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Literatura Norte-Americana I

Código: MEAAM015     Sigla: LNA1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Americana

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 15 MEAA - Plano de Estudos 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marinela Carvalho Freitas Regente

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Marinela Carvalho Freitas 2,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No contexto do alargamento de um campo de conhecimentos a um nível de estudos mais elevado, este programa tem como objetivo levar os estudantes não só a aprofundar e a compreender a consolidação da existência de uma literatura norte-americana, mas também a refletir sobre momentos sócio-culturais e estético-literários marcantes dos séculos XIX e XX nos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir competências teóricas e conceitos que recobrem e fundamentam problematizações das visões do “eu” e da América nos textos ficcionais indicados, assim como deverão ainda aprofundar pressupostos que lhes permitam refletir sobre o "nascimento" e sobre a existência de um cânone literário americano. No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica que lhes permita uma abordagem informada sobre conceitos e contextos desenvolvidos neste programa.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir competências teóricas e conceitos chaves que lhes permitam um conhecimento aprofundado sobre o "nascimento" e sobre a existência de um cânone literário americano, bem como devem também desenvolver a capacidade de problematização crítica dentro dos contextos desenvolvidos pelo programa.
 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa partirá da referência ao pensamento emersoniano e do estudo de THE SCARLET LETTER de Nathaniel Hawthorne, como representação de visões de cepticismo e de eleição em relação a um entendimento optimista, quer relativamente às potencialidades da alma humana, quer à própria América. Por sua vez, discutir-se-á Edgar Allen Poe não só como contributo para a consolidação da "nascente" literatura americana,mas também como expressão do mito do Sul e do gótico sulista. No seu segundo momento, este programa abordará, por um lado, o SECOND FLOWERING no contexto do Modernismo Americano e por outro questionará a Renascença Literária Sulista, como expressão de "outra" literatura no contexto da Literatura Americana.

Bibliografia Obrigatória

R.W. Emerson; Self-Reliance
Nathaniel Hawthorne; The Scarlet Letter
Edgar Allan Poe; "The Fall of the House of Usher"
Eudora Welty; The Robber Bridegroom
Ernest Hemingway; The short stories

Observações Bibliográficas

Pela natureza do próprio mestrado serão a aconselhados textos a consultar ao longo do semestre, tendo em vista os diversos aspectos a considerar.
Todas as obras constam no catálogo da Biblioteca.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso funciona em regime de seminário, organizado em quinze sessões. As cerca das cinco primeiras sessões ficam totalmente a cargo da docente que apresentará enquadramentos teóricos que permitam não só problematizar o “nascimento” e a existência de um cânone literário americano, mas também os períodos literários em causa. Estas sessões iniciais procuram igualmente lançar as bases para problematizações posteriores em torno da literatura americana do sec. XIX, do "período entre as duas guerras" e da chamada literatura sulista. As restantes sessões desenvolvem-se em torno não só da intervenção da docente mas também em volta de apresentações feitas pelos estudantes sobre temas propostos e orientados, que serão discutidos por todos sob supervisão da responsável pelo seminário. A avaliação surge no âmbito das intervenções dos estudantes e de uma apresentação oral individual. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% das sessoes do seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados em componentes de avaliação: a) Participação activa nas sessões do seminário 50% b) Apresentação de um trabalho oral 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

Não aplicável.

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