Código Oficial: | 9655 |
Sigla: | MELCI |
Les étudiants devront améliorer les cinq compétences prévues par le CECR pour les langues de façon à atteindre un niveau charnière entre le niveau C1 et le niveau C2.
1. Desenvolver competências investigativas, no âmbito da Literatura Francesa Clássica, reconhecendo as mais importantes linhas de renovação internacional de pesquisa, na área.
2. Identificar, aprofundando, novas direcções na renovação do cânone em Literatura Francesa Clássica.
2.1. explorar as mais destacadas obras críticas dos últimos vinte anos, na especialidade.
3. Internacionalizar os diálogos de aprendizagem aos diferentes níveis da pesquisa.
3.1. esclarecer, consolidando, metodologias de investigação.
3.2. favorecer percursos individuais que elegem pontos oferecidos pelo programa.
3.3. intensificar a relação tutorial, promovendo a autonomia.
1.Reconhecer e relacionar mutações ocorridas na literatura francesa, sobretudo a partir da década 80 do século XX. 2. Explorar a vertente (auto-)crítica de algumas criações literárias e a sua relação com a tradição literária. 3.Equacionar e discutir, no quadro teórico dos estudos póscoloniais, os contributos de vozes “vindas de fora do hexágono” para o conjunto da literatura francesa das últimas décadas. 4.Desenvolver a prática de análise literária numa perspectiva contextual e intertextual.
Pretende-se com este programa trabalhar mulheres autoras pertencentes a diferentes períodos históricos da sociedade francesa, por vezes com repercussões noutras culturas nacionais, procurando refletir sobre representações do feminino, modos de constituição do cânone e questões de género.
Objectivos Pretende este seminário estabelecer entre literatura e ciência, no século XIX em França, uma ligação e uma interacção quer no plano da teoria, quer no plano da produção. Graças a este intercâmbio o universo literário enriquece-se com experiências e dados trazidos ao de cima pela ciência. Mas será sobretudo no âmbito da narrativa fantástica que se cruzam os saberes, particularmente os que se relacionam com o conhecimento da psique. Antes mesmo da psicanálise de Freud, já a sociedade e a literatura acompanhavam de perto o labiríntico espaço interior do psiquismo humano.
1. Problematizar o estatuto histórico, sociológico, literário e simbólico das Francofonias periféricas europeias; 2. Reflectir sobre as consequências literárias, imaginárias e (multi)culturais do factor social , político, periférico e pós-colonial, para os espaços francófonos marginais; 3. Sistematizar a teorização da Francofonia enquanto pólo alternativo à globalização cultural. 4. Equacionar, nos espaços francófonos, as noções de «interculturalidade» e «multiculturalismo».
Partindo de uma reflexão sobre as relações entre o texto e a cena no teatro moderno e contemporâneo, o curso tem como objectivo a análise de algumas das mais importantes transformações da relação - e eventual contaminação - entre poéticas dramáticas e estéticas teatrais no teatro francês do século XX e do início do século XXI.
A reflexão acerca da literatura constitui um percurso de conhecimento ininterrupto, visando propiciar uma sensibilização informada sobre o fenómeno literário na sua constante mutabilidade através do fornecimento do acesso a instrumentos conceptuais e metodológicos destinados a aprofundar a leitura.
Aprofundar conhecimentos gerais e fornecer competências específicas no domínio da dimensão estética da literatura, em articulação com a Poética, a Estilística, a Retórica e a Estética Comparada.
A partir do contacto com narrativas breves do século XIX pretende-se visitar os diversos estilos de época, das práticas românticas às finisseculares. Numa abordagem que se quer simultaneamente sincrónica e diacrónica visa-se conduzir os estudantes a um domínio das correntes estéticas e literárias do século XIX.
Situar e caracterizar os meios sociais e culturais implicados na produção literária medieval, bem como a geografia e cronologia específica de cada uma das manifestações que a integram. Sem afastar a possibilidade de incursão em qualquer domínio da literatura galego-portuguesa, hispânica ou mesmo românica, equacionar as mais relevantes questões associadas à materialidade dos textos com os quais o estudioso da literatura medieval tem de se confrontar, introduzindo o aluno na problemática da crítica textual e disciplinas correlativas.
Estudo aprofundado de três autores, representativos de diferentes géneros e temas da literatura brasileira dos séculos XVII e XVIII.
Este programa pretende dar a conhecer a realidade da escrita feminina entre os séculos XVI a XVIII, num contexto cultural e social que a tornaria improvável. No entanto, muitas foram as mulheres que escreveram e muitos os géneros que deram corpo a essa escrita insuspeitada. Assim, este seminário visa levar a cabo um conhecimento profundo e estruturado da escrita literária feminina, desde os fins do séc. XVI até ao último quartel do século XVIII em Portugal, o que obriga, necessariamente, a uma revisão das pautas da História da Literatura Portuguesa e a uma ponderação do seu cânone. Pretende-se que os alunos conheçam as obras mais representativas das escritoras destes séculos, a função e os seus contextos da sua escrita, os seus hábitos de leitura, quer em espaços profanos, quer em espaços conventuais.
Construído em torno de seis questões estruturantes, este programa pretende desenhar e confrontar os caminhos trilhados por alguns poetas portugueses cujas obras foram publicadas exclusiva ou maioritariamente na última década do século XX ou já no século XXI. O percurso de trabalho proposto tem em vista fornecer instrumentos críticos para uma leitura da diversidade da poesia portuguesa emergente nesse período, sendo a selecção dos autores a estudar determinada por este objectivo.
[Século XIX] Conhecimento aprofundado da Literatura Portuguesa Finissecular - a Geração de 90 no contexto da Modernidade Estética. Poéticas individuais.
Objectivos 1.Fazer o estudo aprofundado da ficção narrativa em prosa do final do século XVI até ao final do século XVIII. 1.1. Estudar os textos e os contextos da ficção sentimental, novela bizantina e «livros de pastores em Portugal. 1.2. Problematizar os códigos narrativos da «novela alegórica». 1.3. Estudar os textos e os contextos da novela «filosófica», no quadro dos desenvolvimentos do iluminismo em Portugal.
Tomando por referência o ano de 1961, pretende-se trabalhar maioritariamente com textos extraídos de livros de poesia publicados nesse ano, embora tendo em conta outros livros, vindos a público numa faixa cronológica próxima. O objectivo principal do estudo a desenvolver é o de analisar e descrever criticamente um momento significativo para a poesia portuguesa, usando-o como ponto de referência para a exploração da diversidade das poéticas então em presença. Embora sejam valorizadas as obras de poetas emergentes – Herberto Helder, Gastão Cruz, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge, Ruy Belo – serão tidos em conta os percursos de outros autores, como Eugénio de Andrade, Sophia, Cesariny, Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, de forma a que os estudantes possam desenvolver uma perspectiva de análise ampla e integradora, na qual os novos caminhos então delineados para a poesia portuguesa sejam articulados com as diferentes tradições com as quais dialogam.
A partir do contacto com narrativas breves do século XX-XXI pretende-se visitar os diversos estilos de época, das práticas modernistas às pós-modernas. Numa abordagem que se quer simultaneamente sincrónica e diacrónica visa-se conduzir os estudantes a um domínio das correntes estéticas e literárias dos séculos XX-XXI.
Compreensão das linhas de força da Geração de Orpheu numa tripla perspetiva: a sua apropriação e reformulação de experiências estéticas e filosóficas anteriores (em particular o romantismo), o diálogo que estabelece com as principais correntes artísticas europeias contemporâneas (do cubismo ao futurismo) e a sua influência na arte novecentista posterior.
O objectivo do presente seminário é compreender a construção literária da memória promovida pelos grupos sociais e pelas instituições no reino de Portugal, à luz dos paradigmas culturais e do imaginário que convergem na literatura peninsular entre os séculos XII e XV.
Estabelecer pontes e diálogos entre várias séries culturais. Perspectivar cruzamentos intertextuais entre literatura e artes visuais, nomeadamente entre literatura e pintura e entre literatura e cinema.
1. Abordar criticamente as formulações teóricas que, em contexto humanista, dão corpo a uma conceção da poesia que a identifica com uma gnoseologia. 2. Estudo aprofundado da teoria e prática classicizantes no Renascimento português, a partir da perspetiva oferecida por um tema transversal (a poesia nas suas relações complexas com a filosofia).
Modernidade e pós-modernidade: o estudo da última década do século XX como cruzamento de gerações literárias e orientações estéticas. Poéticas individuais.
O ano de 1976 e depois: algumas linhas de renovação da poesia portuguesa contemporânea.
No contexto do pós 25 de Abril e do desenvolvimento da teorização do pós-modernismo, o ano de 1976 (ano em que a publicação colectiva Cartucho reúne textos de João Miguel Fernandes Jorge, Helder Moura Pereira, Joaquim Manuel Magalhães e António Franco Alexandre) funciona, neste programa, como ponto de referência para o estudo de novas inflexões de escrita que viriam a ter consequências importantes para o devir da poesia portuguesa contemporânea. Embora sejam destacadas sobretudo obras de poetas emergentes na década de 70, a leitura proposta tem em conta uma rede diversificada de autores e de tradições em presença.
A partir do contacto com narrativas breves do século XIX pretende-se visitar os diversos estilos de época, das práticas românticas às finisseculares. Numa abordagem que se quer simultaneamente sincrónica e diacrónica visa-se conduzir os estudantes a um domínio das correntes estéticas e literárias do século XIX.
Profundizar en el conocimiento de los géneros teatrales y su evolución a lo largo de dos siglos. Conocer los autores y obras principales de cada estilo y periodo.
Situar e caracterizar os meios sociais e culturais implicados na produção literária medieval, bem como a geografia e cronologia específica de cada uma das manifestações que a integram. Sem afastar a possibilidade de incursão em qualquer domínio da literatura galego-portuguesa, hispânica ou mesmo românica, equacionar as mais relevantes questões associadas à materialidade dos textos com os quais o estudioso da literatura medieval tem de se confrontar, introduzindo o aluno na problemática da crítica textual e disciplinas correlativas.
Estudo aprofundado de três autores, representativos de diferentes géneros e temas da literatura brasileira dos séculos XVII e XVIII.
Este programa pretende dar a conhecer a realidade da escrita feminina entre os séculos XVI a XVIII, num contexto cultural e social que a tornaria improvável. No entanto, muitas foram as mulheres que escreveram e muitos os géneros que deram corpo a essa escrita insuspeitada. Assim, este seminário visa levar a cabo um conhecimento profundo e estruturado da escrita literária feminina, desde os fins do séc. XVI até ao último quartel do século XVIII em Portugal, o que obriga, necessariamente, a uma revisão das pautas da História da Literatura Portuguesa e a uma ponderação do seu cânone. Pretende-se que os alunos conheçam as obras mais representativas das escritoras destes séculos, a função e os seus contextos da sua escrita, os seus hábitos de leitura, quer em espaços profanos, quer em espaços conventuais.
Construído em torno de seis questões estruturantes, este programa pretende desenhar e confrontar os caminhos trilhados por alguns poetas portugueses cujas obras foram publicadas exclusiva ou maioritariamente na última década do século XX ou já no século XXI. O percurso de trabalho proposto tem em vista fornecer instrumentos críticos para uma leitura da diversidade da poesia portuguesa emergente nesse período, sendo a selecção dos autores a estudar determinada por este objectivo.
1. Ensaiar uma aproximação crítica à problemática da guerra e da paz nos séculos XVI e XVII no contexto ibérico, a partir de expressões representativas da sensibilidade e das práticas culturais desse período. 2. Perceber, a partir da perspetiva temática proposta, o(s) modo(s) de conceber o Homem ibérico dos séculos XVI-XVII, na sua relação com a sociedade e o mundo em que se situa.
[Século XIX] Conhecimento aprofundado da Literatura Portuguesa Finissecular - a Geração de 90 no contexto da Modernidade Estética. Poéticas individuais.
Objectivos 1.Fazer o estudo aprofundado da ficção narrativa em prosa do final do século XVI até ao final do século XVIII. 1.1. Estudar os textos e os contextos da ficção sentimental, novela bizantina e «livros de pastores em Portugal. 1.2. Problematizar os códigos narrativos da «novela alegórica». 1.3. Estudar os textos e os contextos da novela «filosófica», no quadro dos desenvolvimentos do iluminismo em Portugal.
Tomando por referência o ano de 1961, pretende-se trabalhar maioritariamente com textos extraídos de livros de poesia publicados nesse ano, embora tendo em conta outros livros, vindos a público numa faixa cronológica próxima. O objectivo principal do estudo a desenvolver é o de analisar e descrever criticamente um momento significativo para a poesia portuguesa, usando-o como ponto de referência para a exploração da diversidade das poéticas então em presença. Embora sejam valorizadas as obras de poetas emergentes – Herberto Helder, Gastão Cruz, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge, Ruy Belo – serão tidos em conta os percursos de outros autores, como Eugénio de Andrade, Sophia, Cesariny, Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, de forma a que os estudantes possam desenvolver uma perspectiva de análise ampla e integradora, na qual os novos caminhos então delineados para a poesia portuguesa sejam articulados com as diferentes tradições com as quais dialogam.
