Código: | GEOGR023 | Sigla: | GEOEUR |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 73 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | 4 |
LA | 65 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | 4 |
Descrever as principais áreas constituintes do espaço da Europa nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural e socioeconómico. Sistematizar as áreas constituintes do espaço europeu de acordo com as semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural na longa duração de organização do espaço europeu.
Conhecer o quadro físico em que se desenrolam as actividades dos europeus.
Interpretar o nível estrutural (‘longue-durée’) de organização do espaço europeu.
A abordagem simultaneamente sistemática e regional da Geografia recolhe as vantagens complementares de ambas no estudo da Europa: a abordagem ‘sistemática’ permite a compreensão das diversas causas de forças geográficas actuantes no espaço europeu; a abordagem ‘regional’ permite a compreensão do arranjo único e integrado de cada uma das suas parcelas.
Europa: uma perspectiva geográfica
Aulas teórico-práticas.
A vertente teórica favorece a aquisição analítica de conteúdos sistemáticos. A exposição sequencial dos conteúdos é feita através de visão do conjunto do continente para cada um dos temas considerados: ambiente, cultura e história, economia e sociedade.
A vertente prática favorece a integração dos conteúdos sistemáticos em conjuntos regionais diferenciados, cada um deles como o resultado das influências mútuas do ambiente natural, da evolução histórica e dinâmica territorial actual.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 36,00 |
Total: | 162,00 |
75% de presença nas aulas previstas.
Avaliação distribuída sem exame final.
Nota Importante: O total de 100% atribuído à modalidade de avaliação 'Teste' contempla a média aritmética dos três elementos de avaliação, testes ou relatórios escritos, cada um com igual peso na classificação final.
Não se aplica.
Os estudantes trabalhadores, dirigentes associativos e casos similares devem igualmente apresentar um trabalho de elaboração progressiva ao longo do ano, como elemento a ser submetido a avaliação contínua, com datas, horas e modalidades de orientação tutorial a combinar em cada caso concreto.
De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo.