Código: | MEPLAT007 | Sigla: | TLPBS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Língua, Literatura e Estudos Culturais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEP | 14 | MEP - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
MEPIEFA | 7 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
MEPLAT | 0 | MEPLAT - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Procurando integrar aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de forma a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências na área da literatura portuguesa, procurando conciliar a visão cronológica, no sentido de solidificar o conhecimento da tradição literária portuguesa, sedimentando a «memória», com o aprofundamento de alguns temas criteriosamente escolhidos, estimulando o interesse dos estudantes pela reflexão teórica. Assumindo que a formação de professores deve procurar a articulação entre os saberes na área científica em causa e a problematização de questões transversais – o «cânone», a noção de «clássico» – o programa selecciona temas, obras e autores cujo estudo permite considerar, privilegiando um prisma de análise, outros autores e outros textos cronologicamente anteriores ou posteriores, facultando uma visão integrada e segura da literatura portuguesa até à contemporaneidade.
I
1.1. Teatro – G. Vicente e Sá de Miranda.
1.2. Lírica – Sá de Miranda e Camões: modelos italianizantes.
1.3. Épica - «Os Lusíadas»: história e mito.
1.3. A «escrita» de viagem: «Peregrinação» (1614) de F. M. Pinto e «História Tragico- Marítima».
2. Arte/engenho no Barroco e Neoclassicismo: da «locução artificiosa» à «frase pura».
2.1. Metáfora e transfiguração: Vieira e D. Francisco M. de Melo.
2.2. «Verdade» e «bom gosto»: Arcádia Lusitana (1756).
II
1.Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa
2. Eça de Queirós, Os Maias
3. Miguel Torga, Poemas Ibéricos
4. José Saramago, Memorial do Convento
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Exame | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 123,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 162,00 |