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Cursos

Licenciatura em História

Dados Gerais

Código Oficial: 9181
Sigla: HISTO
Descrição:




Diplomas

  • Licenciatura em História (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em História com o Minor em Geografia (180 Créditos ECTS)

Civilizações Antigas


HISTO001 - ECTS

É objetivo desta Unidade Curricular promover o estudo das Civilizações Antigas. Os estudantes devem identificar e definir as principais características (económicas, sociais, tecnológicas, políticas, militares, religiosas e artísticas) das diversas sociedades do Próximo Oriente e do Mediterrâneo Oriental, com enfoque na Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Os estudantes devem também ser capazes de enquadrar no tempo e no espaço a emergência das diferentes civilizações em análise, e de reflectir sobre a complexidade dos respetivos processos de construção, evolução e decadência.




História de Roma


HISTO084 - ECTS
Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Romana. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações desta Civilização.



Os alunos devem conhecer os seguintes temas:



- os diferentes tipos de fontes da História Romana, seu valor e limitações: fontes literárias, epigráficas e arqueológicas.



- o quadro geográfico e cronológico da Civilização Romana nas suas diferentes fases: Roma Monárquica, Roma Republicana e Roma Imperial.



- situar cronologicamente os principais acontecimentos da História romana.



- a evolução institucional da sociedade romana.



- as diferentes fases do Império Romano e conhecer as suas diferentes motivações, com particular destaque para os períodos Republicano e Imperial.



- o legado da Civilização romana na europa ocidental.

História Política na Época Medieval


HISTO051 - ECTS

Pretende-se traçar - de uma forma crítica e comparada através de diferentes leituras historiográficas - o quadro geral da evolução da História política e das estruturas políticas do Ocidente europeu, desde o desaparecimento do Império Romano até às primeiras manifestações do Estado moderno.


Métodos e Técnicas de Investigação Histórica


HISTO058 - ECTS

Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História. - Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico em História. - Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação.


Pré-História


HISTO062 - ECTS

Esta disciplina tem como objectivos o conhecimento das principais etapas da evolução da Humanidade ao nível da sua “história biológica”, das diferentes estratégias de subsistência e dos sistemas de organização social.


Genealogia e Heráldica


HISTO007 - ECTS
Iniciação à Genealogia e Heráldica, pretendendo-se que os alunos fiquem aptos para elaborar e interpretar reconstituições e representações genealógicas, bem como a emblemática heráldica

História da Cultura na Época Medieval


HISTO020 - ECTS

1.Conhecer as datas, períodos e factos principais da história do Cristianismo e da sua luta contra o paganismo, acompanhando os autores e os textos mais significativos da Patrística até Santo Agostinho. 2. Fazer a síntese dos três vectores constitutivos da cultura europeia: a herança clássica, o cristianismo e a cultura dos povos germânicos, familiarizando-se com o Monaquismo, desde a génese oriental até à Regra de S. Bento. 3. Identificar as principais atitudes mentais no período bárbaro, e aprofundar as relações entre a cultura eclesiástica e a cultura popular. Adquirir os conhecimentos essenciais sobre a educação na Alta Idade Média e o Renascimento Carolíngio (âmbito, etapas, protagonistas e realizações). 4. Conhecer o que é o “Renascimento do Século XII” (nos aspectos religiosos, artísticos e sobretudo intelectuais, com a Teologia de Abelardo). 5. Caracterizar as universidades medievais (as datas, os factos, o tipo de instituição, os programas, os objectivos e o funcionamento). 6. Familiarizar-se com a vida e a obra de figuras marcantes da Baixa Idade Média, como Francisco de Assis ou S. Tomás de Aquino. 1. O aluno conhecerá em pormenor alguns dos textos mais importantes da história da cultura no coidente medieval. 2. O aluno fortalecerá quer o seu capital de informação quer a sua capacidade crítica, ao conhecer e debater em profundidade temas tão importantes como a construção da Europa medieval através da síntese dos contributos greco-romano, germânico e cristão, o nascimento e a evolução das universidades ou o grande cisma da cristandade ocidental.


História Económica e Social na Época Medieval


HISTO042 - ECTS

- Identificar a evolução económica e social ocorrida na Europa, desde a implantação dos reinos bárbaros até às dificuldades e reconversões dos século XIV e XV.

- Localizar no tempo e no espaço os diferentes contéudos.

- Contactar com bibliografia sobre os contéudos abordados e identificar as perspectivas mais exploradas nos últimos anos.


História Medieval de Portugal I


HISTO070 - ECTS

1) Familiarizar os estudantes com determinados conceitos chave de interpretação da época medieval portuguesa.
2) No quadro da pluralidade de poderes da Idade Média Portuguesa, dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre os poderes régio, eclesiástico secular, concelhio e senhorial laico e suas interrelações e contraposições. 
3) Familiarizar os estudantes com algumas fontes essenciais para a História dos Poderes na cronia tida em conta.


História Medieval de Portugal II


HISTO071 - ECTS

Pretende-se traçar a constituição e evolução geral dos principais grupos (clero, nobreza e povo) constitutivos da sociedade medieval portuguesa, entre os séculos X e XV, bem como das estruturas materiais (agricultura, comércio, indústria), realçando a dimensão social e económica da formação do reino de Portugal.


Paleografia e Diplomática


HISTO059 - ECTS

1) proporcionar aos alunos conhecimentos que lhe permitam ler e interpretar fontes históricas escritas, sobretudo relacionadas com a História de Portugal.
2) fornecer elementos que permitam, após a leitura de um documento, analisar os seus caracteres externos e internos 3)analisar criticamente os documentos, retirando informação de diversos tipos de fontes históricas
4) habilitar os alunos a responder a questões de diversos tipos sobre documentação variada (como por exemplo "quem escreveu?", "quando?", "onde?", "com que fim?", etc.)
5) habilitar os alunos a classificar os diferentes tipos de documentos (quanto à natureza, proveniência, etc.)


História da Alta Idade Média em Portugal


HISTO008 - ECTS

Pretende-se traçar o quadro geral político, económico e social da Hispânia ao longo do período que decorre entre o desaparecimento das estruturas imperiais romanas e o advento de Afonso VI de Leão e Castela (1072), valorizando especialmente o futuro território português.


História da Cidade do Porto


HISTO012 - ECTS

Procurar que os alunos fiquem a conhecer as principais linhas de força que marcaram a História da Cidade do Porto ao longo dos séculos. Em simultâneo, disponibilizar informação sobre as fontes locais que serviram de base aos conhecimentos sedimentados sobre a história da cidade e deixar perspectivas sobre fontes para a futuros estudos sobre o Porto, incentivando a investigação fundamental.


História da Europa Contemporânea


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


História da Igreja em Portugal


HISTO025 - ECTS

Pretende-se traçar o quadro geral da evolução institucional, socioeconómica e pastoral da Igreja no interior da sociedade portuguesa, desde a Alta Idade Média até à contemporaneidade.


História dos Concelhos e do Municipalismo


HISTO038 - ECTS

- Identificar a evolução dos concelhos e das instituições municipais portuguesas, desde a formação do reino de Portugal até ao séc. XX.

- Localizar no tempo e no espaço os diversos conteúdos a estudar.

- Interpretar documentos escritos e informação gráfica e cartográfica relacionados com a história dos concelhos e do municipalismo.


História Económica e Social na Época Moderna


HISTO043 - ECTS

Objectivos: O objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca.


História Moderna de Portugal I


HISTO073 - ECTS

Dotar os alunos de competências para: 1.Compreenderem o ambiente político que marcou a História de Portugal entre os finais da Idade Média e os inícios da Época Contemporânea; 2.Analisar materiais bibliográfico-documentais que os familiarizem com a pesquisa científica na História Política de Portugal; 3. Transmitirem os conhecimentos adquiridos recorrendo às novas tecnologias, relatórios de leitura e outros mecanismos a definir pelo docente.


Teoria e Tipologia das Fontes em História


HISTO068 - ECTS

- Perceber o que é uma fonte em história e que tipo de problemas se coloca quando trabalhamos com fontes. - Construir uma tipologia das principais fontes históricas. - Criticar diversas fontes históricas. - O aluno ficará a compreender como as fontes são escolhidas e construídas pelo investigador; - O aluno estará em condições de construir um questionário erudito e problematizante para cada tipo de fonte; - o aluno saberá quais as principais fontes para a história de Portugal, e onde as podemos consultar.


