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Políticas Educativas e Curriculo

Código: MEH014     Sigla: PE_C

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 23 MEG - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEH 0 MEH - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEI 0 MEI - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEIEFA 25 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEP 11 MEP - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEPIEFA 15 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEPLAT 0 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Cf. campo dos Objectivos

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A construção política do modelo escolar contemporâneo: do Estado-Nação à regulação transnacional.

  2. O sistema educativo português em perspetiva legal, social e de eficiência organizacional.

  3. As organizações escolares: teoria, modelos e seu significado na era dos rankings.

  4. Currículo: teorias, tipos, modelos, atores sociais e poderes.

  5. A profissionalidade docente na perspetiva do/a professora em início de carreira.

Bibliografia Obrigatória

BAUMAN, Zygmunt; Los retos de la educación en la modernidad líquida, Editorial Gedisa, 2007
BENAVENTE, Ana et alii; A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
BERTRAND, Yves; VALOIS, Paul; Paradigmas educacionais. Escola e Sociedades, Instituto Piaget, 1994
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; A reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino, Editorial Veja, s/d.
CANÁRIO, Rui ; O que é a escola? Um "olhar" sociológico, Porto Editora. , 2005
CARVALHO, Rómulo de ; História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até a fim do regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
CORREIA, Luís Grosso ; «Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação. O sistema educativo no Estado Novo», Ler História, nº 35, p. 71-107., 1998
Idem ; «Social patterns of literacy in the city of Porto at the end of the nineteenth century», Paedagogica Histórica, vol. XLIV, nº 1-2, (Fevereiro-Abril), p. 83-105, 2008
COSTA, Jorge Adelino; Imagens organizacionais da escola, Edições Asa, 2003
GARDNER, Howard; Inteligencias múltiples. L ateoría en la práctica, Paidós, 2011
GIMENO SÁCRISTAN, José; Educar e conviver na cultura global, Edições Asa, 2003
LEITE, Carlinda; O multiculturalismo e o currículo no sistema educativo português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Idem; Para uma escola curricularmente inteligente, Edições Asa, 2003
LIMA, Licínio (org.) ; Compreender a escola: perspectivas de análise organizacional, Edições Asa, 2006
NÓVOA, António (coord.) ; As organizações escolares em análise, Publicações D. Quixote/IIE, 1992
NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (eds.); A difusão mundial da escola, Educa, 2000
Idem ,; Evidentemente. Histórias da Educação, Edições Asa, 2005
OECD; PISA 2009 results: chnages in students performance since 2000, OECD, 2010
PERRENOUD, Philippe ; Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto Editora, 1995
Idem ; Porquê construir competências a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades, Edições Asa, 2001
STOER, Stephen et alii (orgs.); Transnacionalização da Educação – da crise da educação à ‘educação’ da crise, Edições Afrontamento, 2001
SILVA, Tomaz Tadeu; Teorias do currículo: uma introdução crítica, Porto Editora, 2000
UNESCO ; Para uma política de educação em Portugal, Livros Horizonte, 1982
VIEIRA, Maria Manuel (org.) ; Escola, jovens e media, Imprensa de Ciências Sociais, 2007
WILLIS, Paul; Aprendendo a ser trabalhador, Artes Médicas, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Em função da proficiência demontrada pelo estudante na prova de exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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