1. Aprofundamento dos estudos e da reflexão crítica sobre alguns dos mais salientes vectores de interação enformante da religião nas sociedades e nas culturas, durante o Antigo Regime, dando particular relevo à evolução dos sistemas de controlo de doutrinas e práticas, e de formação e condicionamento das consciências. 2. Pesquisa e familiarização com as fontes. Ensino de princípios e normas de hermenêutica e de metodologias de investigação.
1. Sensibilizar os estudantes para as grandes conjunturas político-diplomáticas europeias (Sécs XVI-XVIII); 2. Dotar os estudantes de mecanismos de pesquisa de fontes de correspondências diplomáticas, publicadas e inéditas. 3. Desenvolvimento da capacidade de pesquisa de novas fontes.
Este seminário pretende discutir e problematizar aspectos relacionados com o(s) conceito(s) de cultura, a relação desta com a sociedade, religião, literatura e arte na Época Moderna, em Portugal e Espanha. Pretende ainda suscitar o estudo, a investigação e a reflexão sobre as relações culturais entre Portugal e Espanha nos séculos XVI-XVIII.
A partir do contacto com narrativas breves do século XX-XXI pretende-se visitar os diversos estilos de época, das práticas modernistas às pós-modernas. Numa abordagem que se quer simultaneamente sincrónica e diacrónica visa-se conduzir os estudantes a um domínio das correntes estéticas e literárias dos séculos XX-XXI.
Compreensão das linhas de força da Geração de Orpheu numa tripla perspetiva: a sua apropriação e reformulação de experiências estéticas e filosóficas anteriores (em particular o romantismo), o diálogo que estabelece com as principais correntes artísticas europeias contemporâneas (do cubismo ao futurismo) e a sua influência na arte novecentista posterior.
O objectivo do presente seminário é compreender a construção literária da memória promovida pelos grupos sociais e pelas instituições no reino de Portugal, à luz dos paradigmas culturais e do imaginário que convergem na literatura peninsular entre os séculos XII e XV.
Este programa pretende levar os estudantes ao conhecimento aprofundado da «tradição» da poesia gráfica e visual ao longo da História, prestando especial atenção à literatura «emblemática» (Secs. XVI-XVIII) e à linguagem poética da modernidade.
Estabelecer pontes e diálogos entre várias séries culturais. Perspectivar cruzamentos intertextuais entre literatura e artes visuais, nomeadamente entre literatura e pintura e entre literatura e cinema.
1. Abordar criticamente as formulações teóricas que, em contexto humanista, dão corpo a uma conceção da poesia que a identifica com uma gnoseologia. 2. Estudo aprofundado da teoria e prática classicizantes no Renascimento português, a partir da perspetiva oferecida por um tema transversal (a poesia nas suas relações complexas com a filosofia).
Modernidade e pós-modernidade: o estudo da última década do século XX como cruzamento de gerações literárias e orientações estéticas. Poéticas individuais.
O ano de 1976 e depois: algumas linhas de renovação da poesia portuguesa contemporânea.
No contexto do pós 25 de Abril e do desenvolvimento da teorização do pós-modernismo, o ano de 1976 (ano em que a publicação colectiva Cartucho reúne textos de João Miguel Fernandes Jorge, Helder Moura Pereira, Joaquim Manuel Magalhães e António Franco Alexandre) funciona, neste programa, como ponto de referência para o estudo de novas inflexões de escrita que viriam a ter consequências importantes para o devir da poesia portuguesa contemporânea. Embora sejam destacadas sobretudo obras de poetas emergentes na década de 70, a leitura proposta tem em conta uma rede diversificada de autores e de tradições em presença.
A partir do contacto com narrativas breves do século XIX pretende-se visitar os diversos estilos de época, das práticas românticas às finisseculares. Numa abordagem que se quer simultaneamente sincrónica e diacrónica visa-se conduzir os estudantes a um domínio das correntes estéticas e literárias do século XIX.
