Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > CC > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia

Dados Gerais

Código Oficial: 9701
Sigla: CC

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Ramo de Jornalismo (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Ramo de Multimédia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Ramo de Assessoria (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

História do Mundo Contemporâneo

CC025 - ECTS

- comprensão das grandes linhas da história política mundial (1914-2013)

- introdução aos conceitos básicos da análise geopolitica

- demonstração da necessidade de uma análise inter-disciplinar às principais regiões mundiais

- problematização crítica das tendências evolutivas em curso na ordem política mundial 

Metodologia de Investigação

CC033 - ECTS

1.Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados na área da comunicação;
2.Proporcionar um desenvolvimento de competências práticas que permitam ao estudante a recolha, análise e apresentação de dados de investigação.

Técnicas de Expressão de Português

CC043 - ECTS

Conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna Desenvolver as competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socio-culturais Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso

Tecnologias dos Media

CC051 - ECTS

Adquir conhecimento e desenvolver competências de base em Informatica, Fotografia e Video 

 

Teorias da Comunicação

CC050 - ECTS

A disciplina de Teorias da Comunicação Social tem como objectivo num primeiro momento familiarizar os discentes com o processo de desenvolvimento das teorias de comunicação. Para efeito, é pertinente começar com o enquadramento do desenvolvimento históricos dos meios de comunicação de massas. Procede-se de seguida a uma incursão por alguns dos modelos elementares da comunicação social. Expõem-se de seguida as teorias clássicas (contemporâneas) relacionadas com as comunicações de massa bem como dos efeitos na sociedade das mensagens mediáticas da primeira geração. Em vista dos objectivos de formação dos discentes e das áreas específicas do curso é colocada ênfase, num segundo momento, nas novas tecnologias mediante a análise das teorias emergentes no âmbito da nova era mediática. Particular atenção é dada à estrutura e dinâmica dos novos media participativos. Para além de fomentar uma compreensão abrangente dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interactivas , a unidade curricular visa igualmente promover o sentido crítico relativamente aos media e dotar os discentes de competências para o desenvolvimento da pesquisa autónoma na esfera dos conteúdos ministrados nesta disciplina.

Comunicação Empresarial

CC010 - ECTS • Compreender a natureza e a importância da comunicação empresarial no contexto atual
• Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos da comunicação num contexto empresarial
• Desenvolver competências no âmbito de ferramentas atuais de comunicação.
• Analisar e solucionar problemas comunicacionais nas organizações.

Design e Comunicação Visual

CC014 - ECTS

Introdução aos processos do design. Estudar a linguagem gráfica e os seus elementos. Definição de metodologias, exploração e análise do design, desenvolvimento e aplicação de ideias para projectos. Combinar competências técnicas com um pensamento visual e crítico.Perceber o papel do design no registro gráfico da informação e na organização formal dos elementos que constituem o pensamento. Entender o design e comunicação visual como a expressão planificada de um propósito. Reflectir sobre as principais funções do design na sua componente didáctica, comunicacional e artística. Proporcionar uma compreensão tanto ao nível prático como teórico dos elementos e técnicas de comunicação visual básicos, da tipografia, da cor, da imagem e da infografia.

 

História Contemporânea de Portugal

CC023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade social.

2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história do séc. XX português.

3.Identificar elementos explicativos da emergência e da crise dos regimes políticos portugueses do séc. XX vigentes desde 1926.

4. Descrever os aspetos estruturais da evolução socioeconómica portuguesa ao longo do último século.

5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, um problema relevante da história portuguesa dos últimos cem anos.

Introdução à Economia

CC028 - ECTS

O objectivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de economia (microeconomia, macroeconomia, sistema monetário e financeiro) a alunos de ciências da comunicação. Partindo do facto que a Economia é um sisistema dinâmico e não um conjunto de factos a memorizar, pretende-se desenvolver a capacidade de pensar economicamente pela análise de conceitos que se considera serem a essência dos fundamentos de Economia.

Técnicas de Expressão Jornalística I- Audiovisual

CC052 - ECTS

Pretende-se que o aluno apreenda o papel dos meios audiovisuais no panorama dos media, domine as técnicas de expressão específicas das áreas jornalísticas de audiovisual (Rádio, Televisão) e distinga os diferentes géneros jornalísticos. Procurar-se-á fornecer uma perspectiva dos dois media, através da sua importância e peso no contexto dos meios de comunicação social, desde o seu aparecimento até à actualidade. Os discentes serão iniciados nas técnicas, programas e equipamentos de  rádio e televisão de modo a incrementar a sua proficiência.

Técnicas de Expressão Jornalística I- Imprensa

CC053 - ECTS
O objectivo principal é que o aluno aprenda a dominar as técnicas de expressão jornalística específicas da Imprensa. Através da realização de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos discentes nos diferentes géneros jornalísticos. Os estudantes deverão também ficar a conhecer, quer a evolução histórica dos jornais e revistas, quer a situação actual do sector no contexto dos média e das sociedades democráticas.

Técnicas de Expressão Jornalística I- Online

CC054 - ECTS

Pretende-se que o estudante domine as técnicas de expressão específicas do jornalismo na Internet e distinga os diferentes géneros jornalísticos do meio.
Pretende-se também que o estudante domine as principais ferramentas da Internet úteis para o trabalho do jornalista.

Ciência Política

CC007 - ECTS

 

Dado que o objectivo desta UC visa um contacto introdutório com os principais temas da ciência política, o programa aponta e desenvolve um conjunto de temas que procuram facultar ao estudante:

- uma visão sistémica e histórica da politologia, desde a antiguidade até ao presente.

- conceitos fundamentais para uma melhor compreensão do fenómeno politico

- capacidade para analisar, interpretar e explicar factos e acontecimentos políticos

 

Comunicações Digitais e Internet

CC011 - ECTS

Esta disciplina tem como objetivos dotar os estudantes de:

(1) Conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais com particular destaque para a Internet;
(2) Conhecimentos práticos sobre a análise, conceção, arquitetura e produção de sítios web;
(3) Conhecimentos ao nível da arquitetura e desenho de informação, orientados para o desenvolvimento de conteúdos web.

Economia Política

CC016 - ECTS Esta unidade curricular visa analisar a interação intensa e complexa entre as esfera económica e política. Assim procurar-se-á analisar os principais atores nesse processo, discutindo o papel do Estado e da política no quadro do sistema de mercado. O programa analisa a emergência da economia política e a sua evolução até à época contemporânea, colocando em evidência de que forma o papel do Estado foi evoluindo ao longo do tempo. Por outro lado, serão analisados alguns temas centrais para a economia política contemporânea, procurando abordá-los tendo em atenção a sua relevância para o debate público e o seu tratamento pelos meios de comunicação social.

Gestão da Informação para a Comunicação

CC022 - ECTS

Pretende-se dotar os estudantes de competências que os permitam compreender e desenvolver as atividades associadas aos processos de gestão da informação no setor de atividade da comunicação.

História do Jornalismo

CC024 - ECTS

Abordar as principais linhas de força da história da imprensa com particular ênfase na função noticiosa no plano internacional, bem como os contextos portugueses

Introdução ao Direito

CC029 - ECTS

Pretende-se, com esta unidade curricular, proporcionar e transmitir aos estudantes o conhecimento dos conceitos e noções gerais de Direito importantes nas suas vidas profissionais futuras. Trata-se de fornecer os necessários alicerces à compreensão da linguagem jurídica, das Fontes do Direito, do Sistema Jurídico, da Norma Jurídica e da Relação Jurídica. Mas pretende-se, igualmente, ir além da Introdução ao Direito e abordarem-se outras áreas específicas da comunicação, proporcionando-se um conhecimento essencial e tão vasto quanto possível do quadro legal (nacional, europeu e internacional) do direito da comunicação, familiarizando os estudantes com as regras que constituem o seu regime jurídico (CRP; Leis da Imprensa, Rádio e Televisão) e da Regulação da Comunicação e Conteúdos (ERC).

Marketing

CC032 - ECTS

1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa 2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado 3. Saber recolher informação junto do consumidor 4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização 5. Elaborar uma SWOT 6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento 7. Conhecer a política de marca 8. Definir a política de marketing-mix

Semiótica da Comunicação

CC042 - ECTS

- Domínio de conceitos-chave. - Análise semiótica dos media, com especial destaque para os elementos não verbais, passando pelo cinema, jornalismo, propaganda e publicidade – (des)montagem de mensagens. - Pesquisa de novas linguagens. - Desenvolvimento da leitura crítica dos media.

Técnicas de Expressão Jornalística II - Online

CC056 - ECTS

Pretende-se que o estudante sistematize e aprofunde o domínio das técnicas de expressão específicas do ciberjornalismo.
Através da intensificação de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos alunos nos diferentes géneros ciberjornalísticos.

Técnicas de Expressão Jornalística II- Imprensa

CC055 - ECTS
O objectivo principal é que o aluno aprofunde o domínio das técnicas de expressão jornalística específicas da Imprensa. Através da intensificação de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos estudantes nos diferentes géneros jornalísticos. Promover o conhecimento sobre a função da imprensa nas sociedades democráticas é outro dos objectivos da unidade curricular.

Atelier Multimédia

CC058 - ECTS

Desenvolver conhecimentos e competências na concepção e realização de conteúdos multimédia 2D.

Ética e Deontologia Profissional

CC020 - ECTS

Identificar, analisar e clarificar o que aproxima e o que afasta a deontologia do jornalismo da deontologia de outras profissões da comunicação. Dissecar os princípios éticos e critérios morais que inspiram os deveres e direitos da profissão. Observar as relações (sintonia ou confronto) com o Direito. Procurar perceber como, e porquê, as preocupações deontológicas foram emergindo no tempo e no espaço. Estudar a diversidade dos sistemas e instrumentos de regulação e fiscalização deontológicas. Refletir, baseando-se em princípios democráticos, sobre o papel e responsabilidade desta atividade profissional no todo social, e sobre as suas relações de influência com outros campos sociais (como político, económico, judicial e artístico). Enquadrar globalmente os constrangimentos que se colocam ao campo jornalístico. Discutir dilemas morais que se colocam no desempenho da atividade profissional, visando estimular uma boa capacidade de reflexão ética global, bem como o desenvolvimento da prática profissional de autocrítica, num tempo cada vez mais complexo e exigente.

História e Teoria do Cinema

CC026 - ECTS Motivar metodologias de análise e leituras diferenciadas.
Acentuar uma visão crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.
Iniciação à história e teoria do cinema.
Iniciação à problemática da imagem cinematografica na perspectiva do realizador e do espectador.
Primeira aproximação à cultura visual no contexto mediático contemporâneo.

Psicossociologia da Comunicação

CC038 - ECTS

- Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social. - Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação. - Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos media. - Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.

Públicos e Audiências

CC039 - ECTS

- Domínio de conceitos básicos. - Reflexão sobre a transformação dos públicos e audiências, em virtude de factores político-económicos e tecnológicos. - Aquisição de conhecimentos relativos a estudos qualitativos e quantitativos das audiências. - Compreensão da criação de conteúdos ajustados ao público-alvo dos media.

Relações Internacionais

CC040 - ECTS

 

Compreender, definir e relacionar conceitos fundamentais das Relações Internacionais
Identificar os atores das relações internacionais
Explicar os principais debates teóricos nas Relações Internacionais
Analisar e interpretar de forma crítica temas atuais das Relações Internacionais  

Relações Públicas

CC041 - ECTS

- Domínio de conceitos-chave
- Compreensão da dimensão estratégica da comunicação.
- Compreensão do papel das Relações Públicas (RP) no âmbito das comunicações integradas de marketing
- Reflexão sobre os diversos contextos das RP
- Reflexão sobre a importância da Ética / Códigos de Conduta no âmbito das RP

Técnicas de Expressão Jornalística II- Audiovisual

CC057 - ECTS

Pretende-se fornecer ao estudante ma perspectiva aprofundada sobre as rotinas de produção, a linguagem, e os critérios jornalísticos inerentes aos meios Rádio e Televisão e da forma como se podem articular. O estudante deve saber sistematizar e aprofundar o domínio das técnicas de expressão específicas do jornalismo radiofónico e televisivo através da intensificação de exercícios práticos. 

Teoria da Imagem

CC047 - ECTS
  • Compreender a imagem para além do que possui de meramente visual, como como um fenómeno de pensamento e um agente de cultura. 
  • Enfatizar teorias da imagem que levam em consideração os impactos do processo de convergência e de remediações entre os media tradicionais e digitais;
  • Estimular o pensamento crítico através da análise de referências e de obras que interseccionam os campos das artes e da comunicações, como também, de atividades práticas e exploratórias.

Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS

| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online | reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online | analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento, guião, produção e realização | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos | fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online


Atelier Integrado de Jornalismo


CC059 - ECTS

Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.


Comércio Eletrónico e Marketing Digital


CC062 - ECTS
  • Compreender a importância da era digital no marketing e as alterações decorrentes no planeamento estratégico de marketing;
  • Dar a conhecer as diversas técnicas de marketing digital, a sua utilização estratégica e os passos na operacionalização dessas mesmas técnicas;
  • Compreender o conceito de E-commerce, a sua evolução, distinguindo os seus diferentes modelos de negócio, infraestruturas, e refletindo sobre a segurança on-line e sistemas de pagamento;
  • Compreender a importância, o potencial de negócio e marketing nas redes sociais;
  • Dotar os alunos de capacidade crítica para avaliar novas ferramentas de marketing digital.

Economia dos Media


CC015 - ECTS

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento das estruturas e dinâmicas da economia dos media e seus diferentes mercados;

Compreender a organização do sector e sua evolução;

Identificar e discutir oportunidades, constrangimentos e desafios atuais;

Adquirir competências de desenvolvimento de projeto, da definição do modelo de negócio à sua implementação.


Fotojornalismo


CC021 - ECTS

Em Fotojornalismo são introduzidos os instrumentos técnicos e conceptuais da gramática fotográfica.É também iniciada uma aprendizagem dos processos híbridos (analógico vs digital) que exploram a especificidade do meio fotográfico no desenvolvimento de uma prática individual.
Privilegia-se uma metodologia que reconhece o vaivém disciplinar das práticas fotográficas ao longo da sua História, incentivando o desenvolvimento de trabalhos que articulem um discurso autónomo e crítico.

Infografia


CC061 - ECTS

Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Jornalismo Comparado


CC030 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo estimular a capacidade crítica e analítica dos estudantes através do conhecimento dos vários modelos de jornalismo e da identificação e colocação em prática das metodologias de investigação comparativa dos media. Nesse sentido, pretende-se dotar os estudantes das ferramentas necessárias para identificarem os diversos modelos de jornalismo, compará-los e reflectirem sobre a evolução do papel dos media na sociedade. Mediante a abordagem de diversos estudos de caso e das múltiplas metodologias de análise, pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e examinar criticamente alguns dos conceitos e tópicos mais prementes relacionados com a cobertura noticiosa de acontecimentos.


Laboratórios de Som e Imagem


CC031 - ECTS

Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.

 


Novos Média


CC035 - ECTS
- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho final integrador das reflexões teóricas

Projeto - Jornalismo


CC063 - ECTS

Complementar o processo de aprendizagem adquirido durante a Licenciatura com um estágio curricular numa empresa ou com o desenvolvimento de um trabalho de investigação científica.


Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS

| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online | reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online | analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento, guião, produção e realização | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos | fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online


Assessoria de Imprensa


CC003 - ECTS

Compreensão da importância e responsabilidade das fontes de informação jornalísticas. Dotar os estudantes de um profundo conhecimento das técnicas de assessoria de imprensa e de relacionamento com os media. Desenvolver competências estratégicas na gestão de informação com vista a uma aplicabilidade nas empresas e nas instituições.


Comércio Eletrónico e Marketing Digital


CC062 - ECTS
  • Compreender a importância da era digital no marketing e as alterações decorrentes no planeamento estratégico de marketing;
  • Dar a conhecer as diversas técnicas de marketing digital, a sua utilização estratégica e os passos na operacionalização dessas mesmas técnicas;
  • Compreender o conceito de E-commerce, a sua evolução, distinguindo os seus diferentes modelos de negócio, infraestruturas, e refletindo sobre a segurança on-line e sistemas de pagamento;
  • Compreender a importância, o potencial de negócio e marketing nas redes sociais;
  • Dotar os alunos de capacidade crítica para avaliar novas ferramentas de marketing digital.

Economia dos Media


CC015 - ECTS

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento das estruturas e dinâmicas da economia dos media e seus diferentes mercados;

Compreender a organização do sector e sua evolução;

Identificar e discutir oportunidades, constrangimentos e desafios atuais;

Adquirir competências de desenvolvimento de projeto, da definição do modelo de negócio à sua implementação.


Estratégia de Comunicação


CC019 - ECTS

• Dotar os alunos das competências necessárias à elaboração de um Plano de Comunicação  Integrado. • A  eficácia comunicacional na era 4.0.


Fotojornalismo


CC021 - ECTS

Em Fotojornalismo são introduzidos os instrumentos técnicos e conceptuais da gramática fotográfica.É também iniciada uma aprendizagem dos processos híbridos (analógico vs digital) que exploram a especificidade do meio fotográfico no desenvolvimento de uma prática individual.
Privilegia-se uma metodologia que reconhece o vaivém disciplinar das práticas fotográficas ao longo da sua História, incentivando o desenvolvimento de trabalhos que articulem um discurso autónomo e crítico.

