Introdução à Literatura Inglesa
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentação das principais linhas de tradição da literatura inglesa, figuras paradigmáticas e textos ilustrativos
Saber situar épocas e textos
Programa
Através de uma perspectiva eminentemente histórico-periodológica, pretende dar-se a conhecer de forma abrangente alguns dos marcos mais significativos da tradição literária inglesa, seleccionando para o efeito os autores que, em termos da definição de período, de poética e de tipologia discursiva, melhor possam caracterizá-los. O mesmo critério orientou, necessariamente, a escolha dos textos dos referidos autores, cuja lista passamos a identificar:
- Geoffrey Chaucer
- William Shakespeare
- John Milton
- Alexander Pope
- Thomas Gray
- William Wordsworth
- John Keats
- Charles Dickens
- Oscar Wilde
___________________________________
Bibliografia Principal
Leitura obrigatória:
Geoffrey Chaucer, Prólogo a Canterbury Tales, The World's Classics, Londres, OUP, 1982.*
William Shakespeare, Macbeth, The New Penguin Shakespeare, Harmondsworth, 1997.
John Milton, Lycidas, in Poetical Works, Londres, OUP, 1969. *
Alexander Pope e Thomas Gray - poesia do século XVIII;*
William Wordsworth e John Keats - poesia romântica;*
Charles Dickens, Hard Times, The World's Classics, Londres, OUP, 1982.
Oscar Wilde, The Importance of Being Earnest, in The Complete Works of Oscar Wilde, London, Glasgow, Collins, 1952.*
* Textos a publicar oportunamente na Oficina Gráfica da FLUP, na forma de “Texto de Apoio”.
Bibliografia Complementar
Obras de referência**
BARNARD, Robert, A Short History of English Literature, Oxford, 1984.
DAICHES, David, A Critical History of English Literature, Londres, 1969.
FOWLER, Alastair, A History of English Literature, Oxford, 1987.
SANDERS, Andrew, The Short Oxford History of English Literature, Oxford, 1994.
SENA, Jorge de, A Literatura Inglesa: Ensaio de Interpretação e de História, Lisboa, 1989.
**No decurso da aulas, sempre que se justificar, será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
Observações Bibliográficas
Indicações bibliográficas mais específicas serão fornecidas ao longo do ano. Bibliographical references of a more specific nature will be provided during academic year.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas - exposição dos assuntos visados
Aulas práticas - aplicação dos conhecimentos adquiridos; análise de textos.
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2005-06-30 |
Leitura comentada das obras, apoio bibliográfico e reflexão crítica sobre a matéria estudada |
Teste |
104,00 |
|
2005-06-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é o resultado do exame final
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Língua de ensino - português