Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEBI005

Literatura Inglesa para a Infância

Código: MEBI005     Sigla: LIPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inglês

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 0 MEBI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os estudantes deverão adquirir os conhecimentos relativos às matérias lecionadas nas aulas teórico-práticas, no que respeita à contextualização histórica e cultural da literatura infantil, particularmente no âmbito da língua inglesa. Paralelamente, deverão tomar consciência da especificidade do universo infantil, dos pressupostos psicológicos e educacionais particulares, de modo a estarem aptos a abordar os mesmos de forma ajustadá e com espírito formativo. O trabalho aturado de análise e crítica de textos de literatura infantil e crítica especializada prevê a aquisição e desenvolvimento de uma indispensável massa crítica nos estudantes, que lhes potenciará o exercício docente junto das crianças do primeiro ciclo de esolaridade.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os tópicos do programa prevêm a veiculação de conhecimentos aos estudantes, que lhes possibilitem um trabalho docente adequado e competente junto de crianças do primeiro ciclo de escolaridade. Assim sendo, os vários temas relevam : 1. uma necessária definição do objecto de estudo, a literatura infantil, e sua respectiva constextualização histórica e cultural, no âmbito da literatura inglesa. 2. a visão da criança como uma identidade psicológica própria, que requer uma abordgem específica. 3. a selecção de uma variedade de textos de literatura infantil, recobrindo vários géneros e tipologias, de forma a promover nos estudantes uma diversidade de abordagens e sua familiarização com técnicas de expressão e representação igualmente diversas

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Licenciatura

Programa

1.Contexto histórico e cultural: perspectivas sobre as crianças e a infância.

  1. Alguns aspectos de psicologia infantil.

3.A criança e o livro: entretenimento e educação.

  1. Textos para crianças mais novas: canções, ‘rimas’ e contos de fadas.
  2. Textos para crianças mais velhas: contos e novelas sobre viagens, aventuras e universos fantásticos.

Bibliografia Obrigatória

J. M. Barrie; Peter Pan, Penguin, 1995
Lewis Carroll; Alice's Adventures in wonderland, Penguin, 1991
Rundell, Katherine, 1987-; Rooftoppers. ISBN: 978-989-8730-21-3
Milo Winter; Aesop's Fables for Children, Dover Publications, 2008

Bibliografia Complementar

Ted Hughes; Jet: Songs and Rhymes, Mary Glasgow Scholastic, 1995
Iona Opie; My Vrey First Mother Goose, Candlewick Press, 1996
Vasconcelos, Filomena 340; E-fabulations. ISBN: 1646-8880

Observações Bibliográficas

Bibliografia crítica adicional será indicada aos estudantes ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas; OT.As aulas TP contarão com exposições teóricas dos tópicos do programa. Além disso, na sus dimensão prática, as aulas darão lugar privilegiado também à participação activa dos estudantes na discussão  das matérias em estudo, promovendo igualmente a apresentação regular de trabalhos, p. ex., relatórios de leitura previamente preparados em casa. Todos os alunos serão submetidos à apresentação de um trabalho final, para concluir o processo avaliativo. Avaliação distribuída sem exame final. 60% trabalho final; 40% participação activa nas aulas TP e OT

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 83,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Os estudantes serão avaliados pela sua participação activa nos seminários, traduzida frequentes relatórios de leitura ou outros (40%) e pela apresentação de um trabalho escrito final (60%).

Fórmula de cálculo da classificação final

40% - participação presencial
60% - trabalho escrito

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação, os estudantes deverão repetir o ensaio escrito que consta das componentes de avaliação.

Observações

Sem observações
Recomendar Página Voltar ao Topo