Situar e caracterizar os meios sociais e culturais implicados na produção literária medieval, bem como a geografia e cronologia específica de cada uma das manifestações que a integram. Sem afastar a possibilidade de incursão em qualquer domínio da literatura galego-portuguesa, hispânica ou mesmo românica, equacionar as mais relevantes questões associadas à materialidade dos textos com os quais o estudioso da literatura medieval tem de se confrontar, introduzindo o aluno na problemática da crítica textual e disciplinas correlativas.
-Estudar os principais géneros da poesia lírica grega numa perspectiva histórico-literária e perceber a sua génese e evolução até ao estabelecimento do cânon dos nove poetas líricos na época alexandrina. -Reconhecer as diferenças entre essas formas poético-musicais e o conceito moderno de poesia lírica.
Estudo aprofundado de três autores, representativos de diferentes géneros e temas da literatura brasileira dos séculos XVII e XVIII.
Este programa pretende dar a conhecer a realidade da escrita feminina entre os séculos XVI a XVIII, num contexto cultural e social que a tornaria improvável. No entanto, muitas foram as mulheres que escreveram e muitos os géneros que deram corpo a essa escrita insuspeitada. Assim, este seminário visa levar a cabo um conhecimento profundo e estruturado da escrita literária feminina, desde os fins do séc. XVI até ao último quartel do século XVIII em Portugal, o que obriga, necessariamente, a uma revisão das pautas da História da Literatura Portuguesa e a uma ponderação do seu cânone. Pretende-se que os alunos conheçam as obras mais representativas das escritoras destes séculos, a função e os seus contextos da sua escrita, os seus hábitos de leitura, quer em espaços profanos, quer em espaços conventuais.
Construído em torno de seis questões estruturantes, este programa pretende desenhar e confrontar os caminhos trilhados por alguns poetas portugueses cujas obras foram publicadas exclusiva ou maioritariamente na última década do século XX ou já no século XXI. O percurso de trabalho proposto tem em vista fornecer instrumentos críticos para uma leitura da diversidade da poesia portuguesa emergente nesse período, sendo a selecção dos autores a estudar determinada por este objectivo.
[Século XIX] Conhecimento aprofundado da Literatura Portuguesa Finissecular - a Geração de 90 no contexto da Modernidade Estética. Poéticas individuais.
Objectivos 1.Fazer o estudo aprofundado da ficção narrativa em prosa do final do século XVI até ao final do século XVIII. 1.1. Estudar os textos e os contextos da ficção sentimental, novela bizantina e «livros de pastores em Portugal. 1.2. Problematizar os códigos narrativos da «novela alegórica». 1.3. Estudar os textos e os contextos da novela «filosófica», no quadro dos desenvolvimentos do iluminismo em Portugal.
Espera-se que o estudo da retórica greco-latina contribua não só para um conhecimento mais aprofundado da tradição clássica, como também para o desenvolvimento de competências argumentativas e expressivas.
Tomando por referência o ano de 1961, pretende-se trabalhar maioritariamente com textos extraídos de livros de poesia publicados nesse ano, embora tendo em conta outros livros, vindos a público numa faixa cronológica próxima. O objectivo principal do estudo a desenvolver é o de analisar e descrever criticamente um momento significativo para a poesia portuguesa, usando-o como ponto de referência para a exploração da diversidade das poéticas então em presença. Embora sejam valorizadas as obras de poetas emergentes – Herberto Helder, Gastão Cruz, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge, Ruy Belo – serão tidos em conta os percursos de outros autores, como Eugénio de Andrade, Sophia, Cesariny, Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, de forma a que os estudantes possam desenvolver uma perspectiva de análise ampla e integradora, na qual os novos caminhos então delineados para a poesia portuguesa sejam articulados com as diferentes tradições com as quais dialogam.
O estudo do Teatro Grego no contexto social, político e cultural em que nasceu, permitirá desenvolver as capacidades de pesquisa, análise e compreensão da especificidade do modo dramático e conhecer, com maior profundidade, referências fundamentais da tradição literária do Ocidente. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: 1. Situar os autores na história da literatura grega; 3. Aplicar conhecimentos poético-retóricos à análise e interpretação de textos dramáticos; 4. Elaborar um discurso crítico sobre as peças previstas no programa; 5. Reconhecer nos textos estudados as matrizes do teatro europeu.
A partir do contacto com narrativas breves do século XX-XXI pretende-se visitar os diversos estilos de época, das práticas modernistas às pós-modernas. Numa abordagem que se quer simultaneamente sincrónica e diacrónica visa-se conduzir os estudantes a um domínio das correntes estéticas e literárias dos séculos XX-XXI.
Compreensão das linhas de força da Geração de Orpheu numa tripla perspetiva: a sua apropriação e reformulação de experiências estéticas e filosóficas anteriores (em particular o romantismo), o diálogo que estabelece com as principais correntes artísticas europeias contemporâneas (do cubismo ao futurismo) e a sua influência na arte novecentista posterior.
O objectivo do presente seminário é compreender a construção literária da memória promovida pelos grupos sociais e pelas instituições no reino de Portugal, à luz dos paradigmas culturais e do imaginário que convergem na literatura peninsular entre os séculos XII e XV.
Estudo de alguns dos principais géneros da Lírica Latina, numa perspetiva histórico-literária, de forma a reconhecer a importância da «imitatio» na criação poética antiga.
Estabelecer pontes e diálogos entre várias séries culturais. Perspectivar cruzamentos intertextuais entre literatura e artes visuais, nomeadamente entre literatura e pintura e entre literatura e cinema.
1. Abordar criticamente as formulações teóricas que, em contexto humanista, dão corpo a uma conceção da poesia que a identifica com uma gnoseologia. 2. Estudo aprofundado da teoria e prática classicizantes no Renascimento português, a partir da perspetiva oferecida por um tema transversal (a poesia nas suas relações complexas com a filosofia).
Apresentar aos estudantes os textos mais importantes de reflexão sobre a Poesia na antiguidade. Estudar a receção desses textos ao longo da cultura ocidental.
Modernidade e pós-modernidade: o estudo da última década do século XX como cruzamento de gerações literárias e orientações estéticas. Poéticas individuais.
O ano de 1976 e depois: algumas linhas de renovação da poesia portuguesa contemporânea.
No contexto do pós 25 de Abril e do desenvolvimento da teorização do pós-modernismo, o ano de 1976 (ano em que a publicação colectiva Cartucho reúne textos de João Miguel Fernandes Jorge, Helder Moura Pereira, Joaquim Manuel Magalhães e António Franco Alexandre) funciona, neste programa, como ponto de referência para o estudo de novas inflexões de escrita que viriam a ter consequências importantes para o devir da poesia portuguesa contemporânea. Embora sejam destacadas sobretudo obras de poetas emergentes na década de 70, a leitura proposta tem em conta uma rede diversificada de autores e de tradições em presença.
O estudo do teatro latino, e da sua relação com a tragédia grega e a Comédia Nova ateniense, permitirá desenvolver as capacidades de pesquisa, análise e compreensão do contexto político-cultural das épocas republicana e imperial.
Partindo de uma apresentação panorâmica das principais tendências no domínio da teoria na primeira metade do século XX (o paradigma formalista-estruturalista), o presente programa visa desenvolver e aprofundar o conhecimento do pós-estruturalismo nas suas diversas vertentes e manifestações. Procura-se promover a reflexão crítica – a leitura e o debate – dos autores e obras mais representativos de um novo paradigma dos estudos literários, com incidência no espaço cultural europeu.
A reflexão acerca da literatura constitui um percurso de conhecimento ininterrupto, visando propiciar uma sensibilização informada sobre o fenómeno literário na sua constante mutabilidade através do fornecimento do acesso a instrumentos conceptuais e metodológicos destinados a aprofundar a leitura.
Espera-se que o estudo da retórica greco-latina contribua não só para um conhecimento mais aprofundado da tradição clássica, como também para o desenvolvimento de competências argumentativas e expressivas.
Aprofundar conhecimentos gerais e fornecer competências específicas no domínio da dimensão estética da literatura, em articulação com a Poética, a Estilística, a Retórica e a Estética Comparada.
A Teoria da Literatura constitui um campo multidirecional de forças frequentemente antagónicas cuja complexidade desencadeia, através das leituras indagativas, problematizantes que a mesma suscita e exige, sistematizações em simultâneo e/ou sucessivo confronto.
A reflexão acerca da literatura constitui um percurso de conhecimento ininterrupto, visando propiciar uma sensibilização informada sobre o fenómeno literário na sua constante mutabilidade através do fornecimento do acesso a instrumentos conceptuais e metodológicos destinados a aprofundar a leitura.
