Estratégias Integradas da Comunicação
CGIC03 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos na área da comunicação empresarial e institucional. Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada. Promover a capacidade de investigação em ciências sociais.
Gestão e Modelos de Negócio em Indústrias Criativas
CGIC02 - ECTS
Pretendese que os estudantes fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objetivos:
Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente económica e empresarial da atividade criativa, cultural e jornalística, incluindo as variáveis internas e externas que influenciam o negócio, a gestão e o respetivo mercado; Determinar a especificidade, importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações para a tomada de decisões das empresas e produtos criativos;
Dar a conhecer conceitos, princípios, técnicas e modelos de negócio e gestão de empresas/organizações criativas e culturais.
Estimular a capacidade crítica e concetual articulada entre a teoria e prática; Fomentar a estreita relação entre o estudante, empregadores e empreendedores; Potenciar a participação ativa nas aulas e realização de trabalhos teóricos e práticos; Partilhar experiências, conhecimento e identificar modelos de negócio competitivos;
Metodologia de Investigação em Ciências da Comunicação e da Informação
CGIC01 - ECTS
Considerando as metedologias de investigação, incluindo o método quadripolar, como uma base importante para a capacidade de os estudantes desenvolverem um pensamento crítico para aplicarem metodologias de recolha e análise de informação com base em critérios e rigor científicos, esta UC parte dos princípios clássicos boas práticasde investigação em ciências sociais, em ciências da comunicação e da informação com aplicação concreta ao estudo das indústrias criativas e culturais.
- Abordar as principais metodologias em Ciências da Comunicação e da Informação
- Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho académico de investigação, bem como a sua utilidade da análise de tendências e oportunidades de
- Caracterizar a investigação quanto ao método e ao propósito, de forma a dar orientações sobre técnicas e instrumentos de recolha de dados adequadas a cada situação e contexto relevante para as Ciências da Comunicação e da Informação.
Empreendedorismo e Projetos Culturais
CGIC06 - ECTS
Com esta unidade curricular pretende-se:
- Promover uma atitude empreendedora;
- Capacitar para o processo de empreendedorismo;
- Promover a identificação de necessidades e oportunidades;
- Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis nas áreas das indústrias criativas e cultura;
- Habilitar com capacidades de liderança e de gestão de projetos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base cultural;
- Capacitar para a comunicação e a gestão da informação em projetos.
Marketing para Indústrias Criativas
CGIC04 - ECTS
Pretende-se que os estudantes fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objetivos:
- Introduzir os conceitos e problemáticas fundamentais relacionadas com a análise do mercado e o papel do marketing das organizações na identificação de necessidades associadas ao setor cultural, criativo e
- Compreender ao nível teórico e prático o mercado dos media e da publicidade, incluindo a estrutura de organização, os públicos e a sua aplicação no âmbito da gestão de marketing das empresas, negócios, e projetos, com ou sem fins
- Preparar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos que permitem a elaboração de um plano de marketing baseado na análise de sistemas de investigação de
- Estimular a capacidade crítica e concetual articulada entre a teoria e prática;
- Promover a interação entre o estudante, mercado do setor criativo;
- Potenciar a participação nas aulas e realização de trabalhos teóricos e práticos
Propriedade Intelectual e Criatividade
CGIC05 - ECTS
A unidade curricular tem como objetivo mostrar como a propriedade intelectual em geral constitui o principal ativo que dá valor às diversas indústrias criativas. Dentro desse contexto, os estudantes deverão ser capazes de desenvolver os seguintes conhecimentos, aptidões e competências:
- Conhecer os fundamentos das leis que estatuem as diversas áreas da propriedade intelectual
- Dominar os princípios fundamentais do copyright e do direito de autor
- Conhecer os princípios fundamentais das leis sobre patentes
- Conhecer os princípios fundamentais das leis tradicionais das marcas registadas, bem como as recentes leis antidiluição
- Identificar o uso estratégico da propriedade intelectual em indústrias criativas
- Elaborar conteúdos criativos no contexto dos novos tipos de licenças de propriedade intelectual em modo aberto
Dissertação/Estágio/Projeto
CGIC08 - ECTS
- Desenvolver um estudo científico de acordo com as metodologias das Ciências da Comunicação/Ciências Socais aplicadas às Indústrias Criativas e Culturais;
- Realizar uma Dissertação.
- Aprofundar e aplicar/experimentar os conhecimentos em Comunicação e Indústrias
- Conceber, planear e redigir um relatório de estágio em função das experiências vivida e observadas, seguindo as regras da clássicas de investigação/elaboração de relatórios.
- .Aplicar o conhecimento em Comunicação e Indústrias Criativas no planeamento e criação de um produto ou de um serviço;.
- Construir um projeto
Seminário de Investigação em Comunicação e Indústrias Criativas
CGIC07 - ECTS
- Desenvolver competências para a transferência de conhecimento para a indústria e demais organizações do sector criativo
- Conhecer e usar estrategicamente as políticas públicas nacionais e regionais para o sector criativo e cultural.
- Conhecer e identificar boas práticas adoptadas e observadas na indústria criativa nacional e estrangeira
- Adquirir competências na promoção, marketing e transacção internacional de produtos criativos e culturais.
- Desenvolver competências na produção de conteúdos, nomeadamente nas áreas do jornalismo, cultura e comunicação digital
- Desenvolver capacidades de pesquisa, organização e sistematização da informação. incluindo
- conhecimentos bibliográficos para o tema a desenvolver.
- Desenvolver capacidades autónomas de compreensão e de execução do tema a desenvolver, bem como articular a informação de forma sistemática e critica.
- Apresentar, debater e defender o tema ou um projeto, quer numa perspectiva académica que da indústria ou demais contextos organizacionai