Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEIEFA002

Didática do Francês I

Código: MEIEFA002     Sigla: DF_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 5 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 54,5 162
MEPIEFA 4 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 54,5 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- aplicar teorias necessárias ao ensino do francês língua estrangeira,

- efetuar escolhas teóricas e compreender as suas implicações numa aula de francês língua estrangeira

-aprender a ensinar

- possuir os instrumentos práticos e profissionais necessários à elaboração de uma aula de FLE

- ter consciência da responsabilidade pedagógica do professor de FLE

Resultados de aprendizagem e competências

Através da literatura escolhida e dos documentos utilizados na sala de aula orientados para os conteúdos programáticos propostos, os estudantes terão adquirido amplos conhecimentos na área da didática no que concerne as diferentes metodologias de ensino, as diferentes abordagens a implementar, os diversos instrumentos e materiais de trabalho em contexto de ensino-aprendizagem que lhes permitirá adquirir um processo de reflexão crítica levando-os a fazerem escolhas sensatas de acordo com o público alvo em sala de aula assim como fundamentarem tais escolhas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Para participar nesta UC com sucesso, os estudantes deverão preferencialmente ter atingido  o nível de francês C1 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas)

Programa

- Terminologias da área da didática

- História das principai metodologias

- A perspetiva comunicativa

- A perspectica acional

- Princípios essenciais de uma aula de francês língua estrangeira

- Elaboração de uma ficha pedagógica

- As diferentes formas de avaliação

- Informações profissionais práticas para um professor de FLE

 

Bibliografia Obrigatória

Cuq, Jean-Pierre; Le^français langue seconde. ISBN: 2-01-016269-2
Gruca Isabelle, Cuq Jean-Pierre; Cours de didactique en Français Langue Étrangère

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas  teórico-práticas com uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial e nas competências reflexivas desenvolvidas pelos estudantes.

A abordagem privilegiada nas aulas é a comunicativa e a acional baseada essencialmente em tarefas de carater prático. As atividades propostas visam o desenvolvimento das competências dos estudantes enquanto futuros professores de francês língua estrangeira. Processos de reflexão são ativados durante as aulas à partir de literatura variada no âmbito das didáticas das línguas assim como casos práticos e testemunhos em contexto de aula permitindo uma reflexão crítica e rigorosa levando os estudantes (futuros professores) a fazerem escolhas assertivas e refletidas no que concerne à métodos de ensino aprendizagem a implementar.

Software

Sigarra Courriel dynamique Sites Internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 60,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 27,00
Estudo autónomo 27,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas exceto nos casos previstos no Regulamento da FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial -10%

Prova oral -30%

Test escrito -60%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar as aulas mas devem contactar o docente no início do semestre e submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "teste" é passível de melhoria ou de recurso.

Observações

Cours uniquement en français

Recomendar Página Voltar ao Topo