Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0088

Introdução à Literatura Inglesa

Código: FLUP0088     Sigla: ILITI1

Ocorrência: 2003/2004 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFI 64 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFI 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -
EIA 67 Plano Oficial - LEIA 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEIA 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
EPI 113 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 1 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 1 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 1 2,5 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentação das principais linhas de tradição da literatura inglesa, figuras paradigmáticas e textos ilustrativos
Saber situar épocas e textos

Programa

Através de uma perspectiva eminentemente histórico-periodológica, pretende dar-se a conhecer de forma abrangente alguns dos marcos mais significativos da tradição literária inglesa, seleccionando para o efeito os autores que, em termos da definição de período, de poética e de tipologia discursiva, melhor possam caracterizá-los. O mesmo critério orientou, necessariamente, a escolha dos textos dos referidos autores, cuja lista passamos a identificar:

- Geoffrey Chaucer
- William Shakespeare
- John Milton
- Alexander Pope
- Thomas Gray
- William Wordsworth
- John Keats
- Charles Dickens
- Oscar Wilde
___________________________________

Bibliografia Principal

Leitura obrigatória:
Geoffrey Chaucer, Prólogo a Canterbury Tales, The World's Classics, Londres, OUP, 1982.*
William Shakespeare, Macbeth, The New Penguin Shakespeare, Harmondsworth, 1997.
John Milton, Lycidas, in Poetical Works, Londres, OUP, 1969. *
Alexander Pope e Thomas Gray - poesia do século XVIII;*
William Wordsworth e John Keats - poesia romântica;*
Charles Dickens, Hard Times, The World's Classics, Londres, OUP, 1982.
Oscar Wilde, The Importance of Being Earnest, in The Complete Works of Oscar Wilde, London, Glasgow, Collins, 1952.*


* Textos a publicar oportunamente na Oficina Gráfica da FLUP, na forma de “Texto de Apoio”.

Bibliografia Complementar

Obras de referência**

BARNARD, Robert, A Short History of English Literature, Oxford, 1984.
DAICHES, David, A Critical History of English Literature, Londres, 1969.
FOWLER, Alastair, A History of English Literature, Oxford, 1987.
SANDERS, Andrew, The Short Oxford History of English Literature, Oxford, 1994.
SENA, Jorge de, A Literatura Inglesa: Ensaio de Interpretação e de História, Lisboa, 1989.

**No decurso da aulas, sempre que se justificar, será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.

Observações Bibliográficas

No decurso das aulas, sempre que se justificar, será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
Bibliography of a more specific nature will be indicated during classes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas - exposição dos assuntos visados
Aulas práticas - aplicação dos conhecimentos adquiridos; análise de textos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 60,00
Exame final Exame 3,00 2004-06-30
Leitura comentada das obras, apoio bibliográfico e reflexão crítica sobre a matéria estudada Teste 104,00 2004-06-30
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não são contabilizadas as faltas dos estudantes, sendo aconselhada a presença ao maior número de aulas possível

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas estabelecidas para a Faculdade

Melhoria de classificação

De acordo com as normas estabelecidas para a Faculdade

Observações

As aulas são leccionadas em português
Recomendar Página Voltar ao Topo