História da Cultura na Época Moderna


HISTO021 - ECTS

- Sensibilizar os alunos, numa perspectiva estrutural e problematizante, para os movimentos e programas culturais, ideológicos e espirituais mais marcantes da Época Moderna.
- Motivar os alunos para a aplicação de procedimentos de pesquisa e selecção bibliográfica
- Familiarizar os discentes para procedimentos de análise, crítica e interpretação de fontes históricas ilustrativas das problemáticas em análise.
- Facultar quadros contextuais de referência, de natureza cultural e de sensibilidade colectiva, a partir dos quais possam ser potenciados e cruzados os conhecimentos ministrados noutras áreas disciplinares de História relativa ao Período Moderno.


História da Historiografia


HISTO024 - ECTS

1) Apresentar o atual perfil disciplinar da História da Historiografia.
2) Dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre um determinado elenco de “Escolas históricas” (Iluminismo, Romantismo, “Escola Metódica”, Marxismo, Annales, Nova(s) História(s), Post-Modernismo)
3) Familiarizar os estudantes com textos – historiográficos – de autores marcantes no quadro do programa proposto.
4) Compreender as razões por que há um lugar para os historiadores nas sociedades contemporâneas.


História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa


HISTO039 - ECTS

TPs 
- Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa.
- Intercetar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português
- Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português
- Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados.
- Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina



OTs:
- Consolidar as competências previstas pela unidade curricular;
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica;
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.


História Moderna de Portugal II


HISTO075 - ECTS

A abordagem de diferentes aspectos do programa pretende a)suscitar uma análise crítica das problemáticas históricas de Portugal no período moderno, nas vertentes social, económica e cultural; b)fornecer aos alunos informação actualizada e discutir com eles pressupostos teóricos e fontes utilizadas pelos autores; c) analisar conceitos e instrumentos operatórios próprios à história económica e social do período moderno. As OT servirão especialmente para a) desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos; b) desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica


História Política na Época Moderna


HISTO052 - ECTS
- Conhecer e aplicar conceitos específicos da Época Moderna

- Reconhecer a existência de diferentes modelos e práticas políticas 

- Compreender a existência de espaços de representação popular

- Identificar momentos de disrupção e períodos de desequilíbrio

- Relacionar o cenário de reforço de poderes com os movimentos de rebelião

Teoria da História


HISTO067 - ECTS

Genericamente:

O que é a História?

O que  fazem os historiadores?

As correntes do pensamento historiográfico


- compreensão global das grandes problemáticas epistemológicas;
- compreender "o que faz a História" e o "que fazem os os Historiadores";
- compreensão da especificidade do conhecimento histórico e da noção de historicidade; 
-aumento da capacidade hermenêutica relativamente a textos de epistemologia.


História Contemporânea de Portugal I


HISTO074 - ECTS

No final do semestre, o estudante deve ser capaz de :

- Interpretar as principais linhas de força nas estruturas de Portugal no século XIX;

- Relacionar acontecimentos, cronologias e conjunturas;

- Interpretar e contextualizar autores e textos coetâneos;

- Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia portuguesa neste domínio.


História da Alta Idade Média em Portugal


HISTO008 - ECTS

Pretende-se traçar o quadro geral político, económico e social da Hispânia ao longo do período que decorre entre o desaparecimento das estruturas imperiais romanas e o advento de Afonso VI de Leão e Castela (1072), valorizando especialmente o futuro território português.


História da Cidade do Porto


HISTO012 - ECTS

Procurar que os alunos fiquem a conhecer as principais linhas de força que marcaram a História da Cidade do Porto ao longo dos séculos. Em simultâneo, disponibilizar informação sobre as fontes locais que serviram de base aos conhecimentos sedimentados sobre a história da cidade e deixar perspectivas sobre fontes para a futuros estudos sobre o Porto, incentivando a investigação fundamental.


História da Europa Contemporânea


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


História da Igreja em Portugal


HISTO025 - ECTS

Pretende-se traçar o quadro geral da evolução institucional, socioeconómica e pastoral da Igreja no interior da sociedade portuguesa, desde a Alta Idade Média até à contemporaneidade.


História dos Concelhos e do Municipalismo


HISTO038 - ECTS

- Identificar a evolução dos concelhos e das instituições municipais portuguesas, desde a formação do reino de Portugal até ao séc. XX.

- Localizar no tempo e no espaço os diversos conteúdos a estudar.

- Interpretar documentos escritos e informação gráfica e cartográfica relacionados com a história dos concelhos e do municipalismo.


História Económica e Social na Época Contemporânea


HISTO041 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade económica e social.

2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história económica e social na Época Contemporânea.

3. Caraterizar sistemicamente a natureza económica mas também social do capitalismo.

4. Relacionar as duas guerras mundiais e o imperialismo contemporâneos com a grande crise do sistema capitalista liberal.


Seminário de História Contemporânea I


HISTO079 - ECTS

1. Adquirir metodologias de intervenção para delimitar/investigar/aprofundar problemáticas de história contemporânea. 2. Produzir relatórios preliminares de uma investigação sobre um problema de história contemporânea.


Seminário de História Medieval I


HISTO077 - ECTS

1. Aprofundar, desenvolver e adquirir competências metodológicas para investigar e reflectir sobre problemáticas de História Medieval.

2. Produzir um projecto individual de investigação sobre um tema de História Medieval, a desenvolver e concluir na correspondente unidade curricular do 2.º Semestre


Seminário de História Moderna I


HISTO078 - ECTS

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade, neste 1º módulo da UC, deverão assumir a forma de um projecto de trabalho de investigação, a desenvolver e concluir no semestre seguinte. Esta UC, constituindo o 1º de 2 blocos, pretende transmitir, de uma forma teórico-prática, os quadros teóricos e as ferramentas metodológicas necessárias ao desenvolvimento e conclusão do trabalho final de síntese.


História Contemporânea de Portugal II


HISTO076 - ECTS

-Interpretar as principais linhas de força na história de Portugal do século XX;

-Desenvolver capacidades analíticas e críticas sobre a produção historiográfica neste domínio;

-Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia portuguesa contemporânea.


História da Cultura na Época Contemporânea


HISTO083 - ECTS

Sensibilizar os discentes para os movimentos culturais mais relevantes da contemporaneidade ocidental. Compreender e interpretar as principais manifestações culturais e vectores mentais da época contemporânea. Identificar os principais movimentos ideológicos e culturais da sociedade portuguesa desde o advento do Liberalismo ao fim do "Estado Novo".


História da Educação


HISTO022 - ECTS


-Enfatizar a Educação como objecto de conhecimento, realçando naturalmente o estatuto epistemológico da História da Educação

-Proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão das questões do passado, sempre numa perspectiva situada temporalmente mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas

-Identificar os momentos mais relevantes da história educativa portuguesa, relacionando-os, sempre que possível, com as realidades internacionais

-Identificar as principais correntes do pensamento pedagógico, os meios de divulgação utilizados, o quadro conceptual dos discursos veiculados e a sua penetração tanto nas metodologias de ensino, como nas práticas ou nos recursos utilizados

-Evidenciar a complexidade e a diversidade das situações educativas, das experiências ensaiadas e implementadas (ou não), das inovações e dos constrangimentos, relativizando–as sempre em função dos contextos históricos

-Criar hábitos de reflexão sobre fontes primárias e secundárias que permitam conclusões justificadas e críticas sobre situações e políticas educativas.

-Aprofundar temáticas, previamente seleccionadas, através de técnicas de investigação histórico-educativa que permitam, não só uma avaliação da autonomia na aprendizagem, como da capacidade de transmitir de uma forma coerente, fundamentada e conceptualmente rigorosa resultados desse investimento científico.

-Fornecer elementos que garantam uma autonomia posterior ao processo de ensino aprendizagem, em contexto lectivo.

-Compreender conhecimentos, técnicas, metodologias, práticas que permitam encarar qualquer situação educativa numa perspectiva investigativa, e contextualizada.

 


História Medieval Peninsular


HISTO045 - ECTS

Identificar a evolução histórica, especialmente política, ocorrida na Peninsula Ibérica, desde a criação dos Reinos Suevo e Visigodo até à actuação dos Reis Católicos, articulando a História dos diferentes reinos peninsulares com a História de Portugal.


História Política na Época Contemporânea


HISTO050 - ECTS

No final do semestre, o estudante deverá:

- Identificar as principais linhas de força da evolução política nos século XIX e XX;

- Relacionar acontecimentos, cronologias e conjunturas;

- Interpretar e contextualizar autores e textos;

- Debater interpretações historiográficas neste domínio.


Seminário em História Contemporânea II


HISTO082 - ECTS

1. Adquirir metodologias de intervenção para delimitar/investigar/aprofundar problemáticas de história contemporânea. 2. Elaborar e apresentar um relatório de uma investigação desenvolvida sobre um problema de história contemporânea.


Seminário em História Medieval II


HISTO080 - ECTS

1. Aprofundar, desenvolver e adquirir competências metodológicas para investigar e reflectir sobre problemáticas de História Medieval.

2. Produzir um projecto individual de investigação sobre um tema de História Medieval, a desenvolver e concluir na correspondente unidade curricular do 2.º Semestre.


Seminário em História Moderna II


HISTO081 - ECTS

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade, neste 2º módulo da UC, deverão assumir a forma de um projecto de trabalho de investigação, na continuidade do semestre anterior. Esta UC, constituindo o segundo de dois blocos, pretende dar continuidade aos quadros teóricos e às ferramentas metodológicas necessárias ao desenvolvimento e conclusão do trabalho final de síntese.


Civilizações Antigas


HISTO001 - ECTS

É objetivo desta Unidade Curricular promover o estudo das Civilizações Antigas. Os estudantes devem identificar e definir as principais características (económicas, sociais, tecnológicas, políticas, militares, religiosas e artísticas) das diversas sociedades do Próximo Oriente e do Mediterrâneo Oriental, com enfoque na Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Os estudantes devem também ser capazes de enquadrar no tempo e no espaço a emergência das diferentes civilizações em análise, e de reflectir sobre a complexidade dos respetivos processos de construção, evolução e decadência.




História de Roma


HISTO084 - ECTS
Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Romana. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações desta Civilização.



Os alunos devem conhecer os seguintes temas:



- os diferentes tipos de fontes da História Romana, seu valor e limitações: fontes literárias, epigráficas e arqueológicas.



- o quadro geográfico e cronológico da Civilização Romana nas suas diferentes fases: Roma Monárquica, Roma Republicana e Roma Imperial.



- situar cronologicamente os principais acontecimentos da História romana.



- a evolução institucional da sociedade romana.



- as diferentes fases do Império Romano e conhecer as suas diferentes motivações, com particular destaque para os períodos Republicano e Imperial.



- o legado da Civilização romana na europa ocidental.

História Política na Época Medieval


HISTO051 - ECTS

Pretende-se traçar - de uma forma crítica e comparada através de diferentes leituras historiográficas - o quadro geral da evolução da História política e das estruturas políticas do Ocidente europeu, desde o desaparecimento do Império Romano até às primeiras manifestações do Estado moderno.


Métodos e Técnicas de Investigação Histórica


HISTO058 - ECTS

Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História. - Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico em História. - Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação.


Pré-História


HISTO062 - ECTS

Esta disciplina tem como objectivos o conhecimento das principais etapas da evolução da Humanidade ao nível da sua “história biológica”, das diferentes estratégias de subsistência e dos sistemas de organização social.


Genealogia e Heráldica


HISTO007 - ECTS
Iniciação à Genealogia e Heráldica, pretendendo-se que os alunos fiquem aptos para elaborar e interpretar reconstituições e representações genealógicas, bem como a emblemática heráldica

História da Cultura na Época Medieval


HISTO020 - ECTS

1.Conhecer as datas, períodos e factos principais da história do Cristianismo e da sua luta contra o paganismo, acompanhando os autores e os textos mais significativos da Patrística até Santo Agostinho. 2. Fazer a síntese dos três vectores constitutivos da cultura europeia: a herança clássica, o cristianismo e a cultura dos povos germânicos, familiarizando-se com o Monaquismo, desde a génese oriental até à Regra de S. Bento. 3. Identificar as principais atitudes mentais no período bárbaro, e aprofundar as relações entre a cultura eclesiástica e a cultura popular. Adquirir os conhecimentos essenciais sobre a educação na Alta Idade Média e o Renascimento Carolíngio (âmbito, etapas, protagonistas e realizações). 4. Conhecer o que é o “Renascimento do Século XII” (nos aspectos religiosos, artísticos e sobretudo intelectuais, com a Teologia de Abelardo). 5. Caracterizar as universidades medievais (as datas, os factos, o tipo de instituição, os programas, os objectivos e o funcionamento). 6. Familiarizar-se com a vida e a obra de figuras marcantes da Baixa Idade Média, como Francisco de Assis ou S. Tomás de Aquino. 1. O aluno conhecerá em pormenor alguns dos textos mais importantes da história da cultura no coidente medieval. 2. O aluno fortalecerá quer o seu capital de informação quer a sua capacidade crítica, ao conhecer e debater em profundidade temas tão importantes como a construção da Europa medieval através da síntese dos contributos greco-romano, germânico e cristão, o nascimento e a evolução das universidades ou o grande cisma da cristandade ocidental.


História Económica e Social na Época Medieval


HISTO042 - ECTS

- Identificar a evolução económica e social ocorrida na Europa, desde a implantação dos reinos bárbaros até às dificuldades e reconversões dos século XIV e XV.

- Localizar no tempo e no espaço os diferentes contéudos.

- Contactar com bibliografia sobre os contéudos abordados e identificar as perspectivas mais exploradas nos últimos anos.


História Medieval de Portugal I


HISTO070 - ECTS

1) Familiarizar os estudantes com determinados conceitos chave de interpretação da época medieval portuguesa.
2) No quadro da pluralidade de poderes da Idade Média Portuguesa, dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre os poderes régio, eclesiástico secular, concelhio e senhorial laico e suas interrelações e contraposições. 
3) Familiarizar os estudantes com algumas fontes essenciais para a História dos Poderes na cronia tida em conta.


História Medieval de Portugal II


HISTO071 - ECTS

Pretende-se traçar a constituição e evolução geral dos principais grupos (clero, nobreza e povo) constitutivos da sociedade medieval portuguesa, entre os séculos X e XV, bem como das estruturas materiais (agricultura, comércio, indústria), realçando a dimensão social e económica da formação do reino de Portugal.


Paleografia e Diplomática


HISTO059 - ECTS

1) proporcionar aos alunos conhecimentos que lhe permitam ler e interpretar fontes históricas escritas, sobretudo relacionadas com a História de Portugal.
2) fornecer elementos que permitam, após a leitura de um documento, analisar os seus caracteres externos e internos 3)analisar criticamente os documentos, retirando informação de diversos tipos de fontes históricas
4) habilitar os alunos a responder a questões de diversos tipos sobre documentação variada (como por exemplo "quem escreveu?", "quando?", "onde?", "com que fim?", etc.)
5) habilitar os alunos a classificar os diferentes tipos de documentos (quanto à natureza, proveniência, etc.)


Cartografia


GEOGR008 - ECTS

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.


Geografia Económica e Social


GEOGR077 - ECTS
A Geografia Económica e Social corresponde a uma Unidade Curricular da área científica da Geografia destinada a estudantes do Curso de Geografia e outros, com formação base em Geografia Humana e métodos de análise de dados e sistemas de informação geográfica.
1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia económica e social, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise..
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos socioeconómicos da globalização
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de produção e de inovação, bem como os critérios de localização das atividades económicas e as consequências no emprego e no crescimento económico dos territórios
4. Compreender e explicar o caráter multidimensional da qualidade de vida, em função dos níveis de desenvolvimento territorial.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de mudanças globais aceleradas.  

Geografia Física de Portugal


GEOGR034 - ECTS

Conhecimento do País sob o ponto de vista climático, hidrológico, geológico e geomorfológico. As regiões estruturais de Portugal: geomorfologia e paisagens.


História Económica e Social na Época Moderna


HISTO043 - ECTS

Objectivos: O objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca.


História Moderna de Portugal I


HISTO073 - ECTS

Dotar os alunos de competências para: 1.Compreenderem o ambiente político que marcou a História de Portugal entre os finais da Idade Média e os inícios da Época Contemporânea; 2.Analisar materiais bibliográfico-documentais que os familiarizem com a pesquisa científica na História Política de Portugal; 3. Transmitirem os conhecimentos adquiridos recorrendo às novas tecnologias, relatórios de leitura e outros mecanismos a definir pelo docente.


Introdução às Ciências da Terra


GEOGR072 - ECTS
  1. Apreender os conceitos de mudança e evolução da Terra enquanto sistema dinâmico em que interactuam as diversas 'esferas' (subsistemas) terrestres.
  2. Conhecer a escala de tempo geológico e as suas implicações ao nível dos processos que condicionam a dinâmica do meio.
  3. Compreender e enquadrar a informação subjacente aos princípios e teorias relacionadas com a tectónica de placas, suas implicações estruturais e geomorfológicas.
  4. Identificar e descrever as características dos principais tipos de minerais e rochas.
  5. Definir e comparar os biomas terrestres.
  6. Analisar e discutir a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e antrópico, procurando informação pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.

Território e Sociedade


GEOGR073 - ECTS

Compreender e assimilar alguns quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com o território, as mudanças sociais e a globalização.

Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade e do território no contexto de um mundo crescentemente globalizado.




Climatologia


GEOGR074 - ECTS

O objectivo global da disciplina de Climatologia é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da climatologia, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local. 


Geografia da População


GEOGR024 - ECTS

-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;

-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;

- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;

-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;

-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;

-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico


Geografia Humana de Portugal


GEOGR036 - ECTS

- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.

- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.


Geomorfologia


GEOGR076 - ECTS
Compreender a evolução do sistema terrestre;

Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;

Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;

Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;

Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;

Conhecer e perceber a interacção Homem/meio;

Adquirir linguagem técnica/cientifica nas áreas das Ciências da terra;

Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que actuam sobre o território;

Identificar os processos geomorfológicos e os factores que lhe estão associados;

Interpretar o papel e a articulação dos factores de ordem natural e de ordem antrópica na dinâmica do meio físico;

História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa


HISTO039 - ECTS

TPs 
- Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa.
- Intercetar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português
- Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português
- Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados.
- Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina



OTs:
- Consolidar as competências previstas pela unidade curricular;
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica;
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.


História Moderna de Portugal II


HISTO075 - ECTS

A abordagem de diferentes aspectos do programa pretende a)suscitar uma análise crítica das problemáticas históricas de Portugal no período moderno, nas vertentes social, económica e cultural; b)fornecer aos alunos informação actualizada e discutir com eles pressupostos teóricos e fontes utilizadas pelos autores; c) analisar conceitos e instrumentos operatórios próprios à história económica e social do período moderno. As OT servirão especialmente para a) desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos; b) desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica


História Política na Época Moderna


HISTO052 - ECTS
- Conhecer e aplicar conceitos específicos da Época Moderna

- Reconhecer a existência de diferentes modelos e práticas políticas 

- Compreender a existência de espaços de representação popular

- Identificar momentos de disrupção e períodos de desequilíbrio

- Relacionar o cenário de reforço de poderes com os movimentos de rebelião

Cartografia


GEOGR008 - ECTS

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.


Geografia Económica e Social


GEOGR077 - ECTS
A Geografia Económica e Social corresponde a uma Unidade Curricular da área científica da Geografia destinada a estudantes do Curso de Geografia e outros, com formação base em Geografia Humana e métodos de análise de dados e sistemas de informação geográfica.
1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia económica e social, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise..
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos socioeconómicos da globalização
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de produção e de inovação, bem como os critérios de localização das atividades económicas e as consequências no emprego e no crescimento económico dos territórios
4. Compreender e explicar o caráter multidimensional da qualidade de vida, em função dos níveis de desenvolvimento territorial.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de mudanças globais aceleradas.  

Geografia Física de Portugal


GEOGR034 - ECTS

Conhecimento do País sob o ponto de vista climático, hidrológico, geológico e geomorfológico. As regiões estruturais de Portugal: geomorfologia e paisagens.


História Contemporânea de Portugal I


HISTO074 - ECTS

No final do semestre, o estudante deve ser capaz de :

- Interpretar as principais linhas de força nas estruturas de Portugal no século XIX;

- Relacionar acontecimentos, cronologias e conjunturas;

- Interpretar e contextualizar autores e textos coetâneos;

- Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia portuguesa neste domínio.


História Económica e Social na Época Contemporânea


HISTO041 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade económica e social.

2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história económica e social na Época Contemporânea.

3. Caraterizar sistemicamente a natureza económica mas também social do capitalismo.

4. Relacionar as duas guerras mundiais e o imperialismo contemporâneos com a grande crise do sistema capitalista liberal.


Introdução às Ciências da Terra


GEOGR072 - ECTS
  1. Apreender os conceitos de mudança e evolução da Terra enquanto sistema dinâmico em que interactuam as diversas 'esferas' (subsistemas) terrestres.
  2. Conhecer a escala de tempo geológico e as suas implicações ao nível dos processos que condicionam a dinâmica do meio.
  3. Compreender e enquadrar a informação subjacente aos princípios e teorias relacionadas com a tectónica de placas, suas implicações estruturais e geomorfológicas.
  4. Identificar e descrever as características dos principais tipos de minerais e rochas.
  5. Definir e comparar os biomas terrestres.
  6. Analisar e discutir a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e antrópico, procurando informação pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.

Seminário de História Contemporânea I


HISTO079 - ECTS

1. Adquirir metodologias de intervenção para delimitar/investigar/aprofundar problemáticas de história contemporânea. 2. Produzir relatórios preliminares de uma investigação sobre um problema de história contemporânea.


Seminário de História Medieval I


HISTO077 - ECTS

1. Aprofundar, desenvolver e adquirir competências metodológicas para investigar e reflectir sobre problemáticas de História Medieval.

2. Produzir um projecto individual de investigação sobre um tema de História Medieval, a desenvolver e concluir na correspondente unidade curricular do 2.º Semestre


Seminário de História Moderna I


HISTO078 - ECTS

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade, neste 1º módulo da UC, deverão assumir a forma de um projecto de trabalho de investigação, a desenvolver e concluir no semestre seguinte. Esta UC, constituindo o 1º de 2 blocos, pretende transmitir, de uma forma teórico-prática, os quadros teóricos e as ferramentas metodológicas necessárias ao desenvolvimento e conclusão do trabalho final de síntese.


Território e Sociedade


GEOGR073 - ECTS

Compreender e assimilar alguns quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com o território, as mudanças sociais e a globalização.

Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade e do território no contexto de um mundo crescentemente globalizado.




Climatologia


GEOGR074 - ECTS

O objectivo global da disciplina de Climatologia é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da climatologia, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local. 


Geografia da População


GEOGR024 - ECTS

-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;

-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;

- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;

-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;

-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;

-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico


Geografia Humana de Portugal


GEOGR036 - ECTS

- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.

- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.


Geomorfologia


GEOGR076 - ECTS
Compreender a evolução do sistema terrestre;

Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;

Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;

Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;

Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;

Conhecer e perceber a interacção Homem/meio;

Adquirir linguagem técnica/cientifica nas áreas das Ciências da terra;

Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que actuam sobre o território;

Identificar os processos geomorfológicos e os factores que lhe estão associados;

Interpretar o papel e a articulação dos factores de ordem natural e de ordem antrópica na dinâmica do meio físico;

História Contemporânea de Portugal II


HISTO076 - ECTS

-Interpretar as principais linhas de força na história de Portugal do século XX;

-Desenvolver capacidades analíticas e críticas sobre a produção historiográfica neste domínio;

-Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia portuguesa contemporânea.


História Política na Época Contemporânea


HISTO050 - ECTS

No final do semestre, o estudante deverá:

- Identificar as principais linhas de força da evolução política nos século XIX e XX;

- Relacionar acontecimentos, cronologias e conjunturas;

- Interpretar e contextualizar autores e textos;

- Debater interpretações historiográficas neste domínio.


Seminário em História Contemporânea II


HISTO082 - ECTS

1. Adquirir metodologias de intervenção para delimitar/investigar/aprofundar problemáticas de história contemporânea. 2. Elaborar e apresentar um relatório de uma investigação desenvolvida sobre um problema de história contemporânea.


Seminário em História Medieval II


HISTO080 - ECTS

1. Aprofundar, desenvolver e adquirir competências metodológicas para investigar e reflectir sobre problemáticas de História Medieval.

2. Produzir um projecto individual de investigação sobre um tema de História Medieval, a desenvolver e concluir na correspondente unidade curricular do 2.º Semestre.


Seminário em História Moderna II


HISTO081 - ECTS

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade, neste 2º módulo da UC, deverão assumir a forma de um projecto de trabalho de investigação, na continuidade do semestre anterior. Esta UC, constituindo o segundo de dois blocos, pretende dar continuidade aos quadros teóricos e às ferramentas metodológicas necessárias ao desenvolvimento e conclusão do trabalho final de síntese.


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