Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > LEI > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Dados Gerais

Código Oficial: L251
Sigla: LEI

Diplomas

  • Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2017 2018 2019 2020 2021
- - - - -

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 42
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Cultura Clássica

LEI004 - ECTS

O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos antigos, expressas em algumas das suas obras literárias e artísticas, visa aprofundar o conhecimento das matrizes greco-latinas das culturas europeias e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica.

Introdução à Literatura Comparada

LEI001 - ECTS

Enquanto disciplina introdutória, esta UC tem como objetivos:

 

  1. a introdução aos principais conceitos e métodos que têm concorrido para o desenvolvimento desta área científica;
  2. o (re)conhecimento da dimensão internacional e transnacional do fenómeno literário.
  3. a iniciação à prática da leitura/análise comparatista dos textos literários.
  4. o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de articulação de conhecimentos oriundos de outras disciplinas dos estudos literários e/ou de outros ramos de conhecimento (História, História da Arte, Filosofia, Relações Internacionais...)

Introdução aos Estudos Feministas

LEI025 - ECTS

Globalmente, esta UC pretende facultar o contacto com epistemologias críticas que permitam aos/às estudantes reconhecer o “carácter situacional do ser humano”. Mais especificamente, pretende-se que sejam capazes de identificar as principais figuras e escolas de pensamento dos Estudos Feministas, bem como os seus principais movimentos evolutivos, nomeadamente as quatro vagas do feminismo. Os/as estudantes deverão analisar textos fundamentais dos Estudos Feministas, bem como objetos artísticos e textos literários (portugueses e estrangeiros) de diferentes géneros, de modo a desenvolverem capacidades de análise inovadoras e intersecionais, conducentes a novas formas de encarar a relação entre a literatura e o mundo.

As questões enunciadas nos objetivos da unidade curricular serão articuladas com uma reflexão teórica, progressiva, mas constante, a partir de estudos de casos, que possam levar à criação e/ou ao desenvolvimento das competências necessárias para analisar a diversidade de poéticas e fenómenos literários, culturais e sociais. Espera-se, assim, que os/estudantes adquiram ferramentas conceptuais específicas dos Estudos Feministas que lhes permitam produzir um discurso crítico sensível às ligações entre política, cultura, arte e literatura.

Semiótica Geral

LEI002 - ECTS A disciplina de Semiótica Geral tem como objectivo principal fornecer aos estudantes as bases teóricas do modelo semiótico de análise do texto e imagem. Acompanhando tendendências recentes neste campo de estudos, recuperaremos alguma da tradição da Narratologia, abrindo ainda espaço para as lições que possam ser retiradas da esfera da Cultura Visual no que diz respeito à produção de significado. Este enquadramento permitirá a abordagem a estudos de caso, examinados ao longo do semestre, com ênfase no texto literário, mormente poesia e narrativa breve, e na imagem, desde a pintura ao digital.

Textos de Literatura Mundial I

LEI003 - ECTS A centralidade cultural dos textos selecionados e a sua origem em quatro grandes tradições e línguas literárias europeias tornam este programa um espaço de demonstração particularmente convincente para o reconhecimento de alguns dos processos que tornam certos textos canónicos e os inscrevem na memória literária – sendo tal reconhecimento um dos principais objetivos acima identificados. A magnitude do processamento crítico e histórico-literário destes textos igualmente entrará numa relação de mutualidade com o objetivo de identificar feições que permitiram argumentar quer pela sua singularidade, quer pela sua tipicidade, em diferentes contextos e tempos da sua leitura.

Estudos Intermediais e Interartes

LEI005 - ECTS Esta unidade curricular pretende introduzir as matrizes teóricas e os instrumentos analíticos centrais dos estudos intermediais e interartes contemporâneos, bem como potenciar uma reflexão sobre as implicações estéticas, retóricas, pragmáticas e ideológicas das relações entre diferentes meios de comunicação e entre distintas práticas artísticas.

História da Literatura Portuguesa

LEI009 - ECTS Recorrendo a critérios cronológicos e tipológicos, visa-se proporcionar aos estudantes um conhecimento  sólido de textos e vozes influentes da História da Literatura Portuguesa quer no campo da ficção quer no campo da poesia, familiarizá-los com categorias e ferramentas concetuais necessárias a esse estudo e desenvolver as suas competências literárias.

História do Cinema e Outros Meios Audiovisuais

LEI006 - ECTS

- Contextualizar as origens do cinema e de outros meios audiovisuais;

- Conhecer e aplicar metodologias para o estudo e análise da imagem em movimento;

- Conhecer e compreender a história das imagens em movimento e as suas problemáticas historiográficas;

- Compreender o desenvolvimento do cinema à luz do seu contexto histórico-artístico, de um ponto de vista sincrónico e diacrónico, bem como as questões inerentes ao seu estudo, às teorias cinematográficas e à sua problematização;

- Identificar e analisar os princípios técnicos e estéticos do cinema, do vídeo e da televisão e o seu desenvolvimento;

- Compreender e refletir sobre o cinema como documento;

- Conhecer e analisar a relação das imagens em movimento com as práticas artísticas contemporâneas e os seus desenvolvimentos de um ponto de vista sincrónico e diacrónico.

Narrativa e Transmedialidade

LEI008 - ECTS

A presente unidade curricular tem como objectivos principais habilitar os estudantes:

- no uso das ferramentas de análise narratológica fundamentais, considerando a sua aplicabilidade a diversas tipologias narrativas numa perspectiva transmedial;

- no reconhecimento das constantes e das transformações narratológicas, assim como temáticas e técnicas numa perspectiva ampla, inerentes à adaptação, destacando-se o trânsito de intrigas e figuras entre narrativa literária e narrativa audiovisual;

- no aprofundamento do seu domínio de ferramentas conceptuais relevantes na produção de um discurso crítico, seja em estudos de cariz mais reflexivo ou panorâmico, seja em estudos de caso.

Textos de Literatura Mundial II

LEI007 - ECTS O objetivo da U.C. é de fornecer aos estudantes uma compreensão mais completa da função de textos ‘canónicos’ no âmbito da literatura ‘nacional’ e da literatura ‘mundial’ (nomeadamente em textos literários de expressã alemã, espanhola, francesa e inglesa).

Mitologia Clássica

LLC109 - ECTS

Apresentar e discutir a natureza e funções do mito na Grécia antiga. Conhecer as histórias míticas da tradição clássica, greco-latina, tal como foram plasmadas em obras literárias. 

Teoria do Gosto Literário

EPL041 - ECTS

Estudar a função da Sensibilidade na percepção estética do texto literário através do conhecimento histórico e sistemático da Teoria do Gosto.

Recomendar Página Voltar ao Topo