Linguagem e Cognição
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MLIN |
14 |
MLIN - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Sensibilizar os estudantes para a relação linguagem-cognição e para as bases cognitivas inerentes a diferentes actividades relacionadas com a linguagem (cf. o programa).
Resultados de aprendizagem e competências
Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Razão de ser do título do Seminário 2. Definição de linguagem e de cognição 2.1. A relação linguagem-cognição/pensamento e as diferentes posições advenientes do papel atribuído a cada um dos termos da relação 2.1.1. A relação linguagem-pensamento numa perspectiva ontogenética 2.1.1.1 As bases cognitivas da aquisição da linguagem 2.1.1.2. Aquisição e aprendizagem de línguas (L1 e L2): seus pressupostos cognitivos 3. O processamento do discurso oral 3.1. Principais causas do silêncio no discurso com um particular realce para 3.1.1. As causas cognitivas do silêncio no discurso 3.1.2. As causas linguísticas do silêncio no discurso 3.1.2.1. Algumas provas da existência dessas causas 3.1.2.1.1. O “fenómeno da ponta da língua” e o acesso lexical 3.1.2.1.2. Os lapsos de língua e a produção de frases 4. O processamento da escrita 4.1. Da “pré-escrita” à “edição”: referência aos vários aspectos psicolinguísticos inerentes à escrita 4.1.1. A escrita no escrevente experiente e no não-experiente 4.1.2. O “lard factor” segundo Lanham e a fórmula para a sua obtenção 4.1.2.1. Implicações cognitivas de uma escrita com e sem “lard factor” 5. As diferenças individuais no processamento da informação tendo em vista padrões cognitivos distintos 5.1. Os estilos de aprendizagem decorrentes dos padrões cognitivos referidos em 5. 6. Breve abordagem aos efeitos do envelhecimento cognitivo na linguagem
Bibliografia Obrigatória
KÖPKE, B. ; Neurolinguistic aspects of attrition, Journal of Neurolinguistics 17(1), 3-30, 2004
GARRETT, M. F.; Procesos en la producción del lenguaje, F. J. NEWMEYER (Ed) - Panorama de la lingüística moderna de la Universidad de Cambridge. III. El lenguaje: Aspectos psicológicos y biológicos, Madrid, Visor, 91-121, 1992
HAYES, J. R.; FLOWER, L. S.; Writing research and the writer, American Psychologist 41(10), 1106-1113, 1986
BEREITER, C. et al.; Cognitive operations in constructing main points in written composition, Journal of Memory and Language 27, 261-278, 1988
LANHAM, R. A.; Revising prose, MacMillan, 1992
PIAGET, J.; Le langage et la pensée chez l'enfant. Etudes sur la logique de l'enfant, Delachaux et Niestlé, 1948
SINCLAIR-DE ZWART, H.; L'acquisition du langage du point de vue piagétien, Pholia Phoniatrica 26, 1-12, 1974
VYGOTSKY, L. S.; Thought and Language, The MIT Press, 1962
GOLDMAN-EISLER, F.; Psycholinguistics, Academic Press, 1968
GARRETT, M. F.; The organization of processing structure for language production: Applications to aphasic speech, D. CAPLAN et al. (Eds) - Biological perspectives of language. Cambridge Mass., The MIT Press, 173-193, 1984
JUNCOS RABADÁN, O.; Lenguaje y envejecimiento, Masson, 1998
FIELD, J.; Psycholinguistics. The key concepts, Routledge, 2004
Pinto, Maria da Graça L. C.; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , Faculdade de Letras da UP/Col. CAPFLUP, 2009 (In:M. Da G. L. C. Pinto A linguagem ao vivo. Textos seleccionados. Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso. Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, C06. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009)
Marcuschi, Luís Antônio; Da fala para a escrita. Atividades de retextualização, Cortez Editora, São Paulo, Brasil, 2001. ISBN: 85 249 0771-1
Pinto, Maria da Graça L. Castro; A escrita. O papel da universidade na sua otimização, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014. ISBN: 978-989-8648-30-3 (CapFLUP 07)
Pinto Maria da Graça L. Castro; A escrita académica: um jogo de forças entre a geração de ideias e a sua concretização, 2016. ISBN: 1982-2014 (Revista Signo, v. 41 (2016): Especial - VII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, pp. 53-71. https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7325)
Scliar-Cabral, Leonor; Introdução à Psicolinguística, Ática S.A., São Paulo, 1991. ISBN: 85 08 03982
Urbano, Hudinilson; Variedade de planejamento no texto falado e no escrito, Humanitas, Publicações FFLCH/USP, Brasil, 1999. ISBN: 85 86087 56 1 (In D. Preti (org.) Estudos de língua falada. Variações e confrontos, 2.ª edição)
Observações Bibliográficas
Poderão ser facultados outros títulos ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e seminários.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística aplicada
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Neurolinguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
66,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
66,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Número de faltas às aulas e seminários não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Com base no elemento de avaliação proposto.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas seguidas nos cursos de pós-graduação da UP, não é disponibilizada nenhuma modalidade de melhoria da classificação final.
Observações
As aulas são lecionadas em português