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Cursos

Licenciatura em Filosofia

Dados Gerais

Código Oficial: 9139
Sigla: FILO

Diplomas

  • Licenciatura em Filosofia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Filosofia Antiga I

FILO009 - ECTS

- Conhecer os problemas fundamentais da filosofia antiga até Platão (incluído).
- Procurar respostas pessoais, formadas na leitura dos textos comentados, sobre as questões principais expostas no programa.
- Desenvolver competências científicas e metodológicas no contexto da filosofia antiga.

Filosofia do Conhecimento I

FILO016 - ECTS

Após a frequência da disciplina os estudantes deverão ter adquirido um conhecimento panorâmico da epistemologia contemporânea, dos principais autores e posições da história da epistemologia, bem como uma concepção da natureza dos problemas epistemológicos. Em situações novas de discussão epistemológica, os estudante deverão ainda revelar o seu domínio do vocabulário técnico da epistemologia contemporânea e a capacidade de identificar não apenas problemas epistemológicos mas a relação destes com questões metafísicas e de teoria da mente e da linguagem.

Filosofia e Ciência Política I

FILO018 - ECTS

Compreensão da problemática da investigação filosófica na área política e social. Análise e interpretação de textos dos pensadores abordados. Reconhecimento da importância e actualidade dos temas focados.

Filosofia em Portugal no Século XX

FILO021 - ECTS Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas a importância do pensamento filosófico do séc. XX; Identificar a posição dos autores estudados; Debater as visões globais do pensamento filosófico em Portugal, na sua relação com a nossa Cultura e História.

Lógica I

FILO027 - ECTS

Pretende-se que os estudantes desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) através da competência no uso de conceitos essenciais da lógica, com vista à sua aplicação
- na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos, e
- na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).

Filosofia Antiga II

FILO010 - ECTS

Adquirir uma formação de base em Filosofia Antiga (respeitante ao período estipulado no programa), estudando figuras principais e  grandes correntes doutrinais. Analisar  textos representativos de autores e doutrinas fundamentais da sua história. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia. Mostrar a atualidade dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia antiga (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir

Filosofia do Conhecimento II

FILO017 - ECTS Desenvolver conteúdos básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento I, aplicando-os a tópicos específicos em cuja discussão se cruzam a epistemologia, a metafísica e a história da Filosofia. Os tópicos centrais são a racionalidade e a percepção, em torno das discussões contemporâneas sobre o valor do conhecimento e as virtudes epistémicas. Propõe-se uma dupla aproximação: nos textos clássicos e em estudos contemporâneos.

Filosofia e Ciência Política II

FILO019 - ECTS Compreensão da problemática da investigação filosófica na área política e social. Análise e interpretação de textos dos pensadores abordados. Reconhecimento da importância e actualidade dos temas focados.

Lógica II

FILO028 - ECTS

Pretende-se que os estudantes desenvolvam o raciocínio dedutivo através do domínio dos conceitos e dos métodos formais da lógica atual, com vista à sua posterior aplicação
- na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos, e
- na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).

Antropologia Filosófica I

FILO001 - ECTS

- Compreender a especificidade da antropologia filosófica no conjunto da Filosofia e em relação às antropologias positivas;
- Reconhecer temas e problemas da antropologia filosófica na articulação entre a tradição filosófica e o debate contemporâneo;

Estética I

FILO005 - ECTS

Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética. Apresentar questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos. Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente. Favorecer a imaginação visual e conceptual.

Filosofia das Ciências I

FILO034 - ECTS

1. Adquirir uma preparação introdutória em Filosofia das Ciências. 2. Analisar textos (históricos e contemporâneos) atinentes à Filosofia das Ciências. 3. Compreender a génese histórica da temática e da problemática da Filosofia das Ciências. 4. Estudar temas e problemas específicos da Filosofia das Ciências.

Filosofia em Portugal no Século XX

FILO021 - ECTS Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas a importância do pensamento filosófico do séc. XX; Identificar a posição dos autores estudados; Debater as visões globais do pensamento filosófico em Portugal, na sua relação com a nossa Cultura e História.

Filosofia Medieval I

FILO022 - ECTS

Conhecer os principais temas e autores do período medieval. Ler e analisar textos representativos das discussões filosóficas medievais. Identificar e discutir as posições filosóficas dos autores estudados.

Antropologia Filosófica II

FILO002 - ECTS

Objectivo geral: Na sequência da AF I e considerando que o logos da Antropologia Filosófica só pode ser equacionado próximo das condições do homem, a disciplina de AF II visa fundamentar uma reflexão filosoficamente sustentada sobre algumas das grandes questões antropológicas contemporâneas.

Objectivos específicos:

- Desenvolver uma visão crítica da condição humana; - Compreender o ser humano face aos novos desafios do mundo contemporâneo;- Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica;- Promover investigações sobre os temas, problemas e autores tratados

Estética II

FILO006 - ECTS

Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética. Apresentar questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos. Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente. Favorecer a imaginação visual e conceptual.

Filosofia das Ciências II

FILO035 - ECTS

 

1. Ser capaz de lidar aprofundadamente com questões, tendências de pensamento e argumentos fundamentais da filosofia das ciências contemporânea, incluindo áreas específicas. 2. Ser capaz de fazer exposições, orais e escritas, aprofundadas sobre as áreas e temas do programa. 3. Ser capaz de relacionar os conhecimentos antes adquiridos sobre filosofia das ciências com o estudo, levado a cabo nesta UC, dos problemas fundamentais de filosofia das ciências contemporânea.

Filosofia Medieval II

FILO023 - ECTS Leitura integral de obras e sua inserção no pensamento dos respetivos autores. 
Principais objetivos: 
1) estudar os principais problemas envolvidos na questão da vontade (existência, compatibilidade com formas mitigadas de determinismo, libertarianismo, acrasia);
2) conhecer as posições filosóficas no debates sobre a vontade e o livre arbítrio e identificar as soluções dos autores estudados.
A UC aprofunda alguns aspetos do programa de Filosofia Medieval I, centrando-se num único tema (vontade e livre arbítrio).

Ética I

FILO007 - ECTS Contribuir para o conhecimento dos problemas da Ética e para a formação intelectual dos estudantes.

Filosofia Contemporânea I

FILO011 - ECTS

1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período do século XIX), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar  textos representativos de autores e doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.

Filosofia da Linguagem

FILO014 - ECTS O objectivo central da disciplina é uma introdução ao tratamento dos temas do sentido e a referência, e, mais em geral, da relação entre a linguagem, o pensamento e o mundo na filosofia da linguagem. A concretização deste objectivo é efectuada através do estudo de autores fulcrais da história da filosofia da linguagem a partir de finais do século XIX até meados do século XX, nomeadamente G. Frege, B. Russell e L. Wittgenstein. Constitui também objectivo da disciplina que os estudantes compreendam as relações da actual filosofia da linguagem com a história da filosofia analítica e com as ciências da linguagem.

Filosofia Moderna I

FILO024 - ECTS

- Permitir aos estudantes o acesso a um leque tão variado quanto possível de problemas fundamentais da filosofia moderna até Malebranche (incluído).

- Suscitar, por parte dos estudantes, respostas pessoais, formadas na leitura dos textos comentados, sobre as questões principais expostas no programa.

- Desenvolver competências científicas e metodológicas no contexto da filosofia moderna até Malebranche, (incluído).      

Ontologia I

FILO030 - ECTS

1. Compreender os temas e problemas inerentes à questão filosófica da constituição da ciência metafísica, na história da filosofia

2. Identificar e compreender os conceitos inerentes ao vocabulário técnico fundamental da Ontologia e sua correlação com os paradigmas ontológicos de cada autor examinado.

3. Desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia

4. Desenvolver a capacidade crítica e especulativa em torno das questões acerca da constituição da metafísica como ciência propostas pelas diferentes soluções apresentadas na história da filosofia ocidental.

Ética II

FILO008 - ECTS Contribuir para o conhecimento dos problemas da ética e para a formação intelectual dos estudantes.

Filosofia Contemporânea II

FILO012 - ECTS

1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período dos séculos XX e XXI), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar  textos representativos de autores e doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.

Filosofia em Portugal

FILO020 - ECTS


Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas problemas e ideias centrais da Filosofia em Portugal; Possibilitar uma visão geral do pensamento filosófico em Portugal, desde a Idade Média até ao séc. XX.; Conhecer e debater as temáticas e os autores da Filosofia Portuguesa, devendo atingir um elevado nível de autonomia do pensamento crítico.

Filosofia Moderna II

FILO025 - ECTS

- Permitir aos estudantes o acesso a um leque tão variado quanto possível de problemas fundamentais da filosofia contemporânea.

- Suscitar, por parte dos estudantes, respostas pessoais, formadas na leitura dos textos comentados, sobre as questões principais expostas no programa.

- Desenvolver competências científicas e metodológicas no contexto da filosofia contemporânea.   

- - Desenvolver capacidades de investigação que conduzirão à aquisição de capacidades técnicas necessárias para elaboração da dissertação

Ontologia II

FILO031 - ECTS

1. Adquirir as ferramentas conceptuais elementares para o estudo da Ontologia em geral, e de cada autor do programa, em particular; e consolidar as competências já adquiridas neste domínio no semestre anterior;

2. Desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.

3. Compreender os rumos da ciência metafísica (séc XVII até à contemporaneidade)

4. Identificar e caractrerizar os principais paradigmas da ontologia (séc. XVII ate à contemporaneidade), bem como os problemas filosóficos por eles discutidos.    

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