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Linguística Portuguesa III

Código: FLUP0557     Sigla: LGPOR3

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPA 8 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 3 - 5 -
Plano Oficial - LEPA 3 - 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 - 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 - 5 -
EPE 9 Plano Oficial - LEPE 3 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 - 5 -
EPF 17 Plano Oficial - LEPF 3 - 5 -
EPI 54 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 3 - 5 -
Plano Oficial - LEPI 3 - 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 - 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 - 5 -
EPO 15 Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 - 5 -
Plano Oficial - LEPO 3 - 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 - 5 -

Objetivos

Sensibilizar os alunos para a realização sonora das línguas em geral e do português em particular. Preparar os alunos para a utilização de técnicas básicas como a transcrição fonética. Transmitir conhecimentos aprofundados de fonética articulatória, acústica e perceptiva do português. Sensibilizar os alunos para as questões de variação fonética.

Programa

1 – Transcrição fonética do português.
1.1 – Os princípios de um sistema de transcrição fonética.
1.2 – O Alfabeto Fonético Internacional (AFI).
1.3 – Símbolos e convenções do AFI utilizados na transcrição fonética do português.
1.4 – Transcrição fonética das variedades dialectais do português.

2 – Fonética articulatória do português.
2.1 – O aparelho fonador e a produção dos sons da fala.
2.2 – Descrição e classificação articulatória tradicional dos sons do português.

3 – Fonética acústica do português.
3.1 – Noções básicas de acústica geral e de acústica da fala.
3.2 – Noções básicas de espectrografia e de análise acústica.
3.3 – Aspectos acústicos das vogais e consoantes do português.

4 – Fonética perceptiva do português.
4.1 – Fonética perceptiva e percepção da fala.
4.2 – Fases e níveis dos processos de percepção da fala.
4.3 – Percepção da fala e categorização.
4.4 – Índices acústicos mais relevantes na percepção categorial da fala.

5 – Variação dialectal em português.
5.1 – Norma e variação.
5.2 – Variedades europeias e não-europeias do português contemporâneo.

Bibliografia Principal

ANDRADE, Amália; VIANA, Maria do Céu (1996) – “Fonética”, in FARIA, Isabel Hub et al. (orgs., 1996) – Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Ed. Caminho, pp. 115-167
BARBOSA, Jorge Morais (1994) – Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra, Almedina
BARROSO, Henrique (1999) – Forma e Substância da Expressão da Língua Portuguesa. Coimbra, Almedina
CATFORD, J. C. (1988)– A Practical Introduction to Phonetics. Oxford, Oxford University Press
CINTRA, Luís Filipe L. (1983) – Estudos de Dialectologia Portuguesa. Lisboa, Sá da Costa
CINTRA, Luís Filipe Lindley; RIBEIRO, José A. Peral (orgs., 1973) – A. R. Gonçalves Viana – Estudos de Fonética Portuguesa. Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda
CLARK, J.; YALLOP, C. – An Introduction to Phonetics and Phonology. Oxford, Blackwell, 1990
DENES, P. B.; PINSON, E. N. – The Speech Chain. The Physics and Biology of Spoken Language. 2.nd ed.: New York, Freeman, 1993
FERREIRA, Manuela Barros et al. (1996) – “Variação linguística: perspectiva dialectológica”, in FARIA, Isabel Hub et al. (orgs., 1996) – Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Ed. Caminho, pp. 479-502
GIL FERNÁNDEZ, Juana (1990) – Los sonidos del lenguaje. Madrid, Síntesis
GRAMMONT, M. (1960) – Traité de Phonétique. Paris, Delagrave, 6.ème éd.
INTERNATIONAL PHONETIC ASSOCIATION (1999) – Handbook of the International Phonetic Association. A Guide to the Use of the International Phonetic Alphabet. Cambridge, Cambridge University Press
JAKOBSON, R.; FANT, C. G. M.; HALLE, M. (1951) – Preliminaries to Speech Analysis. Cambridge (Mass.), MIT
KENT, Ray D.; READ, Charles (1992) – The Acoustic Analysis of Speech. San Diego, Singular
LACERDA, A.; HAMMARSTRÖMM, G. (1952) – “Transcrição Fonética do Português Normal”, in Revista do Laboratório de Fonética da Universidade de Coimbra, vol. I, 1952, pp. 119-135
LADEFOGED, P. (1962) – Elements of Acoustic Phonetics. Chicago, The University of Chicago Press
LADEFOGED, P. (1981) – Preliminaries to Linguistic Phonetics. Chicago, The University of Chicago Press
LADEFOGED, P. (1982) – A Course in Phonetics. 2.nd. ed.: New York, Harcourt, Brace, Jovanovich
LADEFOGED, Peter; MADDIESON, Ian (1996) – The Sounds of the World’s Languages. Oxford, Blackwell
LIEBERMAN, Philip; BLUMSTEIN, Sheila E. (1988) – Speech physiology, speech perception, and acoustic phonetics. Cambridge, Cambridge University Press
MALMBERG, Bertil (1954) – La Phonétique. Paris, Presses Universitaires de France. Trad. port. de O. Figueiredo: A Fonética. Lisboa, Livros do Brasil, s/d
MARTÍNEZ CELDRÁN, Eugenio (1984) – Fonética. Barcelona, Teide
MARTÍNEZ CELDRÁN, Eugenio (1991) – Fonética Experimental: Teoría y práctica. Madrid, Síntesis
MARTÍNEZ CELDRÁN, Eugenio (1996) – El sonido en la comunicación humana. Barcelona, Octaedro [Existe tradução galega: Introducción á Fonética. O son na comunicación humana. Vigo, Reconquista]
MARTINS, Maria Raquel Delgado (1988) – Ouvir Falar. Introdução à Fonética do Português. Lisboa, Ed. Caminho
MARTINS, Maria Raquel Delgado (2002) – Fonética do Português. Trinta anos de investigação. Lisboa, Ed. Caminho
MATEUS, Maria Helena Mira (2002) – A Face Exposta da Língua Portuguesa. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda
MATEUS, Maria Helena Mira et al. (2003) – Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa, Ed. Caminho, 5ª ed.
PULLUM, Geoffrey K.; LADUSAW, William A. (1986) – Phonetic Symbol Guide. Chicago/London, The University of Chicago Press
SPEAKS, Charles E. (1992) – Introduction to Sound. Acoustics for the Hearing and Speech Sciences. San Diego, Singular
STRAKA, G. (1965) – Album Phonétique. Québec, Les Presses de l’Université de Laval
VASCONCELOS, J. Leite de (1901) 

Bibliografia Complementar

Será indicada pelo docente no decurso das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas sobre os capítulos do programa, com forte incentivo à participação activa dos estudantes. Os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua terão um acompanhamento mais personalizado na elaboração dos trabalhos de avaliação.

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Aprovação na disciplina.
Serão considerados aprovados os estudantes que obtenham nota igual ou superior a 10 valores no exame final (alunos inscritos em avaliação final) ou na média ponderada (vd. ponto 3d) dos trabalhos de avaliação contínua (alunos inscritos em avaliação contínua).

Frequência das aulas.
De acordo com as Normas de Avaliação em vigor na FLUP:
- avaliação final: sem controle de presenças nas aulas;
- avaliação contínua: presença obrigatória em pelo menos 3/4 das aulas (práticas) ministradas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação final: 100% da nota é a obtida no exame final (escala de 0 a 20 valores), de acordo com as Normas de Avaliação em vigor na FLUP.
- Avaliação contínua: nota final na escala de 0 a 20 valores, ponderada da seguinte forma: 1) teste escrito=20% da nota final; 2) parte teórica do exame final=35% da nota final; 3) trabalho de transcrição fonética e comentário dialectal=12,5% da nota final; 4) trabalho de recolha e correcção de erros linguísticos=5% da nota final; 5) 3 fichas de exercícios práticos=7,5% da nota final; 6) participação nas aulas=5% da nota final; 7)relatório de leitura ou monografia=15% da nota final

Provas e trabalhos especiais

Nenhuns, além dos especificados no ponto 3b).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as Normas de Avaliação em vigor na FLUP: realização de um exame final integral dentro dos prazos estabelecido. Caso a nota neste exame seja superior à nota originalmente obtida em avaliação final ou avaliação contínua, prevalece sobre a primeira e substitui-a na íntegra.

Observações

Língua de ensino: Português.
Pressupõe-se algum domínio básico prévio de línguas como o inglês para a leitura de alguma da bibliografia teórica.

Horário de atendimento (a confirmar no início do ano lectivo):
Quinta-feira, 15.30h-17.30h.
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