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Cursos

Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Dados Gerais

Código Oficial: M963
Sigla: MCGIC

Diplomas

  • Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Estratégias Integradas da Comunicação

CGIC03 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos na área da comunicação empresarial e institucional. Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada. Promover a capacidade de investigação em ciências sociais.

Gestão e Modelos de Negócio em Indústrias Criativas

CGIC02 - ECTS

Pretende­se que os estudantes fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objetivos:

Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente económica e empresarial da atividade criativa, cultural e jornalística, incluindo as variáveis internas e externas que influenciam o negócio, a gestão e o respetivo mercado; Determinar a especificidade, importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações ­ para a tomada de decisões das empresas e produtos criativos;

Dar a conhecer conceitos, princípios, técnicas e modelos de negócio e gestão de empresas/organizações criativas e culturais.

Estimular a capacidade crítica e concetual articulada entre a teoria e prática; Fomentar a estreita relação entre o estudante, empregadores e empreendedores; Potenciar a participação ativa nas aulas e realização de trabalhos teóricos e práticos; Partilhar experiências, conhecimento e identificar modelos de negócio competitivos;

 

Metodologia de Investigação em Ciências da Comunicação e da Informação

CGIC01 - ECTS Considerando as metedologias de investigação, incluindo o método quadripolar, como uma base importante para a capacidade de os estudantes desenvolverem um pensamento crítico para aplicarem metodologias de recolha e análise de informação com base em critérios e rigor científicos, esta UC parte dos princípios clássicos­ boas práticas­de investigação em ciências sociais, em ciências da comunicação e da informação com aplicação concreta ao estudo das indústrias criativas e culturais.
  1. Abordar as principais metodologias em Ciências da Comunicação e da Informação
  2. Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho académico de investigação, bem como a sua utilidade da análise de tendências e oportunidades de
  3. Caracterizar a investigação quanto ao método e ao propósito, de forma a dar orientações sobre técnicas e instrumentos de recolha de dados adequadas a cada situação e contexto relevante para as Ciências da Comunicação e da Informação.

Empreendedorismo e Projetos Culturais

CGIC06 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se:

  • Promover uma atitude empreendedora;
  • Capacitar para o processo de empreendedorismo;
  • Promover a identificação de necessidades e oportunidades;
  • Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis nas áreas das indústrias criativas e cultura;
  • Habilitar com capacidades de liderança e de gestão de projetos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base cultural;
  • Capacitar para a comunicação e a gestão da informação em projetos.

Marketing para Indústrias Criativas

CGIC04 - ECTS

Pretende­-se que os estudantes fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objetivos:

  • Introduzir os conceitos e problemáticas fundamentais relacionadas com a análise do mercado e o papel do marketing das organizações na identificação de necessidades associadas ao setor cultural, criativo e
  • Compreender ao nível teórico e prático o mercado dos media e da publicidade, incluindo a estrutura de organização, os públicos e a sua aplicação no âmbito da gestão de marketing das empresas, negócios, e projetos, com ou sem fins
  • Preparar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos que permitem a elaboração de um plano de marketing baseado na análise de sistemas de investigação de
  • Estimular a capacidade crítica e concetual articulada entre a teoria e prática;
  • Promover a interação entre o estudante, mercado do setor criativo;
  • Potenciar a participação nas aulas e realização de trabalhos teóricos e práticos

Propriedade Intelectual e Criatividade

CGIC05 - ECTS

A unidade curricular tem como objetivo mostrar como a propriedade intelectual em geral constitui o principal ativo que dá valor às diversas indústrias criativas. Dentro desse contexto, os estudantes deverão ser capazes de desenvolver os seguintes conhecimentos, aptidões e competências:

 

  • Conhecer os fundamentos das leis que estatuem as diversas áreas da propriedade intelectual
  • Dominar os princípios fundamentais do copyright e do direito de autor
  • Conhecer os princípios fundamentais das leis sobre patentes
  • Conhecer os princípios fundamentais das leis tradicionais das marcas registadas, bem como as recentes leis antidiluição
  • Identificar o uso estratégico da propriedade intelectual em indústrias criativas
  • Elaborar conteúdos criativos no contexto dos novos tipos de licenças de propriedade intelectual em modo aberto

 

 

Dissertação/Estágio/Projeto

CGIC08 - ECTS
  • Desenvolver um estudo científico de acordo com as metodologias das Ciências da Comunicação/Ciências Socais aplicadas às Indústrias Criativas e Culturais;
  • Realizar uma Dissertação.
  • Aprofundar e aplicar/experimentar os conhecimentos em Comunicação e Indústrias
  • Conceber, planear e redigir um relatório de estágio em função das experiências vivida e observadas, seguindo as regras da clássicas de investigação/elaboração de relatórios.
  • .Aplicar o conhecimento em Comunicação e Indústrias Criativas no planeamento e criação de um produto ou de um serviço;.
  • Construir um projeto

 

Seminário de Investigação em Comunicação e Indústrias Criativas

CGIC07 - ECTS
  • Desenvolver competências para a transferência de conhecimento para a indústria e demais organizações do sector criativo

 

  • Conhecer e usar estrategicamente as políticas públicas nacionais e regionais para o sector criativo e cultural.

 

  • Conhecer e identificar boas práticas adoptadas e observadas na indústria criativa nacional e estrangeira

 

  • Adquirir competências na promoção, marketing e transacção internacional de produtos criativos e culturais.

 

  • Desenvolver competências na produção de conteúdos, nomeadamente nas áreas do jornalismo, cultura e comunicação digital

 

  • Desenvolver capacidades de pesquisa, organização e sistematização da informação. incluindo
  • conhecimentos bibliográficos para o tema a desenvolver.

 

  • Desenvolver capacidades autónomas de compreensão e de execução do tema a desenvolver, bem como articular a informação de forma sistemática e critica.

 

  • Apresentar, debater e defender o tema ou um projeto, quer numa perspectiva académica que da indústria ou demais contextos organizacionai
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