Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MELCI > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Dados Gerais

Código Oficial: 9655
Sigla: MELCI

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Comparatistas e Relações Interculturais (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Românicos e Clássicos (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Comparatistas e Relações Interculturais (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Românicos e Clássicos (60 Créditos ECTS)

Ficção Portuguesa do séc. XIX


MELCI103 - ECTS

Conhecimento da ficção portuguesa do século XIX a partir de obras e vertentes menos exploradas no percurso escolar dos/das estudantes em autores emblemáticos desse século. Procura-se estimular uma aproximação à ficção oitocentista que vá além das categorias estanques da historiografia tradicional.
Pretende-se igualmente incrementar as competências de leitura crítica, bem como desenvolver a capacidade de abordagem comparatista do fenómeno literário em geral.


Ficção Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII: novelas e seus contextos


MELCI088 - ECTS

Objectivos 1.Fazer o estudo aprofundado da ficção narrativa em prosa do final do século XVI até ao final do século XVIII. 1.1. Estudar os textos e os contextos da ficção sentimental, novela alegórica e «livros de pastores em Portugal. 1.2. Problematizar os códigos narrativos da «novela alegórica». 1.3. Estudar os textos e os contextos da novela «filosófica», no quadro dos desenvolvimentos do iluminismo em Portugal.


Literatura e Estudos Interartes


MELCI086 - ECTS
Adquirir conhecimentos teóricos consistentes, sustentados e sistematizados que permitam aos estudantes discutir criticamente os conceitos-chave que têm estruturado a metalinguagem dos estudos contemporâneos de intermedialidade, com especial incidência no campo literário. Problematizar as várias modalidades de relação interartística, com vista a uma compreensão integral e aprofundada de alguns fenómenos criativos da contemporaneidade cuja descrição rigorosa escapa aos modelos de análise mais tradicionais fornecidos pela Poética e pela Estética.
Aplicar os instrumentos teóricos e críticos na compreensão e análise de obras específicas da Literatura ocidental, mediante a utilização dos conceitos operatórios adequados a partir de uma perspectiva trans-histórica, transcultural e transdisciplinar.     

Literatura Portuguesa e Artes Visuais


MELCI102 - ECTS
Definição de objetivos

Pretende-se considerar diferentes tipos de interacção da literatura portuguesa com as artes visuais, num percurso de trabalho que articula a análise de práticas criativas diferenciadas e a reflexão teórica sobre as relações entre literatura e imagem visual. Pretende-se disponibilizar instrumentos teóricos e críticos adequados ao estudo das relações interartísticas, quer ao nível dos processos de transposição intersemiótica, quer ao nível dos trânsitos interartísticos presentes nas obras de escritores-artistas.

Será privilegiado o contacto com as obras de escritores portugueses para os quais os diálogos interartísticos e/ou o trânsito criativo entre a literatura e as artes visuais constituem uma estratégia de renovação estética e literária.


Matrizes Clássicas da Poesia Portuguesa


MELCI087 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular são:

- Conhecer a génese e a evolução da poesia lírica na Antiguidade Clássica;

- Conhecer alguns dos textos e autores mais representativos da poesia lírica grega e latina que estão na base de algumas das obras maiores da Literatura Portuguesa.

 


Poesia e Filosofia no séc. XVI


MELCI046 - ECTS

1. Abordar criticamente as formulações teóricas que, em contexto humanista, dão corpo a uma conceção da poesia que a identifica com uma gnoseologia. 2. Estudo aprofundado da teoria e prática classicizantes no Renascimento português, a partir da perspetiva oferecida por um tema transversal (a poesia nas suas relações complexas com a filosofia).


Retórica e Pedagogia


MELCI057 - ECTS

Espera-se que o estudo da retórica greco-latina contribua não só para um conhecimento mais aprofundado da tradição clássica, como também para o desenvolvimento de competências argumentativas e expressivas. 


Ficção Portuguesa do séc. XX


MELCI104 - ECTS
Esta disciplina pretende perspectivar a ficção portuguesa do século XX sob o prisma do imaginário, com um foco especial sobre o tema do fim do mundo. Procura, nomeadamente, compreender de que modos a ficção equaciona uma realidade histórica através da sua subversão, num complexo jogo dialéctico entre transfiguração e memória.

Literatura Hispanoamericana Contemporânea


MELCI093 - ECTS

Os objetivos principais desta unidade curricular são:

  1. Ampliar o conhecimento (sobre etapas, movimentos, autores e obras) da literatura hispano-americana contemporânea, através de um enfoque histórico.
  2. Analisar de forma crítica textos representativos da literatura hispano-americana contemporânea para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.
  3. Descobrir as caraterísticas e particularidades básicas da cultura hispano-americana contemporânea (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.
  4. Compreender e valorizar a contribuição da literatura hispano-americana contemporânea para a cultura ocidental.

Literaturas Francófonas: diversidade e convergências


MELCI092 - ECTS
Ce séminaire aura pour objectif principal de systématiser les approches critiques, thématiques et identitaires suscitées, aujourd’hui et dans un cadre global, à partir de l’écriture-lecture de la fiction narrative en langue française produite en contexte non-hexagonal ou hybride.
Nous envisagerons des points de convergence et de divergence entre ces textes dans une perspective qui se veut inclusive à trois égards : linguistique (rapport à une langue commune) ; historique (rapport à des vécus historiques divergents, voire conflictuels) et critique (interaction avec l’apport théorique qui redéfinit le fait littéraire francophone : études postcoloniales, littératures migrantes, littérature-monde, études culturelles, etc.).

Poética Clássica


MELCI049 - ECTS

Apresentar aos estudantes os textos mais importantes de reflexão sobre a Poesia na antiguidade. Estudar a recepção desses textos ao longo da cultura ocidental.


Ruturas e Continuidades na Poesia Portuguesa Contemporânea


MELCI094 - ECTS

O ano de 1976 e depois: algumas linhas de renovação da poesia portuguesa contemporânea.

No contexto do pós 25 de Abril e do desenvolvimento da teorização do pós-modernismo, o ano de 1976 (ano em que a publicação colectiva Cartucho reúne textos de João Miguel Fernandes Jorge, Helder Moura Pereira, Joaquim Manuel Magalhães e António Franco Alexandre) funciona, neste programa, como ponto de referência para o estudo de novas inflexões de escrita que viriam a ter consequências importantes para o devir da poesia portuguesa contemporânea. Embora sejam destacadas sobretudo obras de poetas emergentes na década de 70, a leitura proposta tem em conta uma rede diversificada de autores e de tradições em presença.


Sociedade, Cultura e Religião na Época Moderna


MELCI090 - ECTS

1. Aprofundamento dos estudos e da reflexão crítica sobre alguns dos mais salientes vectores de interação enformante da religião nas sociedades e nas culturas, durante o Antigo Regime, dando particular relevo à evolução dos sistemas de controlo de doutrinas e práticas, e de formação e condicionamento das consciências. 2. Pesquisa e familiarização com as fontes. Ensino de princípios e normas de hermenêutica e de metodologias de investigação.


Teoria da Literatura: modos e modelos


MELCI089 - ECTS
Transmissão dos conceitos e paradigmas fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário. Desenvolvimento das  capacidades de problematização, argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.Potencialização da competência de leitura.

Dissertação/Projeto


MELCI096 - ECTS
Elaboração de uma dissertação.

Seminário de Orientação de Dissertação/Projeto


MELCI095 - ECTS
Apoiar os estudantes na elaboração das suas dissertações de Mestrado em Estudos Literários Culturais e Interartes.

Literatura Comparada - Questões e Perspetivas


MELCI034 - ECTS
1. Adquirir uma consciência diacrónica da área científica da Literatura Comparada, nas suas relações com o desenvolvimento histórico da ideia de «literatura» e da evolução dos estudos literários;  

2. Reconhecer diferentes possibilidades de investigação no campo da Literatura Comparada, discutindo os respectivos pressupostos  estéticos e éticos, bem assim como as suas incidências a nível de pragmática socio-cultural.

3. Articular conceitos de teoria literária e cultural  para a análise do fenómeno literário numa perspetiva não apenas internacional, como também transnacional e transdisciplinar.

4. Incrementar o repertório de referências  literárias e culturais dos estudantes, de molde a alargar a sua compreensão da  pluralidade do universo artístico.

Literatura de viagens: relações interculturais


MELCI098 - ECTS

Partindo de uma reflexão em torno da poética do género, procurar-se-á trabalhar a narrativa de viagens enquanto suporte de problematização das representações do Outro estrangeiro, em circulação em diversas literaturas e culturas europeias, simultaneamente permitindo uma reflexão sobre questões de mediação e relações interculturais.


Literatura e Estudos Interartes


MELCI086 - ECTS
Adquirir conhecimentos teóricos consistentes, sustentados e sistematizados que permitam aos estudantes discutir criticamente os conceitos-chave que têm estruturado a metalinguagem dos estudos contemporâneos de intermedialidade, com especial incidência no campo literário. Problematizar as várias modalidades de relação interartística, com vista a uma compreensão integral e aprofundada de alguns fenómenos criativos da contemporaneidade cuja descrição rigorosa escapa aos modelos de análise mais tradicionais fornecidos pela Poética e pela Estética.
Aplicar os instrumentos teóricos e críticos na compreensão e análise de obras específicas da Literatura ocidental, mediante a utilização dos conceitos operatórios adequados a partir de uma perspectiva trans-histórica, transcultural e transdisciplinar.     

Literatura Feminina em Portugal (séc. XVI-XVIII)


MELCI097 - ECTS

Este programa pretende dar a conhecer a realidade da escrita feminina entre os séculos XVI a XVIII, num contexto cultural e social que a tornaria improvável. No entanto,  muitas foram as mulheres que escreveram e muitos os géneros que deram corpo a essa escrita insuspeitada. Assim, este seminário visa levar a cabo um conhecimento profundo e estruturado da escrita literária feminina, desde os fins do séc. XVI até ao último quartel do século XVIII em Portugal, o que obriga, necessariamente, a uma revisão das pautas da História da Literatura Portuguesa e a uma ponderação do seu cânone. Pretende-se que os alunos conheçam as obras mais representativas das escritoras destes séculos, a função e os seus contextos da sua escrita, os seus hábitos de leitura, quer em espaços profanos, quer em espaços conventuais.


Literatura Portuguesa e Artes Visuais


MELCI102 - ECTS
Definição de objetivos

Pretende-se considerar diferentes tipos de interacção da literatura portuguesa com as artes visuais, num percurso de trabalho que articula a análise de práticas criativas diferenciadas e a reflexão teórica sobre as relações entre literatura e imagem visual. Pretende-se disponibilizar instrumentos teóricos e críticos adequados ao estudo das relações interartísticas, quer ao nível dos processos de transposição intersemiótica, quer ao nível dos trânsitos interartísticos presentes nas obras de escritores-artistas.

Será privilegiado o contacto com as obras de escritores portugueses para os quais os diálogos interartísticos e/ou o trânsito criativo entre a literatura e as artes visuais constituem uma estratégia de renovação estética e literária.


Estética Literária


MELCI014 - ECTS

Aprofundar conhecimentos gerais e fornecer competências específicas no domínio da dimensão estética da Literatura, em articulação com a Poética, a Estilística, a Retórica e a Estética Comparada.


Poéticas Comparadas


MELCI050 - ECTS

A poesia moderna e contemporânea e o cinema (temas, imagens, linguagens) Objectivos : A poesia dos séculos XX e XXI mantém com o cinema um diálogo cujos efeitos se revelam inovadores a diferentes níveis. Assim, a acção do cinema sobre a poesia é observável quer no plano temático e lexical, quer no plano da construção da imagem e no recurso a processos ecfrásticos, quer, ainda, no plano da macro-sintaxe, através da mimetização de estratégias de montagem. Pretende-se dar conta de diferentes modos de presença do cinema na poesia moderna e contemporânea através do estudo de uma selecção de textos e autores nos quais o diálogo da poesia com o cinema está presente de forma explícita.


Ruturas e Continuidades na Poesia Portuguesa Contemporânea


MELCI094 - ECTS

O ano de 1976 e depois: algumas linhas de renovação da poesia portuguesa contemporânea.

No contexto do pós 25 de Abril e do desenvolvimento da teorização do pós-modernismo, o ano de 1976 (ano em que a publicação colectiva Cartucho reúne textos de João Miguel Fernandes Jorge, Helder Moura Pereira, Joaquim Manuel Magalhães e António Franco Alexandre) funciona, neste programa, como ponto de referência para o estudo de novas inflexões de escrita que viriam a ter consequências importantes para o devir da poesia portuguesa contemporânea. Embora sejam destacadas sobretudo obras de poetas emergentes na década de 70, a leitura proposta tem em conta uma rede diversificada de autores e de tradições em presença.


Teoria da Literatura: modos e modelos


MELCI089 - ECTS
Transmissão dos conceitos e paradigmas fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário. Desenvolvimento das  capacidades de problematização, argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.Potencialização da competência de leitura.

Tópicos em Comparatismo


MELCI085 - ECTS

Compreender a relevância histórica social e cultural do fenómeno migratório e da experiência exílica nos sécs XX-XXI;

Reconhecer a especificidade da perpectiva estética das migrações e exílio, bem  como os traços estruturantes comuns às suas refrações subjetivas.

Articular conhecimentos de áreas disciplinares distintas, como os estudos literários, a filosofia, a sociologia, para a hermenêutica da representação literária e artística da exiliência, suas inferências a nível estético e ético. .

Dissertação/Projeto


MELCI100 - ECTS
Elaboração de uma dissertação.

Seminário de Orientação de Dissertação/Projeto


MELCI099 - ECTS
Apoiar os estudantes na elaboração das suas dissertações de Mestrado em Estudos Literários Culturais e Interartes.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-04-18 às 20:16:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais