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Cursos

Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira

Dados Gerais

Código Oficial: 6323
Sigla: MPLE

Diplomas

  • Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Pragmática e Análise do Discurso

MPLE004 - ECTS

Reconhecer na Pragmática uma disciplina que oferece ferramentas teóricas e metodológicas necessárias para a formação do professor de PLE
 Selecionar teorias pragmáticas e de análise do discurso pertinentes para o estudo dos usos do português
 Introduzir conceitos básicos da pragmática que ajudem o professor de PLE a desenvolver nos seus alunos a competência comunicativa
 Estabelecer com precisão os fatores que determinam os intecâmbios comunicativos
 Perspetivar a gramática no discurso como produto da linguagem em uso.

Temas de Cultura dos Países de Língua Portuguesa

MPLE007 - ECTS

Sensibilização para grandes temas da cultura portuguesa, privilegiando o período da expansão, ainda que abarcando algumas temáticas de século XXI, tendo em vista o património cultural português e a memória colectiva. O programa visa dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar e discutir a identidade portuguesa no mundo. Nesse sentido, privilegia a «literatura de viagens» nos séculos XVI e XVII, promovendo o conhecimento do encontro dos portugueses com outras culturas, e dedica atenção ao «olhar» do outro sobre a cultura portuguesa, estudando textos de estrangeiros que viajaram por Portugal nos séculos XVIII e XIX. No sentido em que o programa apela às culturas dos países de língua portuguesa, os textos de viagem seleccionam espaços do Brasil a Angola, Moçambique, Índia e Timor, apresentando e discutindo o encontro de culturas em espaços e cronologias diferentes. 

 

 

Temas de Literatura dos Países de Língua Portuguesa

MPLE008 - ECTS
O presente programa destina-se preferencialmente  a estudantes nacionais que tencionem ensinar  português a não falantes da língua e a estudantes estrangeiros com licenciaturas em português que pretendam aprofundar os seus conhecimentos das literaturas de língua portuguesa. Nesse sentido, tem por principais objetivos:

- Refletir sobre a importância das componentes literário-culturais no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira e discutir sobre vários modos de trabalhar com textos literários no âmbito do ensino de PLE; 

- Apresentar e discutir algumas problemáticas específicas e/ou transversais às literaturas de língua portuguesa, procurando estabelecer pontes entre textos e mundos do universo lusófono e fazendo também apelo a possíveis relações com outros universos linguístico e culturais;

-Estimular formas de pensamento crítico sobre o mundo e a lusofonia a partir da leitura e análise de discursos literários e cinematográficos;




Variação e Mudança em Português

MPLE009 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos de teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística e da sua aplicação ao domínio do Português.Com observação de sincronias do passado e do Português moderno com análise de fenómenos de evolução em curso.
Os alunos terão a capacidade de reconhecer teorias e métodos de estudo da variação linguística e de as aplicar à história do Português; deverão ter a capacidade de reconhecer a especificidade da língua portuguesa nas suas diferentes variedades, e de relacionar a atual especificidade da língua com o seu perfil de evolução histórica.
Deverão ter capacidade para reconhecer a variação histórica em sincronias do passado e no Português moderno co cm análise de fenómenos de evolução em curso nas suas diferentes variedades.

Didática do Português Língua Não Materna

MPLE001 - ECTS

Objetivos
 
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Não Materna, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português LNM.

Gramática da Comunicação Oral e Escrita

MPLE003 - ECTS

Especificar modalidades do oral e do escrito
 Refletir sobre a dupla aproximação formal e funcional
 Abordar os fenómenos gramaticais numa perspetiva concordante com o ato comunicativo
 Reconhecer em cada modalidade a importância da contextualização e da cotextualização
 Distinguir domínios e subdomínios da gramática
 Diferenciar, no discurso, as diversas vozes dos enunciadores
 Precisar as características da gramática do discurso Recolher textos orais e transcrevê-los ortograficamente Estudar características dos textos orais recolhidos e transcritos Estudar aspetos gramaticias que levantem geralmente problemas a estudantes de PL2/PLE

Prática Letiva

MPLE005 - ECTS
  • Desenvolver a capacidade reflexiva e crítica.

  • Conhecer um elenco de metodologias de ensino fundamentadas e contextualizadas.

  • Adquirir a prática de desenvolvimento profissional autónomo.

Psicolinguística e Aprendizagem de Línguas

MLIN15 - ECTS

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Estágio Pedagógico

MPLE002 - ECTS O Estagiário deve:
- distanciar-se da língua como objeto isolado e propor um enfoque mais englobador com a intenção de lograr uma socialização real em L2 e LE para os seus alunos;
- regular o grupo de forma a estabelecer normas sociais, relações interpessoais, saberes sobre o mundo e saberes-fazer na língua;
- fomentar, além da aprendizagem das formas linguísticas e de língua escrita, as práticas orais, a variação linguística, o multilinguismo;
- realizar a programação adaptando os conteúdos, a sua disposição e evolução conforme as exigências do incremento da competência comunicativa.

Seminário de Projeto

MPLE006 - ECTS

Fomentar a investigação no âmbito do ensino-aprendizagem do português como língua segunda / língua estrangeira 
Partilhar experiências metodológicas e didáticas na aula 
Elaborar materiais didácticos que enriqueçam uma aproximação poliédrica às questões / casos selecionados 
Relevar a importância dos contributos das disciplinas científicas (linguísticas, cognitivas, pedagógicas) na aplicação didática 
Adaptar as metodologias à diversidade cultural dos alunos e dos próprios estudantes 
Desenvolver a competência reflexiva dos futuros professores de PLE 
Munir os estudantes das ferramentas básicas para descrever e explicar o uso da língua na comunicação em contexto de ensino-aprendizagem 
Dotar os estudantes dos saberes e competências inerentes à investigação -ação-reflexão em Educação.

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