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Literatura Inglesa - Drama Isabelino

Código: FLUP0610     Sigla: LI-DI2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
3
EE 0 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
4
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EEFA 0 Plano Oficial - LEEFA 3 2,5 5 -
EEFI 0 Plano Oficial - LEEFI 3 2,5 5 -
EEIA 0 Plano Oficial - LEEIA 3 2,5 5 -
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 3 2,5 5 -
EFI 6 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 2 2,5 5 -
3
Plano Oficial - LEFI 2 2,5 5 -
3
4
EIA 22 Plano Oficial - LEIA 2 2,5 5 -
3
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
3
EPI 26 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 2 2,5 5 -
3
Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
3
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
3
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
3
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
3

Objetivos

Os objectivos do Curso procuram conjugar três momentos em solidária articulação:
a.Conhecimento do drama de William Shakespeare através do estudo de textos dramáticos representativos dos géneros que o autor cultivou;
b. Interiorização, por parte do aluno, da dimensão estética e da flexibilidade criativa da língua inglesa num estádio crucial da sua fixação histórico-literária;
c. Finalmente, na familiarização progressiva com a criação do dramaturgo isabelino se buscará o desenvolvimento de uma atitude crítica na leitura e estimular o interesse pelas peças de Shakespeare na sua expressão literária e cénica.

Programa

Em Nome do Pai: espaços de instabilidade e diálogo de gerações no drama de William Shakespeare

Em A Midsummer Night’s Dream (1595 ?), Henry IV part 1 (1596) e King Lear (1605) se reconhecem, nos contextos específicos da comédia, da peça histórica e da tragédia, os dilemas da integridade e da reprodução das estruturas sociais e mentais do patriarcado. O programa oferecido não busca definir paradigmas ou esgotar referências temáticas cruciais e é, também por isso, lacunar e discutível: ele procurará tão somente conjugar, no seu breve percurso, a interpelação dos sentidos da celebração cómica, a exploração das dialécticas da liberdade e do dever e a reflexão acerca das tensões entre a voz da autoridade e a linguagem dos afectos.
O curso abrirá com uma nota acerca da articulação das tradições que firmam a criação dramática isabelina – o legado popular e medieval, a inovação renascentista e erudita – e dos códigos e convenções que informam o texto dramático de Shakespeare e seus contemporâneos.

Bibliografia Principal

Aos títulos sugeridos, recorrentes na literatura crítica, se juntarão outras indicações oferecidas ao longo das aulas. O estudante encontrará facilmente edições de qualidade das peças que integram o programa (v. g. The Arden Shakespeare e The New Penguin Shakespeare).

BARBER, C. L. , Shakespeare’s Festive Comedies – A Study of Dramatic Form and its Relation to Social Custom, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1959.
BLOOM, Harold, Shakespeare – The Invention of the Human, London, Fourth Estate, 1998.
DANBY, John F. , Shakespeare’s Doctrine of Nature – A Study of King Lear, London, faber and faber, 1948.
HUNTER, G. K. , English Drama 1586-1642, Oxford, Clarendon Press, The Oxford History of English Literature II, 1997.
LEGGATT, Alexander, Shakespeare’s Comedy of Love, London and New York, Methuen, 1974.
LEGGATT, Alexander, Shakespeare’s Political Drama – The History Plays and the Roman Plays, London and New York, Routledge, 1988.
SANDLER, Robert, ed. , Northrop Frye on Shakespeare, New Haven and London, Yale University Press, 1986.
SERÔDIO, Maria Helena, William Shakespeare – A Sedução dos Sentidos, Lisboa, Cosmos, 1996.
TILLYARD, E. M. W. , Shakespeare’s History Plays, London, Chatto & Windus, 1944.
WELLS, Stanley, ed. , The Cambridge Companion to Shakespeare Studies, Cambridge, Cambridge University Press, The Cambridge Companions to Literature, 1986.

Bibliografia Complementar

A acompanhar as aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas se procurará chamar os estudantes à intervenção, seja na leitura, interpretação e análise do texto literário, seja na apresentação e discussão do texto de literatura crítica. Também a realização de trabalhos constituirá, sempre que possível, um modo de apreensão interessada e de aprofundamento pessoal dos conteúdos leccionados. Deste modo, ganhará prioridade a modalidade de avaliação contínua ou, no caso da reconhecida inexequibilidade da sua adopção plena, método de trabalho e avaliação que dela se aproxime.

Software

Não aplicável

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Não aplicável

Provas e trabalhos especiais

Sempre que possível

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Não aplicável
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