Literatura Inglesa para a Infância
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Inglês |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBI |
0 |
MEBI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os estudantes deverão adquirir os conhecimentos relativos às matérias lecionadas nas aulas teórico-práticas, no que respeita à contextualização histórica e cultural da literatura infantil, particularmente no âmbito da língua inglesa. Paralelamente, deverão tomar consciência da especificidade do universo infantil, dos pressupostos psicológicos e educacionais particulares, de modo a estarem aptos a abordar os mesmos de forma ajustadá e com espírito formativo. O trabalho aturado de análise e crítica de textos de literatura infantil e crítica especializada prevê a aquisição e desenvolvimento de uma indispensável massa crítica nos estudantes, que lhes potenciará o exercício docente junto das crianças do primeiro ciclo de esolaridade.
Resultados de aprendizagem e competências
Os tópicos do programa prevêm a veiculação de conhecimentos aos estudantes, que lhes possibilitem um trabalho docente adequado e competente junto de crianças do primeiro ciclo de escolaridade. Assim sendo, os vários temas relevam : 1. uma necessária definição do objecto de estudo, a literatura infantil, e sua respectiva constextualização histórica e cultural, no âmbito da literatura inglesa. 2. a visão da criança como uma identidade psicológica própria, que requer uma abordgem específica. 3. a selecção de uma variedade de textos de literatura infantil, recobrindo vários géneros e tipologias, de forma a promover nos estudantes uma diversidade de abordagens e sua familiarização com técnicas de expressão e representação igualmente diversas
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Licenciatura
Programa
1.Contexto histórico e cultural: perspectivas sobre as crianças e a infância.
- Alguns aspectos de psicologia infantil.
3.A criança e o livro: entretenimento e educação.
- Textos para crianças mais novas: canções, ‘rimas’ e contos de fadas.
- Textos para crianças mais velhas: contos e novelas sobre viagens, aventuras e universos fantásticos.
Bibliografia Obrigatória
J. M. Barrie; Peter Pan, Penguin, 1995
Lewis Carroll; Alice's Adventures in wonderland, Penguin, 1991
Rundell, Katherine, 1987-;
Rooftoppers. ISBN: 978-989-8730-21-3
Milo Winter; Aesop's Fables for Children, Dover Publications, 2008
Bibliografia Complementar
Ted Hughes; Jet: Songs and Rhymes, Mary Glasgow Scholastic, 1995
Iona Opie; My Vrey First Mother Goose, Candlewick Press, 1996
Vasconcelos, Filomena 340;
E-fabulations. ISBN: 1646-8880
Observações Bibliográficas
Bibliografia crítica adicional será indicada aos estudantes ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas; OT.As aulas TP contarão com exposições teóricas dos tópicos do programa. Além disso, na sus dimensão prática, as aulas darão lugar privilegiado também à participação activa dos estudantes na discussão das matérias em estudo, promovendo igualmente a apresentação regular de trabalhos, p. ex., relatórios de leitura previamente preparados em casa. Todos os alunos serão submetidos à apresentação de um trabalho final, para concluir o processo avaliativo. Avaliação distribuída sem exame final. 60% trabalho final; 40% participação activa nas aulas TP e OT
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
83,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
100,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes serão avaliados pela sua participação activa nos seminários, traduzida frequentes relatórios de leitura ou outros (40%) e pela apresentação de um trabalho escrito final (60%).
Fórmula de cálculo da classificação final
40% - participação presencial
60% - trabalho escrito
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de classificação, os estudantes deverão repetir o ensaio escrito que consta das componentes de avaliação.
Observações
Sem observações