Infografia


CC061 - ECTS

Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Jornalismo Comparado


CC030 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo estimular a capacidade crítica e analítica dos estudantes através do conhecimento dos vários modelos de jornalismo e da identificação e colocação em prática das metodologias de investigação comparativa dos media. Nesse sentido, pretende-se dotar os estudantes das ferramentas necessárias para identificarem os diversos modelos de jornalismo, compará-los e reflectirem sobre a evolução do papel dos media na sociedade. Mediante a abordagem de diversos estudos de caso e das múltiplas metodologias de análise, pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e examinar criticamente alguns dos conceitos e tópicos mais prementes relacionados com a cobertura noticiosa de acontecimentos.


Novos Média


CC035 - ECTS
- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho final integrador das reflexões teóricas

Projeto - Assessoria


CC064 - ECTS
Complementar todo o processo de aprendizagem adquirido durante a Licenciatura com um estágio em empresa/instituição ou um trabalho de investigação científica final.

Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS

| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online | reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online | analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento, guião, produção e realização | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos | fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online


Atelier Multimédia 3D


CC065 - ECTS

Desenvolver competências sobre a produção de conteúdos 3D e a sua integração em ferramentas de autoria multimédia. Assimilar fundamentos, conceitos e sistematizações sobre computação gráfica 3D que envolvem a representação de sólidos, a caracterização de materiais e de iluminação de cenas 3D. Desenvolver competências na modelação de ambientes 3D. Integrar ouputs em conteúdos multimédia.  


Comércio Eletrónico e Marketing Digital


CC062 - ECTS
  • Compreender a importância da era digital no marketing e as alterações decorrentes no planeamento estratégico de marketing;
  • Dar a conhecer as diversas técnicas de marketing digital, a sua utilização estratégica e os passos na operacionalização dessas mesmas técnicas;
  • Compreender o conceito de E-commerce, a sua evolução, distinguindo os seus diferentes modelos de negócio, infraestruturas, e refletindo sobre a segurança on-line e sistemas de pagamento;
  • Compreender a importância, o potencial de negócio e marketing nas redes sociais;
  • Dotar os alunos de capacidade crítica para avaliar novas ferramentas de marketing digital.

Design de Comunicação Multimédia


CC013 - ECTS

Compreender o papel do design de comunicação multimédia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da comunicação multimédia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da comunicação multimédia. Reflectir a relação entre as características do meio (hipermédia) e a linguagem visual. Entender o papel do Design de Comunicação na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos multimédia. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções do design de comunicação multimédia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Ergonomia das Aplicações Multimédia


CC017 - ECTS

. Sistematizar, analisar e reflectir sobre os principais temas de discussão relacionados com a Ergonomia Cognitiva e Fatores Humanos em variados contextos de interação entre Homem-"Máquina" (e.g. AAL; ICT4D; et al.); 
. Compreender, implementar e avaliar um cenário de interação Homem-"Máquina" aprofundando os métodos de observação do animal humano (antropologia: dimensão cultural do Homem), níveis de prototipagem, monitorização do projeto e avaliação, numa metodologia de "Design Centrado no Utilizador" (DCU). 


Fotojornalismo


CC021 - ECTS

Em Fotojornalismo são introduzidos os instrumentos técnicos e conceptuais da gramática fotográfica.É também iniciada uma aprendizagem dos processos híbridos (analógico vs digital) que exploram a especificidade do meio fotográfico no desenvolvimento de uma prática individual.
Privilegia-se uma metodologia que reconhece o vaivém disciplinar das práticas fotográficas ao longo da sua História, incentivando o desenvolvimento de trabalhos que articulem um discurso autónomo e crítico.

Infografia


CC061 - ECTS

Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Laboratórios de Som e Imagem


CC031 - ECTS

Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.

 


Novos Média


CC035 - ECTS
- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho final integrador das reflexões teóricas

Projeto - Multimédia


CC066 - ECTS

Amadurecer e aprofundar algumas das competências e aptidões mais relevantes do processo de aprendizagem adquiridas durante a Licenciatura, com um projeto multimédia, inserido num estágio curricular em estreita articulação entre as empresas e o estúdio multimédia da licenciatura.


Na definição dos projetos multimédia, privilegiar-se-ão as seguintes áreas:
• Infografia;
• Gestão de conteúdos em plataformas multimodais;
• Fotografia; Vídeo; Conteúdos 3D;
• Tecnologias e competências de suporte: Tecnologias Web; Design de Comunicação; HCI-UX.


O estudante, poderá ainda optar por um trabalho de investigação científica.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2020-09-21 às 14:48:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais