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Cursos

Licenciatura em Geografia

Dados Gerais

Código Oficial: 9143
Sigla: GEOGR

Diplomas

  • Licenciatura em Geografia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Cartografia

GEOGR008 - ECTS

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.

Geografia e Ambiente

GEOGR085 - ECTS
  • Apreender os conceitos de mudança e evolução da Terra enquanto sistema.
  • Conhecer a escala de tempo geológico e os principais eventos associados à evolução da Terra.
  • Compreender e enquadrar a informação subjacente à Teoria da Tectónica de Placa
  • Perceber os conceitos de geodiversidade e georecursos.
  • Perceber o conceito de biodiversidade.
  • Analisar e discutir a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e antrópico.

Geografia e Sociedade

GEOGR084 - ECTS

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender os quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com a geografia e as mudanças sociais;
  2. Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade no contexto de um mundo crescentemente globalizado;
  3. Domínar algumas teorias e conceitos referentes ao território e às transformações sociais nas sociedades contemporâneas;
  4. Desenvolver uma atitude reflexiva e integradora face aos grandes temas abordados na unidade curricular;
  5. Desenvolver competências de aprendizagem e de autonomia.
  1. Desenvolver capacidade de trabalho individual e de grupo.
  2. Desenvolver capacidade de expressão escrita e oral.

Métodos e Técnicas em Geografia

GEOGR071 - ECTS

A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes na prática estatística, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. A abordagem situa-se no domínio da estatística descritiva, mas também a inferencial, explorando temáticas relacionadas com as Ciências Sociais. Constitui igualmente uma primeira aproximação ao tratamento informático e análise de dados, fazendo-o com recurso ao softwares SPSS e Excel.

Pensamento Geográfico

GEOGR051 - ECTS

 Levar os alunos a contactar com as principais correntes, conceitos e metodologias da Geografia tanto uma perspectiva evolutiva como na actualidade. Associar os principais domínios do conhecimento geográfico às escalas de análise da Geografia.

Climatologia

GEOGR074 - ECTS

O objectivo global da disciplina de Climatologia é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da climatologia, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local. 

Geografia da População

GEOGR024 - ECTS

-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;

-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;

- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;

-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;

-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;

-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico

Geomorfologia

GEOGR076 - ECTS

Adquirir noções básicas e conceitos de Geomorfologia de modo a compreender os processos geomorfológicos que atuam sobre o território;

Compreender a diversidade e evolução dos sistemas morfogenéticos;

Compreender as dinâmicas naturais do sistema terrestre, nomeadamente no que concerne aos sistemas e processos geológicos, tectónicos, geomorfológicos, hidrológicos e climáticos;

Desenvolver a noção de evolução geomorfológica;
Perceber a importância do conhecimento da dinâmica natural do território de forma a compreender os mecanismos dos processos geomorfológicos;

Conhecer as diversas formas do relevo e o seu enquadramento geomorfológico;

Conhecer e perceber a interação Homem/meio;

Identificar os processos geomorfológicos e os fatores que lhe estão associados.

Hidrologia

GEOGR075 - ECTS

Permitir que os discentes obtenham base conceptual sobre hidrologia que suporte uma análise geográfica dos processos naturais relacionados com os processos hidrológicos.

Promover uma base de conhecimentos hidrológicos que permita uma leitura das dinâmicas naturais da paisagem e do território.

Consolidar uma base de conhecimentos e métodos de trabalho que permitam o desenvolvimento de uma análise crítica e interpretativa dos processos associados ao ramo terrestre do ciclo hidrológico.

Conhecer e analisar os recursos hídricos em Portugal e a nível mundial.

Sistemas de Informação Geográfica

GEOGR061 - ECTS

No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo. 

Climatologia Aplicada

GEOGR010 - ECTS

A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc. 

Dinâmicas Rurais na União Europeia

GEOGR013 - ECTS

- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Evolução da Cartografia

GEOGR017 - ECTS

Enquadrar a evolução da Cartografia na evolução do Pensamento Geográfico e na História da Ciência e da Técnica. Conhecer as principais etapas da História da Cartografia, particularmente, da Cartografia Portuguesa.

Geografia dos Grandes Espaços Mundiais

GEOGR030 - ECTS

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Geografia Económica e Social

GEOGR077 - ECTS

Compreender o objeto e âmbito da Geografia Económica e Social no quadro da Geografia Humana e as complementaridades entre a (sub)disciplina e outras ciências sociais.

Conhecer os principais paradigmas teóricos da Geografia Económica e Social e o enquadramento dos momentos de mudança dos mesmos.

Conhecer os conceitos e modelos dominantes da Geografia Económica e Social.

Compreender a relevância social da Geografia Económica e Social.

Conhecer e compreender as abordagens institucionais ou relacionais da Geografia Económica e Social na atualidade.

Conhecer a relevância da Geografia Económica e Social nas políticas públicas de crescimento económico e desenvolvimento regional.

Analisar de forma crítica os desequilíbrios regionais na Europa ou noutros contextos.

Adquirir competências de análise geográfica e caracterização socioeconómica de regiões, replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial.

Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia Económica e Social.

Explorar competências de comunicação intercultural no quadro da sala de aula, na perspetiva de continuar a haver um número significativo de estudantes internacionais, de diversas origens.

Potenciar mais foco e trabalho contínuo.

Geografia Física de Portugal

GEOGR034 - ECTS O objectivo global da UC de Geografia Física de Portugal é contribuir para transmitir aos estudantes um corpo de conhecimentos no âmbito da geografia física de Portgual, que enriqueça a sua capacidade de análise e compreensão da teia relacional existente entre as várias componentes do Ecossistema à escala global, regional e local.

Geografia Rural

GEOGR068 - ECTS

- Usar de forma adequada os conceitos e teorias fundamentais associados aos territórios da ruralidade 
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizadas na análise espacial designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. 
- Integrar os conhecimentos fundamentais no âmbito da abordagem pluridisciplinar. 
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais numa perspectiva diacrónica, bem como dos respectivos fundamentos antrópicos e naturais que o explicam
- Apreender e interpretar as grandes problemáticas relativas ao desenvolvimento destes territórios,   adquirindo, em simultâneo, competências para definir as estratégias de intervenção. 
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais numa perspectiva de ordenamento integrado, no início do século XXI, num alinhamento reflexivo e crítico. 
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver capacidades tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas. 

Geografia Urbana

GEOGR040 - ECTS

Compreender o espaço urbano, nas suas dinâmicas e diversidade.
Identificar causas e efeitos desiguais do processo de urbanização.
Entender a cidade e outras expressões urbanas como o resultado de ações temporal e espacialmente diferenciadas, condicionadas pelo pensamento urbanístico e pelo contexto socioeconómico.
Apreender as dinâmicas e as formas de estruturação urbana, dando relevância a questões sociais e económicas.
Identificar os grandes desafios urbanos da atualidade.

Geomorfologia do Litoral

GEOGR042 - ECTS

1. Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
2. Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos.
3. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
4. Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
5. Compreensão da temática das variações do nível do mar a diversas escalas temporais.

Território, Transportes e Mobilidade

GEOGR063 - ECTS

- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais
- Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações
- Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações
- Propor soluções para os problemas de transportes

Ambiente Urbano

GEOGR004 - ECTS

(1) conhecer e distinguir conceitos sobre ambiente urbano e sustentabilidade urbana. (2) compreender as diferentes problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) selecionar, tratar e interpretar informação geográfica pertinente à avaliação de problemas e ao desenvolvimento de propostas promotoras da sustentabilidade urbana.

Análise e Gestão de Riscos Naturais

GEOGR005 - ECTS -Discutir os conceitos, a terminologia e os modelos-
-Compreender a natureza, as causas e as consequências dos desastres”naturais”
- Compreender como fazer gestão dos desastres

-Discutir conceitos básicos e terminologia

-Compreender como os riscos naturais são criados, mantidos ou aumentados

-Compreender a dimensão social e cultural dos risco

-Conhecer métodos para avaliar o risco

-Compreender a importancia da perceção do risco

-Conhecer medidas estruturais e não estruturais de avaliação do risco

- Compreender como gerir um risco


-Compreender o conceito e processo de comunicação do risco



- Compreender o conceito e processo da comunicção em situação de crise

Cidades e Metrópoles

GEOGR081 - ECTS
  1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia urbana,  social e  económica.
  2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos urbanos e metropolitanos.
  3. Compreender a evolução dos modelos territoriais (urbano-metropolitanos), bem como as desigualdades e as disparidades territoriais.
  4.  Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de grandes desafios e mudanças globais. 

Erosão e Conservação dos Solos

GEOGR016 - ECTS

Caracterizar a importância dos solos nos sistemas naturais.

Compreender os processos de formação e evolução dos solos.

Reconhecer e caracterizar os diferentes sistemas de classificação de solos.

Definir o conceito de degradação do solo, identificar as suas causas e os tipos de degradação de solos.

Definir o conceito de erosão do solo e caracterizar diferentes processos de erosão do solo (hídrica e eólica).

Caracterizar os principais fatores responsáveis pelo processo de erosão de solos.

Avaliar a erosão hídrica de solos com recurso à EUPS.

Propor estratégias de conservação de solos adaptadas às caraterísticas naturais e da atividade humana na utilização do recurso solo.

Geografia da Europa

GEOGR023 - ECTS

Objetivos

 

  • Conhecer a Europa na sua diversidade geográfica: identificar e descrever as grandes unidades naturais da Europa
  • Conhecer as grandes unidades socioeconómicas da Europa
  • Conhecer o conceito de risco e os principais riscos naturais, económicos e sociais na Europa, na atualidade.
  • Conhecer a história política da União Europeia, os documentos fundadores, as principais instituições e as suas competências e responsabilidades, os sucessivos alargamentos e o recente encolhimento
  • Conhecer a Política de Coesão (Política Regional Europeia) nas suas vertentes principais e evolução dos seus instrumentos
  • Analisar de forma crítica os desequilíbrios da UE
  • Analisar de forma crítica a evolução da Política de Coesão
  • Desenvolver cenários prospetivos e estudos de futuros para a EU
  • Adquirir competências de análise geográfica replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial
  • Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia da Europa
  • Potenciar mais foco e trabalho contínuo

Geografia das Migrações

GEOGR089 - ECTS Geografia das Migrações é uma Unidade Curricular de opção, da Licenciatura em Geografia e destina-se a estudantes que manifestem interesse no tópico, tendo em conta a relevância da Geografia nas Migrações. Os objetivos de aprendizagem centram-se no conhecimento dos conceitos, teorias e tipologias base, assim como no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as migrações. O foco da UC são os fluxos e rotas principais, das migrações internacionais, desde o final do séc. XIX e a sua articulação com a globalização. Os conteúdos programáticos foram selecionados para responder a esses objetivos. A terceira parte do programa deverá ser a de maior extensão e maior número de aulas e deverá funcionar no sistema de seminário, devendo os estudantes selecionar um tópico específico para desenvolverem um pequeno trabalho individual. Essa terceira parte do programa, onde se incluiu a designação de debate, entre parêntesis, visa o desenvolvimento de visões informadas dos estudantes sobre os principais problemas relacionados com as migrações na Europa e a procura de uma política europeia para a imigração.
A Unidade Curricular vai obrigar o estudante a um trabalho autónomo muito intenso, ao nível das leituras de base e da consulta aos sites das organizações e instituições ligadas às migrações, com especial foco na União Europeia, com o objetivo de garantir conhecimentos rigorosos, atuais e relevantes sobre as migrações e uma capacidade crítica assim como visões informadas. As metodologias de ensino planeadas vão ao encontro desses objetivos, procurando criar espaço para que os estudantes desenvolvam as suas competências de comunicação oral, de discussão e argumentação, com rigor e bem informados. A elaboração de um trabalho individual por seu turno, tem como objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes.

Geografia do Porto

GEOGR029 - ECTS

Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.

Geografia Humana de Portugal

GEOGR036 - ECTS

- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.

- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.

Gestão do Risco de Incêndio Rural

GEOGR090 - ECTS Compreender os conceitos fundamentais da temática dos incêndios rurais.

Compreender as dimensões socio-ecológicas dos incêndios rurais.

Analisar os indicadores relacionados com os incêndios rurais.

Explorar bases de dados sobre incêndios.

interpretar diferentes modelos de gestão dos incêndios rurais.

Problemáticas do Espaço Europeu

GEOGR070 - ECTS

. o espaço europeu: um espaço assimétrico e multifuncional • apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais • apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-nos em casos exemplificativos

Climatologia Aplicada

GEOGR010 - ECTS

A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc. 

Desenvolvimento do Território

GEOGR086 - ECTS - Desenvolver conhecimentos relativamente às teorias de desenvolvimento.

- Aprofundar a informação relativamente às agendas políticas de desenvolvimento, a nível internacional.

- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica, a diferentes escalas geográficas, no âmbito dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e da Especialização Inteligente.

Dinâmicas Rurais na União Europeia

GEOGR013 - ECTS

- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Evolução da Cartografia

GEOGR017 - ECTS

Enquadrar a evolução da Cartografia na evolução do Pensamento Geográfico e na História da Ciência e da Técnica. Conhecer as principais etapas da História da Cartografia, particularmente, da Cartografia Portuguesa.

Geografia dos Grandes Espaços Mundiais

GEOGR030 - ECTS

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos. - Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade. - Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança. - Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades. - Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais. - Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico - Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Geomorfologia do Litoral

GEOGR042 - ECTS

1. Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
2. Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos.
3. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
4. Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
5. Compreensão da temática das variações do nível do mar a diversas escalas temporais.

Planeamento e Gestão do Território

GEOGR091 - ECTS

Reconhecer o ordenamento na sua relação com a promoção de desenvolvimento e bem-estar.

Identificar os princípios e políticas de ordenamento do território e gestão do território.

Identificar os principais objetivos e dificuldades do planeamenrto do território.

Conhecer a estrutura e os principais elementos que compõem o quadro normativo que estrutura o ordenamento do território em Portugal.

Saber contribuir para a construção de instrumentos de gestão e de ordenamento do território.

Território, Transportes e Mobilidade

GEOGR063 - ECTS

- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais
- Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações
- Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações
- Propor soluções para os problemas de transportes

Ambiente Urbano

GEOGR004 - ECTS

(1) conhecer e distinguir conceitos sobre ambiente urbano e sustentabilidade urbana. (2) compreender as diferentes problemáticas ambientais urbanas na interdependência entre diferentes escalas de análise e entre os ambientes natural e social. (3) selecionar, tratar e interpretar informação geográfica pertinente à avaliação de problemas e ao desenvolvimento de propostas promotoras da sustentabilidade urbana.

Análise e Gestão de Riscos Naturais

GEOGR005 - ECTS -Discutir os conceitos, a terminologia e os modelos-
-Compreender a natureza, as causas e as consequências dos desastres”naturais”
- Compreender como fazer gestão dos desastres

-Discutir conceitos básicos e terminologia

-Compreender como os riscos naturais são criados, mantidos ou aumentados

-Compreender a dimensão social e cultural dos risco

-Conhecer métodos para avaliar o risco

-Compreender a importancia da perceção do risco

-Conhecer medidas estruturais e não estruturais de avaliação do risco

- Compreender como gerir um risco


-Compreender o conceito e processo de comunicação do risco



- Compreender o conceito e processo da comunicção em situação de crise

Cidades e Metrópoles

GEOGR081 - ECTS
  1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia urbana,  social e  económica.
  2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos urbanos e metropolitanos.
  3. Compreender a evolução dos modelos territoriais (urbano-metropolitanos), bem como as desigualdades e as disparidades territoriais.
  4.  Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de grandes desafios e mudanças globais. 

Erosão e Conservação dos Solos

GEOGR016 - ECTS

Caracterizar a importância dos solos nos sistemas naturais.

Compreender os processos de formação e evolução dos solos.

Reconhecer e caracterizar os diferentes sistemas de classificação de solos.

Definir o conceito de degradação do solo, identificar as suas causas e os tipos de degradação de solos.

Definir o conceito de erosão do solo e caracterizar diferentes processos de erosão do solo (hídrica e eólica).

Caracterizar os principais fatores responsáveis pelo processo de erosão de solos.

Avaliar a erosão hídrica de solos com recurso à EUPS.

Propor estratégias de conservação de solos adaptadas às caraterísticas naturais e da atividade humana na utilização do recurso solo.

Geografia das Migrações

GEOGR089 - ECTS Geografia das Migrações é uma Unidade Curricular de opção, da Licenciatura em Geografia e destina-se a estudantes que manifestem interesse no tópico, tendo em conta a relevância da Geografia nas Migrações. Os objetivos de aprendizagem centram-se no conhecimento dos conceitos, teorias e tipologias base, assim como no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as migrações. O foco da UC são os fluxos e rotas principais, das migrações internacionais, desde o final do séc. XIX e a sua articulação com a globalização. Os conteúdos programáticos foram selecionados para responder a esses objetivos. A terceira parte do programa deverá ser a de maior extensão e maior número de aulas e deverá funcionar no sistema de seminário, devendo os estudantes selecionar um tópico específico para desenvolverem um pequeno trabalho individual. Essa terceira parte do programa, onde se incluiu a designação de debate, entre parêntesis, visa o desenvolvimento de visões informadas dos estudantes sobre os principais problemas relacionados com as migrações na Europa e a procura de uma política europeia para a imigração.
A Unidade Curricular vai obrigar o estudante a um trabalho autónomo muito intenso, ao nível das leituras de base e da consulta aos sites das organizações e instituições ligadas às migrações, com especial foco na União Europeia, com o objetivo de garantir conhecimentos rigorosos, atuais e relevantes sobre as migrações e uma capacidade crítica assim como visões informadas. As metodologias de ensino planeadas vão ao encontro desses objetivos, procurando criar espaço para que os estudantes desenvolvam as suas competências de comunicação oral, de discussão e argumentação, com rigor e bem informados. A elaboração de um trabalho individual por seu turno, tem como objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes.

Geografia do Porto

GEOGR029 - ECTS

Identificar as principais características da composição social e económica da cidade.
Compreender o processo evolutivo da cidade, visto no contexto regional e no quadro sociopolítico da época.
Entender a cidade na sua individualidade e complexidade.
Identificar os principais agentes e condições de transformação.
Identificar os grandes desafios e projetos.

Gestão do Risco de Incêndio Rural

GEOGR090 - ECTS Compreender os conceitos fundamentais da temática dos incêndios rurais.

Compreender as dimensões socio-ecológicas dos incêndios rurais.

Analisar os indicadores relacionados com os incêndios rurais.

Explorar bases de dados sobre incêndios.

interpretar diferentes modelos de gestão dos incêndios rurais.

Problemáticas do Espaço Europeu

GEOGR070 - ECTS

. o espaço europeu: um espaço assimétrico e multifuncional • apreensão das grandes problemáticas que incidem no espaço europeu e principais tendências sócio-culturais • apreensão dos principais traços organizacionais do espaço europeu apoiando-nos em casos exemplificativos

Seminário em Geografia e Questões Ambientais

GEOGR087 - ECTS
  1. Compreender os princípios associados à organização de projectos de investigação, procedendo à identificação de objectivos, formulação de hipóteses e estruturação da pesquisa aplicados na análise geográfica das dinâmicas ambientais;
  2. Conhecer os métodos fundamentais de investigação científica e a sua aplicabilidade;
  3. Desenvolver capacidades de análise, discussão e comunicação dos resultados da investigação; 
  4. Elaborar um projecto susceptível de produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando linguagens diversas e recorrendo a várias fontes;
  5. Interpretar correta e criteriosamente a informação, comparando-a, levantando hipóteses para a sua confirmação/afastamento, mantendo uma postura reflexiva e receptiva a novos desafios.

Seminário em Geografia e Questões Sociais

GEOGR088 - ECTS
  1. Compreender os princípios associados à organização de projectos de investigação, procedendo à identificação de objectivos, formulação de hipóteses e estruturação da pesquisa;
  2. Conhecer os métodos fundamentais de investigação científica e a sua aplicabilidade;
  3. Desenvolver capacidades de análise, discussão e comunicação dos resultados da investigação; 
  4. Elaborar um projecto susceptível de produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando linguagens diversas e recorrendo a várias fontes;
  5. Interpretar correta e criteriosamente a informação, comparando-a, levantando hipóteses para a sua confirmação/afastamento, mantendo uma postura reflexiva e receptiva a novos desafios.
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