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Didática do Português como Língua Segunda

Código: MEP004     Sigla: DPLS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 17 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 54,5 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Objetivos
 
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Segunda, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Segunda, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português Língua Segunda.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes, no final do semestre, tenham adquirido noções básicas relativas às temáticas. Espera-se ainda que tenham adquirido conhecimentos, ferramentas e sesibilidade que lhes permita dar aulas de Português Língua Segunda, caso, no futuro, seja necessário, em contexto laboral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa
1. Didática de línguas
2. Ensino-aprendizagem no contexto atual: das TIC à ecopedagogia
3. Documentos orientadores do ensino e da aprendizagem em PLNM
4. Planificação didática
5. Distinção entre Língua Segunda, Língua Estrangeira e Língua de Herança
6. O papel e o perfil do professor

Bibliografia Obrigatória

Bizarro, Rosa 340; Português língua não materna. ISBN: 978-972-757-928-0
Bizarro, Rosa e & Braga, Fátima; Da(s) cultura(s) de ensino ao ensino da(s) cultura(s) na aula de Língua Estrangeira , 2005
Mercé Bernaus; Un nuevo paradigma en la didáctica de las lenguas
Margarida Lucas, António Moreira e Nilza Costa; Quadro europeu de referência para a competência digital: subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento
Conselho da Europa; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação
Council of Europe; COMMON EUROPEAN FRAMEWORK OF REFERENCE FOR LANGUAGES: LEARNING, TEACHING, ASSESSMENT. COMPANION VOLUME WITH NEW DESCRIPTORS
Maria José Grosso (Coord.); QUADRO DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO
DGE; Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico e Ensino Secundário I Português Língua Não Materna (PLNM)
Isabel Leiria (Coord.); Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM)
Direção de Serviços de Língua e Cultura, Camões, I.P.; Referencial Camões PLE
Eduíno Neves & Marina Graça; Princípios básicos da prática pedagógico-didática
Lucie Carrilho Ribeiro & António Carrilho Ribeiro; Planificação e Avaliação do Ensino- Aprendizagem
Moacir Gadotti; Ecopedagogia, Pedagogia da terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária
Giovanni Hideki Chinaglia Okado, Larissa Quinelli; MEGATENDÊNCIAS MUNDAIS 2030 E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UMA REFLEXÃO PRELIMINAR SOBRE A “NOVA AGENDA” DAS NAÇÕES UNIDAS
Cristina Flores & Silvia Melo-Pfeifer; O conceito Língua de Herança na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha
Isabel Leiria; Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino
Clarisse Afonso; Professores de línguas estrangeiras: Que competências?
Maria José Grosso; O perfil do professor de Português para falantes de outras línguas numa sociedade multicultural

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.

Recommended reading will be indicated throughout the course according to students’ needs.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico-práticas. Método ativo-cooperativo onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas, por parte dos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino de línguas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 107,50
Frequência das aulas 54,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de exame final e de um trabalho prático, assim como participação nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final (50%), trabalho prático (40%) e participação nas aulas (10%).

Provas e trabalhos especiais

A definir com os estudantes.

Melhoria de classificação

A definir com os estudantes.

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