Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > ARQU > Informação para Candidatos

Licenciatura em Arqueologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9006
Sigla: ARQU

Diplomas

  • Licenciatura em Arqueologia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Arqueologia Proto-Histórica Europeia

ARQU023 - ECTS - Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;

- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e civilizações enquadráveis nesse conceito;

- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;

- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos.

Civilizações do Próximo Oriente Antigo

ARQU028 - ECTS

Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo das Civilizações Antigas. Os alunos devem conhecer e identificar os principais traços civilizacionais (economia, sociedade, tecnologia, política, religião e arte) que marcam o percurso das sociedades humanas do Próximo Oriente e do Mediterrâneo Oriental, bem como o seu impacto no continente europeu.

História da Grécia Antiga

ARQU035 - ECTS

 

Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Grega. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações (políticas, sociais, económicas e culturais) desta Civilização ao longo dos períodos Arcaico, Clássico e Helenístico.

 

Métodos de Investigação em Ciências do Património

ARQU053 - ECTS
1. Disseminar e discutir as vias metodológicas inerentes à investigação e produção científica no âmbito das Ciências do Património, nomeadamente nas áreas da Arqueologia.

2. Procurar articular as funções do cientista do património em contextos interdisciplinares e no âmbito da produção científica contemporânea.

3. Compreender e relacionar os conceitos de fontes primárias e secundárias, suas tipologias e categorização.

4. Desenvolver o conhecimento sobre recursos documentais e bibliográficos e sua organização.

5. Construir abordagens metodológicas e práticas aplicadas a técnicas e percursos de investigação individual e coletiva

6. Identificar, definir e aplicar planificações e percursos de investigação.

Pré-História I

ARQU054 - ECTS - Conhecer os objectivos da Arqueologia pré-histórica enquanto área de conhecimento.

- Compreender as principais etapas da evolução da Humanidade do ponto de vista biológico e cultural.

- Compreender as diferentes estratégias de subsistência, os sistemas de organização social, as formas de ocupação e organização do espaço, e a evolução das técnicas durante o Plistocénico (Pré-história Antiga).

- Avaliar a importância dos testemunhos arqueológicos, conhecer a sua variabilidade regional, bem como o seu significado cronológico e cultural.

Arqueologia de Campo e Laboratorial

ARQU057 - ECTS Ensinar ao estudante os métodos de prospeção e de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo; ensinar-lhe também como deve levar a cabo o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório.

Arqueologia Proto-Histórica Peninsular

ARQU024 - ECTS

- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto da Península Ibérica;

- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e entidades étnicas enquadráveis nesse conceito;

- Analisar os processos socio-económicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;

- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos.

História da Investigação em Ciências do Património

ARQU055 - ECTS

Adquirir conhecimentos, aptidões e competências que melhor permitam compreender os contextos de investigação e de desenvolvimento do pensamento científico em diferentes áreas do saber fundamentais para o estudo e intervenção no património, as suas inter-relações e problemáticas.

História de Roma

ARQU036 - ECTS
Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Romana. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações desta Civilização.

Os alunos devem conhecer os seguintes temas:

- os diferentes tipos de fontes da História Romana, seu valor e limitações: fontes literárias, epigráficas e arqueológicas.

- o quadro geográfico e cronológico da Civilização Romana nas suas diferentes fases: Roma Monárquica, Roma Republicana e Roma Imperial.

- situar cronologicamente os principais acontecimentos da História romana.

- a evolução institucional da sociedade romana.

- as diferentes fases do Império Romano e conhecer as suas diferentes motivações, com particular destaque para os períodos Republicano e Imperial.

- o legado da Civilização romana na europa ocidental.

Pré-História II

ARQU056 - ECTS

-Dominar os conceitos fundamentais da Arqueologia Pré-histórica

-Perceber a transformações dos ecossistemas no  Holocénico e as mudanças na organização social e nas estratégias de subsistência das comunidades pré-históricas nesse período

-Reconhecer a transformação diacrónica das formas de organizar o espaço e de “habitar” o território durante a Pré-história Recente através dos vestígios materiais.

-Compreender a variabilidade regional dos vestígios arqueológicos (técnicas, formas e modos de fazer).

-Compreender o povoamento pré-histórico da Península Ibérica num quadro geográfico europeu desde o final do paleolítico ao final da Idade do Bronze

Análise de Materiais I

ARQU001 - ECTS

- Conhecer aspetos gerais da tecnologia lítica pré-histórica, entendida como o conjunto das técnicas e dos procedimentos empregues na produção de conjuntos artefactuais em pedra lascada e polida;

- Analisar artefactos líticos, quer na perspetiva tipológica quer numa abordagem tecnológica (cadeias-operatórias);

- Contextualizar temporal e culturalmente métodos e técnicas de talhe da pedra, bem como os diferentes tipos de artefactos líticos pré-históricos.

-Identificar as principais técnicas, morfologias e padrões decorativos da cerâmica pré-histórica.

-Identificar as principais técnicas, morfologias e padrões decorativos da cerâmica proto-histórica.

- Conhecer as inovações da tecnologia metalúrgica da proto-história, e identificar componentes artefactuais mais significativas.   

- Desenvolver competências que permitam enquadrar as produções no devido âmbito cultural e cronológico.

Arqueologia Clássica I

ARQU008 - ECTS

Conhecer o conceito de cidade no Mundo Clássico. Compreender o processo evolutivo da cidade grega e romana. Explicar o desenvolvimento do urbanismo ortogonal greco-romano. Perceber o papel de Roma na normalizacão e difusão do urbanismo regular. Analisar e comparar diversos planos urbanos de cidades gregas e romanas. Entender o desenvolvimento urbanístico da cidade de Roma.

Arqueologia Medieval I

ARQU018 - ECTS

Pretende-se que o Estudante se familiarize com os principais aspectos da Arqueologia Militar (estrutura dos exércitos, sistema de recrutamento, armamento medieval, estruturas castelares, etc.), da organização do território (Civitates, Terras, Julgados, etc) e da Arqueologia Viária (estradas, pontes, etc.).

Arte da Pré-História

ARQU026 - ECTS

Gerais: Dar a conhecer os conceitos de "arte" pré-histórica, formulados de acordo com os parâmetros da cultura ocidental e contrastá-los com as "leituras" das produções gráficas ou escultóricas das sociedades ditas primitivas, isto é, abordar o conceito de "arte pré-histórica" segundo uma perspectiva antropológica. Específicos:Discutir a arte como sistema de informação cultural e como forma de produção e de manipulação de “poderes” adentro das sociedades que a produzem: nas do Paleolítico superior/Mesolítico e nas do Neolítico/ Idade do Bronze, particularmente na Europa. Discutir as formas arquitectónicas duráveis, bem como a proto-escultura e escultura adentro dos parâmetros acima indicados (informação cultural propiciadora da definição de identidades e da coesão social e política). Discutir o espaço contextual alargado (paisagem) ou restrito (gruta, monumento megalítico) como "suporte" de tradições e de intencionalidades comunitárias bem como de preferências técnicas.

História da Alta Idade Média em Portugal

HISTO008 - ECTS

Pretende-se traçar o quadro geral político, económico e social da Hispânia ao longo do período que decorre entre o desaparecimento das estruturas imperiais romanas e o advento de Afonso VI de Leão e Castela (1072), valorizando especialmente o futuro território português.

Numismática Antiga

ARQU043 - ECTS

Conhecer a origem e evolução do conceito de moeda na Antiguidade Clássica. Compreender o processo gradual de monetização no Mundo Mediterrânico. Explicar o enquadramento geográfico, político, económico e cronológico da “invenção da moeda”. Conhecer as tecnologias relacionadas com a produção de moeda. Perceber um funcionamento dos sistemas monetários na Antiguidade, particularmente, durante o período romano e com especial atenção à Península Ibérica. Iniciação à investigação em estudos numismáticos com a utilização da metodologia e técnicas adequadas.

Tecnologia dos Materiais

ARQU049 - ECTS

Promover a pesquisa e o conhecimento sobre materiais e técnicas/tecnologias de sua exploração, transformação e/ou produção, de modo a melhor identificar e contextualizar artefactos e respetivas funções, bem como a percecionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas.

Promover o conhecimento relativo a contextos (inter)nacionais de produção de materiais a partir de tecnologias tradicionais, para agilizar a melhor compreensão face a contextos arqueológicos. 

Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema.

Arqueologia Clássica II

ARQU009 - ECTS

Conhecer os materiais as técnicas de construção romanas. Caracterizar as ordens arquitectónicas clássicas. Analisar a decoração arquitectural romana. Conhecer os principais edifícios e a sua implantação na cidade romana. Perceber a importância, o significado e a evolução de alguns edifícios característicos.

Arqueologia Medieval II

ARQU019 - ECTS

Pretende-se que o Aluno se familiarize com os principais aspectos da Arqueologia do Quotidiano, na vertente dos Espaços de Habitação (casa nobre, comum, urbana e rural), dos Espaços Religiosos (igrejas, mesquitas e sinagogas; evolução dos espaços litúrgicos) e da Arqueologia da Morte (evolução das diferentes formas de enterramento).

Conservação Preventiva

ARQU029 - ECTS

Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e gestão de riscos para o património arqueológico, com vista à sua preservação. 

Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema, definir e implementar planos de ação e sustentar decisões.

Gestão do Património

ARQU058 - ECTS

Em correlação com outras UC esta UC pretende proporcionar conhecimentos sobre o conceito de património especialmente no que diz respeito ao património arqueológico destacando o seu caráter multidisciplinar e como diferentes abordagens teóricas produzem diferentes construções do campo Posteriormente apresenta teorias, métodos e questões relacionadas com a sua salvaguarda e interpretação examinando impactos nas sociedades contemp. Esta parte da UC também aborda temas de natureza mais prática geralmente associados ao desenvolvimento de políticas de gestão coerentes e sustentáveis tomando-as como base para muitas atividades e planos de gestão do património. Considera-se que esta UC proporciona aos alunos oportunidades para desenvolver competências essenciais para iniciar uma carreira em gestão do património: conhecimentos de deontologia profissional e a capacidade de investigar e conceptualizar questões relacionadas com o património e a sua gestão e mediação, com especial destaque para o património arqueológico.

 

História Medieval de Portugal

HISTO069 - ECTS

1) Familiarizar os estudantes com determinados conceitos chave de interpretação da época medieval portuguesa.
2) No quadro da pluralidade de poderes da Idade Média Portuguesa, dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre os poderes régio, eclesiástico secular, concelhio e senhorial laico e suas interrelações e contraposições.
3) Familiarizar os estudantes com algumas fontes essenciais para a História dos Poderes na cronia tida em conta.

Numismática Portuguesa

ARQU044 - ECTS

Pretende-se que o Estudante se familiarize com os principais aspectos da Numismática Portuguesa, medieval e moderna, quer no que respeita à História Monetária, quer, sobretudo, no que toca à identificação e classificação de moedas.

Arqueologia Moderna e Contemporânea I

ARQU020 - ECTS

São objectivos gerais desenvolver a consciência cívica e o apreço pela diversidade cultural; incentivar competências pluridisciplinares; gerar atitudes informadas e críticas em prol da preservação e valorização do património; reiterar a prática de investigar, interpretar, inovar e comunicar; apoiar a experimentação no exterior. 

 

Arte da Pré-História

ARQU026 - ECTS

Gerais: Dar a conhecer os conceitos de "arte" pré-histórica, formulados de acordo com os parâmetros da cultura ocidental e contrastá-los com as "leituras" das produções gráficas ou escultóricas das sociedades ditas primitivas, isto é, abordar o conceito de "arte pré-histórica" segundo uma perspectiva antropológica. Específicos:Discutir a arte como sistema de informação cultural e como forma de produção e de manipulação de “poderes” adentro das sociedades que a produzem: nas do Paleolítico superior/Mesolítico e nas do Neolítico/ Idade do Bronze, particularmente na Europa. Discutir as formas arquitectónicas duráveis, bem como a proto-escultura e escultura adentro dos parâmetros acima indicados (informação cultural propiciadora da definição de identidades e da coesão social e política). Discutir o espaço contextual alargado (paisagem) ou restrito (gruta, monumento megalítico) como "suporte" de tradições e de intencionalidades comunitárias bem como de preferências técnicas.

História Contemporânea de Portugal

ARQU033 - ECTS

-Aceder a uma visão diversificada sobre a história portuguesa dos séculos XIX e XX -Contactar fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste período -Incentivar a pesquisa e trabalho individual sobre os temas abordados -Fornecer bibliografia complementar que corresponda aos interesses individuais e profissionais -Fomentar a participação oral, quer pela partilha de interesses individuais quer pelo fornecimento de textos para discussão

História Moderna de Portugal

ARQU038 - ECTS

Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão. Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.

Numismática Antiga

ARQU043 - ECTS

Conhecer a origem e evolução do conceito de moeda na Antiguidade Clássica. Compreender o processo gradual de monetização no Mundo Mediterrânico. Explicar o enquadramento geográfico, político, económico e cronológico da “invenção da moeda”. Conhecer as tecnologias relacionadas com a produção de moeda. Perceber um funcionamento dos sistemas monetários na Antiguidade, particularmente, durante o período romano e com especial atenção à Península Ibérica. Iniciação à investigação em estudos numismáticos com a utilização da metodologia e técnicas adequadas.

Tecnologia dos Materiais

ARQU049 - ECTS

Promover a pesquisa e o conhecimento sobre materiais e técnicas/tecnologias de sua exploração, transformação e/ou produção, de modo a melhor identificar e contextualizar artefactos e respetivas funções, bem como a percecionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas.

Promover o conhecimento relativo a contextos (inter)nacionais de produção de materiais a partir de tecnologias tradicionais, para agilizar a melhor compreensão face a contextos arqueológicos. 

Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema.

Análise de Materiais II

ARQU002 - ECTS

A unidade curricular de Análise de Materiais II tem como temática principal o estudo dos materiais cerâmicos romanos e medievais.

Os objetivos gerais orientam-se para a aquisição de conceitos e conteúdos e para o domínio da bibliografia básica de referência relativa aos materiais cerâmicos romanos e medievais, mas, acima de tudo, para o desenvolvimento de competências na identificação tipológica e cronológica de materiais de diferentes naturezas (sobretudo cerâmicos, metálicos e vítreos).

Arqueologia Moderna e Contemporânea II

ARQU021 - ECTS

São objectivos gerais: desenvolver a consciência cívica e o apreço pela diversidade cultural; incentivar competências pluridisciplinares; gerar atitudes informadas e críticas em prol da preservação e valorização do património; reiterar a prática de investigar, interpretar, inovar e comunicar.

Práticas de Arqueologia de Campo

ARQU060 - ECTS

Nas aulas tutoriais o estudante de Arqueologia deverá compreender o funcionamento, enquadramento legal e potencialidades dos diversos tipos de trabalho arqueológico, à luz da lei e regulamentos em vigor.
Deverá, em paralelo, preparar-se para desenvolver trabalho prático, apreendendo e sedimentando conceitos, assim como as diversas metodologias aplicáveis à escavação e registo.

Já em contexto de trabalho de campo, o estudante deverá alcançar os seguintes objetivos:
- compreender as dinâmicas do trabalho de campo em Arqueologia nas suas diversas vertentes;
- experimentar diferentes ferramentas e desenvolver actividades essenciais ao bom funcionamento das intervenções no terreno;
- identificar e manusear materiais arqueológicos em contexto de escavação; 
- compreender a importância do registo de campo e aprender a realizá-lo com rigor;
- adquirir competências e boas práticas aplicáveis em distintos contextos de trabalho.

Práticas de Arqueologia Laboratorial

ARQU059 - ECTS Pretende-se que os alunos:

- Se familiarizem com recursos laboratoriais que lhes permitam desenvolver e agilizar as atividades práticas inerentes à sua área profissional;

- Experimentem, desenvolvam criticamente e treinem métodos de trabalho que acautelem o equilíbrio ético entre a obtenção de informação a partir dos materiais e a preservação da sua integridade, não comprometendo intervenções ou estudos posteriores;

- Ao experimentar e treinar o desenvolvimento prático das tarefas elencadas no conteúdo programático, os estudantes fiquem mais aptos a desempenhar as suas funções profissionais, quer de forma autónoma quer, preferencialmente, em equipa de trabalho.
Recomendar Página Voltar ao Topo