Apresentar aos estudantes os textos mais importantes de reflexão sobre a Poesia na antiguidade. Estudar a receção desses textos ao longo da cultura ocidental.
Partindo de uma abordagem comparatista, o objectivo deste seminário é mostrar a operacionalidade dos Estudos Feministas e da Teoria Queer para um entendimento do fenómeno poético (no seu sentido mais lato), bem como discutir a importância do actual debate sobre as possibilidades de articulação entre a teoria queer e as políticas de identidade, fundamentais para as teorias feministas.
1. Adquirir uma consciência histórica da Literatura Comparada, nas suas relações com o próprio desenvolvimento dos estudos literários e da noção de “literatura”. 2. Reconhecer diferentes possibilidades de investigação no campo da Literatura Comparada, discutindo os respectivos propósitos estéticos, éticos e de pragmática socio-cultural. 3. Levar à aquisição dos principais conceitos de análise e de interpretação de textos literários e/ou de práticas culturais, numa perspectiva não só internacional, como também transnacional e transdisciplinar. 4.Incrementar o repertório de referências literárias e culturais de cada um dos estudantes, de modo a alargar a sua compreensão das pluralidades subjacentes ao universo artístico contemporâneo.
Partindo de uma reflexão em torno da poética do género, procurar-se-á trabalhar a narrativa de viagens enquanto suporte de problematização das representações do Outro estrangeiro, em circulação em diversas literaturas e culturas europeias, simultaneamente permitindo uma reflexão sobre questões de mediação e relações interculturais.
A poesia portuguesa contemporânea e o cinema (temas, imagens, linguagens) Objectivos : A poesia dos séculos XX e XXI mantém com o cinema um diálogo cujos efeitos se revelam inovadores a diferentes níveis. Assim, a acção do cinema sobre a poesia é observável quer no plano temático e lexical, quer no plano da construção da imagem e no recurso a processos ecfrásticos, quer, ainda, no plano da macro-sintaxe, através da mimetização de estratégias de montagem. Pretende-se dar conta de diferentes modos de presença do cinema na poesia moderna e contemporânea através do estudo de uma selecção de textos e autores nos quais o diálogo da poesia com o cinema está presente de forma explícita.
Além de analisar alguns dos principais desenvolvimentos que, no domínio da investigação comparatista, têm acompanhado o estudo da tradução como prática intercultural intimamente associada à evolução dos diferentes sistemas literários e artísticos, explorar-se-ão questões tanto textuais como contextuais relativas ao sistema da literatura traduzida em Portugal. Paralelamente à exposição crítica e participada de alguns dos mais produtivos contributos na área dos Estudos da Tradução, pretende-se que os estudantes possam desenvolver instrumentos e metodologias de investigação e análise de textos literários e práticas artísticas, suscetíveis de iluminar a dinâmica das relações interculturais, desde logo aquelas que têm envolvido a cultura portuguesa na sua relação com diferentes alteridades culturais.
“Mitos na literatura ocidental: o labirinto de Cnossos, Prometeu, Sereias e Ondinas ” Neste seminário pretende-se analisar o diálogo entre os textos clássicos e textos do século XX que tematizam os mitos do labirinto, de Prometeu, das Sereias e das Ondinas, para estabelecer os pontos comuns e os divergentes, tendo em conta os diferentes contextos de receção e produção.
1. O curso terá como primeiro objectivo a análise dos conceitos de "teatralidade" e de "performatividade" como metáforas que, partindo do referente teatral, informam, cada vez mais, outros territórios disciplinares, nomeadamente os das ciências sociais e humanas, mediando a relação entre o individual e o colectivo.
2. A reflexão sobre o estudo do texto dramático e o estudo da representação, através da noção de “texto do mundo” (Jean-Pierre Sarrazac) e das obras de vários autores e criadores, dando particular atenção à interdisciplinaridade e às diferentes “contaminações” artísticas, permanentemente convocadas pela escrita textual e pela escrita cénica, ao longo de todo o século XX e deste início do século XXI.
1.Compreender a relevância histórica e cultural das experiências de exílio no século XX; 2.Relacionar realidades históricas e representações literárias/artísticas a partir da exploração de traços nucleares de refracções subjectivas; 3.Analisar a problemática da representação exílica mediante a convocação de diferentes referências literárias e culturais, assim como da intervenção de alguns conceitos teóricos vindos não apenas da área dos estudos literários, como também da filosofia, da história, da sociologia ou da antropologia.