Código: | MEP004 | Sigla: | DPLS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEP | 17 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 54,5 | 162 |
Objetivos
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Segunda, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Segunda, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português Língua Segunda.
Espera-se que os estudantes, no final do semestre, tenham adquirido noções básicas relativas às temáticas. Espera-se ainda que tenham adquirido conhecimentos, ferramentas e sesibilidade que lhes permita dar aulas de Português Língua Segunda, caso, no futuro, seja necessário, em contexto laboral.
Programa
1. Didática de línguas
2. Ensino-aprendizagem no contexto atual: das TIC à ecopedagogia
3. Documentos orientadores do ensino e da aprendizagem em PLNM
4. Planificação didática
5. Distinção entre Língua Segunda, Língua Estrangeira e Língua de Herança
6. O papel e o perfil do professor
A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.
Recommended reading will be indicated throughout the course according to students’ needs.
Sessões teórico-práticas. Método ativo-cooperativo onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas, por parte dos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 107,50 |
Frequência das aulas | 54,50 |
Total: | 162,00 |
Realização de exame final e de um trabalho prático, assim como participação nas aulas.
Exame final (50%), trabalho prático (40%) e participação nas aulas (10%).
A definir com os estudantes.
A definir com os estudantes.