenter qqn, Situer dans le temps et l’espace, Exprimer un sentiment, Parler du passé, Parler de l’avenir, Argumenter, Exprimer une opinion, Rapporter un discours.

 


Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


História das Relações Internacionais


LRI007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes: - Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas; - Reconheçam a importância da I Guerra Mundial e das suas consequências, com uma referência aos Tratados de Paz de Versalhes; - Tenham uma ideia das relações internacionais após aI Guerra Mundial e das causas imediatas da II Guerra Mundial; - Apreendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria; - Conheçam a importância da Queda do Muro de Berlim, como símbolo do fim da Guerra Fria e o colapso da ordem bipolar.


Inglês B2.3


LLC120 - ECTS
The learning outcomes for level B2.3 correspond to those defined by the CEFR at level C1. More specifically the students should attain progress in the following areas.







1. Development of students' written skills in relation to writing a letter applying for a job and a discursive essay.













2. Improving students' accuracy and fluency in spoken English with reference to discussing the plot, characters and ideas presented in a work of fiction or non -fiction.













3. Development of students grammatical competence in the following areas: Present Simple and Continuous; Ellipsis; Future forms; Narrative tenses; Compound nouns.













4. Extending the range of students' lexical knowledge, particularly in relation to the themes covered in Global Advanced and the extensive reading of a work of fiction or fact (See programme below).


Introdução à Cultura e à Literatura Inglesas


LLC063 - ECTS

Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de base no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa. Familiarizar os estudantes com conceitos básicos do estudo da Cultura e da Literatura.


Literatura Inglesa - Drama do Século XX


LLC088 - ECTS

O programa centrar-se-á no estudo de três dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.


Alemão A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Cultura Inglesa - da Era Industrial ao Fim do Império


LLC023 - ECTS

Domínio do conceito de cultura no contexto da aventura imperial britânica na época vitoriana e no século vinte. Informação acerca da interdependência dos planos interno e internacional no percurso histórico do Reino Unido nos séculos XIX e XX. Exame e contextualização de documentos e fontes de diversa natureza e identificação de atitudes e representações de relevância cultural e histórica.


Economia Internacional


LRI004 - ECTS

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.


Espanhol B1.2


LLC030 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Francês B1.2


LLC040 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau "seuil" du Cadre européen commun de référence pour les langues (niveau B1).


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Inglês B2.4


LLC121 - ECTS
Até ao final do segundo semestre, os estudantes serão capazes de: 1. Participacipar ativamente nas sessões de orientação tutorial; 2. Distinguir entre factos e opiniões; 3. Avaliar textos a partir de diferentes pontos de vista; 4. Escrever um relatório; uma composição argumentativa; um texto descritivo. 5. Ler com o objetivo de extrair as ideias e informações principais dos textos.

Literatura Inglesa - Modernismo


LLC093 - ECTS

O curso tem por objetivo dar a conhecer o modernismo nas suas componentes literárias, culturais e político-institucionais na Inglaterra. 


Literatura Inglesa - Século XVIII e XIX


LLC091 - ECTS

O presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes relacionem os três grandes tempos da literatura inglesa oitocentista, numa visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.


Literatura Inglesa - Shakespeare e o Renascimento Inglês


LLC092 - ECTS
Conhecimento de textos dramáticos de Shakespeare e seus contemporâneos segundo uma escolha ditada por referência temática. Compreensão da dimensão estética e da flexibilidade da língua inglesa num momento crucial da sua fixação literária e histórica. Familiarização com a obra dos dramaturgos isabelinos e desenvolvimento da análise e crítica dos textos nelas se estimulando a leitura das peças na sua expressão literária e espectacular.

Organizações Internacionais


LRI014 - ECTS

 

 

 

Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.

 

 

 

 

 


Alemão B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Espanhol B2.1


LLC031 - ECTS
El objetivo primordial de la asignatura es afianzar y ampliar los conocimientos y nociones gramaticales adquiridas por el estudiante en cursos anteriores. Adquirir un nivel elevado en comprensión y expresión oral y escrita, relacionando y utilizando diversos registros lingüísticos. Así como conseguir que el alumno reflexione sobre la lengua y aprenda a controlar su propio proceso de aprendizaje.
De igual manera deberá expresar de forma oral las propias opiniones sobre temas generales y concretos de una conversación y proporcionar información detallada. En dichas intervenciones deberá usar los recursos propios de los hablantes nativos para jugar con la información implícita y explícita. El alumno deberá ser capaz de entender textos sobre informaciones, opiniones y valoraciones subjetivas formuladas explícitamente, así como reconocer elementos implícitos del mensaje: organización de la información, humor, ironía, alusiones culturales. Deberá elaborar textos de cierta longitud, empleando las estructuras sintácticas habituales de la lengua española. Asimismo deberá mostrar un conocimiento aceptable de los procedimientos de coherencia y cohesión textuales, según los distintos tipos de textos: uso correcto del párrafo, de la organización textual, de los elementos léxico-semánticos, de la competencia cultural, etc.

Francês B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


Francês C1.1


LLC043 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues. 


História da Europa Contemporânea


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


Inglês C1.1


LLC059 - ECTS

By the end of C1.1 (5th semester English Language) the students should be able to do the following:

1. Understand and use complex grammar in context(with particular reference to the grammar elements listed in the programme below).

2. Develop students's language skills (reading, writing, listening and speaking) within the themes in the programme below.

3. Follow and produce abstract argumentation in spoken and written English in, for example, the balancing of alternatives and the drawing of a conclusion.

4. Participate actively and effectively in classes and Tutorial Discussion groups.


Introdução à Cultura e à Literatura Inglesas


LLC063 - ECTS

Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de base no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa. Familiarizar os estudantes com conceitos básicos do estudo da Cultura e da Literatura.


Literatura Inglesa - Drama do Século XX


LLC088 - ECTS

O programa centrar-se-á no estudo de três dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.


Alemão B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Alemão B2.2


LLC008 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Espanhol B2.2


LLC032 - ECTS

El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.


Francês B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Francês C1.2


LLC044 - ECTS

Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.


Inglês C1.2


LLC060 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.


Literatura Inglesa - Modernismo


LLC093 - ECTS

O curso tem por objetivo dar a conhecer o modernismo nas suas componentes literárias, culturais e político-institucionais na Inglaterra. 


Literatura Inglesa - Século XVIII e XIX


LLC091 - ECTS

O presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes relacionem os três grandes tempos da literatura inglesa oitocentista, numa visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.


Literatura Inglesa - Shakespeare e o Renascimento Inglês


LLC092 - ECTS
Conhecimento de textos dramáticos de Shakespeare e seus contemporâneos segundo uma escolha ditada por referência temática. Compreensão da dimensão estética e da flexibilidade da língua inglesa num momento crucial da sua fixação literária e histórica. Familiarização com a obra dos dramaturgos isabelinos e desenvolvimento da análise e crítica dos textos nelas se estimulando a leitura das peças na sua expressão literária e espectacular.

Política Internacional


LRI015 - ECTS
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente
2. Sistematizar e relacionar as grandes linhas da evolução histórica com as tendências evolutivas do capitalismo e do mercado mundial
3. Identificar as consequências das  guerras mundiais,  das descolonizações e da emergência de novas potências
4. Avaliar criticamente os processos políticos em curso

Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social


LRI019 - ECTS

Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-03-22 às 13:12:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais