Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > EIMAS > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Estudos Africanos - Mestrado Europeu Interdisciplinar

Dados Gerais

Código Oficial: MB31
Sigla: EIMAS

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Africanos - Mestrado Europeu Interdisciplinar (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Africanos - Mestrado Europeu Interdisciplinar (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

África Global

EIMAS02 - ECTS

The main goal of this syllabus is to describe the main trends of African changes by articulating it with World History. This will allow students to overview African History under a broader and deeper perspective.

The main goal is to provide basic contextual knowledge on:
- African main historical trends 
- African regional history
- Africa in World History

The syllabus is divided into 4 points following a diachronic sequence in order to allow students  a wider understanding of African role in World History.

 

Comunicação Intercultural em África

EIMAS05 - ECTS O objetivo desta UC é sensibilizar os estudantes para as diferentes formas de perceção, compreensão e estruturação de diversos dominios que resultam das experiências de um grupo no seu próprio contexto cultural. Os estudantes deverão compreender como essas experiências são elementos estruturantes dos valores que se manifestam em práticas sociais, assim como na conceptualização de tempo e espaço, na forma como se relaciona com os outros, com o poder, com indivíduos do outro género,  com o natural e o sobrenatural, no seu entendimento da vida e da morte. na importância que um indivíduo atribui a qualidades, objetos,

Este modulo sensibiliza os estudantes para os desafios das interações sociais em contextos africanos, fornecendo estratégias que lhes permitem ter consciência de comportamentos etnocentricos e eurocentricos, identificar e compreender formas de comportamento distintas daquelas que fazem parte da sua experiência cultural.

Cooperação para o Desenvolvimento

EIMAS03 - ECTS

No final do curso, as/os estudantes  deverão:
1. ter desenvolvido uma análise crítica das sociedades africanas contemporâneas e das mudanças sociais num contexto globalizado, com ênfase na cooperação;

2. ter conhecimento das principais organizações, conceitos, actores, bem como das estratégias de cooperação bem e mal sucedidas que envolvem África;

3. desenvolveram uma capacidade abrangente de análise dos obstáculos económicos, sociais, políticos e culturais ao desenvolvimento com variáveis que interagem com as políticas de cooperação, envolvendo actores europeus e outros actores internacionais;

4. serem capazes de compreender criticamente a multiplicidade de variáveis económicas, políticas e sociais endógenas que, na sua interacção com as políticas de desenvolvimento europeias e vários actores internacionais, desafiam o desenvolvimento bem sucedido dos países do continente.

Educação para o Desenvolvimento

EIMAS06 - ECTS Relacionar os conceitos de desenvolvimento e de educação.
A educação em África numa perspetiva numa perspetiva histórica, sociológica e comparada.
Identificar a polissemia de conceitos e práticas de educação para o desenvolvimento segundo os seus promotores
internacionais, nacionais e institucionais.
Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento da educação para o
desenvolvimento.
Identificar a constituição teórica e metodológica do campo da educação para o desenvolvimento.
Aprofundar uma perspetiva crítica face a conceções prevalecentes acerca da abordagem, temas e problemas da
educação para o desenvolvimento.
Desconstruir a visão apolítica da educação (para o desenvolvimento).
Desenvolver atitudes de reflexão e de investigação científica.

Literaturas Africanas

EIMAS07 - ECTS

O principal objetivo da UC é proporcionar aos alunos uma visão global da diversidade de literaturas da África. Para esse fim, será estudado um conjunto minimamente representativo de textos, escritos em inglês ou traduzidos para esse idioma, de vários géneros (incluindo literatura oral) e de vários espaços linguísticos, culturais e nacionais. O período de tempo coberto também será estendido, incluindo textos do período pré-colonial, colonial e pós-colonial. Serão discutidos alguns dos temas que marcam as literaturas africanas, como o conflito colonial, o conflito entre tradição e modernidade, as identidades africanas, a desilusão pós-independência e as questões de género.

Métodos de Investigação

EIMAS01 - ECTS

Este módulo pretende fornecer aos estudantes competências para lidar com as diferentes etapas exigidas pela produção de conhecimento científico - da escolha de um tópico de pesquisa e de uma pergunta de investigação à apresentação dos resultados de um trabalho académico.

Compreende  etapas teóricas, metodológicas e empíricas para um processo bem-sucedido e rigoroso de construção do conhecimento, incluindo a análise crítica da literatura, a seleção de dados, a criação de bases de dados, os métodos de análise e a comunicação científica. O manuseio das competências de comunicação científica também será considerado.

Uma abordagem prática será usada para o  treino de  procedimentos metodológicos. As sessões do seminário serão focadas em exercícios sobre os diferentes aspetos abordados nas aulas, a fim de: 1. aprimorar a capacidade dos alunos para  organizar informação de maneira consistente; 2. desenvolver competências teóricas, bem como competências críticas de análise em relação às fontes primárias e à bibliografia 3. capacitar os estudantes a usar ferramentas digitais para  pesquisa e tratamento de informação, 4. aumentar a capacidade dos estudantes  para o uso apropriado de recursos e tecnologia para produzir conhecimento; 5. dominar procedimentos cruciais de  ética científica.

Seminário de Projeto I

EIMAS04 - ECTS Este módulo oferece a possibilidade de preparar, em grupo, por um lado, o projeto final (trabalho de campo ou estágio) de cada estudante e, por outro lado, a Escola de Inverno EIMAS, que ocorre no final do terceiro semestre.

Solicita-se aos estudantes que trabalhem  em equipa e apresentem as suas diferentes etapas de investigação e trabalho de campo  em diferentes formatos, e recebam um treino intensivo em planeamento e gestão de projetos e comunicação de ciência.

Dissertação

EIMAS25 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo