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Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário

Código: MEPLAT007     Sigla: TLPBS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Língua, Literatura e Estudos Culturais

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 14 MEP - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
MEPIEFA 7 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
MEPLAT 0 MEPLAT - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-10-27.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências na área da literatura portuguesa, procurando conciliar a visão cronológica, no sentido de solidificar o conhecimento da tradição literária portuguesa, sedimentando a «memória», com o aprofundamento de alguns temas criteriosamente escolhidos, estimulando o interesse dos estudantes pela reflexão teórica. Assumindo que a formação de professores deve procurar a articulação entre os saberes na área científica em causa e a problematização de questões transversais – o «cânone», a noção de «clássico» – o programa selecciona temas, obras e autores cujo estudo permite considerar, privilegiando um prisma de análise, outros autores e outros textos cronologicamente anteriores ou posteriores, facultando uma visão integrada e segura da literatura portuguesa até à contemporaneidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

I  




  1. Renovação de práticas estéticas no século XVI


 1.1. Teatro – G. Vicente e Sá de Miranda.


1.2. Lírica – Sá de Miranda e Camões:  modelos italianizantes.


1.3. Épica - «Os Lusíadas»:  história e mito.


1.3. A «escrita» de viagem: «Peregrinação» (1614) de F. M. Pinto e «História Tragico- Marítima».

2. Arte/engenho no Barroco e Neoclassicismo: da «locução artificiosa» à «frase pura».


2.1. Metáfora e transfiguração: Vieira e D. Francisco M. de Melo.


2.2. «Verdade» e «bom gosto»: Arcádia Lusitana (1756). 


 





II

1.Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa
2. Eça de Queirós, Os Maias
3. Miguel Torga, Poemas Ibéricos
4. José Saramago, Memorial do Convento

Bibliografia Obrigatória

AAVV; Petrarca e il petrarchismo un'ideologia della letteratura , Bulzoni, 2006
Battistini, Andrea; Il^barocco. ISBN: 88-8402-316-5
Castro Anibal Pinto de; Os códigos poéticos em Portugal do Renascimento ao Barroco. Seus fundamentos. Seus conteúdos. Sua evolução., Revista da Universidade de Coimbra, 31 (1985), pp 505-531, Revista da Universidade de Coimbra, 31, 1985
Egido Aurora; De la mano di Artemia. Literatura, emblemática, Mnemotecnia y arte en el siglo de Oro, José J. de Olañeta, editor y Universitat de les Illes Balears, 2004
Pires, Maria Lucília Gonçalves; Xadrez de palavras. Estudos de literatura barroca, Cosmos, 1996. ISBN: 9789728081966
QUEIRÓS, José Maria Eça de; A cidade e as serras, Livros do Brasil, 2014. ISBN: 978-989-711-021-4
Silva, Vítor Aguiar e; Camões: Labirintos e Fascínios, Cotovia, 1994. ISBN: 9789728082376
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e, 1939-; A^lira dourada e a tuba canora. ISBN: 978-972-795-234-2
Pécora, Alcir; Teatro do Sacramento, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. ISBN: 978-989-26-1145-7
Teixeira, Ivan; Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica, EdUsp, 1999. ISBN: 9788531404788
Eça de Queirós; Os^Maias. ISBN: 972-35-0160-0
Almeida Garrett; Frei Luis de Sousa. ISBN: 978-989-8362-42-1
José Saramago; Memorial do Convento. ISBN: 972-21-0026-2
Miguel Torga; Poesia completa. ISBN: 972-20-1708-X

Bibliografia Complementar

Buescu, Helena Carvalhão, 1956- 070; Dicionário do romantismo literário português. ISBN: 972-21-1101-9
Diogo, Américo António Lindeza; Modernismos, pós-modernismos, anacronismos. ISBN: 972-9170-98-3
Kolocotroni, Vassiliki et alii (org.); Modernism An anthology of Sources and Documents, Edinburgh University Press, 2007
Silva, Vítor Aguiar e (dir. de ); Dicionário de Luís de Camões, Caminho, 2011. ISBN: 9789722121460

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Lecionadas em regime de seminário, as aulas procuram combinar a prática letiva de transmissão de conteúdos com a existência de sessões em que uma questão teórica organiza o debate, previamente preparado pela leitura da bibliografia aconselhada. Os docentes procuram acompanhar o estudo de temas secundários, para além dos lecionados, que possam, eventualmente, ter despertado o interesse dos estudantes e para os quais se fornece bibliografia específica, disponível nos «Documentos» desta UC, de modo a que fiquem apetrechados para preparar programas novos ou adaptar à docência, de forma inovadora, conteúdos já conhecidos.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

90% + 10%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.
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