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Mestrado em Estudos Africanos

Dados Gerais

Código Oficial: 6101
Sigla: MAF

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Africanos (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Africanos (60 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
1 Concurso local Concurso local - 2016-08-22 a 2016-09-04

Unidades Curriculares

África e o Atlântico no Período Moderno

MAF015 - ECTS

São objetivos de aprendizagem da UC:

- compreender a importância de África no contexto do Atlântico na Época Moderna

- situar África no contexto da história atlântica e da história global

- refletir de forma crítica sobre os problemas e desafios colocados a África no período moderno

- relacionar o continente africano com os projetos coloniais em implantação e com fenómenos de globalização

Associativismo e Desenvolvimento

MAF038 - ECTS

Conhecimento, problematização e análise crítica de diferentes discursos, políticas e práticas em torno do associativismo e da sua importância e relação com processos de mudança social, de desenvolvimento e de desenvolvimento local e comunitário.

Conhecimento de diferentes tipologias de associações e ONG africanas (locais, nacionais e transnacionais) e sua análise a partir de diferentes dimensões, características, lógicas de ação, papeis desempenhados e influência em processos de desenvolvimento local e comunitário;

 Problematização de modos de funcionamento e de atuação de diferentes associações, tendo em conta estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária que desenvolvem, a inserção nas comunidades locais, os contributos para processos de desenvolvimento local e comunitário e as dimensões étcas subjacentes;

Problematização da sustentabilidade e da autonomia das associações emodos de participação dos seus membros

Problematização das associações enquanto espaços educativos.

 

 

 

Economia do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

MAF019 - ECTS

Línguas, Culturas e Património Mundial em África

MAF002 - ECTS

1.Compreender as razões históricas, geográficas e socais da distribuição das famílias de línguas em África e perceber o multilinguismo da maioria dos países africanos;

2. Analisar a situação do Português em África;

3. Discutir a emergência e a situação dos crioulos de base lexical portuguesa em África.

4. Sumariar informação sobre iniciativas legislativas da Unesco;

5. Sumariar informação relevante relativa à complexidade da noção de património;

6. Discutir criticamente os efeitos da marca “património mundial”.

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa I

MAF013 - ECTS

• Estudar alguns aspetos de duas das literaturas africanas em língua portuguesa, a angolana e a cabo-verdiana. • Aprofundar conceitos teóricos fundamentais para a compreensão de fenómenos literários e culturais.

Métodos de Investigação Científica

MAF001 - ECTS

Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela constituição de bases de dados e a escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.

Organizações para a Cooperação e Desenvolvimento

MAF031 - ECTS

Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.

Políticas Africanas de Portugal

MAF016 - ECTS

Problemáticas de Educação Comparada e Cooperação

MAF037 - ECTS

Identificar o sistema educativo português no quadro dos espaços culturais em que se integra (europeu e lusófono) à luz de uma perspetiva comparada.
Relacionar a construção histórica do Estado-Nação com o modelo escolar vigente.
Analisar contextos históricos e instituições internacionais responsáveis pela análise inter-nacional dos sistemas educativos.
Analisar a evolução da cooperação intelectual e educacional ao longo dos séculos XX e XXI, em particular, através de organizações internacionais.
Identificar a constituição teórica e metodológica do campo da educação comparada
Analisar comparativamente questões centrais da estrutura e do funcionamento dos sistemas de educação à escala europeia e global.
Aprofundar uma perspetiva crítica face a concepções prevalecentes acerca dos temas/problemas recorrentes de desenvolvimento dos sistemas educativos.

Comunicação Intercultural em Contextos Africanos

MAF010 - ECTS A frequência desta disciplina deverá sensibilizar os estudantes para as dificuldades que podem surgir na sua interação em contexto africano. São frequentes os desentendimentos que se devem a uma percepção errada do outro (em ambos os sentidos).

Educação, Cooperação e Desenvolvimento

MAF004 - ECTS

Esta UC ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem uma intervenção na perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação.
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona a Educação para o Desenvolvimento, distinguindo-a e contrastando-a com o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento.
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional.
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.

História de África Contemporânea

MAF017 - ECTS Adquirir conhecimentos e metodologias de análise histórica sobre:

- padrões de funcionamento das administração coloniais e dos novos estados africanos;
- as sociedades coloniais e o impacto da nova divisão mundial do trabalho em África;
- os processos de descolonização.
- as sociedades africanas após as independências
- tendencias socio-politicas em curso

História e Geografia da África

MAF003 - ECTS

Como objetivo genérico, esta UC deve proporcionar aos mestrandos conhecimentos contextuais básicos sobre a geografia e a história de Africa. 

Objectivos específicos:

- descrever as principais áreas constituintes dos espaços africanos nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural, sócio-económico) e sistematizá-las de acordo com semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural (‘longue-durée’) de organização do espaço

-introdução à especificidade das periodizações africanas, especialmente nos períodos pré e proto-histórico
- comprensão das grandes linhas de evolução do continente nos períodos históricos
- informação sobre processos específicos, como o tráfico atlântico de escravos e as administrações coloniais;
- problematização das principais tendências evolutivas na sequência das descolonizações.
-capacitar para a análise de processos regionais africanos

 

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa II

MAF014 - ECTS

• Estudar alguns aspetos de três das literaturas africanas em língua portuguesa, a moçambicana, a santomense e a guineense. • Aprofundar conceitos teóricos fundamentais para a compreensão de fenómenos literários e culturais.

Teorias e Métodos em Antropologia

MAF011 - ECTS

Tendo em mente que a UC faz parte de uma especialização em Antropologia, integrada num Mestrado de Estudos Africanos, sendo por isso possível abrigar estudantes com formações e graus de conhecimento antropológico muito diversos, ela deve atender a várias necessidades em simultâneo. Por um lado, não pode prescindir de fornecer fundamentos teóricos e metodológicos básicos da Antropologia. Por outro lado, deve orientar-se também para problemáticas contemporâneas da Antropologia através das quais se entende poder munir os estudantes com meios reflexivos para a compreensão aprofundada da realidade sóciocultural atual, nomeadamente, africana.

Ao concluir com sucesso a U.C., o estudante deve ser capaz de:

1.Sumariar informação sobre as concepções dominantes do pensamento antropológico ao longo do século XX; 2. Identificar criticamente as principais linhas de rutura e continuidade na história da teoria antropológica; 3. Reconhecer algumas linhas de força da antropologia contemporânea, tanto do ponto de vista teórico como do metodológico; 4. Reconhecer o lugar da etnografia na antropologia; 5. Sumariar informação sobre a metodologia de investigação etnográfica: suas especificidades e potencialidades; 6. Discutir criticamente o exercício da prática etnográfica e da escrita antropológica;

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