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Cursos

Mestrado em Estudos Africanos

Dados Gerais

Código Oficial: 6101
Sigla: MAF

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Africanos (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Africanos (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

África e o Atlântico no Período Moderno

MAF015 - ECTS

São objetivos de aprendizagem da UC:

- compreender a importância de África no contexto do Atlântico na Época Moderna

- situar África no contexto da história atlântica e da história global

- refletir de forma crítica sobre os problemas e desafios colocados a África no período moderno

- relacionar o continente africano com os projetos coloniais em implantação e com fenómenos de globalização

Ciência Política

MAF027 - ECTS

- Reflectir sobre o carácter originário e estruturante da experiência política, nos múltiplos contextos e dimensões humanas em que esta se repercute.

- Delimitar a autonomia epistemológica da ciência política nas suas relações interdisciplinares não só com a reflexão filosófica, sociológica, jurídica e económica, mas também com outras dimensões culturais com as quais dialoga implicitamente (como a arte e a religião), a partir dos conceitos, problematizações e metodologias que lhe são próprios.

 

Línguas, Culturas e Património Mundial em África

MAF002 - ECTS

1.Compreender as razões históricas, geográficas e socais da distribuição das famílias de línguas em África e perceber o multilinguismo da maioria dos países africanos;

2. Analisar a situação do Português em África;

3. Discutir a emergência e a situação dos crioulos de base lexical portuguesa em África.

4. Sumariar informação sobre iniciativas legislativas da Unesco;

5. Sumariar informação relevante relativa à complexidade da noção de património;

6. Discutir criticamente os efeitos da marca “património mundial”.

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa I

MAF013 - ECTS

• Estudar alguns aspetos de duas das literaturas africanas em língua portuguesa, a angolana e a cabo-verdiana. • Aprofundar conceitos teóricos fundamentais para a compreensão de fenómenos literários e culturais.

Métodos de Investigação Científica

MAF001 - ECTS

Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela constituição de bases de dados e a escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.

Organizações para a Cooperação e Desenvolvimento

MAF031 - ECTS

Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.

Políticas Africanas de Portugal

MAF016 - ECTS

Políticas Públicas

MAF028 - ECTS

A unidade curricular privilegiará uma abordagem mais teórica e metodológica do processo de construção de políticas públicas. Focará, assim, a análise, reflexão e debate teórico, metodológico e organizacional em torno do conceito de política pública. Com vista à otimização dos recursos e dos atores em presença, o foco da disciplina incidirá, principalmente, sobre o processo cognitivo de investigação e/ou intervenção em matérias de políticas públicas. Com a finalidade de densificar a racionalidade e a operacionalidade da “caixa de ferramentas” metodológicas colocadas à disposição do ator/investigador em políticas públicas, serão igualmente abordados os processos conexos de agendamento, planeamento, gestão e avaliação. São finalidades da unidade curricular:

- Avaliar a evolução teórica e metodológica do conceito de política pública.
- Analisar o processo de transformação dos problemas sociais em políticas públicas.
- Identificar as fases, componentes, modelos e metodologias do processo de produção/investigação de uma política pública.
- Debater o sentido das políticas e da ação públicas nos nossos dias.

Comunicação Intercultural em Contextos Africanos

MAF010 - ECTS A frequência desta disciplina deverá sensibilizar os estudantes para as dificuldades que podem surgir na sua interação em contexto africano. São frequentes os desentendimentos que se devem a uma percepção errada do outro (em ambos os sentidos).

Educação, Cooperação e Desenvolvimento

MAF004 - ECTS

Esta UC ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem uma intervenção na perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação.
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona a Educação para o Desenvolvimento, distinguindo-a e contrastando-a com o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento.
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional.
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.

História e Geografia da África

MAF003 - ECTS

Objectivo geral:

A UC pretende proporcionar aos mestrandos conhecimentos contextuais básicos sobre a geografia e a história de Africa. 

Objectivos específicos:

- descrição das principais áreas constituintes dos espaços africanos nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural, sócio-económico,  e sistematizá-las de acordo com semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural (‘longue-durée’) da organização do espaço

-introdução à especificidade das periodizações africanas, especialmente nos períodos pré e proto-histórico
- compreensão das grandes linhas de evolução do continente nos períodos históricos
- informação sobre processos específicos que envolveram historicamente o continente africano, com destaque para o tráfico atlântico de escravos e as administrações coloniais;
- problematização das principais tendências evolutivas na sequência das descolonizações.
-capacitação para a análise de processos regionais africanos

 

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa II

MAF014 - ECTS

Partindo de uma visão geral do mosaico sociocultural de Moçambique, procura-se evidenciar o pluralismo estético-literário da literatura moçambicana e relevar as seguintes vertentes: 

– a incorporação da oralidade na escrita e a recriação da língua portuguesa; 
– o ecletismo e/ou sincretismo discursivo, temático e de formas literárias; 
– o processo (possível) de “descolonização cultural”; 
– o diálogo, desde 1950, dos escritores moçambicanos com territórios geoculturais adjacentes, que se traduz numa produção literária de combinatórias entre factores endógenos e exógenos, entre o local e o universal; 
– Diálogos interartísticos e outros entre literatura e jornalismo. 
Procura-se perspetivar a literatura moçambicana em função de conceitos e instrumentos críticos das teorias pós-coloniais e/ou de formas de conhecimento produzidas em África. Pretende-se, assim, estimular nos estudantes, a reflexão sobre a literatura moçambicana liberta das falácias das teorias eurocêntricas e/ou neo-colonialistas.

Sistemas Políticos Contemporâneos

MAF018 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade política recente.

2. Reconhecer o processo de massificação política nas sociedades contemporâneas e as suas principais consequências na gestão dos sistemas políticos.

3. Analisar criticamente um problema relevante da História política do último século colocado no livro ou artigo do qual terá elaborado uma recensão crítica ou um estado da questão.

4. Reconhecer as componentes essenciais da elaboração de uma tese monográfica, de um artigo, documentário ou conferência de natureza científica, e realizar uma recensão crítica ou um comentário dos mesmos.

Teorias e Métodos em Antropologia

MAF011 - ECTS

Tendo em mente que a UC faz parte de uma especialização em Antropologia, integrada num Mestrado de Estudos Africanos, sendo por isso possível abrigar estudantes com formações e graus de conhecimento antropológico muito diversos, ela deve atender a várias necessidades em simultâneo. Por um lado, não pode prescindir de fornecer fundamentos teóricos e metodológicos básicos da Antropologia. Por outro lado, deve orientar-se também para problemáticas contemporâneas da Antropologia através das quais se entende poder munir os estudantes com meios reflexivos para a compreensão aprofundada da realidade sóciocultural atual, nomeadamente, africana.

Ao concluir com sucesso a U.C., o estudante deve ser capaz de:

1.Sumariar informação sobre as concepções dominantes do pensamento antropológico ao longo do século XX; 2. Identificar criticamente as principais linhas de rutura e continuidade na história da teoria antropológica; 3. Reconhecer algumas linhas de força da antropologia contemporânea, tanto do ponto de vista teórico como do metodológico; 4. Reconhecer o lugar da etnografia na antropologia; 5. Sumariar informação sobre a metodologia de investigação etnográfica: suas especificidades e potencialidades; 6. Discutir criticamente o exercício da prática etnográfica e da escrita antropológica;

Territórios e Paisagens em África

MAF025 - ECTS

PT Apreender e situar historiograficamente as principais concepções da relação da Geografia com a História: geografia como “localização”, “ambiente”, “paisagem”, “região” e “crítica”. Consulta e crítica de cartografia antiga e atual; elaboração de cartografia de ‘reconstituição histórica’ e temática. Reconhecimento e levantamento no espaço das marcas da evolução histórica. 

 

 

Dissertação

MAF006 - ECTS O objetivo é o de apoiar os estudantes na elaboração da sua dissertação de mestrado, de modo a que esta cumpra os requisitos de um trabalho de investigação original sobre o tema. O cumprimento dos requisitos acima enunciados contriu diretamente para esse objetivo.

Estágio

MAF008 - ECTS Realização, com sucesso, do relatório de projecto/ estágio.

retende-se com esta UC que o estudante seja capaz de aplicar, em ambiente de trabalho, e mediante um projeto previamente delineado, no âmbito temático dos Estudos Africanos, as aprendizagens académicas, adquiridas no âmbito da componente curricular do CE. Isso implica a sua colocação numa instituição concreta,  contribuindo para a missão dessa instituição através  de um estágio, monitorizado e orientado em ambiente de trabalho. 

Projeto

MAF007 - ECTS Pretende-se com esta UC que o estudante seja capaz de aplicar, mediante um projeto previamente delineado, no âmbito temático dos Estudos Africanos, as aprendizagens académicas, adquiridas no âmbito da componente curricular do CE. O que se pretende é fomentar um processo de transferências de saberes e de competências que sejam, através  da conceção de um projeto, benéficas e reprodutivas, para o estudante, para o meio académico e para o meio social.

Seminário de Orientação

MAF005 - ECTS O seminário de Orientação do 2º ano de Mestrado em Estudos Africanos tem por objectivo acompanhar os alunos na preparação da dissertação final/estágio/ projecto
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