Código: | HISTO039 | Sigla: | HDEPOR |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 4 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
HISTO | 87 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
TPs - Apresentar, numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, tendo em conta linhas de rumo, logística, estratégias de actuação (da coroa e de particulares) e transformações estruturais - em Portugal e na Europa. - Interceptar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais de Portugal e da Europa Modernos, para neles buscar contextos explicativos. - Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica das problemáticas da história de Portugal relacionadas com a dinâmica do expansionismo português - Rever "mitos historiográficos" relacionados com o expansionismo português - Confrontar perspectivas historiográficas em torno do objecto da disciplina. - Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir do universo europeu e dos "outros mundos" encontrados. - Apurar o domínio de conceitos operativos envolvidos pela disciplina OTs: - Consolidar das competências previstas pela unidade curricular - Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos; - Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica - Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.
Desenvolvimento de sentido crítico. Desenvolvimento de capacidades de análise e de síntese. Desenvolvimento de sensibiliadde científica às questões de diferença antropológica e cultural e a questões de multiculturalidade.
A.Descobrimentos e expansão portuguesa no debate historiográfico B.Os universos compartimentados: o mundo antes da expansão quatrocentista C.Expansão portuguesa e expansão europeia D.Causalidade da expansão portuguesa –uma perspectiva geo-económica E.A logística da expansão portuguesa -Ciência e Técnica Náuticas -Frota -Náuticos F.A expansão geográfica. Os rumos da expansão portuguesa -O complexo insular atlântico -O Atlântico Sul -O Índico -O Brasil G.Formas de fixação em espaços ultramarinos -Ocupação militar -Fixação comercial – a feitoria -Povoamento e colonização H.Consequências da expansão ultramarina à escala global -Económicas -Científicas -Técnicas - Culturais I.Decorrências internas da expansão ultramarina portuguesa -Economia -Sociedade -Demografia -Cultura material
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docentes; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Trabalho de investigação | 18,00 |
Total: | 162,00 |
Recomenda-se a frequência das aulas. Aí são apresentados e discutidos materiais, gráficos e cartográficos, de imprescindível suporte à realização da UC.
Exame: 70% - os alunos poderão ter consigo, no dia do exame, uma cronologia para consulta. Trabalho de recensão bibliográfica: 30%.
N.B: 1. Ambos os elementos de avaliação são de imprescindível apresentação. A UC não se considera concluída mesmo que o estudante obtenha classificação positiva com a ponderação de 70% aplicada à nota do exame .
2. Em nenhuma das componentes o estudante poderá obter menos que 7,5 valores, mesmo que em média a classificação seja positiva.
3. Há circunstâncias que determinam a exclusão de uma ou de ambas as provas . Essas circunstância serão publicitadas em espaço de sala de aula e comunicadas em documento anexo à UC. Esse, e outros documentos aí colocados, são considerados de imprescindível consulta. O seu conhecimento é da responsabilidade do estudante, que não pode invocar desconhecimento dos seus conteúdos.
Aplicável apenas nos casos previstos pela lei.
Nos casos previstos pela lei
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para os exames.