Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MEAA > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Dados Gerais

Código Oficial: 9429
Sigla: MEAA

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Anglo-Americanos (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Anglo-Americanos (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Crítica Literária - Teoria e História

MEAAM002 - ECTS

O seminário tem por objectivo fomentar a reflexão dos estudantes sobre questões relativas ao contexto da teorização e da crítica literárias.

Estudos Culturais

MEAAM007 - ECTS

O programa visa facultar aos estudantes a informação e os instrumentos teóricos necessários à compreensão da gama de representações utópicas, predominantemente na literatura e no cinema, que marcaram as culturas de língua inglesa ao longo do século que nos antecede. As áreas de produção intelectual e debate cultural a ter em conta incluem teorias do espaço, definidas no âmbito da Geografia Pós-Moderna, perspetivas que emergem no quadro das Humanidades Digitais, e o lugar ocupado por representações da cidade na produção imaginativa.

Literatura Inglesa I

MEAAM013 - ECTS

Objectivos / conhecimentos: Este programa explorará implicações para o drama e o teatro das transformações sociais, económicas e epistemológicas da Idade Moderna; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativos da variedade estrutural e modal da comédia inglesa na viragem do séc. XVI para o séc.XVII. Tal estudo será enquadrado por reflexões teóricas e históricas.

 

Literatura Norte-Americana I

MEAAM015 - ECTS

No contexto do alargamento de um campo de conhecimentos a um nível de estudos mais elevado, este programa tem como objetivo levar os estudantes não só a aprofundar e a compreender a consolidação da existência de uma literatura norte-americana, mas também a refletir sobre momentos sócio-culturais e estético-literários marcantes dos séculos XIX e XX nos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir competências teóricas e conceitos que recobrem e fundamentam problematizações das visões do “eu” e da América nos textos ficcionais indicados, assim como deverão ainda aprofundar pressupostos que lhes permitam refletir sobre o "nascimento" e sobre a existência de um cânone literário americano. No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica que lhes permita uma abordagem informada sobre conceitos e contextos desenvolvidos neste programa.

Cultura Inglesa

MEAAM003 - ECTS O programa tem como objectivo familiarizar os estudantes com algumas das concepções de cultura produzidas em Inglaterra entre o final do século XVII e meados do século XIX.

Cultura Norte-Americana

MEAAM004 - ECTS

Este programa tem como objetivo refletir sobre mitos, temas, ocorrências e momentos representativos da cultura e da história dos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir um conjunto de saberes determinantes que lhes permita alargar e aprofundar horizontes a um nível de estudos mais elevado, e que, por seu turno, os oriente na problematização de mitos identitários, de tradições e do(s) poder(es) no contexto da compreensão do quotidiano cultural e do pensamento americano. Deverão igualmente adquirir competências que os conduza a uma problematização em volta de temas da cultura americana e ao entendimento de visões mais regionalistas e/ou minoritárias no contexto dos Estados Unidos.

Literatura Inglesa II

MEAAM014 - ECTS

Na esteira da modernidade: Literatura e poética dos sécs. XX e XXI

Este seminário propõe um estudo de raízes das culturas literárias contemporâneas através de uma interrogação de desenvolvimentos fundamentais na produção literária, teórica e crítica do século que nos antecede. O programa salientará continuidades e rupturas na delineação de princípios e pressupostos que legitimaram um entendimentos evolutivo do literário ao longo do período em causa. Esta perspectiva geral de um quadro de atitudes intelectuais e críticas prevalecentes combinar-se-á com uma atenção sustentada à diversidade genérica e modal no acervo literário a considerar.

O programa organizar-se-á em três módulos, cada um dos quais constituído por cinco sessões de seminário; os três módulos totalizarão quarenta e cinco horas letivas.

Literatura Norte-Americana II

MEAAM016 - ECTS

O presente programa visa dar a conhecer alguns dos mais importantes romancistas norte-americanos da segunda metade do século XX e de inícios do século XXI. O estudo das obras seleccionadas mostrará a evolução temática e formal do romance num período específico da literatura da América ( finais do século XX, inícios do século XXI), as relações entre ficção e história, as tensões entre identidade individual e identidade colectiva, bem como a importância do espaço e do lugar nas representações e reconfiguirações desssa conflitualidade. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos da Literatura Norte-Americana contemporânea.

Dissertação

MEAAM005 - ECTS

Elaboração de uma dissertação.

Seminário de Elaboração e Acompanhamento da Dissertação

MEAAM018 - ECTS

Orientação tutorial com vista à elaboração da dissertação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-04-22 às 15:56:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais