Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DFIL > Informação para Candidatos

Cursos

Programa Doutoral em Filosofia

Dados Gerais

Código Oficial: 5153
Sigla: DFIL
Descrição:
  • CANDIDATURAS exclusivamente por VIA ELECTRÓNICA  (1º: escolher o curso de Filosofia; depois ingresso ou re-ingresso e no final da página, escolher "APRESENTAR CANDIDATURA").Taxa de candidatura: 55 euros. Em caso de dificuldade com a apresentação de candidatura, contactar o Departamento de Filosofia, telef. 220427646, nos horários de expediente.

     

  • O PROGRAMA DOUTORAL EM FILOSOFIA proporciona o aprofundamento de competências científicas e metodológicas orientadas para a produção e transmissão de conhecimento filosófico, a aquisição e aperfeiçoamento de capacidade de investigação, a preparação para o desempenho profissional de elevada qualificação, o complemento ou a realização de um percurso académico e formativo de natureza inovadora, reflexiva e crítica.

Diplomas

  • Doutoramento em Filosofia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia - Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia - Especialização em Filosofia da Educação e Direitos Humanos (60 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
1 Concurso local Concurso local - 2016-08-22 a 2016-09-04

Unidades Curriculares

Espaço público: temas e problemas

DFIL026 - ECTS
- Aprofundar conhecimentos científicos que possibilitem problematizar os fenómenos do espaço público na contemporaneidade;
- Desenvolver uma sólida formação científica, de forma a ser possível identificar e analisar a complexidade das relações entre a Política, a Ética, a Filosofia da Tecnologia e a Filosofia Política da Educação;



Filosofia e Ciência: da Idade Média à Idade Moderna

DFIL025 - ECTS

Focado em temas de antropologia e epistemologia, o programa tem como objetivo analisar as teorias sobre a natureza humana tal como foram lidas pelos filósofos medievais após a receção do De anima de Aristóteles no Ocidente. Três temas fundamentais são analisados a partir de uma leitura diacrónica dos comentários ao De anima de Aristóteles produzidos entre os séculos XIII e XVI: i) objeto e natureza da «ciência da alma» e o seu lugar na ordem dos saberes; ii) natureza do composto humano e relação corpo-alma-espírito; iii) natureza da alma racional e doutrinas sobre o processo cognitivo humano. Especial atenção é dada às doutrinas sobre os sentidos internos, em particular à imaginação, e às doutrinas sobre a natureza do intelecto e sua função na produção do conhecimento racional.

Filosofia e Literatura

DFIL024 - ECTS

Compreender a especificidade do discurso filosófico no diálogo com vários géneros literários: da poesia ao romance e ao ensaio. Debater, a partir de textos da(s) cultura(s) antigas e/ou/às contemporâneas, reconhecendo e comparando os referidos géneros literários.

O Pensamento e os seus Objetos

DFIL029 - ECTS

- Desenvolver capacidades de investigação que conduzirão à elaboração da dissertação.

- Aprofundar capacidades técnicas necessárias para a consolidação de conhecimentos.

- Os estudantes deverão ser capazes de uma compreensão da natureza singular dos sistemas filosóficos e daquilo que os separa tanto das ciências como da literatura, bem como do modo indirecto como entram em contacto com o real exterior e proporcionam uma inteligibilidade deste.

 

Tese

DFIL005 - ECTS Preparação da tese de doutoramento sob a supervisão do orientador proposto pelo Conselho Científico do Programa doutoral em Filosofia e aprovado pelo Conselho Científico da Faculdade.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-03-23 às 21:27:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais