Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DGEO > Informação para Candidatos

Cursos

3º ciclo em Geografia

Dados Gerais

Código Oficial: 9650
Sigla: DGEO

Diplomas

  • Doutoramento em Geografia - Especialidade de Geografia Física (180 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Geografia - Especialidade de Geografia Humana (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Geografia (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Geografia e Agentes de Produção Científica

DGEO001 - ECTS Conhecer fontes e instituições produtoras de informação de base, estatística e cartográfica.
Conhecer pessoas, projetos e instituições que realizam investigação científica, em especial no domínio da Geografia, privilegiando as áreas de interesse da investigação dos estudantes.
Aprofundar o conhecimento científico e compreender a articulação entre conhecimento fundamental e aplicado.

Teorias e Métodos de Investigação em Geografia

DGEO005 - ECTS A disciplina versará sobre conteúdos aprofundados de âmbito teórico e empírico, pretendendo conferir aos alunos uma sólida formação no domínio da epistemologia da ciência, discutindo os ambientes de pensamento que em diferentes períodos relevantes marcaram as tendências e os quadros de referência à investigação científica, com especial destaque as evoluções mais recentes e as principais tendências.
Relativamente à atualidade, pretende-se apresentar e debater a forma como diferentes domínios disciplinares produzem e reproduzem o conhecimento, com destaque para as ciências sociais e a geografia.
São objetivos centrais:
- Debater elementos de dimensão teórica que favoreçam a compreensão de factos ou processos de natureza geográfica.
- Apresentar e discutir diferentes metodologias mobilizadas na investigação científica em Geografia.

Seminário de Acompanhamento de Projeto

DGEO011 - ECTS Reforçar o debate e a aprendizagem em temáticas do interesse da investigação dos estudantes.
Realização de investigação para tese – Através de reuniões regulares com o(s) seu(s) orientadores científicos, o doutorando inicia a construção do seu projeto de tese: define o tema, a cronologia e o território, a questão de partida, faz um primeiro levantamento de fontes e de bibliografia e constrói o primeiro plano provisório. Além disso, identifica as dificuldades expectáveis (por exemplo, de acessibilidade ou de compreensão das fontes, de acessibilidade e compreensão da bibliografia) e elabora um cronograma provisório.
O estudante deve fazer prova de publicação científica, no mínimo um texto para edição dos "Cadernos" editados pelo Curso de Doutoramento em Geografia.
O estudante deve preparar encontro científico e fazer apresentação.

Tese

DGEO012 - ECTS Apresentação e defesa de tese e aprovação em provas públicas.

Projeto de Investigação em Geografia Humana


DGEO003 - ECTS
Considerando o tempo disponível para a investigação, pretende-se desenvolver capacidades individuais de investigação, com recurso essencialmente ao estudo, apresentação e debate de casos de investigações pessoais em curso ou concluídas, com realce para as dissertações de doutoramento em Geografia e também através da apresentação e debate de projetos dos alunos inscritos no curso.

Projeto de Investigação em Geografia Física


DGEO002 - ECTS
Considerando o tempo disponível para a investigação, pretende-se desenvolver capacidades individuais de investigação, com recurso essencialmente ao estudo, apresentação e debate de casos de investigações pessoais em curso ou concluídas, com realce para as dissertações de doutoramento em Geografia e também através da apresentação e debate de projetos dos alunos inscritos no curso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-05-13 às 19:42:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais