Código: | MEH014 | Sigla: | PE_C |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEBI | 5 | MEBI - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEFILO | 23 | MEFILO - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEG | 28 | MEG - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEH | 30 | MEH - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEI | 0 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEIEFA | 25 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEP | 18 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEPIEFA | 20 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
MEPLAT | 0 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 21,5 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Antunes Grosso Correia | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Luís Antunes Grosso Correia | 1,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Luís Antunes Grosso Correia | 0,50 |
A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.
A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.
A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.
- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.
- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.
Cf. campo dos Objectivos
Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 59,50 |
Frequência das aulas | 21,50 |
Total: | 81,00 |
É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos pela lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.
Numa escala de 0 a 20 valores e em função da proficiência demonstrada pelo estudante na prova de exame final.
Não aplicável.
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.