Código Oficial: | 9143 |
Sigla: | GEOGR |
1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes na prática estatística, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. A abordagem situa-se no domínio da estatística descritiva, mas também a inferencial, explorando temáticas relacionadas com as Ciências Sociais. Constitui igualmente uma primeira aproximação ao tratamento informático e análise de dados, fazendo-o com recurso ao softwares SPSS e Excel.
Levar os alunos a contactar com as principais correntes, conceitos e metodologias da Geografia tanto uma perspectiva evolutiva como na actualidade. Associar os principais domínios do conhecimento geográfico às escalas de análise da Geografia.
O objectivo global da disciplina de Climatologia é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da climatologia, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local.
-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;
-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;
-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;
-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;
- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;
-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;
-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;
-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico
Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que atuam sobre o território;
Compreender a diversidade e evolução dos sistemas morfogenéticos;
Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;
Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;
Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;
Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;
Conhecer e perceber a interação Homem/meio;
Identificar os processos geomorfológicos e os fatores que lhe estão associados.
Permitir que os discentes obtenham base conceptual sobre hidrologia que suporte uma análise geográfica dos processos naturais relacionados com os processos hidrológicos.
Promover uma base de conhecimentos hidrológicos que permita uma leitura das dinâmicas naturais da paisagem e do território.
Consolidar uma base de conhecimentos e métodos de trabalho que permitam o desenvolvimento de uma análise crítica e interpretativa dos processos associados ao ramo terrestre do ciclo hidrológico.
Conhecer e analisar os recursos hídricos em Portugal e a nível mundial.
No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo.
A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc.
- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
Enquadrar a evolução da Cartografia na evolução do Pensamento Geográfico e na História da Ciência e da Técnica. Conhecer as principais etapas da História da Cartografia, particularmente, da Cartografia Portuguesa.
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
Compreender o objeto e âmbito da Geografia Económica e Social no quadro da Geografia Humana e as complementaridades entre a (sub)disciplina e outras ciências sociais.
Conhecer os principais paradigmas teóricos da Geografia Económica e Social e o enquadramento dos momentos de mudança dos mesmos.
Conhecer os conceitos e modelos dominantes da Geografia Económica e Social.
Compreender a relevância social da Geografia Económica e Social.
Conhecer e compreender as abordagens institucionais ou relacionais da Geografia Económica e Social na atualidade.
Conhecer a relevância da Geografia Económica e Social nas políticas públicas de crescimento económico e desenvolvimento regional.
Analisar de forma crítica os desequilíbrios regionais na Europa ou noutros contextos.
Adquirir competências de análise geográfica e caracterização socioeconómica de regiões, replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial.
Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia Económica e Social.
Explorar competências de comunicação intercultural no quadro da sala de aula, na perspetiva de continuar a haver um número significativo de estudantes internacionais, de diversas origens.
Potenciar mais foco e trabalho contínuo.
- Usar de forma adequada os conceitos e teorias fundamentais associados aos territórios da ruralidade
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizadas na análise espacial designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica.
- Integrar os conhecimentos fundamentais no âmbito da abordagem pluridisciplinar.
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais numa perspectiva diacrónica, bem como dos respectivos fundamentos antrópicos e naturais que o explicam
- Apreender e interpretar as grandes problemáticas relativas ao desenvolvimento destes territórios, adquirindo, em simultâneo, competências para definir as estratégias de intervenção.
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais numa perspectiva de ordenamento integrado, no início do século XXI, num alinhamento reflexivo e crítico.
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver capacidades tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
Compreender o espaço urbano, nas suas dinâmicas e diversidade.
Identificar causas e efeitos desiguais do processo de urbanização.
Entender a cidade e outras expressões urbanas como o resultado de ações temporal e espacialmente diferenciadas, condicionadas pelo pensamento urbanístico e pelo contexto socioeconómico.
Apreender as dinâmicas e as formas de estruturação urbana, dando relevância a questões sociais e económicas.
Identificar os grandes desafios urbanos da atualidade.
1. Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
2. Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos.
3. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
4. Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
5. Compreensão da temática das variações do nível do mar a diversas escalas temporais.
- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais
- Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações
- Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações
- Propor soluções para os problemas de transportes
(1) conhecer e distinguir conceitos sobre ambiente urbano e sustentabilidade urbana. (2) compreender as diferentes problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) selecionar, tratar e interpretar informação geográfica pertinente à avaliação de problemas e ao desenvolvimento de propostas promotoras da sustentabilidade urbana.
Caracterizar a importância dos solos nos sistemas naturais.
Compreender os processos de formação e evolução dos solos.
Reconhecer e caracterizar os diferentes sistemas de classificação de solos.
Definir o conceito de degradação do solo, identificar as suas causas e os tipos de degradação de solos.
Definir o conceito de erosão do solo e caracterizar diferentes processos de erosão do solo (hídrica e eólica).
Caracterizar os principais fatores responsáveis pelo processo de erosão de solos.
Avaliar a erosão hídrica de solos com recurso à EUPS.
Propor estratégias de conservação de solos adaptadas às caraterísticas naturais e da atividade humana na utilização do recurso solo.
Objetivos
Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.
- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.
- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.
- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.
. o espaço europeu: um espaço assimétrico e multifuncional • apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais • apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-nos em casos exemplificativos
A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc.
- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
Enquadrar a evolução da Cartografia na evolução do Pensamento Geográfico e na História da Ciência e da Técnica. Conhecer as principais etapas da História da Cartografia, particularmente, da Cartografia Portuguesa.
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
1. Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
2. Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos.
3. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
4. Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
5. Compreensão da temática das variações do nível do mar a diversas escalas temporais.
Reconhecer o ordenamento na sua relação com a promoção de desenvolvimento e bem-estar.
Identificar os princípios e políticas de ordenamento do território e gestão do território.
Identificar os principais objetivos e dificuldades do planeamenrto do território.
Conhecer a estrutura e os principais elementos que compõem o quadro normativo que estrutura o ordenamento do território em Portugal.
Saber contribuir para a construção de instrumentos de gestão e de ordenamento do território.
- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais
- Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações
- Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações
- Propor soluções para os problemas de transportes
(1) conhecer e distinguir conceitos sobre ambiente urbano e sustentabilidade urbana. (2) compreender as diferentes problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) selecionar, tratar e interpretar informação geográfica pertinente à avaliação de problemas e ao desenvolvimento de propostas promotoras da sustentabilidade urbana.
Caracterizar a importância dos solos nos sistemas naturais.
Compreender os processos de formação e evolução dos solos.
Reconhecer e caracterizar os diferentes sistemas de classificação de solos.
Definir o conceito de degradação do solo, identificar as suas causas e os tipos de degradação de solos.
Definir o conceito de erosão do solo e caracterizar diferentes processos de erosão do solo (hídrica e eólica).
Caracterizar os principais fatores responsáveis pelo processo de erosão de solos.
Avaliar a erosão hídrica de solos com recurso à EUPS.
Propor estratégias de conservação de solos adaptadas às caraterísticas naturais e da atividade humana na utilização do recurso solo.
Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.
. o espaço europeu: um espaço assimétrico e multifuncional • apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais • apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-nos em casos exemplificativos