Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ECMP01

Mindfulness para Professores

Código: ECMP01     Sigla: MPP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Desenvolvimento pessoal

Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 12-10-2019 a 30-11-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mindfulness para Professores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EC_MP 18 Plano Oficial em Vigor 1 - 1,5 14 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Margarida Júlia Rodrigues Cardoso 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O curso fornecerá ferramentas e estratégias para que o formando possa estabelecer uma prática pessoal de mindfulness formal e informal.

A formação introduzirá os conceitos e práticas de ensinar com mindfulness e ensinar mindfulness, e propõe-se demonstrar como uma presença mais atenta e consciente constitui, em si mesma, uma intervenção que acarretará impactos positivos na escola, em geral, e na sala de aula, em particular. Ao usar métodos que cultivam atenção, consciência, reflexão e trabalho colaborativo, o professor mais facilmente poderá promover o desenvolvimento dos alunos no plano académico, mas também ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social.

O curso pretende também ser uma inspiração para potenciar a motivação dos professores/formadores e desenvolver um sentimento de partilha colaborativa, dimensão essencial nos atuais contextos de educação e de formação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso o/a formando/ deve ser capaz de:

Desenvolver a capacidade de concentração usando suportes como as sensações, as palavras âncora, os sons ou imagens.
Aprender a utilizar estratégias que visem diminuir a ansiedade em situações desafiadoras no contexto da sala de aula.
Usar práticas para reforçar estados mentais positivos que potenciem a qualidade do ensino e das aprendizagens.
Aprender a identificar padrões reativos disfuncionais, ao nível do comportamento e das emoções, possibilitando a emergência de respostas mais adaptativas.
Desenvolver uma atitude empática face aos outros, facilitadora da colaboração interpessoal no espaço escolar, em particular no contexto da sala de aula.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Portadores de grau de licenciado;
Domínio básico da língua inglesa.

Programa


1 - Mindfulness e Educação
1.1. O que é o mindfulness? (definição, origens e história);
1.2. A ciência do mindfulness;
1.3. Qual a relevância na escola dos dias de hoje?
1.4. Introdução à Prática da Meditação.
 
2 - Mindfulness intrapessoal e interpessoal
2.1. As qualidades do professor mindful;
2.2. Prática de Meditação: cultivar a presença.
 
3 - Mindfulness dos pensamentos
3.1. Estabelecer uma nova relação com os pensamentos;
3.2. Prática de Meditação: o observador.
 
4 - Explorar as emoções
4.1. Emoções e neurociências;
4.2. Regulação emocional em crianças e adolescentes;
4.3. Prática de Meditação: espaço para respirar.
 
5 - Cuidar de si para cuidar dos outros
5.1. Equilíbrio no dia-a-dia;
5.2. Prática: cultivar emoções positivas.
 
6 - Mindfulness na comunicação
6.1. Os três componentes de uma comunicação consciente;
6.2. Prática: escuta atenta.
 
7 - Mindfulness na sala de aula
7.1. Ingredientes para uma sala mindful;
7.2. Prática: o círculo de escuta.

Bibliografia Obrigatória

Davidson, R. D. & Begley, S. ; The emotional life of your brain: How its unique patterns affect the way you think, feel, and live - and how you can change them, New York: Plume, 2012
Goleman, D. & Davidson, R. J. ; Traços alterados, Lisboa: Temas e Debates, 2018
Kabat-Zinn, J. ; Mindfulness for beginners: Reclaiming the present moment and your life, Boulder, Colorado: Sounds True, 2012
Neff, K. & Morrows, W. ; Self-Compassion: The proven power of being kind to yourself, New York: HarperCollins, 2015
Puddicombe, A. ; Meditação e mindfulness, Amadora: Nascente, 2016
Rechtschaffen, D. ; The way of mindful education: Cultivating well-being in teachers and students, New York: Norton, 2014
Siegel, D. ; The mindful brain: Reflection and attunement in the cultivation of well-being, New York: Norton, 2007
Williams, M. & Penman D. ; Mindfulness - Atenção Plena, Alfragide: Lua de Papel , 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino-aprendizagem adotarão várias modalidades, desde modos de trabalho pedagógico mais expositivos, passando pela visualização de pequenos vídeos seguidos de discussão, até à prática de várias estratégias de mindfulness que os formandos ensaiarão em contexto extra-formação. Em cada sessão abordar-se-ão determinados temas que os formandos deverão explorar entre sessões e, tendo por base a sua reflexão, ir construindo o seu portefólio na plataforma digital que suportará o curso de formação. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 14,00
Total: 14,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Portefólio reflexivo – 100%

Recomendar Página Voltar ao Topo