Código: | MEH014 | Sigla: | PE_C |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEG | 12 | MEG - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEI | 0 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEIEFA | 8 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEP | 11 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPIEFA | 7 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPLAT | 0 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Antunes Grosso Correia | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Luís Antunes Grosso Correia | 1,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Luís Antunes Grosso Correia | 0,50 |
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Cf. campo dos Objectivos
Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Total: | 81,00 |
É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.
Em função da proficiência demontrada pelo estudante na prova de exame final.
Não aplicável.
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.