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Geografia da Europa

Código: GEOGR023     Sigla: GEOEUR

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 73 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 4 4
LA 65 LA - Plano de Estudos 2 - 6 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Descrever as principais áreas constituintes do espaço da Europa nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural e socioeconómico. Sistematizar as áreas constituintes do espaço europeu de acordo com as semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural na longa duração de organização do espaço europeu.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer o quadro físico em que se desenrolam as actividades dos europeus.
Interpretar o nível estrutural (‘longue-durée’) de organização do espaço europeu.
A abordagem simultaneamente sistemática e regional da Geografia recolhe as vantagens complementares de ambas no estudo da Europa: a abordagem ‘sistemática’ permite a compreensão das diversas causas de forças geográficas actuantes no espaço europeu; a abordagem ‘regional’ permite a compreensão do arranjo único e integrado de cada uma das suas parcelas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Europa: uma perspectiva geográfica

  1. O ambiente natural: i) constituição geológica, geomorfologia e heranças geomorfológicas ii) clima, cobertura vegetal e hidrologia.
  2. Evolução das paisagens culturais: i) evolução política e fronteiras; ii) quadros culturais, linguísticos e religiosos.
  3. Dinâmicas territoriais e padrões socioeconómicos: i) Exploração de recursos naturais e agricultura; ii) Indústria e seus factores de localização; iii) Geografias urbanas: serviços, comércio e comunicações.
  4. 4. Perfis regionais e relações internacionais.

Bibliografia Obrigatória

The Treaty on European Union, 1992
Antony Alcock; A short History of Europe, Palgrave, 2002. ISBN: 0 333 99407 8
Arendt, H.; The Origins of Totalitarianism., Harcourt, Brace & World., 1986
Bloom, H.; The Western Canon, Macmillan, 1994
Braudel, Fernand, 1902-1985 340; La^méditerranée. ISBN: 2-08-081167-3
Clifford Embleton, Editor; Geomorphology of Europe, The Macmillan Press, Ltd., 1984. ISBN: 3-527-26031-5 (O livro está esgotado. A Professora desta matéria dispõe de uma cópia em papel.)
Davies, N.; Europe, Oxford University Press, 1996
Extra, Guus 340; Language rich Europe. ISBN: 978-1-107-61611-0
Gombrich, E.; The Story of Art, Phaidon, 1952
Goudie, Andrew; The^nature of the environment. ISBN: 0-631-20069-X
Heffernan, Mike; The Meaning of Europe, Hodden Arnold, 1998. ISBN: 978-0340580189
Lucien Febvre; A Europa: a génese de uma civilização, Editorial Teorema, 1999. ISBN: 972 695 476 2
McDonald, J.; The European Scene: A Geographic Perspective, Prentice Hall, 1997
Pollack, Detlef 340; The^social significance of religion in the enlarged Europe. ISBN: 978-1-4094-2621-9
Pounds, Norman John Greville; An^historical geography of Europe. ISBN: 0-521-31109-8
Ramos, Cláudia Toriz Ramos 340; Ideas of Europe in national political discourse. ISBN: 978-88-15-14720-2
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; Mediterrâneo
Strahler, Alan; Physical geography. ISBN: 0-471-23800-7
Strath, Bo 340; Europe and the other and Europe as the other. ISBN: 978-90-5201-650-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

A vertente teórica favorece a aquisição analítica de conteúdos sistemáticos. A exposição sequencial dos conteúdos é feita através de visão do conjunto do continente para cada um dos temas considerados: ambiente, cultura e história, economia e sociedade.

A vertente prática favorece a integração dos conteúdos sistemáticos em conjuntos regionais diferenciados, cada um deles como o resultado das influências mútuas do ambiente natural, da evolução histórica e dinâmica territorial actual.

 

 

Software

Adobe reader (projecção slide-show com HDMI)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

Nota Importante: O total de 100% atribuído à modalidade de avaliação 'Teste' contempla a média aritmética dos três elementos de avaliação, testes ou relatórios escritos, cada um com igual peso na classificação final.


Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores, dirigentes associativos e casos similares devem igualmente apresentar um trabalho de elaboração progressiva ao longo do ano, como elemento a ser submetido a avaliação contínua, com datas, horas e modalidades de orientação tutorial a combinar em cada caso concreto.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo.

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