Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0441

Teoria do Som

Código: FLUP0441     Sigla: TEOSOM

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Jornalismo e Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
JCC 88 Plano Oficial - LJCC 3 4 7,5 -
Plano Oficial - LJCC 3 4 7,5 -

Docência - Horas

Teórica: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 4,00
Luísa Maria Lopes Ribas 4,00

Objetivos

Sensibilização à diversidade de perspectivas de consideração e estudo do universo sonoro.
Reconhecimento do seu enquadramento sensorial, cultural e do seu valor na comunicação.
Entendimento das possibilidades criativas do audio como meio isolado ou articulado com outros
media, nomeadamente os meios audiovisual.

Programa

Definição da aproximação (delineada na cadeira) como abordagem teórica, introdutória a diversas
perspectivas de aproximação ao universo sonoro, visando a familiarização com o som e como o
audio como meio autónomo ou integrado com outros media.
Sensibilização ao fenómeno físico do som.

Introdução à acústica e psicoacústica.
Contexto, espacial e temporal, e influências na audição e escuta.
Relação entre visão e audição.
Condicionantes da escuta.
A importância do “verbo” como elemento estruturante da audição e condicionante da escuta.
A relação entre visual e auditivo e a “crença” no visual.
A importância atribuída ao som.
A influência da evolução tecnológica na relação com o som.
Consequências dos efeitos técnicos.
As mutações na relação com o som, nas dimensões (palavra, música e ruído).
Novas considerações sobre o som, o alargamento de um meio de expressão.
As dimensões palavra música e ruído nos meios de comunicação audio e audiovisuais.
Influências nos processos de comunicação e nas formas de expressão.
(telefone, rádio, televisão, cinema)
Correntes estéticas e explorações artísticas do som.
Ecologia sonora.
O ruído e o silêncio, o concreto, inclusão, desconstrução e o inaudito.
As culturas sonoras e a revolução electrónica.
Uma ideia de arte sonora (sound art).
A evolução da arte sonora e conceitos criativos implícitos.
Noções de design sonoro.
A aproximação semântica.
Ícones auditivos, “earcons”, sinais.
O som para a imagem e a imagem para o som.
A radio como meio de expressão, o meio “cego”.
O cinema mudo, ou o meio “surdo”.
O advento do sonoro e o cinema sensorial.
O audiovisual como uma nova unidade, seus princípios e fundamentos.
Introdução à teoria de Michel Chion.
Perspectivas sobre a relação audiovisual.
A banda sonora e a banda de imagem.
Os efeitos audiovisuais e sua relação com o tempo, espaço e expressão e representação.
Efeitos e sensação.
A especificidade dos meios audiovisuais (relação com os meios e com a mediação).
Possibilidades tecnológicas para a manipulação da audição e escuta.
Sons e imagens, traduções, representações, associações.

Bibliografia Principal

KAHN, Douglas, and WHITEHEAD, Gregory (Eds.).
Wireless Imagination: Sound, Radio, and the Avant-Garde,
Cambridge, MA: The MIT Press, 1992.
Alten, Stanley P.
Audio in Media (6ª ed.),
Belmont, California: Wadsworth Publishing Company, 2002.
CHION, Michel,
Audio-Vision: Sound on Screen,
New York, NY: Columbia University Press, 1994.
CHION, Michel, "Le Son", Paris, Nathan, ©1998
Edição Espanhola: "El sonido", Barcelona, Ediciones Paidós Ibérica, 1999
Weis, Elisabeth; Belton, John
Film Sound: Theory and Practice
Columbia University Press, 1985ó
STRAUSS, Neil (Ed.)
Radiotext(e),
New York, NY: Semiotext(e), 1993.
ALTMAN, Rick, (ed.)
"Sound Theory/Sound Practice",
New York, Routledge, ©1992
KAHN, Douglas,
"Noise, Water, Meat - A history of Sound in the Arts",
Massachusetts, MIT Press, 1999
TEORIA DO SOM // 2004’05 // LUÍSA RIBAS
5
// REFERÊNCIAS ON-LINE / GERAL //
UBU web // teoria e recursos oline sobre arte
sonora
http://www.ubu.com
http://www.ubu.com/mp3/
Media art net // overview of audio art
http://www.medienkunstnetz.de/themes/overv
iew_of_media_art/audio/2/
Soundtoys // aplicações sonoras e teoria
http://www.soundtoys.net/a/indexa.html
Audiolab // revista oline, grande repositório de
textos sobre som e audioart
http://homestudio.thing.net/revue/indexrevue
fm.htm
Enciclopedia de arte e novos media // frances e
inglês
http://www.newmediaart.
org/sommaire/english/sommaire.htm
Film sound org // teoria e informação sobre o
som no cinema
http://filmsound.studienet.org/
cronologia - 120 anos de musica electronica
http://www.obsolete.com/120_years/
Arte radio / austria // projectos
http://kunstradio.at/PROJECTS/projects2.ht
ml
The School of sound // palestras
http://www.schoolofsound.co.uk/content/hom
ework.htm
Sonic arts // projectos artísticos e teoria
http://www.sonicartsnetwork.org/
Instituto de Ecologia Acústica de Santa Fe
http://www.acousticecology.org/
Forum mundial de ecologia acústica
http://interact.uoregon.edu/MediaLit/WFAE
/home/index.html
Cronologia não-linear da História dos Novos
Media
http://stage.itp.nyu.edu/history/
Design sonoro // textos
http://www.designsounds.net/english.html
The soundry
http://library.thinkquest.org/19537/
Arntes sound site // links, sons, videos
http://www.media.uio.no/personer/arntm/e
nglish.html#Noen%20lenker
Som na arte, leituras e links
http://www.bbk.ac.uk/eh/eng/macc/hearing/
soundinart.htm
Linha temporal da história do cinema sonoro
http://www.mtsu.edu/~smpte/timeline.html
recursos de arte sonora por janek schafer
http://www.audioh.com/information/sounda
rtresource.html
Fundação de musica electronica
http://www.emf.org/
Associação Internacional de arquivos de som
e audiovisuais
http://www.iasa-web.org/
Soundsite // jornal de teoria, filosofia e arte
sonora
http://www.sysx.org/soundsite/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta cadeira tem um carácter eminentemente teórico, desenvolvendo-se sob a forma de pequenos
seminários, apresentações e discussões derivadas da introdução de conteúdos teóricos suportados
por leituras obrigatórias da bibliografia e referências recomendadas.
A componente teórica será acompanhada de exercícios que visam a o entendimento e exploração
dos conteúdos abordados.
Serão introduzidos pontualmente questionários e exercícios de análise a desenvolver na aula.
Haverá um trabalho final, de carácter teórico (e/ou prático), visando uma abordagem criativa e/ou
crítica sobre um aspecto definido da criação audio ou audiovisual, previamente discutida e
acordada com o docente.
Este projecto será apresentado na fase final do semestre consistindo a argumentação teórica num
desenvolvimento entre 10 a 15 páginas.

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Não tem obrigatoriedade de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

- avaliação contínua baseada na qualidade da participação, empenho e evolução do aluno
- avaliação periódica, pela realização de exercícios e um a dois testes.
- avaliação final é o somatória das outras componentes com os resultados do trabalho semestral ou
pela realização de exame.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as nomas da Faculdade de Letras.

Melhoria de classificação

De acordo com as nomas da Faculdade de Letras.

Observações

Língua de ensino - Português.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 04:58:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais