Sintaxe I
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
25 |
CL - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Classes are taught in Portuguese.
Objetivos
(i) Identificar o objeto de estudo da sintaxe;
(ii) Compreender as relações entre léxico e sintaxe;
(iii) Distinguir diferentes tipos de predicadores verbais;
(iv) Dominar os conceitos e os métodos utilizados na análise da estrutura da frase simples;
(v) Analisar e descrever diferentes construções sintáticas em que há alteração da ordem básica de palavras em frases simples;
(vi) Reconhecer propriedades sintáticas que as línguas naturais têm em comum;
(vii) Descrever e explicar contrastes entre o português e outras línguas naturais relativamente a alguns fenómenos sintáticos como sujeitos nulos, movimento do verbo e ordem de palavras.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
(i) dominar noções básicas em sintaxe;
(ii) aplicá-las à análise de diversos aspetos sintáticos da frase simples;
(iii) observar e comparar dados sintáticos do português e de outras línguas naturais, descrevendo e explicando contrastes relevantes com uma metalinguagem adequada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. O objeto de estudo da sintaxe
2. Do léxico à sintaxe
2.1. Classes e subclasses de palavras
2.2. Seleção categorial, seleção semântica e estrutura argumental
3. A estrutura da frase
3.1. O conceito de constituinte e os testes para a sua identificação
3.2. Categorias e funções sintáticas
3.3. A estrutura interna dos sintagmas: a teoria X-barra
3.4. A estrutura funcional da frase
3.4.1. Movimento do verbo
3.4.2. Movimento do sujeito
4. Tipologia de predicadores verbais
4.1. Verbos principais e auxiliares
4.2. Verbos pessoais e impessoais
4.3. Verbos transitivos, inergativos, inacusativos, predicativos e transitivos predicativos
5. Ordem básica de palavras e ordens derivadas
5.1. Ordem básica no português e em outras línguas naturais
5.2. Movimento-A (construções passivas e inacusativas) e movimento-A' (interrogativas)
5.3. Ordem de palavras e estrutura informacional: o caso da topicalização
Bibliografia Obrigatória
Carnie, A.; Syntax: A generative introduction, Blackwell, 2003
Duarte, I. ; Língua portuguesa: Instrumentos de análise, Universidade Aberta, 2000
Eliseu, A. ; Sintaxe do português, Caminho, 2008
Haegeman, L.; Thinking syntactically: A guide to argumentation and analysis, Blackwell, 2006
Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I., & Faria, I. H. ; Gramática da língua portuguesa (6ª ed.). , Caminho, 2003
Raposo, E. P.; Teoria da gramática. A faculdade da linguagem, Caminho, 1992
Raposo, E. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L., & Mendes, A. (Orgs.) ; Gramática do português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
Santorini, B., & Kroch, A.; The syntax of natural language: An online introduction, University of Pennsylvania, 2007
Observações Bibliográficas
Os textos de apoio referentes a cada ponto do programa são indicados na calendarização fornecida no início do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teórico-práticas, envolvendo exposição de conteúdos por parte da docente e realização de trabalho prático sobre cada ponto do programa. Este trabalho tem por base atividades variadas envolvendo observação e análise de dados sintáticos de diferentes línguas.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
90,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada com base nos seguintes elementos:
- pequenas atividades práticas envolvendo observação e análise de dados sintáticos (realizadas em casa): 10%;
- teste intermédio: 40%;
- teste final: 50%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Apenas os testes são objeto de recurso ou melhoria através de um exame versando sobre toda a matéria.
Observações
Não aplicável.