Introdução à Literatura Inglesa
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentação das principais linhas de tradição da literatura inglesa, figuras paradigmáticas e textos ilustrativos
Saber situar épocas e textos
Programa
Através de uma perspectiva eminentemente histórico-periodológica, pretende dar-se a conhecer de forma abrangente alguns dos marcos mais significativos da tradição literária inglesa, seleccionando para o efeito os autores que, em termos da definição de período, de poética e de tipologia discursiva, melhor possam caracterizá-los. O mesmo critério orientou, necessariamente, a escolha dos textos dos referidos autores, cuja lista passamos a identificar:
- Geoffrey Chaucer
- William Shakespeare
- John Milton
- Alexander Pope
- Thomas Gray
- William Wordsworth
- John Keats
- Charles Dickens
- Oscar Wilde
___________________________________
Bibliografia Principal
Leitura obrigatória:
Geoffrey Chaucer, Prólogo a Canterbury Tales, The World's Classics, Londres, OUP, 1982.*
William Shakespeare, Macbeth, The New Penguin Shakespeare, Harmondsworth, 1997.
John Milton, Lycidas, in Poetical Works, Londres, OUP, 1969. *
Alexander Pope e Thomas Gray - poesia do século XVIII;*
William Wordsworth e John Keats - poesia romântica;*
Charles Dickens, Hard Times, The World's Classics, Londres, OUP, 1982.
Oscar Wilde, The Importance of Being Earnest, in The Complete Works of Oscar Wilde, London, Glasgow, Collins, 1952.*
* Textos a publicar oportunamente na Oficina Gráfica da FLUP, na forma de “Texto de Apoio”.
Bibliografia Complementar
Obras de referência**
BARNARD, Robert, A Short History of English Literature, Oxford, 1984.
DAICHES, David, A Critical History of English Literature, Londres, 1969.
FOWLER, Alastair, A History of English Literature, Oxford, 1987.
SANDERS, Andrew, The Short Oxford History of English Literature, Oxford, 1994.
SENA, Jorge de, A Literatura Inglesa: Ensaio de Interpretação e de História, Lisboa, 1989.
**No decurso da aulas, sempre que se justificar, será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas - exposição dos assuntos visados
Aulas práticas - aplicação dos conhecimentos adquiridos; análise de textos.
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Leitura comentada das obras, apoio bibliográfico e reflexão crítica sobre a matéria estudada |
Teste |
104,00 |
|
2006-06-30 |
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2006-06-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é o resultado do exame final
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Língua de ensino - português