Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > ARQU > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Arqueologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9006
Sigla: ARQU

Diplomas

  • Licenciatura em Arqueologia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Arqueologia Proto-Histórica Europeia

ARQU023 - ECTS - Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;

- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e comunidades enquadráveis nesse conceito;

- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;

- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos;

- Elencar e compreender as transformações cruciais operadas no tempo longo abarcado pela Proto-História.

Civilizações do Próximo Oriente Antigo

ARQU028 - ECTS

É objetivo desta Unidade Curricular promover o estudo das Civilizações do Próximo Oriente Antigo. Os estudantes devem identificar e definir as principais características (económicas, sociais, tecnológicas, políticas, militares, religiosas e artísticas) das diversas sociedades do Próximo Oriente e do Mediterrâneo Oriental, com enfoque na Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Os estudantes devem também ser capazes de enquadrar no tempo e no espaço a emergência das diferentes civilizações em análise, e de reflectir sobre a complexidade dos respetivos processos de construção, evolução e decadência.



História da Grécia Antiga

ARQU035 - ECTS

 

Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Grega. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações (políticas, sociais, económicas e culturais) desta Civilização ao longo dos períodos Arcaico, Clássico e Helenístico.

 

Métodos de Investigação em Ciências do Património

ARQU053 - ECTS
Objetivo geral:
1. Equipar os estudantes de instrumentos conceptuais e metodológicos fundamentais para a planeamento, desenvolvimento e comunicação de um programa de investigação no domínio das Ciências do Património, nomeadamente na área da Arqueologia.

Objetivos especificos:
1. Dar a conhecer universo de conceitos e termos associados ao Património e à sua investigação e desenvolver a capacidade de reflexão crítica e debate relativamente à sua aplicação a diferentes realidades;

2. Reforçar a importância da investigação científica para o avanço do conhecimento e resolução de problemas, em respeito pelos princípios de integridade ética e deontológica, ao longo de todo o processo;

3. Promover a discussão quanto ao envolvimento de diferentes áreas disciplinares no processo de investigação, realçando as mais-valias dos contextos interdisciplinares;

4. Disseminar vias metodológicas inerentes à planificação e desenvolvimento de investigação científica no âmbito das Ciências do Património, nomeadamente na área da Arqueologia, e fomentar o debate quanto às suas potencialidades e limitações;

5. Apresentar diferentes fontes e esclarecer quanto à sua categoria, tipologia e natureza da informação que proporcionam, discutindo métodos e recursos de sua organização;

6. Exercitar a elaboração de plano de investigação, bem como da sua comunicação (oral e escrita).
 

Pré-História I

ARQU054 - ECTS - Conhecer os objectivos da Arqueologia pré-histórica enquanto área de conhecimento.

- Compreender as principais etapas da evolução da Humanidade do ponto de vista biológico e cultural.

- Compreender as diferentes estratégias de subsistência, os sistemas de organização social, as formas de ocupação e organização do espaço, e a evolução das técnicas durante o Plistocénico (Pré-história Antiga).

- Avaliar a importância dos testemunhos arqueológicos, conhecer a sua variabilidade regional, bem como o seu significado cronológico e cultural.

Arqueologia de Campo e Laboratorial

ARQU057 - ECTS Ensinar ao estudante os métodos de prospeção e de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo; ensinar-lhe também como deve levar a cabo o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório.

Arqueologia Proto-Histórica Peninsular

ARQU024 - ECTS

- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto da Península Ibérica;

- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e entidades étnicas enquadráveis nesse conceito;

- Analisar os processos socio-económicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;

- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos.

História da Investigação em Ciências do Património

ARQU055 - ECTS

Adquirir conhecimentos, aptidões e competências que melhor permitam compreender os contextos de investigação e de desenvolvimento do pensamento científico em diferentes áreas do saber fundamentais para o estudo e intervenção no património, as suas inter-relações e problemáticas.

História de Roma

ARQU036 - ECTS
Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Romana. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações desta Civilização.

Os alunos devem conhecer os seguintes temas:

- os diferentes tipos de fontes da História Romana, seu valor e limitações: fontes literárias, epigráficas e arqueológicas.

- o quadro geográfico e cronológico da Civilização Romana nas suas diferentes fases: Roma Monárquica, Roma Republicana e Roma Imperial.

- situar cronologicamente os principais acontecimentos da História romana.

- a evolução institucional da sociedade romana.

- as diferentes fases do Império Romano e conhecer as suas diferentes motivações, com particular destaque para os períodos Republicano e Imperial.

- o legado da Civilização romana na europa ocidental.

Pré-História II

ARQU056 - ECTS

-Dominar os conceitos fundamentais da Arqueologia Pré-histórica

-Perceber a transformações dos ecossistemas no  Holocénico e as mudanças na organização social e nas estratégias de subsistência das comunidades pré-históricas nesse período

-Reconhecer a transformação diacrónica das formas de organizar o espaço e de “habitar” o território durante a Pré-história Recente através dos vestígios materiais.

-Compreender a variabilidade regional dos vestígios arqueológicos (técnicas, formas e modos de fazer).

-Compreender o povoamento pré-histórico da Península Ibérica num quadro geográfico europeu desde o final do paleolítico ao final da Idade do Bronze

Análise de Materiais I

ARQU001 - ECTS

- Conhecer aspetos gerais da tecnologia lítica pré-histórica, entendida como o conjunto das técnicas e dos procedimentos empregues na produção de conjuntos artefactuais em pedra lascada e polida;

- Analisar artefactos líticos, quer na perspetiva tipológica quer numa abordagem tecnológica (cadeias-operatórias);

- Contextualizar temporal e culturalmente métodos e técnicas de talhe da pedra, bem como os diferentes tipos de artefactos líticos pré-históricos.

-Identificar as principais técnicas, morfologias e padrões decorativos da cerâmica pré-histórica.

-Identificar as principais técnicas, morfologias e padrões decorativos da cerâmica proto-histórica.

- Conhecer as inovações da tecnologia metalúrgica da proto-história, e identificar componentes artefactuais mais significativas.   

- Desenvolver competências que permitam enquadrar as produções no devido âmbito cultural e cronológico.

Arqueologia Clássica I

ARQU008 - ECTS

Conhecer o conceito de cidade no Mundo Clássico. Compreender o processo evolutivo da cidade grega e romana. Explicar o desenvolvimento do urbanismo ortogonal greco-romano. Perceber o papel de Roma na normalizacão e difusão do urbanismo regular. Analisar e comparar diversos planos urbanos de cidades gregas e romanas. Entender o desenvolvimento urbanístico da cidade de Roma.

Arqueologia Medieval I

ARQU018 - ECTS

Pretende-se que o Estudante se familiarize com os principais aspectos da Arqueologia Militar (estrutura dos exércitos, sistema de recrutamento, armamento medieval, estruturas castelares, etc.), da organização do território (Civitates, Terras, Julgados, etc) e da Arqueologia Viária (estradas, pontes, etc.).

Arte da Pré-História

ARQU026 - ECTS

Gerais: Dar a conhecer os conceitos de "arte" pré-histórica, formulados de acordo com os parâmetros da cultura ocidental e contrastá-los com as "leituras" das produções gráficas ou escultóricas das sociedades ditas primitivas, isto é, abordar o conceito de "arte pré-histórica" segundo uma perspectiva antropológica. Específicos:Discutir a arte como sistema de informação cultural e como forma de produção e de manipulação de “poderes” adentro das sociedades que a produzem: nas do Paleolítico superior/Mesolítico e nas do Neolítico/ Idade do Bronze, particularmente na Europa. Discutir as formas arquitectónicas duráveis, bem como a proto-escultura e escultura adentro dos parâmetros acima indicados (informação cultural propiciadora da definição de identidades e da coesão social e política). Discutir o espaço contextual alargado (paisagem) ou restrito (gruta, monumento megalítico) como "suporte" de tradições e de intencionalidades comunitárias bem como de preferências técnicas.

Epigrafia Romana

ARQU031 - ECTS
Introdução à epigrafia romana, combinando uma abordagem teórica e metodológica com a componente prática de inventariação e estudo de monumentos epigráficos.
Espera-se que o discente compreenda a importância dos testemunhos epigráficos, conheça a sua diversidade, bem como o seu significado cronológico e cultural. 

História da Alta Idade Média em Portugal

HISTO008 - ECTS

Pretende-se traçar o quadro geral político, económico e social da Hispânia ao longo do período que decorre entre o desaparecimento das estruturas imperiais romanas e o advento de Afonso VI de Leão e Castela (1072), valorizando especialmente o futuro território português.

Tecnologia dos Materiais

ARQU049 - ECTS

Objetivos gerais

1. Promover a investigação e o conhecimento sobre materiais e processos de sua exploração, transformação e/ou produção, de modo a melhor identificar e contextualizar artefactos e respetivas funções, bem como a percecionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas.

2. Promover o conhecimento relativo a contextos (inter)nacionais de produção de materiais a partir de tecnologias tradicionais, para agilizar a melhor compreensão face a contextos arqueológicos. 

3. Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam investigar sobre o tema.

Objetivos específicos

1. Dar a conhecer universo de conceitos inerentes à produção de artefactos.

2. Dar a conhecer materiais, distinguindo-os de acordo com a sua natureza, origem e composição.

3. Dar a conhecer processos inerentes à exploração e trabalho, a frio, de matérias-primas e à sua transformação, através da temperatura, em materiais técnicos, bem como à produção de artefactos.

Arqueologia Clássica II

ARQU009 - ECTS

Conhecer os materiais as técnicas de construção romanas. Caracterizar as ordens arquitectónicas clássicas. Analisar a decoração arquitectural romana. Conhecer os principais edifícios e a sua implantação na cidade romana. Perceber a importância, o significado e a evolução de alguns edifícios característicos.

Arqueologia Medieval II

ARQU019 - ECTS

Pretende-se que o Aluno se familiarize com os principais aspectos da Arqueologia do Quotidiano, na vertente dos Espaços de Habitação (casa nobre, comum, urbana e rural), dos Espaços Religiosos (igrejas, mesquitas e sinagogas; evolução dos espaços litúrgicos) e da Arqueologia da Morte (evolução das diferentes formas de enterramento).

Cartografia e Topografia para a Arqueologia

ARQU027 - ECTS

Transmitir noções sobre os princípios da cartografia e das projecções cartográficas, bem assim como dos sistemas de referenciação geográfica. Dotar o estudante de desenvoltura na leitura, no manuseamento e na utilização prática de cartografia nas várias tarefas da Arqueologia. Abordar os instrumentos digitais de manipulação cartográfica e sua aplicação na investigação arqueológica.

Conhecer os procedimentos básicos do domínio da Topografia, fundamentais à prática da Arqueologia.

Conservação Preventiva

ARQU029 - ECTS

Objetivos gerais

1. Sensibilizar para a importância da conservação preventiva, aplicada ao contexto da Arqueologia, para o estudo e fruição do património arqueológico.

2. Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema, definir e implementar planos de ação e sustentar decisões.

Objetivos específicos

1. Dar a conhecer e a debater conceitos e documentos do foro do direito inter(nacional) relacionados com o património e com a sua proteção, dando especial atenção aos que mais afetam o património arqueológico.

2. Apresentar os agentes que interferem na preservação ou na deterioração dos materiais arqueológicos e as suas vias de interação, em função dos contextos e suas caraterísticas específicas.

3. Dar a conhecer e potenciar o desenvolvimento de metodologias de intervenção, quer em contexto arqueológico de sítio quer em instituição cultural de tutela, que acautelem a sua preservação, através da prevenção do dano e perda, ao mesmo tempo que garantam a sua fruição.

Gestão do Património

ARQU058 - ECTS

Em correlação com outras UC esta UC pretende proporcionar conhecimentos sobre o conceito de património, especialmente no que diz respeito ao património arqueológico, destacando o seu caráter multidisciplinar. Posteriormente apresenta teorias, métodos e questões relacionadas com a sua salvaguarda e interpretação, examinando impactos nas sociedades contemporâneas. Esta parte da UC também aborda temas de natureza mais prática, geralmente associados ao desenvolvimento de políticas de gestão coerentes e sustentáveis, tomando-as como base para atividades e planos de gestão do património. Considera-se que esta UC proporciona aos estudantes, oportunidades para desenvolver competências essenciais para iniciar uma carreira em gestão do património: conhecimentos de deontologia profissional e a capacidade de investigar e concetualizar questões relacionadas com o património e a sua gestão e mediação, com especial destaque para o património arqueológico.

 

História Medieval de Portugal

HISTO069 - ECTS

1) Familiarizar os estudantes com determinados conceitos chave de interpretação da época medieval portuguesa.
2) No quadro da pluralidade de poderes da Idade Média Portuguesa, dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre os poderes régio, eclesiástico secular, concelhio e suas interrelações e contraposições.
3) Familiarizar os estudantes com algumas fontes essenciais para a História dos Poderes na cronia tida em conta.

Numismática Portuguesa

ARQU044 - ECTS

Pretende-se que o Estudante se familiarize com os principais aspectos da Numismática Portuguesa, medieval e moderna, quer no que respeita à História Monetária, quer, sobretudo, no que toca à identificação e classificação de moedas.

Arqueologia Moderna e Contemporânea I

ARQU020 - ECTS

São objectivos gerais desenvolver a consciência cívica e o apreço pela diversidade cultural; incentivar competências pluridisciplinares; gerar atitudes informadas e críticas em prol da preservação e valorização do património; reiterar a prática de investigar, interpretar, inovar e comunicar; apoiar a experimentação no exterior. 

 

Arte da Pré-História

ARQU026 - ECTS

Gerais: Dar a conhecer os conceitos de "arte" pré-histórica, formulados de acordo com os parâmetros da cultura ocidental e contrastá-los com as "leituras" das produções gráficas ou escultóricas das sociedades ditas primitivas, isto é, abordar o conceito de "arte pré-histórica" segundo uma perspectiva antropológica. Específicos:Discutir a arte como sistema de informação cultural e como forma de produção e de manipulação de “poderes” adentro das sociedades que a produzem: nas do Paleolítico superior/Mesolítico e nas do Neolítico/ Idade do Bronze, particularmente na Europa. Discutir as formas arquitectónicas duráveis, bem como a proto-escultura e escultura adentro dos parâmetros acima indicados (informação cultural propiciadora da definição de identidades e da coesão social e política). Discutir o espaço contextual alargado (paisagem) ou restrito (gruta, monumento megalítico) como "suporte" de tradições e de intencionalidades comunitárias bem como de preferências técnicas.

Epigrafia Romana

ARQU031 - ECTS
Introdução à epigrafia romana, combinando uma abordagem teórica e metodológica com a componente prática de inventariação e estudo de monumentos epigráficos.
Espera-se que o discente compreenda a importância dos testemunhos epigráficos, conheça a sua diversidade, bem como o seu significado cronológico e cultural. 

História Contemporânea de Portugal

ARQU033 - ECTS
A Unidade Curricular procura oferecer aos discentes uma visão geral da História Contemporânea de Portugal tendo como balizas a constitucionalização do sistema liberal e o processo de democratização pós-Revolução de 25 de Abril de 74. No final da UC, os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer, compreender e relacionar criticamente as principais conjunturas da história portuguesa dos séculos XIX e XX, que vão do estabelecimento do liberalismo na sua forma constitucional monárquica e republicana, às formas autoritárias de regime e as continuidades e descontinuidades do sistema colonial.
2. Relacionar os principais debates historiográficos e modelos de análise respeitantes às conjunturas e acontecimentos que marcam a História Contemporânea de Portugal.
3. Mobilizar bibliografia, fontes e metodologias diversificadas para a compreensão do período histórico em questão.
 

História Moderna de Portugal

ARQU038 - ECTS

Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão. Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.

Tecnologia dos Materiais

ARQU049 - ECTS

Objetivos gerais

1. Promover a investigação e o conhecimento sobre materiais e processos de sua exploração, transformação e/ou produção, de modo a melhor identificar e contextualizar artefactos e respetivas funções, bem como a percecionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas.

2. Promover o conhecimento relativo a contextos (inter)nacionais de produção de materiais a partir de tecnologias tradicionais, para agilizar a melhor compreensão face a contextos arqueológicos. 

3. Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam investigar sobre o tema.

Objetivos específicos

1. Dar a conhecer universo de conceitos inerentes à produção de artefactos.

2. Dar a conhecer materiais, distinguindo-os de acordo com a sua natureza, origem e composição.

3. Dar a conhecer processos inerentes à exploração e trabalho, a frio, de matérias-primas e à sua transformação, através da temperatura, em materiais técnicos, bem como à produção de artefactos.

Análise de Materiais II

ARQU002 - ECTS

A unidade curricular de Análise de Materiais II tem como temática principal o estudo dos materiais cerâmicos romanos e medievais.

Os objetivos gerais orientam-se para a aquisição de conceitos e conteúdos e para o domínio da bibliografia básica de referência relativa aos materiais cerâmicos romanos e medievais, mas, acima de tudo, para o desenvolvimento de competências na identificação tipológica e cronológica de materiais de diferentes naturezas (sobretudo cerâmicos, metálicos e vítreos).

Arqueologia Moderna e Contemporânea II

ARQU021 - ECTS

São objectivos gerais: desenvolver a consciência cívica e o apreço pela diversidade cultural; incentivar competências pluridisciplinares; gerar atitudes informadas e críticas em prol da preservação e valorização do património; reiterar a prática de investigar, interpretar, inovar e comunicar.

Práticas de Arqueologia de Campo

ARQU060 - ECTS

Nas aulas tutoriais o estudante de Arqueologia deverá compreender o funcionamento, enquadramento legal e potencialidades dos diversos tipos de trabalho arqueológico, à luz da lei e regulamentos em vigor.
Deverá, em paralelo, preparar-se para desenvolver trabalho prático, apreendendo e sedimentando conceitos, assim como as diversas metodologias aplicáveis à escavação e registo.

Já em contexto de trabalho de campo, o estudante deverá alcançar os seguintes objetivos:
- compreender as dinâmicas do trabalho de campo em Arqueologia nas suas diversas vertentes;
- experimentar diferentes ferramentas e desenvolver actividades essenciais ao bom funcionamento das intervenções no terreno;
- identificar e manusear materiais arqueológicos em contexto de escavação; 
- compreender a importância do registo de campo e aprender a realizá-lo com rigor;
- adquirir competências e boas práticas aplicáveis em distintos contextos de trabalho.

Práticas de Arqueologia Laboratorial

ARQU059 - ECTS Objetivo geral

1. Proporcionar aos estudantes um contexto laboratorial de experimentação, desenvolvimento crítico e treino, em segurança, de metodologias de trabalho que acautelem o equilíbrio ético entre a obtenção de informação a partir dos materiais e a preservação da sua integridade, não comprometendo intervenções ou estudos posteriores e respeitando os limites de atuação inerentes à sua educação e formação.


Objetivos específicos

1. Familiarizar os estudantes com recursos laboratoriais que lhes permitam desenvolver e agilizar as atividades práticas inerentes à sua área profissional.

2. Dar a conhecer conceitos relacionados com o estudo de materiais, privilegiando a aplicação de meios de exame para a sua identificação e caraterização.

3. Realçar a importância do registo com qualidade, potenciando a aplicação dos dados em múltiplas perspetivas e contextos, e explorando diferentes suportes.

4. Sensibilizar para a natureza e vulnerabilidade dos materiais, dando a conhecer e a interpretar evidências de dano/alteração.

5. Apresentar e proporcionar a aplicação crítica de metodologias de intervenção mínima, limitadas a ações de limpeza e estabilização.
Recomendar Página Voltar ao Topo